Cabeças de Ferro

Cabeças de Ferro Carol Sabar

Resenhas - Cabeças de Ferro

Cia do Leitor 24/10/2017

Cabeças de Ferro
"Um trote errado, consequências irreversíveis, uma vítima, vários suspeitos, mas apenas um culpado."

Assim começa a trama Cabeças de Ferro, ultimo livro de Carol Sabar, publicada e fornecida para resenha pela nossa parceira Editora Jangada.

Malu é portadora de uma inteligencia eximia do qual lhe trouxe muitas dores de cabeça e muito orgulho em sua infância por conquistar diversas medalhas no decorrer de seus dias na escola nos concursos que participava. Suas vitórias escolares foram motivos de derrotas na amizade. Os alunos mais inteligente (menos que ela, claro) cultivaram em seus corações um ódio imensurável por Malu. Até que um de seus poucos amigos da escola, Artur Cantisani, lhe pregou uma peça humilhando-a diante de todos. Tal atitude desarmou Malu e a traumatizou por longo tempo, até os atuais dias. Artur virou seu arqui-inimigos, seu rival, seu monstro pessoal.

Anos se passaram e Malu acaba de ingressar na tão famosa e concorrida "Universidade dos Cabeças de Ferro" (Nome inusitado, concorda?). E como de praxe, todos os novatos deveriam passar pelos trotes dos veteranos de Engenharia. Curso que ela escolhera fazer. Só que Malu não contava que um dos veteranos responsáveis seria nada menos que seu arqui-inimigo de infância Artur.

"Fiquei sem entender se aquilo era um sorriso de deboche ou uma forma silenciosa de me confessar que, na verdade, não estava tão feliz de ser meu veterano-carrasco."

Agora, lá estava ela vendo tudo acontecer novamente diante de outros calouros. Só que na hora H, quando Artur deveria despejar uma garrafa com uma gosma não identificada em sua cabeça ele resolve mudar de vítima e escolhe a caloura ao lado de Malu.

O que veio a seguir, levou todos a entrarem em pânico e fugirem deixando uma jovem caída e inconsciente após sofrer choque anafilático com o produto misterioso. E um Artur desorientado tão vítima de um crime quanto a própria jovem desacordada.

Claro que a notícia do ocorrido se espalhou, Artur estava preste a ser expulso da faculdade, Malu era as única testemunha que poderia ajudá-lo nesse caso. Mas, como ajudar àquele que ela mal acreditava ser inocente? Sabia que era pra Ela estar no lugar da jovem, mas por alguma razão isso não aconteceu, o que a deixou muito intrigada e curiosa. Estaria Artur falando a verdade?

Pra saber a verdade ela teria que mergulhar de cabeça nesse caso, ao lado do seu algoz. E isso ela não ia deixar passar... Não Malu, a aluna mais inteligente e destemida da universidade.

"Pelo trote, eu já esperava. Mas nem nos meus piores pesadelos imaginei que minha vida universitária fosse começar assim, tão tumultuada."

Eu tive o grande prazer de conhecer a escrita de Carol Sabar, nos seus primeiros livros "Como quase namorei Robert Patterson" e "Azar o seu!", este ultimo por ser mais recente lembro-me mais, aliás tem resenha dele no blog. Azar é o seu! me arrancou gargalhadas, (em locais públicos) com uma história divertida, empolgante e memorável. E foi através desse livro que resolvi "Adotar" a autora. rsrsrs Favoritei, recomendei e fiquei a aguardar a próxima obra ansiosa pra me divertir tanto quanto ou mais que o penúltimo livro.

Eis que um ano depois a Editora Jangada deu a bela notícia da publicação de Cabeças de Ferro e ao solicitar estava certa de que a autora repetiria o sucesso do livro anterior. E me surpreendi.

Neste livro a escrita da autora ficou mais madura. Me peguei mais concentrada na trama, criando junto com os personagens teorias, ao invés de rir ou gargalhar descaradamente das confusões criadas pelos personagens como nos livros anteriores.

Não. Não vejo isso como um ponto negativo, pelo contrário, ela apresentou uma estória mais complexa, mas não menos divertida e mostrou que pode sim renovar sua escrita sem medo e deu muito certo.

O mistério criado em torno dos personagens e suas atitudes. As brincadeiras de detetive entre os protagonistas que precisavam desvendar os mistérios do desaparecimento das garrafas, a ocultação de pistas por alguns alunos, os motivos para quererem prejudicar Malu e Artur. Eram tão empolgantes e divertido estar junto com eles nessa empreitada.

A amizade de Malu por Nicolas era tão incrível e ao mesmo tempo questionável, pois o jovem logo no inicio demonstrou sentir por Malu um amor que logo deixou de ser platônico, sendo assim ele a todo momento forçava um relacionamento, passou de melhor amigo para o cara que a sufocava. (A mim também) Ela por sua vez não queria ser desagradável e passou a ser inconsequente e mentirosa... Acho que não devemos misturar as coisas. Só acho.

"A parte boa de se conhecer profundamente uma pessoa é que, na maioria das vezes, as atitudes dela se tornam totalmente previsíveis. A parte ruim é que, na maioria das vezes, o imprevisível é bem mais emocionante."

Artur, gostei dele desde o inicio. Apesar de conhecer apenas a versão da história aos olhos de Malu, alguma coisa me dizia que tinha algo além. E não me enganei.

O quebra-cabeça estava sendo aos poucos montado e na metade do livro já tinha desvendado boa parte dos mistérios. Gostei muito do resultado, apesar de ter ficado um tanto chateada com a atitude de Malu. No entanto, isso foi proposital para deixar margem para um segundo livro. Espero que ela conserte as coisas no próximo volume. Ou vou deixá-la de castigo!

