Os Construtores do Império

Os Construtores do Império João Camilo de Oliveira Torres

Resenhas - Os Construtores do Império

Dani Felipelli 21/05/2020

Uma obra de introdução às ideias e objetivos do conservadorismo no Brasil. Uma obra espetacular eu diria e de riquíssimas informações históricas.

Jamile.Almeida 24/05/2020

?Os conservadores não hostilizavam o estado e os liberais consideram o estado como uma entidade maléfica..? monarquitas x republicanos... saquaremas x luzias... teóricos opostos que compartilham muitos ideais comuns e o mesmo inimigo.

Raissa kethreen 02/06/2020

Beber da fonte
Tínhamos um bom plano de governo, no qual conservadores e liberais andaram juntos na maioria das vezes. Uma pena olhar para o Brasil atual e ver que, por pura ganância e sede de poder, desconsiderou-se um plano que nos trouxe inúmeros avanços (sim, o Partido Conser
vador foi responsável por muitos avanços, inclusive a abolição da escravidão) para colocar em vigor o golpe da República que nos deu de "presente" tudo o que vemos hoje.

Da série de livros que deveriam ser Leitura Obrigatória.

Rodrigo 27/08/2023

Os construtores do império
O livro é uma análise do Partido Conservador brasileiro, que governou o Império do Brasil de 1831 a 1889.

Torres argumenta que o Partido Conservador foi o principal responsável pela construção do Império brasileiro. Ele afirma que os conservadores foram os que defenderam a unidade nacional, a ordem social e a estabilidade política.

O livro é dividido em três partes:

A Formação do Partido Conservador: Esta parte cobre a origem do Partido Conservador, no início do século XIX.
O Governo Conservador: Esta parte cobre o período em que o Partido Conservador governou o Império, de 1831 a 1889.
O Fim do Império: Esta parte cobre a queda do Império brasileiro, em 1889.
Aqui estão algumas das principais ideias do livro:

O Partido Conservador foi o principal responsável pela construção do Império brasileiro.
Os conservadores defenderam a unidade nacional, a ordem social e a estabilidade política.
O governo conservador foi autoritário e repressivo, mas também foi responsável por importantes avanços, como a abolição da escravidão.
"Os Construtores do Império" é uma leitura essencial para quem quer entender a história do Império brasileiro. É um livro bem escrito e informativo, que oferece uma visão abrangente do período.

Aqui estão algumas das principais figuras do Partido Conservador mencionadas no livro:

Nicolau Pereira de Campos Vergueiro: Um dos fundadores do Partido Conservador, ele foi um importante líder político e intelectual.
José da Costa Carvalho: Um dos principais ideólogos do Partido Conservador, ele foi um importante teórico político.
Luís Alves de Lima e Silva: O Duque de Caxias, ele foi um dos mais importantes militares brasileiros.
Francisco de Paula Sousa e Melo: O Marquês de Caxias, ele foi um importante diplomata e político.
José Maria da Silva Paranhos Júnior: O Barão do Rio Branco, ele foi um importante diplomata e estadista.
O livro também analisa a relação entre o Partido Conservador e outras forças políticas da época, como o Partido Liberal, a Igreja Católica e o Exército.