Sátiras e Outras Subversões

Sátiras e Outras Subversões Lima Barreto

Resenhas - SÁTIRAS E OUTRAS SUBVERSÕES

Alessandro @possati.ale 26/07/2022

Uma série de ótimas frases feitas
O ótimo trabalho do pesquisador em nos trazer contos antes inéditos de Lima nos brinda com diversas passagens basicamente bíblicas do grande autor suburbano. Aqui a gente pode encontrar algumas obras primas desse olhar ácido e perceptível do subúrbio carioca sobre a vida agitada e dura de um país tropical.
Lima não poupa políticos, não poupa o país, não poupa nada porque é sem pena e tem um talento para a crítica social que esse país nunca viu antes. A parte sobre o Rio de Janeiro não ter pena nem de seus defuntos é engraçada, forte e limana, é tudo que a gente não quer ler e ama ao ver sob o regimento das palavras desse autor que é um mágico incompreendido.

Ezequiel.Cesar 28/03/2023

Um clássico brasileiro!
Lima Barreto, através de sátiras e ironias, mostra-nos como se comportavam os nossos políticos e nossas autoridades no começo do século XX.
Infelizmente até hoje se repete a história: nepotismo, abusos de autoridade, ?pistolões ?, ?rodolfinhos?(atualmente conhecido por mensalão), e mais algumas atividades ?honestas? cometidas por nossa nobre classe política.
Vale muito a pena a leitura principalmente para entender que a corrupção brasileira não é uma criança e sim uma anciã com dezenas ou até centenas de anos.
Norma Elise 31/03/2023minha estante
Arrasou pai!!!!

Gladston Mamede 22/11/2019

A edição é primorosa: um belíssimo trabalho de pesquisa, devidamente fundamentado, sobre pequenos textos publicados sob pseudônimo. Tais crônicas e sátiras oferecem um retrato nítido, farto e inteligente dos alvores da República, o que é facilitado por uma proliferação de notas explicativas que tornam o livro um material de pesquisa valioso. E a qualidade do texto de Lima Barreto dispensa comentários. Fui lendo aos poucos ao longo do ano. Fantástico.