Cabeças de Ferro

Resenhas - Cabeças de Ferro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Kakau38 09/10/2023

QUE LIVRO BOM
se você gosta de enimes to lovers recomendo mtooooo. No final do livro é meio revoltante, mas a história dele é incrível.
Romance e mistério, são a combinação perfeita para descrever essa obra de arte. Fora q o livro é nacional, e tem músicas ou referências nacionais e até internacionais!

honey.baby 26/12/2022

Cabeças de Ferro
Fazem muito tempo que eu li esse livro, lembro que dá vez que li foi uma leitura bem boa, o livro possui uma ótima tensão e o plot é surpreendente! Preciso ler novamente em algum dia.

LuízaM 05/06/2023

Surpreendente
Simplesmente me surpreendi, paguei 15 reais em uma feira de livros aqui da minha cidade e não colocava fé.
O romance, o mistério e a investigação tudo na medida certa faz a gente querer ler sem parar.
Um dos meus favoritos do ano até agora, recomendo demais.
A autora acertou em cada detalhe desse livro, o plot twist ta maravilhoso

Dedê 08/01/2021

eu já era fã de Carol Sabar
Comprei esse livro antes mesmo de ler a sinopse com atenção por simples amor a escrita e histórias de Carol Sabar. Acho que, inclusive, esse é o livro mais diferente dela.

Fui muito impressionada pela história, todo esse universo do mistérion a originalidade dos personagens e toda a trama certamente me encantaram. Eu adorei como um mistério as vezes tão pesado foi enlaçado com um pouco de humor.

De fato, Artur Cantisani é extremamente charmoso e eu não pude evitar me sentir envolvida. No entanto, Nicolas é anos-luz melhor que ele. E bem melhor para a Malu que o Artur. Apesar de ter adorado, o fato do Artur ter mais foco foi o que me fez diminuir as estrelas... para mim não fazia sentido o Nico estar presente no crime e não nas investigações.

Além do mais, não suporto homem que soca parede quando está bravo e isso definitivamente me fez perder o interesse pelo Artur. Estou dizendo isso porque acho realmente relevante. Enquanto Nico, é um cara extremamente do bem e respeitosos.

Estou me sentindo um pouco vazia agora que acabei "Cabeças de Ferro" porque este é um daqueles livros que não acaba muito certinho. Não há muito fechamento. Inclusive, há dúvidas duvidas e dúvidas. Meu deus, que frustração. Mas valeu a pena a leitura. Gostaria de uma continuação ou que Carol Sabar tirasse minhas dúvidas.

Greice 20/09/2021

Divertido!
Diferente dos outros dois livros que eu já havia lido da Carol Sabar, esse eu achei bom, pq me fez rir, me diverti lendo, uma leitura bem juvenil, gosto de ler algumas vezes livros leves assim. O final não foi como eu esperava que fosse, mas nem sempre os finais tem que ser como a gente esperava, né? Acredito que vale sim a leitura! Eu sou suspeita, sou fã da Carol Sabar.

Daniele Nhasser 18/09/2016

Cabeças De Ferro - O melhor
Nesse livro Carol nos presenteia com uma história com muito humor, pitada de amor e muito suspense.
Malu nossa protagonista entrou para a faculdade, o livro começa com ela indo para o temível trote vexatório, e quem irá aplicar nela é Artur, o cara que um dia foi seu amigo mas por motivos egoístas a humilhou quando tinham 11 anos de idade... Ela o considera seu pior inimigo.
Na hora de derramar a gosma sobre Malu, Artur atira na outra garota ao lado dela, Mariana cai no chão, sofrendo um choque anafilático.
A garrafa direcionada a Malu era a única de cor diferente, alguém armou aquilo, alguém queria matá-la? Mas ela havia acabado de chegar na faculdade, como isso poderia acontecer? O único que poderia desejar lhe mal é o que estava com a garrafa de gosma na mão e por algum motivo não despejou nela...
O caso vai parar na delegacia, Artur é acusado, pode ser preso, expulso da faculdade e o pior perder uma bolsa de estudos para fora do país. Artur é inocente e pede ajuda para a Malu, pois ela é a única que tem interesse em saber quem causou tudo aquilo.
Malu e Artur até então inimigos, se juntam em uma investigação particular e começam a descobrir coisas que acabam colocando-os de cara com a morte. E se isso não fosse o bastante, acabam conhecendo um sentimento adormecido.
Uma história que nos envolve do começo ao fim, impossível largar o livro sem desejar desvendar o mistério. Carol soube levar a história com maestria, todo o suspense foi na dosagem certa, nada exagerado que tornasse a leitura cansativa ou repetitiva. Os personagens foram bem explorados e alguns acabaram me surpreendendo no desenrolar.

