A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Catarine Heiter 28/11/2021

Minha primeira experiência com o autor e saí bastante animada!
Uma leitura fácil, simples para o gênero e que não perde muito tempo com explicações científicas. Lendo assim pode até parecer que se trata de uma obra superficial, mas o brilhantismo do autor fica evidente quando ele consegue trazer à tona temas tão importantes em tão poucas páginas e através de uma aventura tão empolgante! Fica clara uma crítica ao capitalismo ao abordar a diferença entre classes, assim como observamos uma reflexão sobre a evolução da espécie humana e do planeta Terra. Recomendo!

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL2021 na categoria ‘Indicado por amigo’

@ysalemos 19/04/2021

@umalivresca
𝟯 𝗠𝗢𝗧𝗜𝗩𝗢𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗟𝗘𝗥... A MÁQUINA DO TEMPO

A premissa é, em poucas palavras: um cientista narra para seus amigos, sua viagem do século XIX para o ano de 802701.

𝟭. 𝗔 𝗩𝗜𝗔𝗚𝗘𝗠 - a descrição feita por Wells da viagem - e não estou falando da chegada, mas do processo mesmo - é incrível. Normalmente, os livros de viagem do tempo se preocupam em descrever mais a chegada no futuro e todo o novo mundo, mas deixam um pouco de lado a descrição do processo. No caso deste livro, Wells deu atenção aos dois pontos, e é simplesmente incrível ler e se imaginar viajando junto com ele.

𝟮. 𝗢 𝗙𝗨𝗧𝗨𝗥𝗢 - diferente do comumente idealizado futuro cyberpunk, Wells descreve uma civilização tranquila, simplória, envolvida por paz, e que tem apenas dois medos: o escuro e os Morlocks. A narrativa que é criada quando, por um incidente, o nosso cientista precisa se infiltrar na comunidade, para conseguir voltar para o seu tempo, é maravilhosa, envolvente e apaixonante.

𝟯. 𝗖𝗨𝗥𝗧𝗢 𝗘 𝗘𝗡𝗩𝗢𝗟𝗩𝗘𝗡𝗧𝗘 - a edição que eu li tem apenas 112 páginas. É uma opção muito maneira para quem quer conhecer um pouco mais de ficção científica, com conceitos bem comuns ao gênero, apresentados em uma trama simples e fácil de entender.

site: https://www.instagram.com/umalivresca/

Alexy4 23/03/2022

Um futuro para se pensar
Quando pensamos no futuro, esperamos que o mundo esteja perfeito, desejamos paz mundial, fim das guerras e da fome, segurança e estabilidade para toda a sociedade, avanços na tecnologia e a preservação da Natureza. Essa é Utopia da qual o personagem que é intitulado de "o viajante do tempo" sonha ao construir sua máquina do tempo. E após uma pequena demonstração ao seu grupo de amigos, ele marca um jantar na semana seguinte para contar a todos que ela está finalmente pronta e que logo verá esse futuro maravilhoso com seus próprios olhos.

Os convidados ainda desconfiados chegam a sua casa, exatamente no horário marcado, mas o viajante está atrasado. Até que de repente, ouvem um barulho no andar de cima e logo o homem aparece, sujo, vestidos em trapos e com um cara que sua alma foi sugada pelo tempo. E realmente foi, ele pede para que sirvam o jantar com um grande bife pois esta morrendo de fome e com simpatia, pede para que seus convidados esperem um pouco para contar que sua máquina estava pronta e que ela funcionou, que foi de carne e osso para uma aventura de 8 semanas que jamais saberia descrever os sentimentos do qual presenciou.

Lendo seu relato, é incapaz de se distrair ao menos um minuto. Toda a experiência da viagem ao futuro, de conhecer a nova humanidade, seus costumes e seus medos. Da desilusão, da curiosidade, do pavor da descoberta e das deduções de como o planeta e a sociedade acabou daquele jeito. Sentimentos de perto a alegria, a dor, o medo, a solidão, o mistério, a agonia e por fim, a paz, até acordamos novamente em seu laboratório, tendo passado tudo aquilo sem saber se aceitaria o futuro que tanto almejou conhecer ou se julgaria como um sonho ruim. Foi um livro que me fez pensar e refletir, me divertir e também me emocionar. Adorei do começo ao fim.

Marcus Reis 06/03/2023

Supreendentemente bom
Conhecia o autor mas nunca tinha lido nada dele. Encontrei o livro de bobeira em uma banca de revistas e, na ânsia de comprar algum livro, e sendo o único autor conhecido, acabei por levar o volume.

Comecei a ler sem muita pretensão. A história é curta porém muito envolvente, e logo você se ver absorto na leitura, sentindo todo o drama do personagem principal. No final achei muito poética toda a história além de um pouco melancólica (o que me agrada).

É impressionante imaginar que o livro foi escrito a mais de 100 anos atrás.

Gabriel 04/08/2020

A máquina do tempo
A história é bem diferente do que eu tinha imaginado, ainda assim gostei bastante, o início do livro tem um diálogo bem interessante, inteligente e que te faz pensar, a forma como a história se passa e o ambiente que é criado também foram um ponto alto.

