A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Sté 13/12/2023

Pois o sol havia parado de se pôr
"Além desses sons sem vida, o mundo estava silencioso. Silencioso? Seria difícil traduzir a quietude disso tudo", p. 90

Esse livro é incrível, demorei mais por incompetência minha mesmo rs
Mas se a história continuasse por outros momentos no tempo, eu com certeza continuaria, ele traz aquela sensação de querer mais e mais... A narrativa te prende, ela já traz um mistério no início e de maneira crescente te deixa com vontade de descobrir o que vem depois. Recomendo...

"quando a inteligência e a força já se foram, a gratidão e a ternura recíproca ainda vivem no coração dos homens" (queria que fosse assim), p. 98

bayer_yago 05/12/2023

A máquina do tempo
Muito boa a experiência de ouvir esse audiobook que li/ouvi pela audible da Amazon. Só de pensar que esse livro foi escrito muitos anos atrás eu fico admirado e realmente fique aqui meus parabéns para o autor H.G. Hells.

Saturno0 05/12/2023

A primeira viagem no tempo?
É um bom livro, curto e com um enredo bem direto, mas não me encantou. Ótimo é cansativo e sem grandes cenas. Levei dias para ler essas poucas páginas.

Deise 05/12/2023

Pioneiro no tema viagem no tempo: Evolução ou involução?
Gosto muito do tema viagem no tempo e esse pelo que vi é um dos pioneiros no assunto, gostei bastante pois me prendeu muito, na verdade escutei na audible, e o tempo todo me senti nos lugares que ele descrevia num futuro inacreditavelmente distante da humanidade (ano 802.701). É genial a ideia das ?classes? ou ?espécies? e como a organização da sociedade levou a isso. E a personagem do futuro ?Weena? ganhou um lugarzinho no meu coração.

Fica a pergunta: Evolução ou involução?

Recomendo pra quem gosta de ficção científica.

?Mesmo quando a inteligência e a força já se foram, a gratidão e a ternura recíproca ainda
vivem no coração dos homens??

deborattins 29/11/2023

Utopia ou realidade
A nota é baixa pq o gênero não é meu estilo, mas embora contenha extensas narrativas do viajante do tempo, há boas reflexões sobre a atualidade

Joo 25/11/2023

Bom para passar o tempo!
Bom, não é lá essas coisas, não é uma estória com um grande impacto. É só...bom? Sim. Apenas um viajante do tempo contando a sua breve história sobre sua viagem no tempo e uma pequena aventura para um grupo pequeno de pessoas. No começo é bem interessante, muito! Mas quando o viajante começa a contar a sua história, não tem algo que eu, particularmente não achei graaande, é só uma boa história. Tem umas partes que são reflexões do viajante e questionamentos, que são bastante interessantes e que realmente pode nos fazer refletir....

Arthur Peixoto 23/11/2023

Nada empolgante...
O livro traz a história de um homem que constrói uma máquina do tempo, após se aventurar no futuro, retorna para narrar suas histórias para alguns convidados. Achei o livro chato e sem muita empolgação. O autor tenta criar uma tensão e um suspense a cada capítulo, porém os questionamentos filosóficos recorrentes do personagem acabam ficando maçantes. Realmente, não sou fã do H. G. Wells.

Camis 19/11/2023

A primeira máquina do tempo
Wells traz um conto com uma premissa simples e sem muitas reviravoltas como costumamos ver hoje em dia quando o assunto é viagem no tempo. Porém, como o pré texto fala, ele foi o precursor deste tipo de história.
Em A máquina do tempo temos um narrador que ouve o viajante do tempo contar sua história de sua ida ao futuro e o que ele encontra por lá. Sua teorias iniciais, sua exploração e sua vivência e como sua perspectiva vai mudando ao longo da história.
Em partes a história é rasa e não explora pontos que poderia explorar. A personagem feminina do futuro nada mais é que uma donzela indefesa e o personagem principal o grande aventureiro.
Sendo uma história o resultado de seu tempo. A Máquina do tempo não é de todo ruim, e possui criatividade ao imaginar o futuro longínquo e duas espécies derivadas do ser humano atual.
É uma história para inspirar novas histórias.

Soda Káustica 10/11/2023

Uma introdução muito boa a viagens no tempo
Eu não tenho certeza, mas se eu não me engano esse livro foi um dos primeiros a abordar viagens no tempo. E ele aborda muito bem, não só tratando da viagem e desventuras vividas no futuro, mas também reflexões sobre o futuro da humanidade (apesar de ainda acreditar que até o ano 800.000 e pouco a humanidade, mesmo decaindo e sofrendo uma queda populacional gigante, ela vai superar isso.

