A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells




Resenhas - A Máquina do Tempo


750 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Roberta.Kist 22/04/2024

Precursor da ficção científica, o autor do século XIX estava muito à frente de seu tempo. Adorei a leitura e recomendo.
comentários(0)comente



Mupy 08/04/2024

Não é meu tipo de leitura, mas o livro foi bem fluido. Eu tenho algumas opiniões polêmicas, mas não eh o foco do livro. Gosto da ideia do autor, mas acho que poderia ser aproveitada de outras formas. De qualquer jeito reconheço o peso da obra pro gênero de ficção científica. Foi uma experiência interessante e apesar do livro não ter quase nenhum fala e ser composto inteiramente de texto, ele eh fluido e parece que está ouvindo alguém te contar uma história.
comentários(0)comente



Thais645 04/04/2024

A máquina do tempo
Um clássico da ficção científica que eu tinha muita vontade de ler e que, de fato, é muito interessante. Apesar de curto (104 paginas, 10 capítulos), e da narrativa muito direta e simples (como uma conversa, o Viajante no Tempo vai contando sua experiência no futuro), o livro aborda reflexões sobre a humanidade que ainda são muito pertinentes, mesmo sendo uma história escrita no século 19.

É instigante, nos prende na leitura e é bem ambientado, sem ser cansativo. Fiquei querendo saber mais no final, por isso não dei 5 estrelas, pois a história me pareceu cortada. Ainda assim, gostei do enredo e das questões que o autor traz nas últimas páginas. É um livro que vale muito a pena!

"É uma lei da natureza que ignoramos, o fato de a versatilidade intelectual ser a compensação da mudança, do perigo e dos problemas [...] Não há inteligência onde não há mudança ou necessidade de mudança".
Geovanni Arruda 04/04/2024minha estante
Meu favorito do H.G.Wells, ao lado do O Homem Invisível


Thais645 04/04/2024minha estante
Gostei bastante da leitura!




Larissa 31/03/2024

A Máquina do tempo
Esse livro é incrível e fantástico. O julguei pela capa, e obviamente achei que seria bom, mas não imaginária que me fizesse ler tanto(estou em uma ressaca literária profunda). Incrível leiam!!

?? Pode conter alguns spoilers

*Eu achei o personagem "Viajante no tempo" gente boa e muito inteligente
* Possui algumas críticas sociais que achei bastante importante de serem destacadas no livro.
* Fiquei triste e com medo em algumas partes(leiam?)
* Weena ?
*3 anos!?!?! ?

?
"Quando a mente e a força se vão, a gratidão e afeto mútuo sobrevivem no coração dos homens"
"O Viajante no Tempo desapareceu há três anos. E, como todos agora sabem, nunca voltou"
comentários(0)comente



Verô 28/03/2024

Viagem no Tempo: Futuro ?
> Esse foi o primeiro livro virtual que eu emprestei na BibliON para conhecer a plataforma
> É um livro curto, que narra basicamente a trajetória do Viajante do Tempo, no tempo kjjkkk
> Em meio aos percalços vividos pelo protagonista, há bastante reflexão acerca do que pode nos aguardar para o futuro enquanto espécie
> Confesso que a perspectiva me pareceu bastante pessimista também ???
> Foi a narrativa desse livro que me fez pensar sobre o quanto de futuro temos pela frente (esse futuro é infinito como supomos ou finito em meio a bons milhares de anos?)
comentários(0)comente



MilaMedina 25/03/2024

Confesso que esperava bem mais deste livro...
Mas o livro em si, é bom... Tem uma história que te prende e é uma leitura bem tranquila sem dificuldades... Porém não é uma história de ficção e talvez até mais fantasiosa, mas tudo isso foi uma expectativa minha.
comentários(0)comente



Guilherme Dehon 20/03/2024

A Máquina do Tempo...
Escrita em 1895, é uma obra que apesar de simples, virou uma espécie de clássico da literatura mundial e vem arrebanhando leitores mundo a fora...

Não possui nenhuma riqueza de detalhes técnicos e ou científicos sobre a viagem no tempo propriamente dito, e se tirarmos as divagações do narrador, a obra seria ainda menor...

Ao meu ver, o que prende mesmo o leitor é o fator da curiosidade pelo desfecho que particularmente achei digno do conjunto...

Temos uma visão de futuro de certa forma distópico (crítica social velada?), uma vemos uma espécie dócil é controlada, oprimida, por seres dominantes animalescos...

