A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

@tigloko 09/07/2023

Como se lida com uma invasão alienígena?
Um livro com um começo bem dinâmico, até para os padrões da época. Muito frenético, sem perder tempo em estabelecer a ameaça dos Marcianos. E o perigo constante, o aspecto sombrio da invasão, elementos que não acreditei que se manteriam ao longo do livro, foram sempre colocados nos pensamentos de medo do protagonista e nos momentos de batalha até o fim.

Gostei das partes em que o autor trabalhou a desinformação durante a invasão. Mesmo levando em consideração a comunicação limitada, as pessoas escolhem não acreditar, ainda que com provas incontestáveis, é genial essas partes. Até a reação das autoridades ao caos é realista no livro.

Eu não enxergava como seria possível derrotar essa ameaça, tendo em vista o poder avançado dos Marcianos contra o armamento terrestre. Mas a sacada do autor, algo plantado desde o início da história, fez muito sentido com o que vinha sendo apresentado. Gostei do desfecho ser mais realista do que algo mais mirabolante, mesmo sendo uma ficção-científica.

Abaixei uma estrela pela segunda parte do livro, senti ela mais parada em relação a primeira. Mesmo assim gostei muito do livro.

Naienne1 07/07/2023

Compre um mapa para ler
Gostei do livro, mas achei que ia precisar de um mapa pra ler kkkk TEM MUITO LUGAR E TRAJETO, isso deixou um pouco arrastado pra mim.
O autor traz todo um clima de tensão que me convenceu 100%. O final me surpreendeu porque eu gostei demais, achei que faltando tão pouco para o livro acabar não teria uma resolução que fizesse tanto sentido, mas teve.

GIZ 06/07/2023

O livro traz uma história sobre invasão alienígena da terra. Uma leitura bacana, rápida, que nos leva a pensar em como reagiriamos se isso ocorresse de verdade. Como seria lidar com a prepotência humana dentro de um quadro tão adverso.

Mateo Vega 04/07/2023

Neh
Esperei pelo ápice que nunca chegou, esse final foi bem decepcionante...Mas recomendo a leitura há muitos pontos fortes...

Thalita 03/07/2023

Mais perdida, impossível
Esse livro é de 1898, e é importante lembrar que mundo era outro, praticamente não tinha carro, não tinha telefone, não tinha uma maneira rápida das pessoas se comunicarem?
Eu achei que isso deveria ter me dado uma sensação de desespero por não saber o que estava acontecendo ao redor, mas a sensação de estar perdida geograficamente foi a que mais me incomodou. E incomodou pra pior.
Eu não conheço Londres, não sei quais são as cidades em volta, não conheço o que fica perto do Tâmisa ou não, e todo livro é ambientado pra pessoas que tem esse conhecimento. O autor cita as localizações repetidamente, como se ele tivesse falando das ruas perto da minha casa.
Eu não tenho noção que cidade fica perto do que, e a citação de vários nomes de cidades e pontes e não mais o que, só foi me irritando mais e mais. Não tem descrições de nenhuma localização, nenhuma distância, não tem nada.
Eu até tentei abrir o maps e ir tentando me localizar, mas a terceira vez que eu abri o app em menos de 20 min foi o limite pra mim.
O enredo é interessante, mas eu não consegui aproveitar quase nada.

Maria.Batagin 02/07/2023

Ficção
Confesso que ficção científica não seja meu gênero preferido porém ler um livro escrito em 1898 e parecer ter sido escrito nos dias atuais me surpreende demais.

O Tolo de Amarelo 26/06/2023

Ler para jamais esquecer
Esse livro merece os elogios que coleciona. Tem um ótimo ritmo desde suas primeiras páginas, uma escrita direta ao ponto e momentos muito tensos.

É loucura total. A humanidade perdida em sua própria confusão enquanto os alienígenas devastam com tudo. O que pode dar certo pra nós?

O final também é impecável. Não esperava por essa.

gabytes 17/06/2023

Difícil de acreditar que o início da ficção sobre alienígenas como conhecemos hoje começou com esse livro, no final do século 19!
Numa época em que os primeiros carros a motor tinham sido inventados há um par de décadas antes...o principal meio de transporte ainda era o cavalo, e o único meio de comunicação instantânea a longa distância era o telégrafo.
Tudo isso torna a ambientação muito mais aterrorizante, pois se essas mesmas criaturas causariam facilmente a destruição da humanidade nos dias de hoje, imagina naquela época.
Achei interessante descobrir que o "design" dos tripodes não precisou ser alterada radicalmente pra causar mais medo, tanto no filme quanto em outras ilustrações modernas. A única diferença significativa nos tripodes do filme foi a habilidade de criar campo de força a sua volta (o que faz sentido considerando a evolução dos armamentos humanos).

Por fim, uma das partes que mais gostei foram as reflexões filosóficas a respeito do encontro entre duas civilizações com disparidade muito grande no avanço tecnológico, e a inevitabilidade do extermínio e/ou subjugação da civilização menos avançada. Isso aconteceu incontáveis vezes na História, não apenas na extinção de animais pela influência direta ou não do humano, mas até entre nossa própria espécie.
Isso só deixa mais claro os riscos de procurar por vida inteligente lá fora, na ingenuidade de achar que haveria uma troca de conhecimentos saudável...