Uma leitura maravilhosa, amei cada detalhe, e estou super ansiosa pela continuação.
Enfim, recomendo esse livro? Sim, mil vezes sim.
Leiam, vocês não irão se arrepender... Sem dúvida nenhuma, um dos melhores lidos durante esse ano.

Caverna 23/09/2016

Você deve estar se perguntando o que são cabeças de ferro, não é?

A resposta não está no quê, e sim em quem são. Os cabeças de ferro são os alunos da UPN (Universidade de Ponto sem Nó) de Minas Gerais, uma faculdade muito concorrida, e agora Malu é um deles.

Malu passou em primeiro lugar no vestibular para Engenharia de Produção e a história dá inicio com a nossa protagonista se preparando para enfrentar o famoso e temido trote do primeiro dia. Seu melhor amigo, Nicolas, a levou até lá de carro e prometeu esperá-la ali, por mais que fosse perder suas próprias aulas na universidade com isso.

Criando coragem, Malu vai em direção ao bloco 14, onde o trote ocorrerá e onde enfrentará seu arqui-inimigo de anos. Artur Cantisani foi amigo de Malu por muitos anos, até que aos 11 anos ele a submeteu a uma humilhação que ela jamais perdoou. E agora, Malu iria encarar o menino que odiou por tantos anos, e que era seu veterano.

A regra era que os veteranos iriam realizar o trote nos bixos de acordo com a classificatória no vestibular. O veterano de primeiro lugar aplicaria no bixo do primeiro lugar e assim por diante. Só que Artur, que deveria jogar a gosma de dentro da garrafa marcada com seu nome em Malu, e humilhá-la pela segunda vez na vida, jogou na menina em seguida da fila, desobedecendo assim a ordem.

A menina, posteriormente apresentada como Mariana, sofre um choque anafilático ao entrar em contato com a substância. Todo mundo se apavora e foge do lugar. Os únicos que restaram e prestaram socorros foi Malu, Artur e Nicolas.

Mais tarde, Artur aparece na casa de Malu dizendo que alguém poderia estar tentando matá-la. Ao invés de acompanhar Malu e Nico na ambulância com Mariana, ele retornou ao local e verificou as garrafas que variavam de tom azul e rosa. Apenas a gosma destinada a ele (ou a ela) era diferente. Os veteranos que preparavam as misturas, mas só o Mestre da vez sabia onde as garrafas eram estocadas.

Malu jamais imaginaria que um mero trote se tornaria uma investigação. Trabalhando juntos e a contragosto, Malu e Artur vão em busca da verdade. Seria uma sabotagem? Será que alguém realmente desejava a morte de Malu? Por qual motivo? E porque todas as garrafas haviam sumido?

Se eu não disse antes, eu digo agora: Amo os livros da Carol Sabar!

Já li suas duas outras obras, Azar o seu! e Como eu (quase) namorei Robert Pattinson, e foram ambas leituras super prazerosas e divertidas. A Carol tem uma escrita leve e despretensiosa que abraça o leitor sem grandes esforços. Por conta disso, já esperava uma história sensacional, e acabou superando as minhas expectativas. É interessante observar os autores expandindo os horizontes e achei muito legal a forma como a Carol abordou o lado investigativo e misterioso da história, sem deixar o característico YA de lado. Suas obras costumam ser engraçadas e românticas, e Cabeças de ferro não foi exceção, embora eu tenha visto um grande amadurecimento de suas protagonistas.

A Malu veio para exterminar os estereótipos. Ela é linda, baixinha, ousada, comunicativa e mega inteligente, o que deleta a imagem de tímidos e introvertidos CDFs. Ela até se considera uma, já que suas notas seguem um padrão de nove pra cima, mas tal inteligência não a impede de socializar facilmente e seduzir garotos. Pelo contrário, ela usa seus talentos e memória de elefante ao seu favor, tendo cada ideia que até mesmo o Artur se assusta (e também fica estupefato, embora jamais fosse admitir).

Falando no Artur e em estereótipos erradicados, ele é o nosso bad boy que carrega uma tatuagem do símbolo PI (π) no peito. Fala sério. Quem de exatas não ficaria caidinho?

Graças ao bom Deus eu sou de biológicas e to livre da loucura dessa gente de exatas. Eu ein. Não confio em gente que gosta de matemática.

Aliás, lá vai uma curiosidade: A Carol Sabar é mineira E formada em Engenharia de Produção! Sim, senhores! Uma história tão bem escrita só podia ter um conhecimento aprofundado no assunto, né? E não, a Malu não fica divagando sobre as mil maravilhas de seu curso, então fiquem tranqüilos, porque eu mesma ficaria perdida se esse fosse o caso. No entanto, se você está na faculdade, vai entender tudinho do que a Malu está falando! E principalmente se lembrar do dia do trote, o que eu preferia fingir que nunca existiu. Maldito elefantinho.

