Weiss

Weiss Vinícius Louzada

Resenhas - Weiss

Laura3437 18/01/2024

Uma leitura que me surpreendeu
Esse livro não está dentro do que normalmente eu leio, mas ganhou meu coração. Protagonistas e antagonistas são bem construídos e o texto permite que o leitor sinta o que cada personagem está passando durante as situações apresentadas pelo enredo. Queria saber mais sobre a mãe do personagem principal e que o melhor amigo dele tivesse mais aparições. O final é um mix de acontecimentos, que surpreenderam e me deixaram num suspense que fez valer a pena a escolha da minha leitura.

A Garota do Livro 04/05/2021

Tem uma premissa boa que me deixou na curiosidade para ler o livro mas gente do ceu, 500 paginas e so 12 capitulos nao da kkk Além de que o excesso de detalhes fez com que demorasse muito pro plot .

IgorNascim 17/08/2016

Eu não poderia começar essa resenha de outra forma senão parabenizando o autor (carinhosamente apelidado de Vini) por sua estreia no mundo literário. Como um preguiçoso aspirante a escritor mal posso imaginar a alegria que deve preenchê-lo ao saber que o trabalho feito ao longo de anos está sendo lido e amado por muitos. Resumindo, que ele faça sucesso e que muitos outros livros de sua autoria venham!

Feito isso, comecemos com meus comentários a respeito de Weiss.
Este livro, o primeiro de uma saga, conta a história de Lucas Killian, órfão sarcástico, de poucos amigos (três no total, sendo um deles seu gato Gustav), que possuí a fantástica habilidade de possuir corpos alheios por um tempo limitado.
A habilidade – engatilhada por um frase cafona típica de seriados/animações japonesas dos anos 80/90 – é usada por ele muito raramente, sendo que em uma dessas, por descuido, Lucas acaba chamando a atenção de um grupo de paranormais (no livro switchers) chamado Moonlight Lynx. Esse clã de switchers deixa o jovem a par desse “novo mundo”, o ajuda a entender o que/quem é e ainda o prepara para enfrentar o grande mal que espreita Neo Atlantis (cidade-estado fictícia onde se passa a história).

É uma ideia simples, claro, mas como um grande amigo meu dizia: “caso você saiba como conduzir o leitor até a mais ordinárias das ideias parecerá um épico repleto de suspense, drama e aventura” (essas não eram as palavras exatas, claro, mas a ideia é a mesma hahaha). O caso aqui é esse também. O autor cria e brinca com suas regras, trabalha muito bem dentro dos pensamentos do protagonista, tem uma escrita fluída que facilita a leitura, relaciona os personagens de forma bem realista (destaco a amizade super espontânea de Lucas e Greg, a que me identifiquei), faz uso de humor sarcástico de maneira suave e escreve diálogos que em geral são interessantíssimos.

Sobre a qualidade do livro, gostei bastante. A capa embora um pouco simplória é interessante e chama atenção. A diagramação e a revisão são boas (só me lembro de ter visto um erro de português), os capítulos são longos mas as quebras no capítulo ajudam a leitura a não ficar maçante.

Enfim, a aquisição vale a muito a pena para qualquer um que goste de fantasia urbana, aventura ou simplesmente uma boa história.

Para finalizar destaco alguns pontos:

(1): As referências/influências a jogos, animes, séries e filmes são dosadas e discretas pois na maioria das vezes nome de obra alguma é dito, o que faz com que passem despercebidos.
(2): A crítica social relacionada a construção do estádio para os jogos olímpicos e suas consequências atiçou minha curiosidade sobre Neo Atlantis. Deve ter sido proposital, mas ainda sim estou a espera de um detalhamento maior sobre como o mundo é em 2036.
(3): Gostei muito da primeira parte da história quando tudo estava envolto em mistério, e o protagonista estava numa aventura cheia de suspense com seu melhor amigo. Isso meio que desaparece quando Lucas começa a fazer parte dos Moonlight Lynx e deixa a vida pessoal em segundo plano.
(4): A reta final é muito interessante, mas na minha opinião a grande quantidade de lutas deixou a coisa um pouco repetitiva.