Uma estória "leve" de fácil leitura!
comentários(0)comente



isa.eifler 18/03/2024

Por ser um livro de 1895 eu achei que fosse ser pior. Achei a explicação da viagem no tempo bem fundamentada e da pra ver que até hoje ainda usam as teorias inventadas aqui.
Não me interessei muito pela história porque os personagens são super rasos, mas tudo bem! o personagem principal é para ser a Máquina mesmo, esse estilo só não é muito pra mim.
Enfim, vale a leitura para quem se interessa pelo tema, até porque é um livro bem curtinho e um clássico da ficção científica.
comentários(0)comente



Jeff Ettore 15/03/2024

Muito bom
É um dos pioneiros no assunto. É interessante como essas obras antigas continuam a ser atuais. As críticas sociais e valem mais que a aventura do protagonista. O lado científico não é tão abordado, o que me fez sentir a leitura mais leve. É um livro simples, porém muito agradável de se ler.
comentários(0)comente



Adelson 14/03/2024

Pode ser facilmente um episódio de Doutor Who
Gosto de livros antigos onde os autores não perdem tempo falando nome, sobrenome ou da onde veio tal figurante. Aqui Wells coloca: Médico, psicológico, editor, jornalista e Viajante do tempo.
E nosso querido viajante do tempo diz como foi suas aventuras com Elois e Morloks, cabe aos ouvintes acreditarem ou não na sua narrativa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucas.Menezes 10/03/2024

Uma ótima primeira experiência com HG wells
Essa é a primeira obra que leio do autor, e tive uma excelente experiência. O autor traz uma interessante e empolgante história de ficção, juntamente com algumas críticas e observações em alguns contextos sociais, porém de um jeito que consegue manter a leitura leve. Me tornei fã do autor e pretendo ler mais obras do mesmo. Recomendo!
comentários(0)comente



Derick.Renan 10/03/2024

Uma verdadeira viagem no tempo!
Não só pelo pioneirismo cientifico acerca desse tema - que inclusive foi o que nos trouxe o termo ?maquina do tempo? - mas pela exploração temporal que o livro faz sem se levar à sério demais.

Aqui temos uma clara intensidade ao pensamento darwinista contemporâneo da época, explorado de uma maneira quase fantástica, trazendo um novo mundo dentro do nosso e criando uma sensação de algo tão distante que suas críticas se aproximam de nós.

Contrariando tudo o que temos hoje na literatura voltado para viagens temporais, esse livro não se importa nem um pouco com paradoxos ou questões complexas demais. A ideia da viagem no tempo aqui é utilizada para criticas sociais e para demonstrar o pensamento científico da época acerca do que se tinha de descobrimento físico e biológico.

A falta de aprofundamento dos personagens pode, à princípio, incomodar MUITO quem ta acostumado com livros muito descritivos quando se trata de pessoas, mas é algo que pode facilmente ser deixado de lado caso você se apegue a aventura do viajante do tempo. Caso você queira detalhes de fato, ficará tão distante do viajante quanto os personagens que estão dentro do livro, e isso pode sim afetar sua impressão no fim.

O livro tem algumas mensagens claras e deve ter sido maior quando saiu do que é hoje. Não é o
melhor livro que ja li sobre viagem do tempo e nem o melhor que já li esse ano, mas é divertido pra se ler nas horas vagas e, por vezes, você se percebe imerso no mundo criado por Wells.
comentários(0)comente



Matteus5 08/03/2024

Um passado de um futuro caído
Este livro me pegou mais do que eu esperava. Ele retrata coisas complicadas para os dias atuais, visto as crescentes mudanças que nos afligem e que podem acarretar num momento aterrador

Em "a máquina do tempo", H. G. Wells retrata um cientista inovador, que, com sua descoberta mirabolante, experimenta viajar para um futuro distante no ano de 802701. Lá ele se depara com um mundo completamente diferente do esperado: uma terra com uma natureza vasta e criaturas ? que circundam na linha da ignorância ? infantis e diferentes. A razão humana foi destruída, tudo que sobrou foram dois possíveis descendentes da espécie: Os Eloi, seres rosados, pequenos e rechonchudos; e os Morlocks, seres do subsolo, carnívoros e, aparentemente, predadores do Elois.

Ao meu ver, o livro, nesse espaço narrativo, faz uma crítica ao modo de vida capitalista, visto que faz a separação entre os Morlocks e os Elois de maneira a separar Burgueses e Proletários. Mas, a corrente é mais profunda e mais complexa; os Morlocks aparentam ter uma espécie de consciência daquilo que fazem e, em contrapartida do Eloi, possuem uma racionalidade mais difundida. Há alguns mistérios que o livro deixa em aberto, como exemplo das máquinas as quais os Morlocks coordenam, a esfinge branca, como aqueles seres se formaram, o que realmente aconteceu com a humanidade e com os demais animais, em virtude de existirem apenas aquelas duas espécies no mundo.

No entanto, aquilo que mais expressa um sentido forte de angústia na obra é o final. O viajante do tempo vai a uma era além da concepção humana, o fim do sistema solar. Aquele sentimento de fragilidade e de efemeridade permeia esse final e, atrelado à fala do narrador, isso colapsa: "[...] O futuro é escuro e vazio, é uma ignorância vasta [...]". Assim, o livro difunde aquele sentimento maldito de inconstância e dor, atenuadas pelo medo do futuro e pela falta de consciência no presente.

Em síntese: Uma obra espetacular, porém, que deixa muito a pensar.
comentários(0)comente



750 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR