A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Makomon 24/10/2023

O Fim da Humanidade
Um bom livro de ficção científica, ainda mais sabendo da data que foi feito.

Ele possui poucos diálogos, sendo uma obra muito focada na descrição de todo aquele caos observado por um sobrevivente e, do outro lado do país, por seu irmão.

O desfecho embora simples é bem interessante e crível. Mas confesso que deixa um pouco a desejar.

IZAN4GI 21/10/2023

Assim como observamos as estrelas, eles também nos observam.
Mais um clássico que agora entendo sua fama, mas a história é boa, nada muito complexa. Apesar de limitada pela tecnologia disposta da época e da imagem que tinha em mente do filme homônimo de 2005, ao me desassociar desses percalços a história fluiu bem, salvo por algumas partes em que senti que a mesma enrolou de mais em situações não muito interessantes, e por se passar na Inglaterra, há a menção de muitas localidades da região, e como uma pessoa que não tem familiaridade nenhuma com o país, fiquei um pouco perdido no quesito ambientação. No mais, recomendo, uma história boa, apesar de trágica é uma leitura relativamente fácil.

Douglas Colácio 13/10/2023

Meu primeiro livro sobre alienígenas concluído e devo confessar... Eu gostei muito.
Apesar de tudo, é uma leitura enfadonha e cansativa, sobretudo por se tratar não de uma história fluída narrada em terceira pessoa, mas em primeira pessoa.
O livro é o relato de um sobrevivente, que por acaso era professor de filosofia, então ao mesmo tempo que a história se desenrola, o protagonista nos trás inúmeras reflexões existenciais, pensamentos sobre o desenvolvimento científico e uma análise da humanidade. Deve ter sido essa a intenção de H. G. Wells.
Deve-se considerar que Wells era um jornalista do final do século XIX, e que essa é a primeira obra a falar sobre uma invasão extraterrestre e nesse sentido ele foi pioneiro.
A demora na história a se desenrolar e mesmo as ações das pessoas e das forças de segurança a tomarem uma iniciativa, justifica-se porque naquela época as pessoas não tinham um pensamento dinâmico e acelerado como o nosso, que vivemos na era das comunicações.
De qualquer forma é uma boa leitura, eu me aventurei e não me arrependo.

snowkitty 07/10/2023

?Mas era uma daquelas criaturas fracas, sem orgulho, receosas, anêmicas, odiosas, cheias de artimanhas astutas, que não encaram nem Deus, nem os homens, que não encaram nem a si mesmas.?
Ele esculachando o vigárioKKKKKKKK, eu amo tanto esse capítulo.

Mari 04/10/2023

Incrível
Mais uma vez wells criando cada cenário mirabolante e reflexões profundas sobre o eu humano. Um final que não esperaria de jeito nenhum, de uma inteligência a frente do seu tempo.

luisa 03/10/2023

E no fim a verdadeira guerra foi dos marcianos contra as bactérias haha
Brincadeiras a parte, livro muito bom.
Se não curte clássico, não recomendo, pois a primeira metade do livro tem a leitura bem arrastada. Mas vale a pena chegar ao final.

Rafael.Fires 01/10/2023

A Guerra dos Mundos é muito diferente daquilo que vemos nos filmes.
Livro narrado pela ótica de um sobrevivente dos ataques, desde as observações das naves saindo de Marte, até os ataques que dizimaram Londres.
Não é uma leitura fluída, tendo vários trechos com uma narrativa arrastada e muitos detalhes que poderiam passar em branco.
Apesar de não ser um livro grande, H.G. Wells mostrou ao mundo porque esse livro é de grande importância para a literatura de ficção, narrando através de seu personagem principal como somos completamente incapazes de lutar contra uma ameaça extraterrestre, sobreviver meio ao caos e a desordem e como somos falhos e vulneráveis.
Obs: vale mencionar o escândalo de 1938, quando Orson Wells leu um trecho deste livro em seu programa de rádionovela, causando o caos e o pânico na cidade que acreditava estar realmente sendo atacada por alienígenas.

Alanna 30/09/2023

Derrotados por uma morte incompreensível, como toda morte é.
Peguei esse livro pra dar uma chance pro gênero, já que usualmente eu prefiro histórias com foco em personagem, não em construção de mundo. E man oh man, que viagem foi esse livro.