Gostei muito da história e suspense criado sem exageros, acho que não é todo mundo que vai gostar dessa leitura, no sentido de que, quem não gosta de ficção científica ou quer algo mais crível por exemplo, talvez não goste muito, fora isso, pode ler, é um bom livro pra passar o tempo.

Tali 08/04/2022

A Máquina do Tempo H. G. Wells (1895)
Tal como muitos livros do gênero, A Máquina do Tempo é uma grande crítica aos rumos que a sociedade estava (e ainda está) tomando.

A história fala sobre um inventor do século XIX, e não conhecemos muito mais detalhes sobre ele. Isso faz com que o foco do livro saia do personagem e vá para os fatos em si. Tanto que, quando nos lembramos do que lemos, sentimos que fomos nós os viajantes do tempo.

Picininbea 11/06/2021

Surpreendente
Confesso que li depois de assistir o filme, então esperava algo parecido com ele, mas estava errada.
O livro tem uma outra pegada bem diferente da mostrada na obra cinematográfica homônima, mas é igualmente bom ao meu ver, se tratando mais de conceitos de socialismo e de uma estrutura social "perfeita" e seu declínio, do que de viagem no tempo em si.
O livro é curto e rápido de se ler, o nosso personagem principal sequer tem um nome ou motivações pessoais, fazendo da verdadeira estrela do show o ambiente em que ele se encontra e as filosofias provenientes da estadia dele lá.
Foi meu primeiro livro de ficção científica por assim dizer, mas foi uma ótima e marcante experiência.

André 05/01/2021

Um clássico atemporal
Um livro clássico publicado em 1895 e conta a história do Viajante no tempo, acompanhando sua aventura até o ano de 802701 (isso mesmo!).

O livro é contado a partir do ponto de vista de uma pessoa próxima ao viajante e, em seguida, passa a acompanhar o relato do Viajante (não é nomeado) sobre sua viagem ao ano longínquo.

A leitura é bastante direta e fluída, sem embasamentos científicos aprofundados. O autor apenas explica a viagem dizendo que, se podemos nos mover em um plano tridimensional, por que não em um espaço com quatro dimensões?

A obra, que possui várias passagens com bastante ação, aborda ainda discussões acerca da divisão da sociedade entre ricos e pobres e também traz reflexões interessantes sobre o comportamento humano.

Por tratar-se de um livro clássico, a história já é bastante conhecida, ainda sim gostei bastante da obra e na forma como o autor a apresenta, mesmo sendo um livro publicado já há tanto tempo. Recomendo a leitura!

Letícia 01/10/2022

É bem estranho lembrar que esse livro foi escrito em 1895, se fizessem um jogo survival baseado nesse livro ia ser muito legal.

Juliana.LaCosta 10/08/2020

Uma viagem incrível
Passei o livro todo com curiosidade para saber o final dos relatos do viajante do tempo. Gostei muito da leitura. É bom ler os livros que serviram de base e inspiração para tantas ótimas obras posteriores sobre o mesmo assunto
Paulo.Henrique 10/08/2020minha estante
Esse livro me deixou com uma pulga atrás da orelha, pensei bastante sobre ser real ou não, acho que viajei junto com o viajante hehehe

Wallison.RodriguAs 20/09/2022

Futuro
A máquina do tempo de H.G Wells realmente me surpreendeu, não sou de ler muitos livros de ficção científica, talvez por eu não conseguir ter muito foco nas aulas pra ler esses livros com temas mais bem elaborados, porém fiquei bem surpreso como esse livro apresenta uma leitura fácil e imersa, acompanhar o viajante do tempo explorando o futuro e expondo suas hipóteses é muito contagiante fazendo com que eu realmente tenha curiosidade de continuar lendo o livro. Em fim, um excelente livro

Foxback 27/12/2022

Um Classico Datado
Mais um classico da editora Principis. Ja tinha lido uma versao adaptada quando mais jovem. Esta é integral mas igualmente curta. Entendo que para a epoca em que foi escrito tenha sido revolucionario. Atualmente é um pouco datado e a historia, por carecer de mais detalhes cientificos ( mesmo que fossem imaginarios ), resulta em relato levemente ingenuo. Nada que desmereça a obra que, certamente recomendo para leitura. O final é belo e com toque poetico.

Molizini 12/10/2021

Atual
Mesmo escrito em 1895, o autor mantém a obra sempre moderna. Uma narrativa fantástica, mas sem exageros que serve de base para todas as outras histórias sobre o espaço-tempo.

Rafa569 11/04/2021

Esperava mais
Como o próprio autor diz no prefácio da edição de 1931, trata-se do primeiro livro, de um autor ainda inexperiente, que escreveu às pressas, pois se encontrava com dificuldades financeiras. O narrador começa com uma teoria muito bem explicada e fundamentada, mas toda a história da viagem se torna um romance fraco, sem muitas conexões, os personagens não se desenvolvem e são rasos. Mas ao final do livro fica a reflexão e imaginação de como estará a humanidade no futuro. Será que estamos no auge da evolução e depois só haverá decadência, oriunda de uma tentativa constante de progresso? Qual será o modelo de sociedade no futuro? Para onde estamos caminhando? A humanidade durará tanto tempo quanto no livro?