A edição é simples, com folhas em papel pólen, fonte mediana, mas com uma capa diferente e divertida apresentando um quadro negro com fórmulas e acessórios da engenharia. A diagramação apesar de simples tem destaques pensamentos, conversas com o diário e listas. Sim, Malu é a louca das listas. Tudo muito dinâmico e fofo. Adorei!

Um livro para quem aprecia New Adult com uma pegada de chick-Lit, mistério e muito humor.

Até a próxima e boa leitura!

site: http://www.ciadoleitor.com/2017/10/resenha-cabecas-de-ferro-de-carol-sabar.html
Mih 26/10/2017minha estante
Muito Bom esse livro, ansiosa pela continuação...

Vanessa Vieira 01/10/2017

Cabeças de Ferro - Carol Sabar
O livro Cabeças de Ferro, da autora mineira Carol Sabar, nos traz um romance divertido e extremamente contagiante sobre o ingresso de uma jovem na faculdade e todos os seus percalços e descobertas. Com uma narrativa envolvente e fluída e personagens espontâneos e bem desenvolvidos, o livro conseguiu me agradar em cheio e me propiciar uma leitura leve e descontraída.

Malu sempre sonhou em começar a faculdade, mas não poderia imaginar que o seu ingresso nela seria tão tumultuado e tenso. Ela foi aprovada no vestibular da notável Universidade dos Cabeças de Ferro e ao lado do melhor amigo Nicolas - que sonha em ser muito mais do que simplesmente uma amizade - se prepara para o temido trote da equipe de Engenharia.

O veterano que recebeu a tarefa de aplicar o trote em Malu é Artur Cantisani, um dos maiores inimigos da jovem e o responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade na frente de todo o colégio. De forma inesperada, quando o trote começa, Artur despeja uma gosma estranha não em Malu mas em uma outra caloura, que acaba sofrendo um choque anafilático. Na correria, tanto calouros quanto veteranos fogem, deixando na cena do crime apenas Artur, Malu e Nicolas.

Vários mistérios acabam emergindo como o fato da gosma despejada na caloura ter uma coloração diferente das demais e também o motivo das outras garrafas que contém a substância terem sumido misteriosamente. Parece que alguém está tentando ocultar provas e que os estudantes de Engenharia podem estar na mira de um assassino...Envolvidos até o pescoço, Artur e Malu não tem outra saída a não ser vencer a inimizade que os cerca e unirem os seus cérebros brilhantes para desvendar o mistério que circunda a Universidade dos Cabeças de Ferro...

Cabeças de Ferro é um livro divertido e descontraído, com uma linguagem abrangente e extremamente envolvente. Os personagens criados pela Carol Sabar possuem um carisma peculiar e uma espontaneidade ímpar, tornando o enredo leve, fluído e contagiante. Narrado em primeira pessoa pela Malu, de uma forma bem extrovertida e cômica, o livro conseguiu me cativar e me propiciar uma leitura muito gostosa e cativante.

"Talvez seja simplesmente isso, afinal; talvez seja simples. Talvez o tempo não exista para as coisas do coração; a matemática dos ponteiros desafiada pela irracionalidade do que, para mim, parecia um sonho, onde tudo acontece ao mesmo tempo e a gente nunca sabe direito quando as coisas começam... Nem quando terminam."

Malu é uma personagem inteligente, cômica e bem resolvida. Seus devaneios são hilários e é impossível não se divertir com as situações vividas pela protagonista, principalmente com a cena que a consagrou com o codinome de "Pikachu". Ela é muito intensa e tem um senso de justiça apurado, tanto que não sossega enquanto não descobre os mistérios da Universidade Cabeças de Ferro, mesmo contra tudo e contra todos.

Apesar da imagem de bom moço do Nicolas, confesso que o personagem não me agradou tanto quanto eu gostaria. Ele é um bom amigo para Malu, mas fica forçando a barra toda hora, além ser muito pegajoso. Entretanto já simpatizei bastante com o Artur, que apesar de ostentar a imagem de bad boy, tem um grande coração e revela pouco a pouco os seus sentimentos para Malu, sem pressioná-la e deixando tudo acontecer naturalmente.

Em síntese, Cabeças de Ferro é um livro divertido, descontraído e que nos proporciona boas gargalhadas. Carol Sabar desenvolveu uma história cativante, repleta de adrenalina, romance e suspense e norteada por várias referências contemporâneas, tornando o enredo assimilável e incrivelmente cômico. A capa é bem descolada e nos traz um quadro negro com ilustrações de gráficos, equações, dentre outras figuras e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2017/10/resenha-cabecas-de-ferro-carol-sabar.html

Portal JuLund 11/08/2017

Cabeças de Ferro, @grupopensamento
Definitivamente um livro que me surpreendeu. Outro livro que li da Carol Sabar foi o “Azar o Seu!”, uma leitura gostosa e cheia de bom humor. Esse livro não poderia ser diferente, há humor e romance, porém a grande novidade que adorei o suspense/mistério e investigação contidos no livro, fantástico.
Em “Cabeças de Ferro” conhecemos a Malu que passou em primeiro lugar na UPN (Universidade de Ponta sem Nó), a universidade dos cabeças de ferro. A Malu passou em Engenharia de Produção, e para mim, que não sou de um curso de exatas, achei que poderia não ser tão interessante ler informações que não tenho ideia do que significam, porém a Carol Sabar soube muito bem desenvolver a sua personagem e relação com seu curso. A Malu é inteligente e gostei bastante de como é madura.
A trama tem inicio com o primeiro dia de aula da Malu, na verdade o dia do trote na universidade. O trote é feito por alunos veteranos aos novos alunos (conhecidos como feras/calouros), em alguns lugares é proibido, e no caso da universidade da Malu, também é. Por isso, o trote não é feito na universidade.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-de-cabecas-de-ferro-grupopensamento

