Rastros de Dor

Rastros de Dor Roque Jacintho

Resenhas -

Adri 11/04/2021

"Perdoar é esquecer o mal. E quem perdoa, esquecendo o mal e avivando o Bem, recebe do Pai Celestial, na simpatia na cooperação, o alvará de libertação de si mesmo, habilitando-se as sublimes renovações."

Uma das coisas que mais gosto em romances espíritas que mostram as vidas passadas dos personagens é como as histórias encaixam-se, como as pessoas reencontram-se e o laço que as une. Mais do que uma história de dor, sofrimento, assassinatos e vingança, "Rastros de dor" é uma história de perdão, recomeços e redenção.

Carina151 28/05/2019

Livro Rastros de Dor

Autor: Roque Jacintho

Romance Espírita

Editora @ideeditora

Rastros de dor nos conta a história envolvendo Manolo filho de Maria de Jesus e Fernando, a história é dividida em três partes .

Século XVI Espanha, século XVIII  espiritualidade e século XX Brasil.

Manolo ambicioso louco por dinheiro, para ter sua herança o mais rápido possível acaba se ligando ao padre Damião, ao qual deseja sair na vantagem com a Herança de Manolo.

Manolo acaba cometendo um crime para ter seu dinheiro mais fácil, colocando culpa em Domingues.

Domingues  jardineiro da família, fazia trabalhas espirituais homem de grande fé.

Mais Manolo não imagina que com este ato acarretaria a ele muitas mudanças e tristezas.

A história ocorre no plano terreno, no umbral e também no plano espiritual colônia .

História com grande aprendizado abordando temas como raiva, arrependimento,aprendizado, perdão entre outros.

Falam de vítimas que sofreram queimaduras no corpo.

Nos mostra como é belo o valor do Perdão, com o perdão podemos mudar a alma, deixando a pronta para uma novo recomeço.

Trechos a serem destacados.

A palavra final de cada homem é segundo a cabeça e o coração de cada um de nós. E, por maior que sejam a nossa ciência e a nossa aparente sabedoria, somos um grão de areia diante das manifestações do amor de Jesus, a favor de cada um de nós. .

Somente o trabalho no bem possui a força de nos transformar, fortalecendo os vínculos com os que se empenham em nosso auxílio.. #ler #livro #livros #expansaodaxonciencia #aprender #doutrina #rastro #dor #queimadura #ajuda #vida #consciencia #leitor #book #book #amor #caridade #espirita #espiritualidade #espiritualismo #cantinhodolivro

#parceria #literario #literaria #viver #paz #pazinterior #minas #minasgerais #saolourenco #bookinstagram

Obrigada amigos por sempre estarem aqui presentes.?
@ideeditora
Gratidão pela parceria.

KpopBrasil 01/06/2019

"Os maiores devedores sempre devem ser reconduzidos ao crivo de vida nova, para que resgatem e se redimam de todos os seus enganos!"
No livro é contada a história de Manolo, que é dividida em três partes.
A primeira parte se passa na Espanha, século XVI. Manolo é filho de Dom Fernando de Castilhos, o pai dele está muito doente, mas Manolo finge se importar, porque ele quer que seu pai morra logo para ele ficar com a herança e poder pagar todas as suas dívidas, além disso fica iludindo Isabel, sua amante. Maria de Jesus, mãe de Manolo, chama o jardineiro da família, Domingues, ele tem fama de curar as pessoas. Então Manolo faz uma oferta a Padre Damião e acaba cometendo um crime. E uma pessoa é condenada injustamente pelo Tribunal da Inquisição.

A segunda parte se passa na Espiritualidade, século XVIII. Manolo desencarnou e se tornou servo dos Vingadores, que era uma colônia espiritual. A colônia era povoada por farrapos humanos, que eram desligados do corpo físico depois de terem se rebaixado aos últimos degraus da perversidade. Lá, Manolo se reencontrou com pessoas que ele conhecia, como familiares e amigos. Alguns anos depois, todos se reuniram em frente a Caverna da Dor, onde eles voltariam para suas cidades e aldeias, onde deixaram algum desafeto, eles ia em busca de justiça.

"O fogo eterno há de devorar-lhe as entranhas!"

A terceira e última parte se passa no Brasil, século XX. Manolo ganha um novo corpo e pessoas que ele havia machucado anteriormente também recebem nova chance e reencarnam em um novo corpo. Agora eles tinham que viver um do lado do outro e deixar de lado qualquer barreira de dor e ódio, o que mais importava agora era as pessoas envolta que os amavam.

Rastros de Dor tem uma história incrível, o autor não fica enrolando nas páginas, ele é bem objetivo e direto. Eu não conseguia largar o livro, eu queria saber logo o que aconteceria nos próximos capítulos. O que eu achei mais interessante no livro é que ele mostra como é o processo de reencarnação. Primeiro a pessoa desencarna, depois mostra ela no mundo Espiritual e como é lá, e depois quando ela tem uma nova chance e recebe um novo corpo. Teve algumas partes na história que eu fiquei um pouco confusa, mas isso não prejudicou a leitura. Acredito que a mensagem que o livro quis passar foi, aonde nossas atitudes podem nos levar e que o perdão é algo fundamental para seguirmos em frente. Esse se tornou o meu livro favorito da editora, e recomendo ele para todos.

"Nem sempre somos chamadas a abrigar anjos em nosso lar. Também os que faliram e que trazem chagas abertas, resultantes de quedas espirituais espetaculares."

site: http://poeliterar.blogspot.com

Joyce 06/06/2019

Rastros de Dor
Nosso personagem principal é Manolo, filho de Dom Fernando Castilho.
Manolo é um personagem ambicioso que almeja a morte do próprio pai para receber logo sua herança.
Para isso se alia ao Padre Damião, um homem ganancioso cujo coração estar cheio de maldades.

