A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Gustavo Rodrigues 10/01/2022

Terminar esse livro foi complicado demais. Se fosse menor, acho que eu teria abandonado. Não sou o senhor da razão, mas vou explicar o porquê de não ter gostado.

Ao ler o título ?Guerra dos Mundos? imaginei algo totalmente diferente do que o livro traz. Achei que o foco seria o combate entre humanos x extraterrestre, talvez sendo narrado por alguém que estivesse na linha de frente e tal. Massss, o livro conta a perspectiva de uma pessoa normal (e não um combatente), mostrando tudo que ela fez pra fugir dos Et?s.

Obviamente o personagem presenciou alguns combates e isso foi retratado, mas não da forma que eu esperava. Grande parte do livro é ele descrevendo que tá escondido, ou se locomovendo entre uma cidade e outra, ou contando as histórias que o irmão viveu (que eu tinha zero interesse em saber ?).

O autor se alonga nas descrições, e a leitura fica leeeeenta demais em certos momentos. Quase não tem diálogos, o que só piora a situação.

Enfim, pelo título imaginei uma coisa totalmente diferente. De toda forma indico a leitura, já que você pode ler e gostar. Vai na fé ?
Dani 11/01/2022minha estante
Huuummm! Acho que vou enrolar mais um pouquinho! Quem sabe uma leitura de final do ano? ?

Gustavo Rodrigues 11/01/2022minha estante
Esse aí você pode enrolar um pouco mais ??

Raquel.Santos 17/01/2022minha estante
Cara, estou enrolando para terminar. ?

Karol 09/03/2022minha estante
Assim como você, eu esperava mais desse livro. Porém ele ser narrado por uma pessoa comum não é o que mais me incomoda, acho que isso faz a gente se por mais facilmente no lugar do personagem, já que a maioria de nós somos pessoas comuns e não combatentes. Como assisti o filme do Tom Cruise antes de ler o livro também acabei achando ele arrastado e com poucas partes de ação e tensão. Mas no geral não é ruim, eu daria três estrelas.

Thalezito 27/03/2022minha estante
Você esperava que ele narrasse a história como um jogo de videogame? Os marcianos possuem uma tecnologia muito superior ao dos humanos, se ele fosse para o frente de batalha contra os aliens ele estaria morto em segundos. As descrições do autor servem para explicar a situação que o protagonista vive, rodeado de terror e medo, em face de um inimigo superior em todos os aspectos. Essa critica que você fez vem de uma mentalidade rasa, que espera que os livros tenham que seguir uma linha de narrativa similar aos filmes medíocres de ação hollywoodiano. Guerra dos Mundos é um clássico da ficção ciêntifica, com temas complexos e profundos, que tocam bem fundo no ego da sociedade britânica da época. A sua incapacidade de ver o brilhantismo dessa obra de arte apenas afirma seu valor como obra cultural.

Leanderson 29/03/2022minha estante
O livro tem mais de 100 anos, e dada a época em que foi escrito, H.G. Wells foi incrivelmente criativo e inovador, além de determinar o pilar para muitas futuras adaptações e histórias do gênero. Além de que ele entrega muito bem o que eu esperava a descrição de uma invasão alienígena do ponto de vista de pessoas comuns, e a aparente desolação dos seres humanos frente à uma ameaça implacável. Ele teve todas essas ideias de como a terra seria invadida numa época onde nem mesmo aviões e o conceito de robôs existiam. E acertou demais.
Não era uma história para perder tempo com romances bestas ou papo furado, se tratava de uma invasão repentina e sem aviso de uma raça incompreensível ao ser humano.

Emerson318 25/06/2022minha estante
Entendo. Mas a narrativa segue o estilo da época, aliás, era bem dinâmica práquelez dias.

Emerson318 25/06/2022minha estante
***práqueles dias; hj as pessoas vivem em outro ritmo. O livro parece arrastado, mas só é diferente

Inalda 08/10/2022minha estante
Assisti ao filme. Estou muito querendo ler o livro.

skuser02844 26/11/2022minha estante
Muito interessante seu ponto de vista, eu até concordo em alguns pontos com você, mas precisamos entender que ler esse livro mais de 100 anos depois que ele foi escrito, merece uma super chance de ser aceito para os dias atuais, o autor deve ser um viajante do tempo.??