Bia Santana | Viciados em Leitura 22/05/2017

Divertido
Cabeças de Ferro é o recente trabalho da autora Carol Sabar, e o segundo que eu li dela. Eu já tinha lido o Azar o Seu, que rolou até Clube do Livro dos Viciados.
Nele nós vamos conhecer a Malu, uma personagem muito legal, que eu adorei, estudante de engenharia que acabou de passar para uma das melhores universidades do Brasil, a UPN. Nós já começamos o livro naquela loucura que é o trote, e seguindo a ordem da UPN, o veterano que passou em primeiro lugar deve aplicar o trote no calouro que também passou em primeiro lugar. Aqui no caso, Malu iria sofrer o trote por ninguém mais que o seu inimigo de infância, Arthur.

Só que algo bem esquisito acontece. Por um motivo, que até então ninguém sabe e entende, Arthur muda a ordem da execução do trote, e acaba jogando um líquido estranho em outra estudante, a Mariana, que acaba sofrendo um choque anafilático em reação a tal substância. Assustados, a maioria dos universitários fogem, ficando só Arthur, Malu e Nicolas - o melhor amigo de Malu que nutre uma paixão por ela desde quando eles eram crianças - para socorrerem Mariana.

Depois desse fatídico dia do trote, muita coisa acontece e Malu tem sua vida virada de cabeça para baixo. Achando que alguém queria matá-la, ela encabeça uma investigação, por conta própria, com ajuda do seu até então inimigo, o Arthur, que também tem sua vida virada de ponta cabeça e precisa urgentemente limpar sua barra, tanto com a universidade, quanto com o seu pai. Só que nada é fácil, é treta atrás de treta, e para completar, Malu tem que lidar com a atração que sente pelo gostosão do Arthur, e com a paixão do amigo Nicolas.

Eu gostei bastante dos personagens, Nicolas me chateou em alguns momentos, Guilherme - “namorado” de Angélica, amiga de Malu - eu já não fui com a cara desde o começo, Arthur é aquele estilo bad boy, mas mega inteligente que te deixa doida rsrs, e Malu é uma figuraça, daquelas personagens que você gostaria de ser amiga.

Cabeças de Ferro tem uma narrativa muito fácil, leve e divertida, assim como foi em Azar o Seu. Uma característica muito bacana da Malu é que ela adora fazer listas e em todo momento ela listava alguma coisa. A lista mais cômica, com certeza, foi a das varinhas que ela já viu na vida hahahahah. Sim, é exatamente isso que você está pensando. =P

O final foi bacana, mas nada muito inesperado, eu já desconfiava e acertei. Mas mesmo assim é um ótimo livro que eu super recomendo, ele com certeza te fará dar boas risadas.

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2017/03/resenha-262-cabecas-de-ferro-carol-sabar.html

Paty 14/05/2017

"Sempre confie na lógica quantitativa."
Esse é o terceiro livro de Carol Sabar e é o terceiro que eu leio. Aqui no blog tem resenha de Como Quase Namorei Robert Pattinson e Azar o Seu!
Mas minha experiência aqui foi totalmente diferente das leituras anteriores, continue lendo a resenha e saiba o motivo.

O básico do enredo é o seguinte: Malu acabou de entrar pra faculdade, e o que é que aguarda todo calouro quando começa a aulas? O temido e cruel trote que os veteranos preparam.
A moça foi acompanhada de seu melhor amigo Nico que ficou à distância pra assistir.
Mas o que mais estava incomodando Malu era o fato de uma parte do seu trote ser aplicada por alguém que ela odiava e conhecia desde o jardim de infância: Artur.
Algo muito cruel e assustador aconteceu nesse trote, e uma caloura sofreu terríveis consequências de uma 'brincadeira' de extremo mal gosto. Porém, a verdadeira vítima desse trote deveria ter sido aquela que foi aprovada com a nota mais alta, que passou em primeiro lugar, no caso, nossa protagonista. Mas quem seria o responsável pela maldade e qual seria o motivo? E porque o trote não se aplicou a quem deveria?
E é aí, que os dois inimigos vão se unir pra solucionar a questão...já que estão atolados até o pescoço.
Três personagens são destaques aqui: Malu, Artur e Nicolas.
Nicolas é o melhor amigo de Malu, e apaixonado desde sempre pela amiga.
Artur tornou-se o inimigo na infância, aquela coisinha de criança, mas que traumatizou a protagonista e levaram isso pra vida.
Malu? O que falar de Malu? Não gostei muito dela viu, certinha demais, perfeitinha demais, irreal demais...inteligente? nem tanto. Egoísta?...muito.
Triângulo amoroso? Sim.

Confira a resenha completa no link.

site: http://www.leiturasdapaty.com.br/2017/03/resenha-cabecas-de-ferro.html

Raffafust 14/04/2017

Foi a primeira vez que li algo de Carol Sabar. A conheci na Bienal de 2013, comprei seu livro Azar o seu mas até hoje ele continua enfeitando a estante e somente esse ano quando ganhei Cabeças de Ferro conheci a escrita dela. Para minha alegria o resultado foi super positivo.Ela mistura a história com diálogos bem humorados e isso para mim já ganha muitos pontos.

