Direto ao ponto

Direto ao ponto Ricardo Gondim

Resenhas - Direto ao ponto

Luciano Caldas 27/12/2020

Provocador/Instigante
Neste ensaio sobre Deus e a vida, Ricardo Gondim propõe uma espiritualidade menos mágica e mais responsável. O autor discorre sobre temas sensíveis e traz a luz discussões não encerradas, deixando assim que o leitor reflita, examine e descida como trilhar o caminho com sabedoria e coragem. Um livro sem rodeios, DIRETO AO PONTO.

sidneimiranda 18/11/2009

"O Gondim tem se superado. Eu cheguei a uma conclusão sobre o desenvolvimento dele. O Pastor Ricardo Gondim esbarrou no verdadeiro conhecimento atravéz da filosofia. Mas o problema dele é exatamente a religião que ele insiste em acreditar que é melhor caminho que a própria verdade. Mas, como não há religião acima da verdade, então Ricardo Gondim vai continuar se debatendo em palavras bem escritas através de livros ricos em pensamentos angustiados, com uma busca aprofundada, mas que se contradiz. Seja feita a sua vontade muchacho."

Nesse livro ele vai mesmo direto ao ponto, levanta temas delicados, supera-se e por pouco não sai da igreja.
Decepciona ao final de muitos textos, os quais começa bem, desenvolve brilhantemente e fecha de maneira frustrante.
Ele ainda não percebeu que sua religião o prende em um mundo de legalidade, de limitação, de visão estreita da verdade, de regras que apenas se conciliam com os adeptos.

Pena, é muito inteligente e eu digo com toda certeza, muito capaz de realizar a grande virada a qual vive buscando.
Seu texto mudaria completamente, caso houvesse um reposicionamento teológico definitivo. É claro que, para isso, o Pastor Gondim deveria, simplesmente, deixar de ser pastor, o que, é óbvio, ainda não configura o futuro de sua vida. Digo isso baseado em seu próprio texto, através do qual se mostra em profundidade e revela sua forma de pensar. Uma forma de pensar ainda presa pela doutrina que o faz sofrer. E não é exatamente o mesmo sofrimento pelo qual o Cristo, a quem ele prega(?) vive. Mas, a própria religião, capenga e desconcertante que lhe mantém no limbo.

Rael_Vidar 15/03/2011minha estante
Entendi o que você quis dizer, mas e a igreja dele como ficaria se ele a abandonasse?
Você quis dizer que pra ser um teólogo livre, deve-se estar desvinculado do pastoreio de igreja. Mas será que essa também não seja uma forma exacerbada e, possivelmente, egoísta de se pensar?

Tom 21/06/2020

Conjecturas que merecem atenção
Direto do Ponto traz o posicionamento do pr. Ricardo Gondim acerca de temáticas alusivas à vida cristã. Sua frustração com o sistema religioso vigente é o estopim para uma mudança de atitude e uma deserção deliberada da chamada igreja mercantilista. Explana em 12 capítulos suas convicções concernentes a assuntos como fé, salvação, pecado, liberdade, entre outros assuntos, de forma muito objetiva. Cada temática traz questionamentos e ponderações que, na minha concepção, muitos cristãos se fazem, mas não têm coragem de explicitá-las, seja porque temem a exposição e uma consequente inquisição dos detentores da verdade, ou talvez não sejam gabaritados o suficiente para defender com convicção suas crenças. Não é o caso do autor. Creio que Direto ao Ponto não dá rodeios, traz uma lupa sobre diversões questões tidas como inquestionáveis e nos apresenta meios para repensarmos nosso relacionamento com Deus, com a igreja e com a sociedade.