Bom dia, camaradas

Bom dia, camaradas Ondjaki

Resenhas - Bom Dia Camaradas

Fer 16/06/2023

Ondjaki nos traz histórias de infância, com todo o universo que isso conta: escola, brincadeiras, família, amigos, e toda a leveza com que crianças enxergam o mundo a seu redor, mesmo que nele tenham violências - que nós, como leitores adultos, conseguimos enxergar.
É um livro curto, porém muito bonito e divertido, ainda que traga diversas reflexões.

Maria.Clara 27/05/2023

Livro de vestibular
Tava muito entediada no começo e era muito difícil eu pegar e conseguir ler bastante, mas no meio começou a ficar mais interessante e eu FIQUEI MUITO TRISTE NO FINAL ???? não tava esperando!!!! anyways -1 livro da ufu pra lista

Tibi 21/05/2023

Mais um livro que li pra vestibular que me surpreendeu ?
Bom dia, camaradas tem uma narrativa leve, apesar do contexto histórico pesado e de violências que impressionam, sob a perspectiva de um menino angolano, que narra tudo sob uma ótica ingênua e maravilhosa! Descobri que gosto muito de histórias contadas pela perspectiva de crianças, acho que fica tudo mais leve e mágico, tudo é mais bonito e nos faz lembrar que ?numa pequena coisa pode-se encontrar todas as grandes coisas na vida?
Livro lindo, história cativante, amei muito

marie5 26/04/2023

Livros de vestibular?.
Li esse livro por ser obra obrigatória e até que foi uma leitura legal e fácil, mas não é algo que eu leia por diversão, o final? não teve porque e o que acontece simplesmente acontece e nao tem nada aprofundado ou explicado.

Maria 02/04/2023

é um livro bem chatinho de ler (acho q principalmente pela língua ser idêntica ao nosso português e alterar pequenos detalhes) mas a época que ele se passa é interessante.
fiquei irritadíssima com esse final, entendo que tem todo o conceito mas assim PRA QUE

Gabriela 01/04/2023

Estórias da infância
Bom dia camaradas é um retrato incrível da infância e os sentimentos e experiências que vem com ela
o protagonista é uma criança muito inteligente e espontânea e a forma que ele vê o mundo influenciado pelo clima de revolução ao seu redor é adorável
o livro toca muito nos sentimentos de despedida que frequentemente vem com o final do ano escolar e do crescimento
no geral um retrato do cotidiano muito nostálgico e engraçado

Sebastian19 07/03/2023

Não é muito bom nem muito ruim
É o segundo livro de Ondjaki que já li, mais uma vez, por causa da faculdade. Pessoalmente, não gostei do estilo de escrita do autor, pois nunca consegue me prender... aquela sensação de curiosidade para saber como é que vai terminar a história, sabe? Para mim não teve isso com esse livro. Talvez seja por causa das gírias e expressões angolanas, que, no meu caso, atrapalharam demais a fluidez da leitura. Porém, achei útil para entender melhor a história e cultura de Angola.

O Amor em Letras 22/02/2023

Socialismo e infância
Ondjaki em mais uma narrativa envolvente, com traços poéticos mais suaves do que costumamos ver em sua obra, escreve ?Bom dia, camaradas?.
É notável os traços biográficos do autor no livro, sem falar da tremenda construção histórica pelo olhar de uma criança.
Confesso que choro sempre que me lembro do camarada Antônio.
Muito rápido de ler, envolvente, com críticas concisas, ainda que pertinentes ao momento, a instauração do socialismo não é romantizada, mas é descrita como uma tentativa de ir contra ao capitalismo: difícil, mas extremamente valiosa.
O protagonista é sempre um doce, mesmo não sendo minha obra preferida do autor, me faz muito bem lê-lo e eu simplesmente AMO as partes em espanhol.

eu_vieiramanda 08/02/2023

Livro com tema interessante, algumas coisas não entendi por não ser o português aqui do Brasil, mas como um todo, não é ruim.

Mary 04/12/2022

Leitura africana
Como eu adoro época de guerra com socialismo e capitalismo lutando. Eu gostei do livro.
Por outro lado achei que a história não te prende ou te faz descobrir o final e as situações dos personagens não te deixam nervosa, apenas com o gostinho de que quero abandonar. O único assunto que parece que está envolta do livro é a invasão do tal grupo aí, o que dá a impressão de não ter muita coisa mais legal.

tata 03/11/2022

Bom dia, camaradas!!
É um livro muito gostosinho de ler, não é de difícil compreensão, a história de cativa, os personagens são bem escritos.

Toda aquela relação entre os angolanos e os cubanos é super interessante de ler.

LAvia 04/10/2022

Sensível e potente
?Bom dia, camaradas? é uma obra linda, com ambientação ótima e narrativa lírica mas não extravagante, sendo narrado pelo personagem principal, uma criança angolana. Além de todos os aspectos linguísticos maravilhosos, a história traz uma Angola em meio a guerra civil, mas não de modo sensacionalista: vivências da revolução no cotidiano como ela é, pequenas pinceladas históricas. História sensível e potente, voz do narrador poética e desenvolvimento contextualizado e atual: não tem como ser melhor que isso.