A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Guilherme 02/08/2023

Esse é meu primeiro contato com H. G. Wells e confesso que gostei. Acho muito interessante a forma como os escritores que tiveram pouco ou quase nenhum contato com as tecnologias que temos hoje descrevem o futuro... Nesse caso um futuro muito, mas muito distante mesmo. E mais, acho que esse livro tem muito mais um quê de filosofia do que ficção científica. Vale a leitura.

Welber 01/05/2022

Confesso que esperava mais. Porém se levarmos em conta que foi escrito à muitos anos da pra termos uma noção de como as pessoas da época imaginavam o futuro.

Camis 19/11/2023

A primeira máquina do tempo
Wells traz um conto com uma premissa simples e sem muitas reviravoltas como costumamos ver hoje em dia quando o assunto é viagem no tempo. Porém, como o pré texto fala, ele foi o precursor deste tipo de história.
Em A máquina do tempo temos um narrador que ouve o viajante do tempo contar sua história de sua ida ao futuro e o que ele encontra por lá. Sua teorias iniciais, sua exploração e sua vivência e como sua perspectiva vai mudando ao longo da história.
Em partes a história é rasa e não explora pontos que poderia explorar. A personagem feminina do futuro nada mais é que uma donzela indefesa e o personagem principal o grande aventureiro.
Sendo uma história o resultado de seu tempo. A Máquina do tempo não é de todo ruim, e possui criatividade ao imaginar o futuro longínquo e duas espécies derivadas do ser humano atual.
É uma história para inspirar novas histórias.

Matheus656 16/09/2021

Um clássico fácil de ser lido.
Ao pegar esse livro, confesso ter imaginado uma coisa totalmente diferente, porém isso não foi ruim. A obra me surpreendeu. Aqui temos então um viajante do tempo contando suas aventuras de uma dessas viagens. Além dessas aventuras, também temos algumas críticas para com a humanidade.

Antonio.Junior 03/10/2021

Um autor ainda em desenvolvimento
Por ser a primeira obra do autor, não é uma das mais surpeendentes (embora tenha se tornado bastante influente para as histórias de viagem no tempo que se populizariam no futuro). Mas se você admira o autor, vale a curiosidade.

Eduardo.Arruda 06/09/2021

Clássico de HG Wells
A Máquina do Tempo foi o primeiro romance publicado por HG Wells, em 1895. Wells em seus livros "previu" o tempo como quarta dimensão, lasers como armas, a bomba atômica, o correio de voz etc. Bom livro, mas acho que irei gostar mais da Guerra dos Mundos.

Jorgel 26/02/2011

Clássico
Particularmente achei o começo a parte mais interessante do livro, ao tratar da teoria da viagem no tempo. Já a parte em que o narrador descreve sua viagem é bastante parada, praticamente sem clímax. Acho que Wells poderia ter abordado melhor os dois caminhos que a humanidade trilhou, mas como ele mesmo diz no prefácio, essa foi uma obra de sua juventude.
Apesar disso, Wells foi um dos pioneiros da ficção científica e praticamente o inventor da viagem no tempo, e por isso a Máquina do Tempo é leitura obrigatória para os amantes desse gênero.

Luiza David 04/10/2012minha estante
Acabei de ler e tive essa mesma impressão.
Além disso,aquela parte em que os morlocks devolvem a máquina pro viajante ficou muito corrida. Enfim, apesar dos deméritos da obra, realmente uma leitura obrigatória para os amantes do gênero.

Felpz 30/04/2021

O tempo existe?
Um dos melhores livros mesmo sendo tão pequeno. H. G. Wells narra de forma tão bem feita essa aventura vista pelos olhos de um viajante do tempo desconhecido. Fica claro como não estaríamos aptos mentalmente para essa ciência, a ignorância faz parte do homem moderno, o medo incluso nisso, imagine o que nos aconteceria se soubéssemos os segredos dos primeiros homens ou até mesmo a ciência do futuro no nosso cotidiano do início do século XXI? O autor consegue nos divertir com a sobrevivência do principal no ano de 802.000, chega a ser hilária sua criatividade para com essa data. Recomendo para qualquer pessoa e de qualquer faixa etária, irá te entreter enquanto faz questiona a existência humana no decorrer do tempo.

P.: Se é que ele existe.

"A natureza nunca apela à inteligência até que o hábito e o instinto sejam inúteis. Não há inteligência onde não há mudança e nem necessidade de mudança."

Carla Cohen 11/03/2021

Minha primeira ficção
Foi minha primeira leitura de ficção. Já posso afirmar que não é o meu gênero favorito, porém foi muito bem escrito. Cheio de pormenores, entretanto, o autor segura a atenção do leitor, que deseja cada vez mais, saber o desfecho. Um livro rápido e fluido, como deve ser. Mais do que isso, seria arrastado. Final apropriado. Valeu. Obs: havia esquecido de que Matéria Escura foi minha primeira ficção, de tão ruim que achei... Aff...

Marcos.Carvalho 21/04/2022

Bom livro!
Publicado em 1895, o livro "A máquina do tempo" de H. G. Wells, pode ser entendido como a expressão das expectativas e das angústias do homem moderno frente ao desenvolvimento científico no século XIX. De forma inteligente e articulada, Wells transportou para a ficção os dilemas de seu próprio tempo, problematizando o otimismo e a crença de que o progresso científico poderia ser algo capaz de solucionar as questões sociais e promover a evolução da humanidade. Dessa maneira, o relato do Viajante do Tempo sobre sua ida ao futuro, revela uma perspectiva diferente sobre tal progresso. E assim, desenvolve-se toda a narrativa. Leitura recomendada!