O primeiro 1/3 da história é arrastada, confesso que continuei lendo por teimosia. As descrições que o Wells faz do funcionamento das primeiras batalhas provavelmente são mais interessantes pra quem tem interesse em assuntos de guerra, eu mesma só comecei a apreciar o livro quando ele começou a descreve as consequências da guerra.

Adorei a descrição impessoal das notícias sobre um terror que era MUITO real pra quem viu de perto. A imprensa tende a reduzir a violência da guerra a números, como o autor mesmo diz "uma mistura grotesca de lucro e pânico".

Pra completar o último 1/3 do livro coçou uma parte da minha cabeça que só o desespero humano sabe fazer. A descida lenta pra um lugar entre a falta de lucidez e o violência inata do ser humano me fez subir um pouco a avaliação do livro.

Leitura muito rápida e fácil (e foi publicado em 1898!!!). Uma ótima pedida pra quem quer checar a sessão de ficção científica ?.

Gabriel1994 27/09/2023

A Guerra dos Mundos de H.G. Wells.
Mais uma obra escrita por H.G. Wells concluída.

A Guerra dos Mundos é um clássico da literatura e um clássico definitivo no gênero da Ficção Científica. É incontestável a inventividade e criatividade da mente de H.G. Wells nessa obra.

A maneira como ele furou a bolha, imaginou e criou a devastação e o caos por meio de uma invasão marciana foi uma ideia "loucamente sensacional", valorizo esse aspecto da genialidade do autor!

Os Marcianos de H.G. Wells são seres bem mirabolantes, ao mesmo tempo que, estranhos e bizarros. As descrições feitas desses seres esforça bastante o imaginário do leitor, pois é bem fora da casinha.

Talvez, para mim, o mais interessante da obra tenha sido o sentimento de tensão e "desconhecimento" que o começo do livro desperta no leitor. O início da narrativa é um convite agradável, porém enfraquece no desenrolar da história. Quando Wells descrevia os Marcianos, eu tentava imagina-los antes da ilustração chegar. Isso foi um divertimento.

Mas devo confessar que tiveram pontos de descontentamento durante a leitura, ou boa parte dela. A narrativa é cansativa, demorada, parada e isso a torna exaustiva na maior parte das vezes. A falta de diálogos colabora para esse chateamento durante a leitura.

Sobre a edição. Essa aba de "Introdução à obra" é uma verdadeira porcaria. Só serve para dar spoiler sobre a história, arrancar do leitor o brilhantismo do descobrimento e da surpresa pelo "novo". Poderia ser substituído por "Comentário sobre à obra" e colocado no final!

Mais um detalhe sobre essa introdução... é que ela revela a hipocrisia do Americano que a fez, quando este contesta o fato de Wells colocar como "o fim do mundo" o evento deste livro, sendo que ele se resume a Inglaterra (Wells faz um Google maps da Inglaterra nesse livro). O que é bem hipócrita (sendo repetitivo), dado o fato de que vem de um Americano. Afinal de contas, nos filmes hollywoodianos o epicentro da humanidade, no que diz respeito a "salvar o mundo", se resume a Nova York ou Washington D.C.

Mais uma pequena amostra da perca de tempo dessas introduções no início da obra (veja bem. Estou enfatizando a crítica desse tópico no INÍCIO de um livro. Não estou invalidando a utilidade de uma análise comentada sobre obras clássicas. Acho bem útil, mas não no começo de um livro).

No livro A Máquina do Tempo, sobrevivi mais tempo sem a leitura pesar na mente. Aqui, comecei a desconectar e me desinteressar cedo demais. O que me trouxe uma volatilidade na imersão da história, que me afastou de uma avaliação melhor no final da leitura.

Uma obra importante do gênero de ficção cientifica. Muito mencionada em outras obras e que valeu conhecer para ampliar o campo de livros lidos nesse gênero literário que venho gostando bastante.

Recomendo para quem gosta de clássicos e Sci-Fi.

Nota 3.0!
Leiturista 27/09/2023minha estante
O único que li do H.G Wells foi A ilha do Dr. Moreau, já leu ele??