Larissa Duncke 07/11/2023

Depois de abandonar dois livros seguidos, eu estava um pouco receosa de começar outro que poderia ser uma grande decepção novamente, no entanto, A Máquina do Tempo me surpreendeu, devido a fluidez da escrita e detalhes da história que nos fazem sentir quase o mesmo que o protagonista.

massio. 31/10/2023

Finalmente
Eu tava desgostoso com os livros que eu estava lendo. Exatamente, essa merda de Stephen King. Não vou me alongar sobre esse cara, porque a resenha é sobre o livro do Wells.
Foi uma leitura muito gostosa de fazer, me fez lembrar a época que eu era fanático por ciência e lia Carl Sagan. Toda aquelas ideias sobre um possível futuro de daqui 802701 anos é super interessante e bem pensado. Realmente até os dias de hoje (principalmente nos dias de hoje) essa história é super palpável, faz todo sentido lógico aquele futuro.
Mas enfim, queria começar a ler esse cara e esse foi o primeiro livro que leio. O próximo vai ser o homem invisível e eu estou bem animado para começar.

Thainá 26/10/2023

Bom, mas não extraordinário
Em A Máquina do Tempo somos apresentados por H. G. Wells ao Viajante do Tempo. Como protagonista do livro, ele narra para o leitor a sua grande aventura: uma viagem feita para o ano 802.701! Nesse mundo novo, o Viajante se depara com uma Terra completamente diferente da sua época, habitada apenas por dois povos: os pacíficos Elóis, que vivem na superfície e os sanguinários Morlocks, subterrâneos.

Confesso que, ao ler essa premissa antes de começar a leitura, comecei com expectativas altíssimas, por isso, foi com surpresa que reagi quando cheguei ao fim e me dei conta de que durante as 160 páginas o autor basicamente escreveu sobre impressões e sentimentos de seu personagem principal, explorando muito pouco dos habitantes da Terra do futuro, bem como a relação do Viajante com os nativos.

O livro tem menos aventura do que se espera, mas o Viajante do Tempo, pelo menos, é cativante e consegui me conectar com ele. O final da história fica em aberto e o leitor fica livre para imaginar diversas opções de finais.

Foi uma leitura boa, fluida, mas que deixou a desejar no desenvolvimento. Uma história com esse potencial poderia ter sido muito mais explorada! De todo modo, sendo um clássico, o livro tem o seu valor e com certeza revolucionou a literatura de sua época pela ousadia em tratar de um tema que, se hoje parece improvável de acontecer, à época do lançamento era praticamente inimaginável.

3,5??/5

Sander.Garcia 21/10/2023

A visão de futuro de alguém do passado
Considerando a época em que foi escrito, (final do século XIX), a imagem de um futuro bem distante até me surpreendeu .

É um livro curto, mas achei genial a ficção criada por Wells.

O livro praticamente se resume ao relato feito pelo viajante do tempo a um seleto grupo de intelectuais da época, entre médicos, jornalistas, psicólogos etc.

Só achei um tanto exagerado o ano em que o viajante foi parar, muito além do que eu poderia imaginar.

O planeta havia sofrido algumas mudanças. Mas o enfoque social é que dá a tônica do livro: um mundo que demonstrava a decadência da humanidade, e total ausência de raciocínio, inteligência, arte, trabalho e tudo mais.

Os humanos do futuro não trabalham, mas brincam como crianças, e se alimentam apenas de frutas, e dormem amontoados em salões imensos em construções simples, mas muito grandes.

Passados os primeiros momentos nessa nova era, o viajante se descuidou da sua máquina e, quando notou, ela tinha desaparecido.

Então, seus esforços agora são para encontrar a máquina e voltar pra sua era. Mas como faria isso?

Então, teve que aprender a se comunicar com os pequenos humanos, fazendo amizade com a pequena Weena.

Juntos, eles vão viver grandes e perigosas aventuras nesse mundo desconhecido, a fim de encontrar a máquina e voltar pra "casa".

Um livro rápido de se ler, sem muitas complicações. Mas eu talvez não releia.

Benjamin Há 20/10/2023

Um bom livro. Não acho que possua uma característica além disso. É gostoso de ler e é curto, tudo de bom.