O que aprendi com Bruna Surfistinha

O que aprendi com Bruna Surfistinha Bruna Surfistinha

Resenhas - O que aprendi com Bruna Surfistinha

Amanda 27/03/2024

Roupa Suja Lava-se na Literatura
Chicote, algema, corda de alpinista
Daí qu'eu percebi que o cara é sadomasoquista

Já ouviram falar de alpinismo social? Alguém que se aproxima da gente apenas para ascender socialmente tal qual o que fez o ex da Jojo se aproximando da cantora apenas para participar da Fazenda ( o sonho de toda subcelebridade brasileira é participar desse programa), no momento tem outro reality acontecendo agora que a esposa ou melhor ex-esposa está fazendo do limão (chifre) uma caipirinha como uma boa brasileira.

Traição é uma coisa horrível mas até onde sei GP?s não consideram o sexo em si como mas sim o afeto, o carinho, o andar de mãos dadas e se questioná-las elas revelerão que os melhores clientes são os homens casados.

Pedro/João Paulo teve um programa com a Bruna Surfistinha mas como nós mulheres temos o sexto sentido aguçado sua esposa Samantha descobriu a traição por causa de um fio de cabelo loiro e além de pegar o bonde andando se aproveitou e sentou na janelinha junto ao sol que estava brilhando para Bruna Surfistinha.

Interessante como a Raquel expõe a hipocrisia na mídia como quando fala da Luciana Gimenez que por tabela também ter sido uma ?destruidora de lares? já que quando aconteceu o rolo com o Mick Jagger o roqueiro era casado na época. Convenhamos todos nós sabemos que além do book rosa o teste do sofá ainda é muito praticado em todas as emissoras.

Outro ponto positivo é mostrar que é normal termos fetiches e muitos casais possuem uma vida sexual ativa e saudável por colocá-los em prática seja com uma GP ou não.

O ponto negativo é que alguns trechos envelheceram que nem leite (sem trocadilhos por favor) alguém também tinha que avisar pra ela que psicólogos não podem ter vínculos com pacientes e que o b de b de lgbt não é de biscoito especialmente no caso dos homens.

Uma coisinha é que me deixou com a pulga atrás da orelha foi ela nas casas de swing, sinceramente parecia fancic escrita por alguém que deseja contar vantagem das suas vida sexual porque eu fiquei tentando imaginar determinadas posições que só seria possível realizá-lás caso a Bruna fosse contorcionista além do mais por mais que a mesma se intitule ninfomaníaca sexo em excesso cansa.

Ainda não li Depois do Escorpião da Samantha Moraes Pita mas já imagino que a narrativa não seja diferente da Raquel Pacheco e pelo visto ela não deve ter percebido na época que a única pessoa culpada pela traição é o próprio João Paulo, o pulador de cerca e pasmem muitos filmes de romances clássicos (alô Rose e Jack de Titanic) e outras comédias românticas possuem como plot a traição.

Só deixar um adendo que adoro comédias românticas e reconheço que muitas que parecem ser fofas são características de relacionamento abusivo e que nunca irei achar traição algo justificável.

Para finalizar hoje a Raquel Pacheco é mãe de duas meninas gêmeas e voltou a se prostituir recentemente.

Heloisa 27/12/2023

Legal!
O livro é fácil de ler e Raquel sabe como levar o público, único defeito que achei no livro foram os capítulos serem meios desorganizados, parece faltar uma ordem melhor para tudo ser contado, mas tudo escrito é o que esperamos de um livro sobre a história de Bruna.

Bruna.Pustiglione 27/01/2022

Aprendizados
Quando digo aprendizado, e quando o próprio título se refere como ao aprendizado, não me refiro à sexo. Me refiro a visão de como foi a vida de Bruna Surfistinha (pseudônimo de Raquel Pacheco), como garota de programa. Considerando a época em que ela viveu e relata os acontecidos e as lições aprendidas, temos uma visão diferente do que nós é imposto, quando denominam o ?dinheiro fácil?, que com a leitura deste, que é o terceiro livro da série de livros da Bruna, entendemos que na verdade, é um dos dinheiros, e vidas, mais difíceis de se ganhar/levar. Desconstruindo conceitos durante a leitura da saga, com momentos impactantes, o último livro da saga nos oferece aprendizado, sobre grande parte da população brasileira que vive neste meio.

Luan539 11/01/2022

História de vida
Impactante a leitura sobre a vida de uma garota de programa, a fama, a vida que teve que perder para se encontrar.

Kathyllen Lima 14/04/2021

Primeiro que eu não lembrava que esse livro era tão antigo. 2006. Estranhei quando ela fala de listas telefônicas e anúncios em jornais.
Mas, além disso, o livro me pareceu um pouco um contra-golpe de tudo que ela vinha passando na época com a mídia. Como se esse livro fosse sua resposta e suas verdades sobre tudo que a mídia dizia sobre ela, na época. Expõe apresentadora de tv, fala de programa de tv que não respeitou sua privacidade e nem o combinado e dá um capítulo inteiro ao marido para explicar a sua relação com a ex-mulher.
Casos de família total.
Acho que ela faz relatos muito romantizados da prostituição e até certa apologia.
Apesar de tudo... ela faz alguns (poucos) levantamentos interessantes sobre preconceitos e a hipocrisia da sociedade.

Jeniffer.Vidal 23/02/2021

Consequências da fama!
Não é tão bom quanto o primeiro, mas não deixou de ser interessante. Vi alguns comentários dizer que foi para "lavar roupar suja", não vi nesse sentido negativo.