Gabriel1994 27/09/2023minha estante
Ainda não li esse, mas pretendo ler. O Dorminhoco e O Homem Invisível são outras obras que quero ler dele.

Leiturista 27/09/2023minha estante
H.G Wells é clássico, tem diversas obras fantásticas

Gabriel1994 27/09/2023minha estante
Vdd ??

Felipe HQs e Mais 24/09/2023

Era uma vez Os Marcianos
Considerado um precursor das histórias de invasões alienígenas - incluindo aí conceitos como a beligerância dos visitantes e sua repugnância visual -, o livro descreve a chegada de Marcianos ao nosso planeta. Inicialmente considerado algo inofensivo, por conta de questões de gravidade e atmosféricas, a visita logo se mostra um plano de destruição da civilização. Wells muitas vezes compara os humanos a reles formigas, frente ao poderio dos habitantes de Marte. Muito mais do que uma ficção que imagina uma visita alien, 'A Guerra dos Mundos' apresentaum mundo apocalíptico, com as relações humanas postas de lado enquanto a sobrevivência humana é mais importante.

VK 99 22/09/2023

Visionário
Divide o lugar com Blade Runner no meu coração.

"Este mundo estava sendo rigorosa e atentamente observado por inteligências superiores. Enquanto os homens se aterefavam com suas diversas preocupações, eram examinados e estudados. Intelectos vastos, frios e insensíveis miravam este planeta com olhos invejosos, e lenta e firmemente traçavam planos contra nós" - primeira página resumida

Até agora, é a maior (mais incrível) introdução de um livro que já li.

Esse livro causa arrepios em qualquer pessoa ciente do mundo atual, não só por ter sido escrito entre 1888 e 1896, mas também por ter DITADO desde então a visão sobre os alienígenas, seja na realidade ou na ficção.
O impacto cultural dessa obra foi gigantesco e sem precedentes.
Hoje em dia, mesmo aqueles que não conhecem essa história, são influenciados por ela, porquê, arrisco dizer, todo filme sobre aliens segue o que Wells ditou naquela época.
Tornou o planeta Marte um sinônimo de alienígenas de forma definitiva. Até a cor do planeta tem uma explicação relacionada aos aliens nesse livro.
A tecnologia avançada que imaginamos que os aliens (se existissem) possuem, foi apresentada e detalhada aqui, com armamentos que ainda nem existiam na época que foi escrito.
O organismo alien totalmente original e detalhado, é simplesmente genial, e mais uma vez expôs a grandeza de George Wells na ficção.
E o fato das máquinas de guerra dos marcianos não possuírem rodas para se locomover sobre a terra, mas sim pernas robóticas altamente articuladas, se torna mais uma amostra do quão avançados são em relação à nossa civilização. Segundo Wells, nenhuma civilização realmente avançada utilizaria rodas como meio de locomoção por terra, pois é algo altamente primitivo.

Esse livro merece toda a admiração.

Uma curiosidade: o artista responsável pela versão ilustrada desse livro foi um brasileiro, do Rio de Janeiro.

Fernando642 18/09/2023

O Livro é O Clássico de Sci-fi
Pô cara, é muito legal ver como o HG Wells tava a frente de seu tempo cara. Vc vê muitos elementos fundamentais da ficçao científica já sendo trabalhados por ele dezenas de anos atrás.

Mas assim, o livro é bem tediante em uns pontos. O último terço dele é bem legalzinho, mas de resto é um pouco paradão. É simplesmente o cara fugindo do alien e pronto. Mas recomendo que leia e tire suas próprias conclusões, pois percebo que ele é um livro com bastante coisa para se analisar.

Raissa 18/09/2023

Muito bom!
Era só pra eu ter lido um pouco antes de dormir e acabei lendo durante a madrugada toda kkkkkkkkk. Curti muito a história e achei tudo bastante envolvente, porém, com a gama de informações que a gente tem hoje, o final acaba sendo bastante previsível. Acho que se eu tivesse lido na época de lançamento, teria dado 5 estrelas ?

Sidney.Santana 17/09/2023

"As formigas constroem cidades, vivem suas vidas, passam por guerras, revoluções, até que os homens decidem que elas tem de sair do caminho, e elas saem. É isso que somos agora. Formigas."