Vamos à história: nossa protagonista se chama Malu e é uma menina bem pra cima,sem papas na língua e como disse acima ela é extremamente divertida, para ela não tem tempo ruim,outra coisa bacana é que ela é também inteligente.
Malu sabe matemática para caramba, ao contrário de mim, que já pego a calculadora para somar tudo. Ela inclusive tem muitas medalhas daquelas competições vexatórias para quem não ganha, de medição de inteligência. O nome do livro é exatamente por isso, ela é um CDF, nem sabia se ainda chamavam assim quem gostava de estudar ou fosse muito inteligente. Foi com saber. A autora foi bem em vários quesitos nesse livro, já que abordou o fato de que nem sempre ganahr medalhas de melhores em algo nos faz sentir mais capazes e principalmente mais felizes. Ponto para ela.
O que acontece com Malu é que ela vai passar no vestibular - ou ENEM, sei lá como chama essas coisas hoje em dia- para Engenharia de Produção e não vai achar a faculdade a melhor época da vida não (#tamosjuntas).
Para piorar tudo, vem aquele maldito trote que sou contra até hoje e tenho trauma do meu, sabe o que é A Hora do Pesadelo? Quando ela descobre que quem vai participar como veterano é seu "inimigo"dos tempos de escola, aquelas pessoas que te odeiam e você mal sabe o porquê.
Essa brincadeira sem graça - só para angariar fundos para bebedeira- vai gerar um super mal entendido que acabará em caso de polícia com um dos envolvidos podendo perder sua vaga na faculdade e em um sonhado programa de intercâmbio.
O tal inimigo vai se juntar a Malu na busca pela verdade, Arthur Cantisani, e claro que vai virar crush com o tempo.
Bem escrita e super interessante, a história nos prende do início ao fim e é fácil se apaixonar pelos personagens criados por Carol.A autora soube deixar o romance mais ágil com esse pequeno mistério o que fez com que a leitura fosse muito legal.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/03/resenha-cabecas-de-ferro.html

Anne 28/02/2017

Tiradas divertidas e excelentes referências são o que definem esse livro
As letras são grandes e as páginas amareladas, gostei dos detalhes no início de cada capítulo. Carol me conquistou pela sua escrita simples e fluida, nem dá para sentir o avançar da leitura, suas referências muito bem colocadas, escolha das músicas, sua culpa por pensamentos maldosos e é claro, Harry Potter me deixaram bem feliz. Vamos a resenha?!

Cabeças de Ferro tem como protagonista a Maria Luíza, ou Malu, uma nerd que consegue o primeiro lugar em tudo, menos direção rsrsrs e não é diferente quando presta o Vestibular para cursar Engenharia na UPN (Universidade de Ponto sem Nó), conhecida como “Universidade dos Cabeças de Ferro”, devido ao seu alto nível.
Mas a pior parte ainda está por vir, passar pelo temível trote da Engenharia, ela sabe que vai ser humilhante, e está preparada para isso, mas o problema é que os alunos que passaram no vestibular anterior comandam a “execução” por ordem de classificação, ou seja, Malu vai levar o trote da pessoa que tirou primeiro lugar no semestre anterior, e que por azar do destino é seu arqui-inimigo, Arthur Cantisani, que era seu amigo, até humilhá-la aos 11 anos e lhe render o apelido de Pikachu. Mas com o apoio de Nicolas, seu melhor amigo, que quer ser muito mais, ela vai fundo, e algo inacreditável acontece.

" - Cabeças de Ferro, eis a nossa obrigação!
- Levar esses calouros à completa humilhação! - os veteranos responderam.
- Cinco, quatro, três, dois, um! Manda ver Cantisani!
Tudo aconteceu muito rápido.
De olhos bem fechados, esperei pela enxurrada de misturas fedorentas que Arthur jogaria em mim. Pude ouvir o som do líquido sendo derramado da garrafa. Mas meu cabelo e minhas roupas continuaram secos.
Então abri os olhos.
Arthur havia despejado o líquido na garota japonesa ao meu lado. Não em mim."
Pág.: 22

A “garota japonesa” se chama Mariana, e acaba tendo um choque anafilático, além de perder todo o cabelo e vai parar no hospital. Malu, Arthur e Nicolas são os únicos que ficam para ajudar e como consequência precisam prestar depoimentos a polícia e a reitoria da UPN. Arthur acaba sendo acusado e pode não só ser expulso da universidade por praticar um trote vexatório, como também pode ser preso devido as substâncias que estavam na garrafa. Desesperado ele busca a ajuda de Malu, que é claro se recusa a ajudar, até que…

"… falou as palavras que certamente me fariam mudar de opinião:
- A única garrafa contaminada com Agressílico era a que eu deveria ter despejado em você. Sabotaram o trote da Engenharia. Alguém queria matar você."
Pág.: 39

Então o livro decorre com Arthur e Malu tentando desvendar o culpado dessa intrincada trama, cheia de suspeitos e de loucuras desse campus universitário. Temos vários personagens secundários que dão vida e perspectiva ao enredo, admito que desvendei parte do mistério, mas não o todo. Apesar do livro terminar sem pontas soltas, o final me deixou com gostinho de quero mais. Espero que curtam a história e se divirtam tanto quanto eu com as referências e os pensamentos da nossa protagonista.

site: http://www.fadasliterarias.com.br/2017/02/cabecas-de-ferro-resenha.html

Além das Páginas 08/02/2017

Mix
Hoje vamos conversar um pouco sobre o livro: “Cabeças de Ferro” da Carol Sabar. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Carol e posso lhes garantir que foi uma grata surpresa.

O livro conta a história de Malu, uma garota com uma inteligência acima da média, bem-humorada, sarcástica e sagaz; Malu é aprovada no vestibular para Engenharia de Produção na UPN, conhecida também como a Universidade dos “Cabeças de Ferro” uma das universidades mais concorridas do pais.