Domingues é o jardineiro da família, tem fama de curandeiro e por isso é acusado de matar o pai de Manolo. O jardineiro foi levado então para o Tribunal da Inquisição e lá encontra Joana, a Rainha que foi taxada como "louca" depois da morte de Felipe, "o belo". Ela já estava num estado deprimente de tanto ser torturada pelo padre.
O sofrimento, a tragédia e toda nuvem de desgraça pairavam sobre o reino da família Castilhos.
Não vou me aprofundar muito na história, e sim na mensagem a qual o livro deseja passar.

A história em si fala da inquisição, um assunto desconhecido para muitos até o momento, ou seja, poucos conhecem com profundidade.
Uma história épica onde traz para o leitor não só um momento de reflexão sobre o período terrível da inquisição, como também nos leva a refletir sobre o perdão, o erros do passado e suas consequências.

" Havia sol lá fora.
Aqui dentro no entanto, tínhamos sombras.
Sombras no coração, sombras nas consciências!".

A história se passam em três tempos: século XVI na Espanha, século XVIII no plano espiritual e século XX no Brasil, mas não são misturadas , isso foi ótimo porque não atrapalhou a leitura.

Destinos e caminhos se cruzam e se descruzam na vida de cada um dos personagens e nos mostra que o ódio e o rancor não valem à pena, que sempre há tempo de perdoar e seguir com o coração limpo nesse plano terreno, para que não possamos sofrer consequências trágicas em outros planos futuros.
VOCÊS PODEM VER COMO FICOU O BOOK TRAILER DO LIVRO NO YOU TUBE.

site: https://pedagogaliteraria.blogspot.com/2019/06/rastro-de-dor-resenha.html

@diversidadeliteraria 01/07/2019

A obra é dividida em três partes, a primeira se passa na Espanha no século XVI, onde conhecemos a Joana e a sua problemática amorosa com o phelipe, esse não o conhecemos pois já adentramos a história com o falecimento o seu falecimento. Conhecemos também um filho, 2 amigos e um padre asqueroso, onde por ambição e trapaça eles dão início ao desenrolar de toda a trama da história.
Na segunda parte do livroa adentramos a questão espiritual do livro, visto que esse é um romance espírita, ele trás toda a questão da punição dos personagens que agiram de ma fé durante toda a sua trajetória de vida.
Por fim temos a 3 e última parte da história que se passa no Brasil com estes mesmos personagens, porem agora, estes estão reencarnados, sendo essa uma crença do espiritismo.

A obra foi bem escrita em relação a alguns personagens e na narrativa e detalhamento das cenas, porém senti falta de um aprofundamento necessario na personagem "Rainha Joana" no qual esta é apresentada na sinopse e não é muito desenvolvida no enredo, temos apenas a uma apresentação e explicacaobde sua problemática, apenas, não temos a oportunidade de conhece-la mais detalhadamente da forma que conhecemos os personagens secundários que nem aparecem na sinopse, ou seja, temos um aprofundamento em personagens secundários no qual não temos no personagem citado na sinopse da obra.

No geral a obra tem uma boa diagramação com folhas amareladas.

Bolsa da Becca 16/11/2019

A história começa durante o período da inquisição, a temida idade das trevas, que não foi negra apenas no plano terrestre.
Manolo, um jovem ambicioso e cruel, não via meios para alcançar seu fim, nada o impedia de atingir seu objetivo, tanto que foi capaz de matar o próprio pai para ficar com sua herança.
Acontece que sua ganância o cegou, e fez com que ele se aliasse às pessoas erradas, que não só o traíram como mandaram que o matassem.
Contudo, sua história não acaba nesse momento. Como se trata de um livro espírita, o ensinamento vai além, vai continuar com sua existência no umbral e alguns momentos no plano superior.
É o tipo de leitura para se refletir sobre. São várias pessoas interligadas em uma mesma história, e como suas vidas são atingidas a partir da decisão de uma única pessoa.
Um livro profundo, apesar de ter uma leitura muito rápida, pois os capítulos são curtinhos.
Agradeço demais a IDE por me permitir conhecer cada dia mais sobre a espiritualidade e os romances espíritas, que não se limitam à propagar um pensamento religioso (reitero que sou católica), mas a ensinar uma forma de existir.
Vale a pena conhecer a literatura espírita.

Rê Bastos 24/04/2022

Razoável
O livro se passa em três épocas, a vida de nossos personagens são contadas primeiramente na idade das trevas, onde existe muito ódio e muitas almas à evoluir. A segunda parte se passa no lado espiritual e como é sofrida e evolução dos personagens. A terceira e última parte de passa no Brasil onde vemos o resgate de todos, através de dificuldades, provas e expiações. Vemos que o perdão é fundamental para nossa evolução e que estamos em constante progresso.

É um livro bom, a forma como é narrado me irritou um pouco e podia ser mais emocionante. De qualquer forma a história é boa e vale a reflexão deixada.

lais.aaraujo 31/12/2023

Rastros de dor
Um livro romance espírito que nos mostra uma história de principalmente rancor e como procurar receber e promover o perdão! Que Jesus estará sempre amparando a nós independente das nossas atitudes e sempre estará lá para aceitar seus cordeiros novamente no rebanho

Marta 22/03/2024

O que dizer qdo vc apenas gosta da leitura ..e uma leitura edificante como a maioria dos livros espíritas...fala sobre a superação e o refazimento através das reencarnações...do amor de Deus por seus filhos que nunca desampara e sempre nos oferta uma nova oportunidade para evoluir pondo em prática o que aprendemos através do amor ao próximo, da resignação e trabalho humanitário