Rub.88 21/01/2021

Os Elóis e os Morlocks
Imagine uma pista de corrida oval que tenha 100 quilômetros de extensão. Agora coloque na equação um veiculo que corra 100 quilômetros por hora. Quanto tempo ele levara para completar uma volta no circuito hipotético? Fácil. Uma hora. Agora se essa maquina correr a 200 quilômetros por hora fara o trajeto em 30 minutos. Logica elementar. E se aumentar para 400 quilômetros cortara o tempo da corrida pela metade. A 800 quilômetros horários chegara mais rápido ainda ao ponto de chegada que também é o ponto de partida. E sempre seguindo essa progressão geométrica; 1600, 3200, 6400, 128 mil quilômetros, e sempre dobrando a velocidade e diminuindo o tempo que vai levar para completar o percurso. Em algum momento, seguindo essa teoria, o nosso veiculo imaginário ultrapassara a linha de chegada antes de mesmo dar a largada. Mais maluco e confuso ainda seria ele bate-se em si mesmo provocando o temido paradoxo temporal, onde impediria a própria viagem do tempo antes mesmo que dela começar.... Entenderam?!
No livro A Maquina do Tempo de H. G. Wells a explicação para deslocação temporal da matéria e tão curta e duvidosa quanto a minha. O importante na estória escrita no longínquo ano de 1895 é imagem que o autor dá para evolução, ou seria mais adequado dizer decadência, da espécie humana.
Narrado em forma de testemunho dado ao um grupo de convidados para o jantar e devidamente anotado por um desses convivas, o viajante do tempo conta da sua invenção e da sua inicial e muito pouco planejada viagem através das eras. Num futuro tão distante que a data é um exagero de zeros, habitam dois tipo de criaturas; Os Elóis e os Morlocks.
E nesse ambiente com construções em ruinas e dias quentes, o conto de terror tem inicio como nas clássicas estórias que começam com um final de semana numa casa a beira do lago congelado ou de um acampamento numa floresta amaldiçoada. Pois para minha supressa o magro romance, que num prefacio dentro dessa edição escrita pelo autor, datada de 1931, lamentada da necessidade do lançamento rápido da obra por motivos financeiros, é de horror! Muita angustia, desespero e batalhas contra os perigos da noite estão nessas poucas paginas.
Incrível que a fascinação e o medo das pessoas do futuro não estão na metafísica maquina do tempo, mas no fogo. Uma simples caixa de fosforo é mais útil do que uma gerigonça que serve para ir do ontem para o amanha ou vice e versa.

Math 20/12/2011

A previsão faz sentido
Para que possamos entender melhor o livro, devemos compreender a situação do autor no momento da produção. Inglaterra 1895: finalzinho da Era Vitoriana, quando a Inglaterra estava no ápice da exploração, com o Imperialismo, mal que consome nossa sociedade até hoje. E por erudito que era nosso autor, ele nos transmite a sua ideia acerca de um futuro de forma bastante particular, recheado de crítica ao imperialismo; é visível ao longo do texto a bagagem historiográfica que o autor transcreve, que da um toque mágico na trama.

Da obra essa é a chave: É uma lei da natureza que negligenciamos: a versatilidade intelectual é uma compensação pela mudança, pelo perigo e pela preocupação. Um animal perfeitamente em harmonia com seu ambiente é um mecanismo perfeito. A natureza não apela à inteligência até que o hábito e os instintos se tornem inúteis. Não existe inteligência onde não existe mudança, nem necessidade de mudança. Só animais que possuem inteligência encontram uma enorme variedade de necessidades e perigos

O texto trás personagens bastantes influentes devido à suas profissões debatendo a questão do tempo, que nos intriga até hoje: "O que diabos é o tempo?"; "qual a essência do tempo?", "o que faz do tempo tempo?". Como dito, a profissão dos personagens é bastante importante, pois cada um opinará de forma bastante singular. Então, o Viajante do Tempo, personagem central da história narra seu deslocamento temporal, após uma viagem, para seus companheiros, contando com riqueza de detalhes a aventura, mostrando pra onde foi e o quê encontrou, também como ele se movimentou por lá. Todas essas descrições são bastante importantes para entender o enredo por completo, e principalmente entender a crítica feita à sociedade. É surpreendente o tipo de Terra que ele encontra na viagem! Coisas que não podemos julgar quanto à negativo ou positivo.

Por trás da história, devemos perceber que o narrador mostra o pensamento em diversas situações de um típico inglês da época e pra reforçar, uma citação: (...) sou muito ocidental para uma longa vigília. Poderia trabalhar num problema por muitos anos, mas esperar inativo durante 24 horas essa é outra questão. É possível notar sem problemas a questão da repressão apolínea (usando o termo de Nietzsche) do indivíduo europeu dessa época.

No entanto, se você procura saber sobre o próprio tempo, sobre uma possível funcionalidade da máquina do tempo, sinto muito em dizer-lhe, mas A Máquina do Tempo não atenderá suas expectativas, pois, no enredo ela é usada como um órganon para a aventura e críticas. Sobre a máquina em si quase nada é falado. Enfim, um texto rico em conteúdo e espírito.

Jascolkaa 22/03/2021

Não só uma viagem do tempo
É um livro muito simples e tranquilo de ler, realmente muito bom pra quem quer começar a ler ficção científica. Só achei que alguns pontos poderiam ter sido melhor desenvolvidos, fiquei com a sensação de que nem tudo estava explicado (e talvez isso de fato tenha sido proposital) e o final me surpreendeu positivamente. Foi uma leitura boa e gostei da crítica à sociedade humana em decadência.