site: https://twitter.com/IgorNascimm
Lucas.Santos 08/04/2017minha estante
A parte final n teria como ser de outro jeito, mesmo deixando uma ultima luta de fora. Oq eu mais gostei foi o conceito do Weiss, sério, foi muito criativo. Agora esse segundo ponto q vc citou eu realmente n tinha me ligado

May__ 31/10/2016

Este livro é ótimo !!
Conheci esse livro por causa do canal do senhor Vinicius Louzada no youtube. Eu já sabia que ele era muito criativo, mas não imaginava que seria tão incrível. Os personagens, a história, os personagens, tudo e muito interessante e viciante. Recomendo a todos.
Lucas.Andrade 22/01/2017minha estante
melhor canal

Jhones 06/09/2020

Lucas Killiam é um Switcher, uma pessoa com a habilidade de invadir outras mentes e assumir o controle do corpo ocupado. Órfão, nunca chegou a conhecer a mãe e viveu a maior parte de sua vida num orfanato até completar 18 anos. Ele leva uma vida normal, sendo que a única pessoa que sabe de sua habilidade é seu amigo Greg. Até que um estranho o aborda na faculdade e o convida a fazer parte de um grupo de pessoas que compartilham de suas mesmas características, a quem eles chamam de clã. A partir daí vai adentrar no sombrio universo dos Switchers e aprender a usar seu poder como arma a fim de proteger os seres humanos normais daqueles que tem propósitos malignos. E ao mesmo tempo também vai descobrir mais sobre seu passado.
A história se passa no ano de 2032, na fictícia cidade estado de Neo Atlantis, uma ilha. É um misto de distopia, fantasia e ficção científica. A maior parte do enredo é narrado por Lucas. O significado do título do livro só explicado depois da primeira metade da história.
Minha maior crítica ao livro é a respeito da escrita, que em diversos momentos achei floreada demais, diferente do que seria normal encontrar em livros desse gênero mais jovem. Também encontrei muitos clichês e revirei várias vezes os olhos para as atitudes do personagem Lucas ?. No geral é um livro legal, que vai agradar leitores mais jovens que gostam de ler mangás e quadrinhos. Esse livro é o primeiro de uma série que infelizmente acredito que não terá a continuação. É uma pena, visto que a história tem potencial.

Anna 14/02/2021

Tem uma premissa boa, mas os capítulos são muito longos, a escrita é bem feita e detalhada, mas as vezes não é necessário. Demora muito tempo para chegar no plot e o final da uma oportunidade para sequência.

Luiz358 07/01/2024

Surpresa.
Curti demais, li muito. O livro passa rápido, é divertido, espontâneo, cativante e principalmente: criativo. Amei a temática, a ideia, as lutas e o plot twist do final. Apenas um pequeno defeito em relação a um personagem já na reta final, que me impediu de dar 5 estrelas.

Vinicius.Correa 15/02/2020

Antes de mais nada, eu preciso dizer o quanto eu estava com vontade de ler esse livro. Eu o descobri coincidentemente enquanto estava vendo algumas promoções no site da saraiva, e hora mais cedo, hora mais tarde, eis que vem o anuncio de Weiss, A Mente é o Limite na tela de meu notebook. Acessei a página do livro e super me interessei ao ler a sinopse, e como ele é um livro nacional, imediatamente resolvi contatar o autor solicitando uma parceria. Conversa, vai, conversa vem, e cá estou. Weiss é um livro intrigante. Olhando pela capa temos a primeira impressão de que é um livro mais futurístico, daqueles com uma alta pegada de ficção científica, do que de fato ele é. A premissa parte do principio de que existe um grupo de humanos capazes de trocar de corpo com quem e como bem quererem. Lucas é um deles, que descobriu o seu dom e pensa ser a única pessoa do mundo a te-lo, mas subitamente ele começa a perceber que está sendo vigiado. Até que seu vigia dá as caras e demonstra ser um aliado dizendo-lhe que ele não é a única pessoa com essa habilidade e convidando-o a juntar-se ao seu clã, o Moonlight Linx, e revelando também que a mãe de Lucas era, assim como ele, uma Switcher.

