A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Verô 28/03/2024

Viagem no Tempo: Futuro ?
> Esse foi o primeiro livro virtual que eu emprestei na BibliON para conhecer a plataforma
> É um livro curto, que narra basicamente a trajetória do Viajante do Tempo, no tempo kjjkkk
> Em meio aos percalços vividos pelo protagonista, há bastante reflexão acerca do que pode nos aguardar para o futuro enquanto espécie
> Confesso que a perspectiva me pareceu bastante pessimista também ???
> Foi a narrativa desse livro que me fez pensar sobre o quanto de futuro temos pela frente (esse futuro é infinito como supomos ou finito em meio a bons milhares de anos?)

MilaMedina 25/03/2024

Confesso que esperava bem mais deste livro...
Mas o livro em si, é bom... Tem uma história que te prende e é uma leitura bem tranquila sem dificuldades... Porém não é uma história de ficção e talvez até mais fantasiosa, mas tudo isso foi uma expectativa minha.

Guilherme Dehon 20/03/2024

A Máquina do Tempo...
Escrita em 1895, é uma obra que apesar de simples, virou uma espécie de clássico da literatura mundial e vem arrebanhando leitores mundo a fora...

Não possui nenhuma riqueza de detalhes técnicos e ou científicos sobre a viagem no tempo propriamente dito, e se tirarmos as divagações do narrador, a obra seria ainda menor...

Ao meu ver, o que prende mesmo o leitor é o fator da curiosidade pelo desfecho que particularmente achei digno do conjunto...

Temos uma visão de futuro de certa forma distópico (crítica social velada?), uma vemos uma espécie dócil é controlada, oprimida, por seres dominantes animalescos...

Uma estória "leve" de fácil leitura!

isa.eifler 18/03/2024

Por ser um livro de 1895 eu achei que fosse ser pior. Achei a explicação da viagem no tempo bem fundamentada e da pra ver que até hoje ainda usam as teorias inventadas aqui.
Não me interessei muito pela história porque os personagens são super rasos, mas tudo bem! o personagem principal é para ser a Máquina mesmo, esse estilo só não é muito pra mim.
Enfim, vale a leitura para quem se interessa pelo tema, até porque é um livro bem curtinho e um clássico da ficção científica.

Jeff Ettore 15/03/2024

É um dos pioneiros no assunto. É interessante como essas obras antigas continuam a ser atuais. As críticas sociais e valem mais que a aventura do protagonista. O lado científico não é tão abordado, o que me fez sentir a leitura mais leve. É um livro simples, porém muito agradável de se ler.

Adelson 14/03/2024

Pode ser facilmente um episódio de Doutor Who
Gosto de livros antigos onde os autores não perdem tempo falando nome, sobrenome ou da onde veio tal figurante. Aqui Wells coloca: Médico, psicológico, editor, jornalista e Viajante do tempo.
E nosso querido viajante do tempo diz como foi suas aventuras com Elois e Morloks, cabe aos ouvintes acreditarem ou não na sua narrativa.

Lucas.Menezes 10/03/2024

Uma ótima primeira experiência com HG wells
Essa é a primeira obra que leio do autor, e tive uma excelente experiência. O autor traz uma interessante e empolgante história de ficção, juntamente com algumas críticas e observações em alguns contextos sociais, porém de um jeito que consegue manter a leitura leve. Me tornei fã do autor e pretendo ler mais obras do mesmo. Recomendo!

Derick.Renan 10/03/2024

Uma verdadeira viagem no tempo!
Não só pelo pioneirismo cientifico acerca desse tema - que inclusive foi o que nos trouxe o termo ?maquina do tempo? - mas pela exploração temporal que o livro faz sem se levar à sério demais.

Aqui temos uma clara intensidade ao pensamento darwinista contemporâneo da época, explorado de uma maneira quase fantástica, trazendo um novo mundo dentro do nosso e criando uma sensação de algo tão distante que suas críticas se aproximam de nós.

Contrariando tudo o que temos hoje na literatura voltado para viagens temporais, esse livro não se importa nem um pouco com paradoxos ou questões complexas demais. A ideia da viagem no tempo aqui é utilizada para criticas sociais e para demonstrar o pensamento científico da época acerca do que se tinha de descobrimento físico e biológico.