Raiza 16/06/2023

Vale a leitura
Fiquei super imersa na leitura! Quem curte ficção científica ou o eterno assunto de invasão extraterrestre vai se identificar. Gostei do fato do filme mais atual não ter sido igual ao livro, porque pude me surpreender mais com a história do protagonista daqui. Apesar de não conhecer os mil lugares citados da Inglaterra, achei a descrição das situações tão bem feitas, que a experiência foi bastante gráfica pra mim, o que é ótimo quando você está lendo sobre perseguição de ets e fuga desesperada hahaa Aprovado :)

Hmen0n 14/06/2023

Uma batalha pela vida, e preocupação com o futuro, como tudo ficará se os marcianos são tão superiores?
O Artilheiro e sua sanidade louca, meu personagem favorito.
Um final anticlimático, mas a realidade também é as vezes, inclusive, já rolou algo bem parecido nas Américas. 4/5

Pierri 11/06/2023

Nhé!!
Achei que seria melhor!! Já vi cenas do filme, mas não tem nada a ver o livro com o filme. Li vários outros livros do autor, achei que esse seria o melhor por ter tido adaptação no cinema, mas me enganei!! Achei muito arrastado. É um escritor sem nome narrando os acontecimentos como ele e o irmão viram. Poucos diálogos, e nada de muito empolgante sendo contado, embora seja uma invasão alienígina!! Ele cita demais nomes de ruas, bairros localidades, desnecessário na minha opinião, não via a hora de terminar!!
EricaK 12/06/2023minha estante
Também estou lendo e achando a mesma coisa que você, muitos nomes de lugares, que para nós é desnecessário. Achei que seria mais empolgante.

Aline221 01/11/2023minha estante
É o segundo livro desse autor que eu tenho contato e cheguei a conclusão que a escrita dele não funciona pra mim.

Denise 08/06/2023

A primeira Invasão alienígena na literatura
Releitura desta que talvez seja a minha história favorita de ficção científica.

A primeira história de invasão alienígena, escrita no século XIX. É a base para todas as referências sobre o tema na cultura pop.

Muito bem escrito, narrativa fluida e bastante tensa, a gente mergulha junto com o protagonista na descoberta dos marcianos, no ataque dos tripods, na destruição total, na fuga das cidades e morte dos humanos.
Imaginar tudo isto acontecendo em pleno século XIX, o desenrolar da história faz total sentido, não é aquela ficção ?viajante?.

H.G.Wells é um mestre da ficção científica, um homem à frente do seu tempo, um verdadeiro visionário, que, na sua obra, traz reflexões pertinentes acerca da sociedade da época e do futuro da humanidade.

marcosvinni11 02/06/2023

O quase fim da Terra
Um ótimo clássico da ficção científica, que na verdade tá mais pra um survivor. A gente vê nosso protagonista (que não tem nome, o que acho muito engraçado) tentar sobreviver e nos dar um pouco mais de informações sobre os marcianos. Um dos motivos que o livro me passou uma tensão, é por se passe em 1901. É um passado muito distante onde ainda as forças armamentistas da terra recém começaram a caminhar. E ler que um humano está fugindo de um alien usando carroça, é um pouco engraçado haha.

Jhonny 01/06/2023

?A Guerra dos Mundos" de H. G. Wells é uma obra-prima atemporal que mergulha profundamente na imaginação e nos temores do leitor. Este romance nos transporta para uma era de descobertas científicas e uma crescente inquietude global. Com sua narrativa detalhista e uma intensidade emocional que perdura até os dias de hoje, o autor nos oferece uma visão aterrorizante de uma invasão alienígena implacável e os efeitos devastadores que ela tem sobre a humanidade.
Wells habilmente constrói a atmosfera sombria e opressiva do livro, transportando-nos para uma Inglaterra vitoriana vibrante, porém assolada pelo desconhecido. A narrativa em primeira pessoa nos coloca na pele do protagonista, um narrador sem nome, que testemunha os eventos cataclísmicos desencadeados pela chegada dos invasores marcianos. O autor descreve cada detalhe meticulosamente, desde a primeira observação dos cilindros marcianos aterrissando na Terra até a disseminação do terror à medida que os monstros mecanizados emergem para exterminar a humanidade.
O livro não se limita apenas aos aspectos técnicos da invasão. Wells usa sua habilidade como escritor para explorar a natureza humana em face de uma ameaça existencial. As reações das pessoas são variadas, indo desde o pânico e desespero até a resistência feroz e a busca pela sobrevivência. A medida que a narrativa se desenrola, o narrador encontra personagens fascinantes, como o padre desesperado, os soldados corajosos e os civis comuns, cada um lutando para encontrar sentido em um mundo que desmorona.
O que torna "A Guerra dos Mundos" tão marcante é a perspicácia de Wells ao explorar temas profundos e universais. A obra examina as consequências da exploração colonialista e da superioridade tecnológica, ao mesmo tempo em que questiona a posição da humanidade no universo. Wells faz uso magistral da metáfora da invasão marciana para refletir sobre a fragilidade da civilização e a capacidade humana de destruição. Ele nos confronta com a nossa própria mortalidade e o que significa ser humano diante de uma ameaça extraterrestre.
O estilo de escrita de Wells é eloquente e evocativo, evocando imagens vívidas em nossa mente e nos imergindo no terror e no caos da invasão. Sua narrativa detalhista e seu olhar penetrante para as emoções humanas nos envolvem completamente, nos mantendo à beira de nossas cadeiras enquanto testemunhamos o inevitável confronto entre a humanidade e os invasores implacáveis.
Em suma, "A Guerra dos Mundos" é uma obra-prima literária que continua a cativar leitores até os dias de hoje. Com sua combinação de suspense, imaginação e reflexão profunda, o livro nos convida a considerar nossa própria existência e a enfrentar nossos medos mais profundos. Esta história fascinante de invasão alienígena permanece uma das obras mais influentes e impactantes da ficção científica, uma obra-prima que nos lembra da nossa humanidade em tempos de adversidade e incerteza.