A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Rafael1366 09/04/2024

A GUERRA DOS MUNDOS
O livro tem uma história muito interessante e instigante, e em algumas partes te cativa a querer saber mais.
Obviamente já assisti ao filme, e a história apresentada no livro é bem diferente. Ambas tem seus pontos positivos e negativos.
O personagem principal do livro narra os fatos do futuro diretamente ao leitor, e, talvez por conta disso, pelo menos para mim, achei que existe um acúmulo excessivo de detalhes em diversas partes; detalhes que parecem não agregar em muita coisa, e que muitas vezes deixaram a leitura arrastada.
Além disso, existe muita citação recorrente a nomes de ruas, bairros e cidades da Inglaterra, e isso dificulta um pouco a leitura também.
No livro, diferentemente do filme, a trama é bem datada e não gostei muito da forma como a humanidade lida com a chegada dos marcianos, sendo essa pouquíssimo alarmada. Porém, aqui os extraterrestres são mais interessantes e tem suas características físicas e suas tecnologias mais exploradas.

Mayra Pinheiro 07/04/2024

Maçante...
A ideia é incrível e alguns pontos, como a forma que o autor consegue descrever as máquinas (tão pra frente da época) foi muito boa. Mas é uma narrativa entediante apenas de como o caos se instala em alguns lugares, com descrições mais precisas dos locais do que da história em si, e a forma como ficam depois. Não foca nos personagens, não tem desenvolvimento da trama, não se aprofunda nas intenções e no fim tudo se resolve num estalar de dedos. Pensei em desistir quase que em cada página.

Artur42 05/04/2024

Foca em dar um relatório da invasão marciana, mas acaba não se aprofundando em nada.

Até certo ponto do livro ele somente conta o que acontece, sem se aprofundar em nenhuma questão, como a situação das mortes, o horror causado na mente das pessoas, ou até a questão das destruições, que o livro até flerta mais vezes, porém só fica em falar que tal cidade tá de tal jeito, mas não vai muito além disso, ficando até meio maçante.

Já na parte final é onde começa a ser algo mais pessoal. Justamente quando o narrador se expressa mais com o leitor e externa suas perspectivas em meio a guerra. Ainda assim me gerou uma estranheza como algumas informações são passadas de forma abrupta, foram tão secas que eu nem senti, só aconteceram e foi isso. Esse sentimento foi parecido com o que senti na parte inicial, onde tinha um tanto de informação só jogada e sem muita evolução pra trama.

Hassan Jorge 03/04/2024

Uma obra da literatura mundial
O livro é maravilhoso. Ressalto o que digo sobre livros desse tipo, as pessoas querem ler, mas não observam detalhes simplórios, como o ano em que a obra foi escrita. O autor do texto é um dos principais autores da primeira metade do século XX. A obra em questão é magnífica e prende a atenção do início ao fim. Todavia, muitos questionam a linguagem ?difícil? do livro. A forma como o autor fala em primeira pessoa, depois muda de personagem e volta a falar em primeira pessoa. Cara, isso é maravilhoso. Prende a atenção. Vale a pena cada página.

Lau 02/04/2024

A guerra dos mundos?
Leitura obrigatória da escola
definitivamente ficção não é um gênero que eu simpatizo?
não consigo gostar

Natalia Reis 02/04/2024

Queria ter gostado mais
Começo essa mini resenha falando o quão fico admirada por um autor lá de 1800 e bolinha escrever sobre máquinas certo nível de avanço que não tinha na sua época. Gosto como a narrativa da história foi levada e como os capítulos são curtos e sempre terminam com um ponto de suspense para o próximo. Porém, muitas coisas me incomodaram e dentre elas duas que não posso deixar de pontuar. A primeira foi a forma que o autor falava o nome das ruas que os personagens passavam como se o leitor já tivesse pisado no local. Teve uma hora que desistir de pensar nas ruas inglesas e tudo se tornou um bairro qualquer da minha cidade kkkkk. Outra coisa que me chateou foi a guerra ter sido apenas Inglaterra vs aliens, o que não justifica o nome do livro.
Entretanto, como sempre digo, cada experiência é única. Logo, continuo indicando a leitura e a edição da Suma contém ilustrações belíssimas.

Tiago Kleparde 27/03/2024

Sociologia, biologia,historia e muito mais...
... você encontra por aqui!

Guerra dos mundos tras uma perspectiva de um mundo invadido por alienigenas, a premissa em si é rasa, mas o protagonista consegue nos trazer um relato dos acontecimentos de uma forma tão didática e dinamica que torna tudo muito empolgante

Eu recomento MUITO essa leitura, pro leitor que gosta de livros curtos, pro que gosta de romance. LEIAM

PatrAcia157 26/03/2024

Chato.
Meu Deus que livro entediante, eu pensei enquanto lia os primeiros capítulos que seria um livro bastante eletrizante, porém, estava enganada, foi maçante e o final ficou sem sentido, parece que o autor estava correndo para terminar.?

Julia 24/03/2024

Incrível como um livro de ficção científica publicado em 1897 consegue ser tão atemporal. As máquinas, os aliens, a tecnologia e o modo de vida soam estranho pra gente nesse momento, mas os sentimentos transmitidos poderiam ser os mesmos em qualquer época.

William.GouvAa 09/03/2024

Melhor que o filme
Como muitos devem sabe, o filme de mesmo nome, estrelado por Tom Cruise, foi inspirado no livro. Mas, o livro se passa no início do século XX. E foi isso que eu achei mais interessante. Naquela época não existia a tecnologia que possuímos hoje e ver como as pessoas precisam lidar com a invasão alienígena é o que te prende na leitura.

Danilo116 07/03/2024

Um milagre literário
Tinha lido dois livro desse autor e tinha odiado, porém esse é surpreendente por ser simplesmente bom, não ser cansativo e ter uma história,pasmem, interessante, além disso têm um universo que considero diferente de muitos o que é muito legal, principalmente por se passar antes da bem antes segunda guerra,ou seja,as tecnologias eram bem inferiores e qualquer coisinha é considerada super tecnológica,enfim minha única crítica é a parte final que é feita pra acabar logo,mas é inegável o plot e a trama é boa, recomendo
Ricardo 18/03/2024minha estante
Eu achei bem legal ler esse livro

juliarfs 25/02/2024

Não gostei :(
Fui muito empolgada pra ler esse livro, afinal, amo a temática de aliens e invasão alienígena, o que poderia dar errado?! Tudo.
Narrativa cansativa, sem profundidade e nada de novo ou chocante. Foi doído de ler até o final, não aconteceu nada que me prendeu.
Nem tenho muito o que falar, só não gostei.
Lerei outras coisas do H. G. Wells, mas quando eu for ler, vai ser com um pé atrás. A escrita é muito boa, mas a narrativa não entregou.

JAlia.Compan 24/02/2024

Sci fi bem feita
A Guerra dos Mundos é definitivamente uma das maiores referências quando falamos de ficção científica, e muito a frente de sua época!

É genial como o autor está sempre comparando o ser humano com outros animais em meio a uma grande crise. E pra mim, ficção científica boa é essa bem amarradinha e inteligente. Essa, no século XVIII, tem como base a teoria evolucionista, a bacteriologia que eram os assuntos da época.

Ansiosa pra conhecer outros trabalhos do autor.