A falta de aprofundamento dos personagens pode, à princípio, incomodar MUITO quem ta acostumado com livros muito descritivos quando se trata de pessoas, mas é algo que pode facilmente ser deixado de lado caso você se apegue a aventura do viajante do tempo. Caso você queira detalhes de fato, ficará tão distante do viajante quanto os personagens que estão dentro do livro, e isso pode sim afetar sua impressão no fim.

O livro tem algumas mensagens claras e deve ter sido maior quando saiu do que é hoje. Não é o
melhor livro que ja li sobre viagem do tempo e nem o melhor que já li esse ano, mas é divertido pra se ler nas horas vagas e, por vezes, você se percebe imerso no mundo criado por Wells.

Matteus5 08/03/2024

Um passado de um futuro caído
Este livro me pegou mais do que eu esperava. Ele retrata coisas complicadas para os dias atuais, visto as crescentes mudanças que nos afligem e que podem acarretar num momento aterrador

Em "a máquina do tempo", H. G. Wells retrata um cientista inovador, que, com sua descoberta mirabolante, experimenta viajar para um futuro distante no ano de 802701. Lá ele se depara com um mundo completamente diferente do esperado: uma terra com uma natureza vasta e criaturas ? que circundam na linha da ignorância ? infantis e diferentes. A razão humana foi destruída, tudo que sobrou foram dois possíveis descendentes da espécie: Os Eloi, seres rosados, pequenos e rechonchudos; e os Morlocks, seres do subsolo, carnívoros e, aparentemente, predadores do Elois.

Ao meu ver, o livro, nesse espaço narrativo, faz uma crítica ao modo de vida capitalista, visto que faz a separação entre os Morlocks e os Elois de maneira a separar Burgueses e Proletários. Mas, a corrente é mais profunda e mais complexa; os Morlocks aparentam ter uma espécie de consciência daquilo que fazem e, em contrapartida do Eloi, possuem uma racionalidade mais difundida. Há alguns mistérios que o livro deixa em aberto, como exemplo das máquinas as quais os Morlocks coordenam, a esfinge branca, como aqueles seres se formaram, o que realmente aconteceu com a humanidade e com os demais animais, em virtude de existirem apenas aquelas duas espécies no mundo.

No entanto, aquilo que mais expressa um sentido forte de angústia na obra é o final. O viajante do tempo vai a uma era além da concepção humana, o fim do sistema solar. Aquele sentimento de fragilidade e de efemeridade permeia esse final e, atrelado à fala do narrador, isso colapsa: "[...] O futuro é escuro e vazio, é uma ignorância vasta [...]". Assim, o livro difunde aquele sentimento maldito de inconstância e dor, atenuadas pelo medo do futuro e pela falta de consciência no presente.

Em síntese: Uma obra espetacular, porém, que deixa muito a pensar.

stephanerm 04/03/2024

Futuro
Livro legalzinho, é rápido de ler e interessante. Porém, não me prendeu tanto no enredo. Também não é ruim, mas não é excepcional. Mediano.

Arlindo.Ramos 29/02/2024

A Máquina do Tempo
Amei esse livro. Nunca tinha lido nada do autor, agora já quero ler todos os livros dele. Que delícia de livro, aquele que te prende do início ao fim. Recomendo.

lucas!! 25/02/2024

Esperava um pouco mais da ideia principal do livro. sinto que demora muito até ser comentado sobre toda a divisão de classes do novo mundo, e quando finalmente o assunto chega, ele é tratado por algumas páginas e a história segue no seu curso. porém, a ideia em si me interessou muito, principalmente levando em conta a época em que foi escrito, só senti falta de um aprofundamento maior. apesar de tudo um livro bom, curto e com reflexões importantes.

salles27 20/02/2024

Voltaria no tempo para xingar o autor
Foi a primeira vez que li uma história de viagem no tempo que fosse insuportável. O livro é curto, mas dava pra ser mais curto ainda, tipo: Um cara faz uma máquina do tempo, explica pra galera, vai pro futuro, ve uns bicho escroto e volta.