Agora, Malu se prepara para enfrentar o temido trote da Engenharia e Artur Cantisani é o veterano designado para aplicar o trote, mas ele é o seu sexy arqui-inimigo, responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade, na frente de toda a escola.

Para surpresa de Malu, quando o trote inicia, Artur despeja o conteúdo designado a Malu em outra caloura que sofre um choque anafilático; com a confusão armada, veteranos e calouros fogem do local deixando Malu, Artur e Nicolas - melhor amigo de Malu - que ao ver a confusão, corre para o local, sozinhos.

Agora, envolvidos até o pescoço, Malu e Artur, apesar de se odiarem, não têm outra saída a não ser unir seus cérebros brilhantes para desvendar o que há por trás de tanto mistério.

Sim, teremos pela frente um livro que à primeira vista parece um romance, mas que nos traz drama, suspense e irreverencia tudo no seu pacote.

Carol tem escrita muito espontânea e divertida. Com um enredo inteligente, ela nos traz uma protagonista sagaz; por mais que esteja em maus lençóis, Malu não se deixa abater pela situação, não é uma protagonista medrosa cheia de “mimimi”; muito pelo contrário, ela, decidida, enfrenta a situação com coragem e determinação.

Artur é o bad boy da nossa história. Apesar de carregar esse estereótipo, passa longe do cara mau; particularmente, gosto da maneira como ele foi inserido na história, como age em defesa de Malu e de como sempre está pronto para defendê-la. Nicolas é o melhor amigo apaixonado e sendo bem sincera, por mais doce, dedicado, inteligente e atencioso que ele seja, foi o personagem que menos me agradou, talvez porque já estou saturada de triângulos amorosos. Se ele tivesse permanecido apenas como amigo, sem ser possessivo e meloso eu teria simpatizado.

Com um cenário muito bem criado, um enredo divertido e personagens bem construídos - porque, sim, os personagens secundários aqui fazem toda diferença - cada um deles foi inserido na história de maneira tão incisiva que são fundamentais para o resultado dessa nossa equação. Quem já leu sabe exatamente do que estou falando.

Apesar de não ter o final que esperei e torci, o livro tem uma conclusão perfeita. Carol nos contou uma história irresistível, cheia de suspense, romance e adrenalina, e agora eu espero me encontrar em breve com Malu, Arthur e cia. Alguns pontos não ficaram definidas e com isso eu espero que tenhamos uma continuação.
Sendo um primeiro contato com a escrita da autora, posso dizer que valeu a experiência e que estou indo ali rapinho ler as outras obras.

Espero que tenham a chance ler e que a experiência de leitura seja tão boa quanto foi para mim.

Um grande beijo a todos,
E até a próxima.

site: http://www.mixliterario.com/2016/09/resenha-cabecas-de-ferro-carol-sabar.html

ELB 31/01/2017

Every Little Book
Sabe aquela história que te prende do início ao fim? História essa que as páginas passam voando? E você só se dá conta quando acaba? Assim foi Cabeças de Ferro para mim.
Já tinha ouvido falar da autora e do seu livro “Azar o seu!” mas ainda não tinha lido nada de sua autoria, até Cabeças de Ferro, que foi minha primeira leitura do ano, e pelo jeito comecei muito bem.

"Talvez seja simples.
Talvez o tempo não exista para as coisas do coração."

Malu é uma estudante de engenharia que passou em primeiro lugar em uma das melhores Universidades do Brasil, inicialmente somos introduzidos ao trote que Malu e outros jovens que entraram na Universidade irão sofrer. Pela ordem, o veterano que passou em primeiro lugar irá aplicar o trote ao calouro que também passou em primeiro, nesse caso para infelicidade de Malu, o responsável pelo seu trote será Arthur seu inimigo de infância.

Porém, Arthur por um motivo desconhecido não segue a ordem e ao invés de jogar a substância estranha em Malu, ele joga em Mariana que sofre um choque anafilático, e precisa de primeiros socorros. Os universitários vendo a confusão em que se meteram fogem, deixando apenas Arthur, Malu e Nicolas, que é seu melhor amigo e que nutre uma paixão muito grande por ela.

A partir daí, a vida de Malu vira de ponta a cabeça, já que alguém tentou matá-la, fora o fato de que alguém roubou os frascos com as substâncias do trote, deixando-a sem provas para mostrar que o único frasco contaminado era destinado a ela.
E para piorar uma situação já muito ruim, ela também tem que lidar com o sexy Arthur, com quem se alia para tentar desvendar esse mistério e descobrir quem é o culpado, e Nicolas que não aceita ser só seu amigo, e que não perde a chance de deixar esse fato conhecido.

Malu é o tipo de personagem divertida, que o leitor não consegue não se apegar e torcer para que tudo dê certo no final, ela é um pouco atrapalhada e também é muito inteligente e consegue se meter em uma confusão como ninguém.
Nicolas é um tanto que bipolar, suas ações são um pouco contraditórias, ele é o típico menino bonito da casa ao lado, e tem uma queda, não, tem um penhasco por Malu, ela tenta não dar muita esperança para ele, mas ele é bem determinado. Ao contrário de Arthur, que é um bad boy assumido, ele é bastante mulherengo também, e tem uma atitude indiferente com Malu, mas na verdade, não é tão indiferente assim.

Cabeças de ferro tem uma narrativa clichê, mas é bem divertida e fluída, a autora soube desenvolver muito bem as partes de suspense e investigação, assim como o romance. Usando a quantidade certa para deixar o leitor ainda mais curioso par saber o que aconteceria a seguir.

Foi divertido ver os pensamentos de Malu a respeito de Arthur e Nicolas, outra coisa que adorei foi que ela é muito argumentativa, isso por vezes me fez rir, fiquei um pouco decepcionada com o final, no fundo eu esperava um pouco mais, mas gostei e entendo as atitudes da personagem e não tiro sua razão.