Inalda 26/11/2022minha estante
O ano de publicação foi 1898 para a época está ótimo.

N.I.X. 15/08/2023

Uma obra-prima acessível a todos os públicos
Primeiro, uma curiosidade...
Um radialista estadunidense fez a leitura de A Guerra dos Mundos durante o Halloween e causou um surto coletivo, várias pessoas acreditaram ser verdade (mesmo que ele repetisse várias vezes que era fictício). Parte dessa histeria se deu pela linguagem de cunho informativa que o livro traz, muito parecida com um jornal.

Sinopse: este não foi o primeiro livro sobre marcianos, mas foi o primeiro em que marcianos não vieram em missão de paz ou como grandes salvadores. Além dessa premissa inovadora na ficção científica, toda a motivação dos alienígenas é posta em paralelo com a humana, não como forma de humanizá-los, mas como forma de nos demonizar.

Não dei 5 estrelas porque a diagramação foi horrível, parece que quem desenhou nem sequer leu. Marcianos devorando a cabeça de um humano? Nunca fizeram isso no livro inteiro. Fora que os desenhos por vezes aparecem antes mesmo do assunto ser abordado, dando spoilers irreais ou até verdadeiros. Mas, como não costumo baixar apenas por diagramação, não acho que essa seja a melhor obra de Wells pela alta carga descritiva, o que na verdade era uma característica importante considerando que se tratava de algo irreal.

Sobre as críticas que o livro recebem sobre atacarem apenas Inglaterra, sobre os marcianos serem burros para perderem para o ser mais insignificante etc., são minúcias importantes. Os marcianos eram tão prepotentes quanto a humanidade quando entra em um habitat novo e se acha imbatível. Fora que a Inglaterra era a maior potência bélica mundial. Por onde começar senão destruindo o maior perigo para eles?

Todas as nuances de Wells para a época, 1898, são perfeitas. Se esse livro fosse adaptado para a época de hoje, precisaria de grandes modificações para convencer.
Um dos pontos que mais gosto é a biologia empregada na obra, sendo os marcianos uma especie evolutiva derivada da espécie humana mas completamente diferente da nossa. E além disso, predadores naturais dos nossos parentes mais próximos em Marte.
Yulee Zin 15/08/2023minha estante
Essa história do radialista (quase xará de sobrenome do autor kk) é tão bizarra que tem até no livro didático da matéria de Comunicação do meu curso

Yulee Zin 15/08/2023minha estante
Ouvi a versão em português dessa radionovela, a cena da invasão parece um Plantão da Globo, não me admira os gringos terem caído

N.I.X. 15/08/2023minha estante
Pior que parece muito um jornal! Quem não gostar de ler jornal, vai odiar o narrador. Ele detalha tudo com muita precisão e objetividade (inclusive quando ele surta kkkkkkk)

N.I.X. 15/08/2023minha estante
E no final do livro tem a transcrição de uma entrevista que Orbn Welles e Herbet Wells participam falando sobre o ocorrido. A entrevista é de 1940

Yulee Zin 15/08/2023minha estante
Pena que na versão do box da Pandorga não tem a entrevista... Algum dia eu compro da Suma, mesma coisa com Drácula da Darkside

N.I.X. 15/08/2023minha estante
O triste é a diagramação e imagens da Suma. Tenho o box da pandorga tbm

Davi785 16/08/2023minha estante
Só me deu mais vontade de ler kkkk

N.I.X. 16/08/2023minha estante
Amigo, é muito bom! Na verdade, todos os livros que li dele são ótimos

Davi785 16/08/2023minha estante
Vou dar uma olhada depois, muito obrigado

Cristian 09/08/2021

Algumas impressões sobre Guerra dos Mundos de Wells (Livro e Filme)
Um scify histórico e que merece ser lido (principalmente por quem curte scify). Várias coisas ditas no texto são pequenas alfinetadas ao modo de vida humano que ainda possuem relevância - isso pra uma obra com 120 anos é muito bom! O timming do autor com os avanços do conhecimento científico da sua época são muito bons também, praticamente a invenção da noção de raio laser sem essa expressão.