A repercussão leva os cidadãos a se questionar a utilidade (inexistente) dos trotes e o perigo que ele representa. Teoricamente, o trote é proibido e por isso foi realizado num local distante da universidade, mas a bomba naturalmente cai nas costas do reitor, que está sendo ameaçado de ser tirado do cargo. Malu e Nico também são chamados para depor, mas é Artur quem leva a pior. Apesar de várias pessoas terem participado do trote, e fugido, o que não deixa de ser um crime de omissão de socorro, foi ele quem jogou a gosma em Mariana. Ele foi o único que agiu, e nem mesmo o fato de ele ter em seguida salvado a vida de Mariana, pode safá-lo. A “sorte” é que o processo é lento e vai demorar pra chegar ao fim e, enquanto isso, Artur e Malu aproveitam para recolher provas de que havia alguém naquela noite armando pra cima deles.

O livro foi cedido em parceira com a editora Jangada e só posso dar os parabéns por essa edição maravilhosa! A capa ficou diferente do modelo das outras duas obras da Carol, mas não reclamo nem um pouco, já que combinou bastante com todos os artifícios encontrados no livro. Fiquei com medo de o número de páginas ser grande, como os outros, e acabar tendo uma parte de encheção de lingüiça, mas felizmente não foi o caso e pude devorar a história numa noite só, envolvida pelo clima de mistério misturado com a faculdade. E ah, também temos váaarias citações de cantores e músicas! Sou suspeita a falar do quanto gostei disso já que música + livro num lugar só é o meu fraco.

Com uma escrita objetiva e engraçada, Cabeças de ferro é uma obra que reúne suspense, romance, rancor, aulas, festas e amizade, todos os elementos pertencentes à transição entre a vida adolescente e adulta que tornam a leitura fluida e empolgante. Você não vai querer largar o livro até descobrir o que está acontecendo na universidade ponto sem nó!

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2016/09/cabecas-de-ferro.html

dhuly 02/10/2022

CDF
me apaixonei por esse livro,por essa história e pelos personagens !!!!
queria um final melhor por nico,e o triângulo amoroso me deixava com raiva,pq ela sempre mentia?
a história se passar em minas gerais foi oq mais me encantou,amei a escrita e sou fã da Carol Sabar .
o segundo lugar,é sempre o primeiro a perder !

Vitoria 03/01/2022

?O gênio, o crime e a loucura?
Eu gostei muito deste livro, confesso que no começo não esperava muito mas me surpreendi com a leitura. A personagem é bem nerd (fato que eu amei), sua relação com Nico é bem explicada e faz sentido apesar de tudo; simplesmente amo o Artur bad boy que conquistou meu coração e todo mistério relacionado ao crime é um enredo muito bom. Porém, apesar de ter amado o livro, achei que o final foi decepcionante, a maneira que o crime se resolveu foi legal mas aconteceu rápido demais, além (spoiler!) do casal principal não ter ficado junto no fim, o que destrói minhas expectativas como leitora. Em geral, o livro é excelente, super recomendo se você for nerd de plantão que gosta de friends to lovers ou enemies to lovers, porque o livro tem os dois. Quatro estrelas e meia pelo final aberto e pelo Artur fumar (eu particularmente não gostei).

Obs: eu amei o apelido de Geniazinha, o que eu não daria para alguém me chamar assim.

?-?Mas nós nos odiamos, afinal.
-Fale por você.?

laisthaller 09/12/2022

Gostei mt
Foi uma leitura mt boa, me prendeu do começo ao fim, com essa mistura de mistério e romance que me fez querer ler cada vez mais. Não acho q tenha sido um livro incrível, porém foi uma leitura mt confortável para passar o tempo e me surpreendeu bastante.

Juuh 26/10/2021

Favoritado
Esse livro é simplesmente perfeito, todo o enredo, todo o mistério, toda a reviravolta, o romance, a aventura... tudo nele é incrível.
Com certeza meu livro nacional favorito?
Eu amei a malu, o arthur, o nicolas.. amei o final, amei tudo, livro maravilhoso ??????

raquelarbigaus 04/04/2022

Simplesmente maravilhoso
No começo é meio paradinho, mas não desanima não, pois foi uma das minhas melhores leituras até hoje! Trama muito bem elaborada, muito bem escrito (parabéns, Carol!) e cheio de reviravoltas, me surpreendeu em vários trechos. Espero que tenha continuação. Perfeito, sem mais!

Theresa.Cavalcanti 08/04/2021

Primeiro contato com a autora, foi uma leitura ok.
Os personagens irritam um pouco e não gosto de final meio aberto. Todo mistério é interessante.

Joelma.Goes 29/07/2022

Desenvolvimento
A história é muito interessante mas faltou desenvolvimento nas relações entre os personagens. O final também deixou bem a desejar, no mínimo um epílogo seria ótimo. A parte da investigação foi bem surpreendente e foi o que mais valeu a pena na leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5