A edição é simples, folhas amareladas e letras confortáveis, o que torna a leitura ainda mais agradável a capa é muito bonita e tem alguns cálculos nela o que tem tudo a ver com a história, não sei se vocês perceberam, mas Cabeças de Ferro, forma a sigla CDF que faz uma referência aos jovens da Universidade, por que lá só estuda os melhores e mais inteligentes.

Enfim se você gosta de um New Adult, com suspense, ação e romance não deixem de conferir Cabeças de Ferro.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2017/01/resenha-cabecas-de-ferro-carol-sabar.html

Debyh 01/01/2017

Este foi o segundo livro que li dessa autora e confesso que sim, eu esperava muito dele, já que me diverti tanto em Azar o Seu. Mesmo que certas coisas fossem bem diferentes do outro livro, minha expectativa estava lá em cima. Então isso deve ter atrapalhado um pouco eu me envolver com os personagens.
Malu acabou de entrar na faculdade, mas isso é o menor dos problemas dela já que na mesma faculdade também estuda seu arqui inimigo e também ela mal entrou e já se meteu numa confusão a qual quase matou alguém.

(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/cabecas-de-ferro-1-carol-sabar/

Janine 03/12/2016

Leitura gostosa e envolvente. No começo não gostei muito da Malu, ela é muito "sou inteligente, sei disso é desculpa mundo" mas depois isso fica meio de lado. Achei o mistério legalzinho, eu imaginei quem seriam os culpados, mas não dei muita moral pra minha imaginação, o que no fim das contas me deixou surpresa, hahaha!
Gosto de livros brasileiro que envolvem faculdade, as coisas aqui são tão diferentes do que costumamos ver em livros, que só pelo fato de ver nossos costumes retratados em um livro já é legal. Por isso que tbm gosto dos livros da Graciela Mayrink.
E depois de três livros legais da Carol Sabar, posso dizer que ela ganhou uma fiel leitora. :)

Diae 17/11/2016

Resenha Exclusiva do Blog Da Imaginação à Escrita
Muitas vezes escrever uma nova resenha, pode se tornar uma tarefa muito difícil, as palavras parecem que não veem em nossa mente e não sabemos como expressar o que sentimos ao ler determinado livro, não sei vocês, mas comigo acontece muito isso, principalmente quando gosto de um livro e ao mesmo tempo não gosto, como é o caso de Cabeças de Ferro e explico o motivo, pelo menos espero conseguir ser coerente.

Cabeças de Ferro é novo romance da Carol Sabar e também meu primeiro contato com uma obra da mesma, claro que eu já conhecia outros livros da autora, mas Cabeças de Ferro foi a minha primeira experiência e digo, no quesito escrita, Carol surpreende, pois suas palavras fluem muito bem e a trama envolve facilmente, ou seja, é uma leitura que de fato o leitor aprecia, mas alguns pontos, principalmente em relação aos personagens, de fato podem decepcionar um pouco, até mesmo cheguei a me perguntar: É possível gostar da história e não dos personagens? Pensei que poderia soar incoerente, mas foi o que aconteceu, eu gostei de Cabeças de Ferro, mas não simpatizei com seus personagens, principalmente com a Malu, nossa protagonista e narradora.

Malu nos narra todos os acontecimentos desde sua entrada na “Universidade dos Cabeças de Ferro”, aonde somente os melhores dos melhores conseguem uma vaga, a princípio, Malu parece ser uma personagem legal, ela tem característica interessantes, é forte, determinada e disposta a ajudar, mas no fundo, infelizmente é uma jovem bem egoísta... Não gostei das atitudes dela, principalmente em relação a Nicolas e Artur, esse clichê do triangulo amoroso é tão fora de moda, que sinceramente, não me conquista, a não ser quando é bem elaborado e nos deixa em dúvida para quem torcer, mas em Cabeças de Ferro, a impressão que tive foi de futilidade, não acreditei nos sentimentos de Malu, seja para um ou outro, o único que poderia passar um sentimento verdadeiro, poderia ser o Nicolas, mas infelizmente, bastou uma única dúvida, que o rapaz já demonstrou que seu amor não era forte o bastante.

Sim, eu sou uma romântica das antigas, gosto do romance puro, daqueles que te faz suspirar e essa modernidade que tem atualmente na literatura, não consegue me conquistar, não gosto do amor disfarçado de ódio, o famoso “eu odeio fulano”, mas no fundo sinto atração ou gosto dele, ou ainda aceitar namorar uma pessoa, mas pensar em outra e ficar no jogo de sedução para esta pessoa, mesmo estando comprometida e julgando estar amando aquele que escolheu namorar...
E este é o foco no romance em Cabeças de Ferro, se fosse apenas uma história com fundo policial teria me agradado mais, pois o mistério em relação a quem foi o culpado em trocar as garrafas no trote e quase matar uma caloura, realmente é bem legal e segue uma linha boa, mesmo que eu tenha descoberto a xarada antes que fosse apresentada, ainda sim, foi um mistério bom e só o romance e seus personagens não conseguiram despertar meu interesse ou simpatia.