Esta edição está muito bonita, com desenhos feitos para uma das edições antigas do início do séc. XX. O ensaio introdutório é excelente e fornece uma compreensão do contexto de escrita em que H G Wells estava, o que valoriza bastante o texto de Guerra dos Mundos, situando no seu tempo e estilo. O ensaio nos ajuda a perceber a relevância e impacto dessa obra no imaginário do séc. XX, e por que não, do nosso tempo ainda.

Uma sugestão para quem for encarar o livro é abrir o Google Maps para acompanhar a fuga do personagem pelas imediações de Londres, pois o autor escreveu para pessoas da Inglaterra, que conhecem bem a região, não imaginando que sua obra ganharia o mundo. Às vezes, ficamos meio perdidos com indicações de ruas, cidades colinas e lagos completamente desconhecidos. A editora bem que poderia fornecer um mini mapa como anexo, mostrando o percurso do personagem... Tá aí algo legal de se fazer e disponibilizar pra todos. Enfim, a experiência fica interessante se acompanhar o percurso, contudo, se você ignorar os lugares e só aceitar que o personagem segue daqui pra lá e adiante, também será legal (embora possa cansar de tantos nomes de lugares e ruas citadas). Mas siga em frente que é bacana.

Agora, há algo que incomoda mesmo, ao menos um pouco, para o nosso tempo (e pode ser cansativo para alguns leitores) é o estilo de narrativa que claramente arrasta um pouco a história e faz retomadas não muito relevantes para o desenvolvimento. Mas, é claro, não podemos esquecer que foi escrito no formato folhetim, isto é, cada capítulo foi publicado primeiramente em uma revista semanal, o que torna compreensível a realização de retomadas para que o leitor possa acompanhar a história sem que precise voltar à edição da semana anterior (nada diferente, se pensarmos assim, nas retomadas das séries de hoje).

Pra quem curte buscar filmografia de livros, a versão desse livro levada aos cinemas por Steven Spilberg é sem dúvida muito boa (com todos defeitos que a crítica sempre tem, algumas com razão). O filme não é exatamente a história do livro, pois o personagem é outro e encontra-se no EUA, enquanto no livro o personagem reside numa cidadezinha próxima à Londres. O filme é uma adaptação e uma atualização, pois a invasão ocorre nos dias de hoje e não em 1898 como no livro. Entretanto, para quem leu o livro, vai identificar vários elementos centrais da trama, seja no nome de um personagem que aparece, seja no comportamento dele. É divertido identificar essas semelhanças e diferenças com o livro. Se você não se importa muito com spoiler de trama, tenho a impressão de que ver o filme antes não tira a graça do livro.
Vanessa 09/08/2021minha estante
Gosto do filme, mas não tenho muito interesse pelo livro. Você já viu a minissérie de 2019?

Cristian 09/08/2021minha estante
Não conheço a minissérie! Vou catar ;)
Pois é, o filme do Spilberg é dinâmico, acho a atuação do Cruise boa, enfim, o filme me envolveu. Te entendo não se interessar pelo livro, acho que ele tem essa marca do tempo, uma obra de 120 anos que não acompanhou o estilo ágil de narrativa que nos cativa hoje pra esse tipo de tema... Gosto dele sobretudo pelo caráter inovador para sua época, mas de fato pode ser entediante em muitos outros aspectos se não se tem essa curiosidade meio historiográfica, kkkk! (admito, tenho prazer em ler umas coisas antigas, por serem antigas).