O livro se aparesenta como "lições de uma vida nada fácil", que no caso ela contaria coisas que aprendeu em 3 anos de prostituição. No entanto, vi em dois sentidos: a hipocrisia de alguns famosos com outros famosos, muitas vezes para se beneficiar, e as consequências da fama boas e negativas. Ela conta como foi julgada por ter sido casada (hoje não é mais) com um ex cliente e como aconteceu, e expõe quem a julgou mas sem julgamentos, ela deixa para o leitor julgar se ele quiser, dá a oportunidade de ver mais de um lado da história. Além de que essa pessoa que a julgou, Raquel não foi a primeira nem a última pessoa a ela fazer isso, por isso mais um motivo não tirar a razão dela por ficar revoltada pela situação. O ex marido dela também se pronuncia no livro, mostrando seu lado. E um lado bom da fama: um primo entrou em contato com ela, emocionante (só quem já foi abandonado pela família vai conseguir ter mais empatia).

carol 30/11/2020

não recomendo
ela não é uma boa escritora. o livro em si, é repetitivo e arrastado. são mais de 60 páginas falando mal da ex mulher do atual.

Sil 12/01/2017

Mais do mesmo
Um pouco mais do que o primeiro livro, mas quase o mesmo conteúdo. Histórias picantes e de put@%*&, somado as desculpas para melhorarem sua imagem apos a escandalosa traição.

Carolina 09/05/2013

Particulamente...
Esse livro não acrescenta nada de realmente valido, a impressão que tenho é que ela utilizou o sucesso do livro anterior para lavar a roupa suja e se explicar diante da repercussão e criticas que obteve. Para quem tem tempo para desperdiçar é uma boa perca de tempo.

Luana 14/03/2013

Surfistinha Arrependida
Pelo pouco que vejo na mídia, a Raquel parece desejar mais do que tudo se reaproximar da família. E este livro parece ser mais uma tentativa.

Tratando-se de um livro de uma ex-garota de programa, ele obviamente fala de sexo, acho que a editora não toparia publicá-lo se não fosse assim.

No entanto, a gente vê que ela tenta mostrar outras coisas: o desejo de se reaproximar dos pais, as tímidas tentativas para retomar o contato, de como ela aprendeu a administrar seu dinheiro, conta a história de como conheceu o marido e de como o relacionamento se mantêm e de como se dá bem com a enteada.

Ela também rebate os ataques que sofreu na mídia. Fala da Luciana Gimenez, da ex do marido, do jô e de um apresentador que foi seu cliente, mas sem revelar nomes. (aaaaah).

Como prova de que todos nós carregamos preconceitos, apesar de ser uma profissional do sexo ela enumera as razões porque homens casados procuram prostitutas. Entre as possibilidades, ela não considera que alguém possa fazer isso mesmo que ame a parceira, mesmo que a vida sexual não esteja sem graça, mesmo que o relacionamento seja bom. É como se a garota de programa fosse apenas um "escape". O que NEM SEMPRE é verdade.

Ela analisa a personalidade de seus clientes de maneira pueril, porque, segundo ela, daria "uma ótima psicologa". E ela reforça esse desejo desde o primeiro livro.

Esse livro tem um tom mais forçado do que o outro. Tenta mostrar uma pessoa que amadureceu, que a opinião dos outros não importa, mas ao mesmo tempo escreve um livro para falar rebater quem a destratou. A opinião dos outros parece importar muito.

Se você leu o primeiro livro já é o bastante. Esse não vai trazer nada de novo e não é uma leitura que valha a pena.
SERGIO 08/04/2016minha estante
Vale sim, ela é muito bacana, você que não tem sensibilidade literária.

Heysih 09/11/2012

O que aprendi ...
Aprendi que falta de estudo faz merda na vida das pessoas. De que achar que ter grana significa que pode fazer tudo. Só li esse porque já tinha lido o outro e fiquei curiosa, mas desanimei tanto que nem quis ler o fim da trilogia.
Não arrependo de ler.
Mas a leitura também não acrescentou nada em minha vida.
SERGIO 08/04/2016minha estante
Problema seu. Não li, mais já gostei do livro.

dam 26/03/2012

picante
picante
SERGIO 08/04/2016minha estante
Alguém falou pica alguma coisa ? kkkkk

Deh Domingues 15/11/2010

Admiro as pessoas sem pudor. Sem falso moralismo.
Poderíamos dizer que, pra falar de sexo dessa forma, só sendo uma garota de programa!
Mas, por quê?
Sexo é algo natural, faz parte da rotina de qualquer pessoa normal, então, porque tantas criticas?
Não entendo.
Ela foi garota de programa como tantas outras modelos e promotoras de evento que há por ai, mas, diferente do mundo todo que sai por ai como acompanhante, resolveu escancarar.
Sinto apenas pela família, claro! Qual o Pai que gostaria de ter sua filha declarando ao mundo que é garota de programa e descrever com ricos detalhes o dia a dia de trabalho?
Nenhum. Garanto.
Mas tirando esse lado, Não vejo problema algum.

O lado critico:

Fica evidente, pra quem já viu entrevistas com a Bruna, que ela Não tem fluência nenhuma pra falar, quem dirá, para escrever.
No caso do livro ter sido escrito por ela, pode se ter certeza de que ele seria de certa forma, como podemos dizer? Menos sutil talvez.
Mas, certamente bem orientada, contratou um profissional para fazê-lo. Ainda bem!
Há profissionais para todas as áreas e cada um deve fazer aquilo que sabe!
Gosto desse tipo de leitura.
Estimula; e se você for criativo, saberá aproveitar algumas “dicas”muito bem!!!

Tito 21/06/2010

Continuação do livro anterior, agora com toques de auto-ajuda e uns tantos acertos de contas. Uma raspa de tacho oportunista, a prova cabal de que não há nada que não possa ser piorado.