Entendo que em um livro NA, os personagens tem essas características, tem o triângulo amoroso, e cenas sensuais, que foram bem descritas em minha opinião, sem serem apelativas, mas não consegui gostar nenhum pouco, mas isto é algo meu, afinal, tenho uma visão diferente em romances e sinceramente, são poucos os livros que esta característica consegue me conquistar. Mas voltando ao mistério, que sem dúvidas é um dos pontos principais, Carol Sabar, nos brinda com um bom quebra-cabeças, que somente um cabeça de ferro poderia desvendar, por tanto, Malu e Artur as principais vítimas do trote, estão dispostos a descobrir as repostas desse mistério. De início, o foco parece ser a mocinha, mas vemos que há muito mais do que os fatos apresentados e gostei desse detalhe, a autora traz temas importantes no livro, como mágoas, bullying, a consequência por uso de drogas e até mesmo inveja, vingança. Cada personagem tem um motivo profundo para fazer o que fez em Cabeças de Ferro, ou seja, a história, a trama desses personagens é um fator interessante e um grande chamariz, somente os condutores disto é que pecam em alguns pontos, deixando até o leitor muitas vezes desconfortável, eu senti sim um pouco de desconforto nas atitudes da Malu e pelo fato dela ser a narradora, isto influenciou muito.

No entanto, como mencionei, este incomodo em relação ao romance e atitude dos personagens, é uma característica minha e não deve ser a veredito final para determinar que o livro é ruim ou não, pois como podem ver a minha avaliação é positiva, pois Cabeças de Ferro tem sim potencial, traz boas lições e me envolveu bastante, mesmo que certos detalhes eu não tenha gostado, mas isto varia de leitor, só que assim mesmo, se você gosta de um bom mistério e histórias NA, Cabeças de Ferro está mais do que recomendado, além disso, a autora nos situa bem no cenário, as descrições são bem feitas e outro ponto ótimo que preciso citar nesta resenha, por isso mesmo falei que seria algo difícil de expor, pois ao mesmo tempo que Cabeças de Ferro me agradou, teve partes que não funcionaram para mim, mas quero ressaltar que sim, é um bom livro, a escrita da Carol é ótima e a trama é orquestrada bem.

Para finalizar, vou falar um pouco do trabalho editorial da Jangada, que está digno de aplausos. Não encontrei um único erro de revisão, a diagramação interna possui detalhes ótimos, são simples, porém fundamentais para um charme ao livro, a capa condiz bastante com a proposta de Cabeças de Ferro. Sem mais, Cabeças de Ferro é uma leitura que indico aos fãs de NA ou para aqueles que gostam de um bom mistério.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2016/10/resenha-cabecas-de-ferro-carol-sabar.html

MiCandeloro 02/11/2016

Divertido e instigante!
Malu era uma menina prodígio. Dotada de uma memória de elefante que remontava ao seu primeiro ano de idade, passava facilmente em qualquer matéria da escola e ficava em primeiro lugar em todos os campeonatos que disputava no colégio. E claro que o fato de ser tão CDF havia lhe rendido alguns inimigos.

Um deles era Artur, que a havia humilhado aos 11 anos por conta de inveja, episódio este que lhe rendeu o apelido jocoso de Pikachu. Desde então, Malu passou a odiá-lo.

Havia chegado a hora de prestar o vestibular. Malu se inscrevera para o curso de Engenharia da Produção, e como não poderia ser diferente, fora a primeira colocada.

Malu descobriu que a Engenharia era famosa por aplicar trotes muito vexatórios nos calouros, mas não era isso que ela temia. De acordo com as regras, Malu deveria receber o trote do veterano que igualmente havia conquistado a primeira posição no semestre anterior que, no caso, era Artur.

Chegara a tão temida noite para a garota. Vestida apenas com trapos, pois imaginava o que a esperava, foi deixada no Bloco 14 da Engenharia pelo seu melhor amigo, Nicolas, para enfrentar o ritual de iniciação da faculdade. Porém, nada a tinha preparado para o que estava por vir.

De posse de uma garrafinha de substância duvidosa, com seu nome etiquetado nela, Artur optou descumprir as regras e despejou tal conteúdo na segunda caloura, Mariana, ao invés de em Malu.

Primeiramente, os veteranos ficaram ultrajados em presenciar tal traição, para em seguida saírem todos correndo do local ao perceber o ocorrido.

Mariana jazia caída no chão, sem respirar, com queimaduras por todo o corpo, cabelos caindo e em choque anafilático. Artur prontamente fez respiração boca a boca, o que salvou a vida da garota.

Malu ainda não acreditava que a vítima deveria ter sido ela, enquanto Artur jurava não ter envolvimento algum com aquilo. O mais curioso é que, contrariando as evidências, Malu acreditava nele.

Após uma análise minuciosa, descobriram que no tal recipiente havia uma quantidade absurda de ácido agressílico. A conclusão mais óbvia é de que alguém havia tentado matar Malu, e candidatos não pareciam faltar.

Agora, Malu teria que se unir ao seu arqui-inimigo para tentar desvendar esse mistério, manter-se viva e limpar a barra de Artur que estava a um passo de ser preso e expulso da UPN. Mas mal sabia ela que essa desventura seria capaz de mudar o seu destino completamente.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Nunca havia lido nada da Carol Sabar e, em uma conversa com a Laís pedindo sugestões de leituras leves, este título me foi indicado. Lembro de ter perguntado se tratava-se de um chick-lit, ao passo que ela respondeu que não sabia categorizar bem a história. Então perguntei se ela havia rido e se a personagem era meio pateta e tinha se metido em confusões. Após responder três vezes que sim, decidi me arriscar na leitura.

De início, tive um pouco de preconceito quanto à trama. Explico: por versar a respeito de um trote vexatório que quase resultou na morte de uma estudante, queria que a autora tivesse tratado do assunto com mais seriedade, até para passar uma mensagem importante aos universitários. Tive a sensação de que o desenrolar dos fatos estava sendo escrito de maneira muito surreal e inverossímil.