Lucas aceita participar do clã, sendo um Lince, assim como seus companheiros, e passa a saber mais da história dos Switcher's, como também suas habilidades. Não se sabe como e quando surgiu o primeiro Switcher, muito menos o porquê do surgimento, e como Mark (o lider do clã) explica, cada um se agarra a uma teoria, alguns optam pela religiosa, crendo que os switcher's surgiram para desempenhar uma vontade divina. Já outros, creem na ciência acreditando que tudo não passa de uma evolução genética dos humanos normais, ou como eles chamam, os regulares. Entretanto, as habilidades são claras: Invadir um corpo por um determinado tempo e depois voltar a seu corpo original, ou tomar posse por definitivo. Além disso quanto mais "roubos" (quando há a posse definitiva de um corpo) você pratica, mais forte fica. Adquirindo as habilidades do corpo roubado.

Durante um treinamento de Lucas ao ar livre, o clã é atacado por outro clã rival, ocorrendo ali, uma sangrenta batalha. Mark, Tony e Lucas são quase derrotados quando, por sorte, seus adversários anunciam que devem ir embora, após o recebimento de um telefonema. Dias depois, os Linces recebem um convite formal para uma disputa. Já que teoricamente os clãs Switcher's devem ser pacíficos uns com os outros, quando ocorre uma desavença entre eles, é de tradição realizar uma disputa formal entre os clãs, envolvendo lutas até a morte. Por causa de um golpe baixo do clã rival, os Linces ficam impossibilitados de recusar a proposta para a disputa, restando a eles, apenas treinar duro, enquanto houver tempo, para sairem vitoriosos. Só que, o que eles não desconfiavam é que tudo isso é apenas uma peça do quebra cabeças, o começo de algo muito maior.

Weiss, A Mente é o Limite pra mim foi um livro espetacular. Me prendeu do inicio ao fim. Lembro que eu fiquei lendo-o até altas horas da madrugada, o que me fez ficar arrependido de manhã, na hora de acordar. Mas fazer o que, né? Faz parte. De qualquer forma, este é um livro bem direto, a ação começa quase que imediatamente, sempre mantendo a narrativa em um ritmo acelerado. Entretanto, senti falta no desenvolvimento de certos detalhes, como o porque de Tony estar em um corpo de mulher (!) e quem era o homem que treinou Lucas no orfanato e por que ele era tão importante, seria ele um Switcher também? Entre outras pontas que ficaram soltas. Mas acredito que tudo tenha ficado pendente para uma possível sequência do livro, e aliás, o resto da história compensa tudo isso.

Não posso deixar de dizer, também, que a capa é muito bonita. Uma das melhores da minha estante. Gostei do tom de laranja utilizado e da estampa usada para ilustrar, dando um quê de moderno para o livro. A diagramação é simples, porém agradável. E pelo que me lembre, não percebi nenhum erro de português grave que tenha chamado minha atenção. Enfim, em suma este é um livro muito bom, com uma história rápida e envolvente, com cenas e personagens marcantes. Pelo que deu a entender com o final da história, ela irá ter uma continuação, a qual já estou louco para ler! ueheuh

site: http://decidindose.blogspot.com/2016/10/resenha-weiss-mente-e-o-limite-vinicius.html

viitoooriaaa 19/02/2021

leitura leve e muito boa, tem uma boa narrativa mas esperava mais da história no final, a não ser que o autor publique continuação ?

josue.santt 17/04/2023

GRANDE, mas razoavelmente bom.
Livro muito bem escrito, mas senti que faltava um Q a mais para realmente eu ficar chocado com algo. Os personagens têm personalidades bem características e isso eu gosto, pois fica fácil de diferenciar. O que me pega e me deixava com preguiça de ler era às vezes que ele queria ser detalhista demais, sendo que dava para resumir e deixa o livro não ser um trambolho com 400 paginas.