Além disso, impliquei com a composição dos personagens, que julguei serem muito clichês. Malu é a típica CDF que costumamos ver por aí. A diferença é que ela é popular, tem vários amigos e muito é muito bonita e cuida da sua aparência. E é óbvio que possui um crush que é apaixonado por ela desde que se conhece por gente, mas que ela ignora por não querer estragar a amizade. Do outro lado temos o bad boy mais marrento e gostoso da face da Terra, que enerva e abala as estruturas da moça, que se vê dividida entre os dois partidos. Já vimos essa fórmula em vários lugares, né? Contudo, transpassadas as minhas considerações precipitadas, percebi que a Carol trouxe em seu texto elementos interessantes e um tanto quanto inovadores.

A começar pela própria protagonista, que é forte, corajosa, bem resolvida sexualmente, inteligente e que não se deixa rotular, algo que amei. E por mais que haja um triângulo amoroso no ar do qual podemos prever o final, a autora não tomou o caminho mais esperado e gostei bastante de como tudo terminou entre eles.

Além disso, as duas coisas que mais me prenderam na obra foram a narrativa e o mistério contido no enredo. Escrito em primeira pessoa, em formato de diário, Carol me conquistou por completo com o seu linguajar divertido e despretensioso, e me deixou maluca para descobrir o verdadeiro culpado por todos os crimes cometidos.

Palmas para a autora que criou um quebra-cabeças inteligente, sem nenhuma ponta solta e que me confundiu lá pelas tantas e me fez suspeitar de um monte de gente, apesar de eu ter descoberto o criminoso. Iupi.. kkk.

Me diverti um monte lendo Cabeças de Ferro e fiquei com um baita gostinho de quero mais, até porque o desfecho em aberto deixou no ar inúmeras possibilidades. Depois desse exemplar, já fiz a minha listinha dos próximos livros que quero ler de Carol, e fiquei sabendo que haverá uma continuação desta história. Eba!

Cabeças de Ferro fala sobre a difícil tarefa de se aceitar e de se amar num mundo tão radicalmente competitivo, em que muitos buscam por uma aprovação externa e lutam para se encaixar e se sentirem parte de um grupo. Afora isso, também nos mostra o que acontece quando extrapolamos limites éticos e jurídicos para alcançarmos os nossos objetivos com base no orgulho e na cobiça.

Super recomendo para quem quiser passar uma tarde brincando de detive e suspirando pelos boys magia da narrativa.

site: http://www.recantodami.com/

Lorrane Fortunato 01/11/2016

Resenha - Cabeças de Ferro / Dreams & Books
"Prefiro dar o paraíso do meu silêncio ao martírio da minha confissão."

Cabeças de Ferro não foi o meu primeiro contato com a escrita de Carol Sabar. Já li outros dois livros da autora e, apesar de tê-los avaliado como 3 estrelas, estava com altas expectativas para esse novo livro. Os comentários positivos, a aposta da editora, as avaliações contribuíram para que eu ficasse ávida por essa leitura. Me joguei de cabeça na leitura e cai, cai de cara e me quebrei toda.

Detestei a protagonista. Eu me via revirando os olhos a cada duas páginas para as atitudes, falas e pensamentos da Malu, pois, são um tanto infantis. Não consegui aguentar tanta imaturidade junta. "Varinha", sério?

Os dois garotos do triângulo também não me agradaram, isso é muito difícil de acontecer, mas, nenhum dos personagens me prendeu.

O humor não funcionou comigo, o livro deveria ser engraçado, com uma escrita leve e bem atual, mas, essa tentativa só serviu pra me aborrecer.

Como toda amante de Meg Cabott eu sou viciada em listas, mas, as listas da Malu saíram um tanto forçadas, na minha percepção. Elas não tinham nenhuma necessidade, nada acrescentaram ao livro e só serviram para me cansar mais e mais.

Por o foco ser no triângulo, todo o suspense ficou de lado. Em algumas partes, é fácil esquecer que houve um crime e está sendo feita uma investigação.
Acredito que a autora acabou se perdendo ao longo da história. Realmente não consegui me identificar com o livro.

Em muitos momentos, eu quis desistir, deixar o livro pra lá. Mas, como peguei o compromisso de lê-lo, me pareceu injusto largá-lo sem chegar ao final; esse me surpreendeu! Confesso que as últimas 30 páginas me prenderam e me deixaram satisfeita. Não fizeram a leitura valer a pena, mas, compensaram ter insistido em concluí-la.

Antes de concluir essa resenha, preciso que entendam uma coisa: quando eu faço uma resenha negativa de um livro, não estou dizendo que ele é ruim, que a autora escreve mal ou coisas do gênero. Eu estou relatando a minha experiência com esse livro.

Minha experiência com Cabeças de Ferro não foi boa, por que várias coisas não me agradaram. Mas, isso não significa que essas coisas vão irritar você. Podem ser até motivos pelos quais você ama esse livro. Se você for olhar o perfil no Skoob dele, verá muitas resenhas positivas, a nota também está bem alta. Isso mostra que muitas pessoas gostaram dele.

Não tome a minha resenha como definitiva, se estava querendo ler antes de começar a ler essa resenha, então o leia. Se não estava mas, tinha curiosidade, mate essa curiosidade. Você só vai saber se um livro funciona ou não pra você se lê-lo!

"Talvez seja simples.
Talvez o tempo não exista para as coisas do coração."

site: www.dreamsandbooks.com
Carla S. Santos 01/11/2016minha estante
Tenho esse livro, mas ainda não li, tomara que a minha experiência seja diferente da sua! Uma pena você não ter gostado...muito chato quando um livro não nos conquista!

Lorrane Fortunato 16/12/2016minha estante
Carla, eu também espero! A experiência da leitura é sempre única, pode ser que algo que eu acho péssimo, você ame. Depois me conta como foi pra você!