Andrea 30/08/2021minha estante
Eu vi o filme, curti na época, mas não o suficiente pra querer ler quando descobri que era uma adaptação. Diferente de A Máquina do Tempo, que eu tenho até medo de rever de tanto que amei (e, finalmente, tou com o livro pra ler. \o/)
Eu não ligo muito pra histórias "arrastadas". E gosto de ficção científica antiga pra ver como os autores imaginavam o futuro, dentro da realidade que eles viveram. Tipo, eu não esqueço um livro do Asimov que tinha gente vivendo fora da Terra, mas os dados eram salvos em fitas! Amei que no Guia do Mochileiro, o Adams já falava em e-reader e o livro é de 79!!! Tem coisa que envelhece muito mal, claro, mas acho a imaginação de muitos autores bem interessante.

Vanessa 30/08/2021minha estante
Vi A Máquina do Tempo faz tanto tempo que a única coisa que lembro do filme é aquela parte da lua toda destroçada no céu (a imagem me marcou muito).
Também acho muito doido como alguns autores conseguiram se aproximar tanto da realidade!

Andrea 31/08/2021minha estante
MEU DEUS EU AMO DEMAIS ESSA CENA!!! ??

Cristian 31/08/2021minha estante
Siiiim! Essa cena da lua destroçada é marcante e tragicamente linda ao mesmo tempo. Adorei ver esse filme de 2002, sobretudo porque, quando pré-adolescente, havia visto o antigo filme de 1960, por acaso na TV, e fiquei impressionado. A versão de 2002 melhora muito a narrativa e os efeitos visuais (que claramente eram pífios em 60).

Pois é, tbm curto scyfi antigo, kkkk, minha paixão por livros se deu com 20 mil léguas submarinas, do Verne, quando tinha 10 anos (e aí talvez só Freud explique o desejo compulsivo de reproduzir a experiência de leitura que foi, hahahaha!).

Adoro essas visões do futuro feitas antigamente, é como vocês disseram, tem coisas que envelhece bem, outras não, e outras surpreendentemente acertam o futuro (como o eReader do Adams, que vc lembrou Andreia). Show mesmo!

Arthur Peixoto 15/03/2021

Bom...
Um clássico... É notável reconhecer a qualidade da história escrita para sua época de origem, porém achei a leitura muito cansativa devido o grande número de palavras e expressões bem antigas, deixando a leitura mais difícil pra mim. A história em si é bem feita, mas creio que o detalhamento de coisas e lugares em excesso me cansou também.
Bruno 15/03/2021minha estante
Está datando o livro? ??

Arthur Peixoto 16/03/2021minha estante
Eu comprei de graça no Kindle, aí quis marcar a capa do que comprei, mas com os dados registrados da capa q li ano passado kk

Arthur Peixoto 16/03/2021minha estante
Pra depois excluir a outra capa, mas manter as informações originais

Bruno 16/03/2021minha estante
Estou dizendo no estilo do livro sobre histórias. Você datou o livro. Kkkk dizendo que pra época a escrita foi boa kkkk

Ata kkkkkk

Lewis vai me matar kkkk

Silas-sama 02/11/2022

Melhor que o filme
Sei que 0% de vocês meus amigos estão chocados com tal afirmação visto que quase nunca (10% generosos) uma obra cinematográfica supera a escrita, e com o Wells não foi diferente.

A narrativa em primeira pessoa do mc, até quando mudou de protagonista, visto que foi um livro escrito pelo mc, deu um toque especial, sem contar o desenrolar sombrio com muito suspense, porções generosas de desespero e insignificância. Frente a invasores simplesmente superiores que viam os humanos como insetos insignificantes, uau, nessa parte que a narrativa pegou de jeito, coisa que infelizmente, não existiu na obra com o Tom, se bem me lembro.

E é isso pessoal, a reviravolta nas últimas oq, 10 páginas? do livro, foi completamente inesperada pois além de esquecer do filme ksks, o desespero já tinha tomado conta de todos inclusive desse que vos fala. Foi adorável ver tudo ficar bem da maneira mais simplória e realista possível, um humor grosseiro, (quando vc lembra que a obra toda discorreu na ficção da vida marciana), quase um toque do divino.

Falando em extraterrestres e humor grosseiro, após esse peguei o grandioso Douglas Adams para ler KKK, supremo.
Jilpole 07/12/2022minha estante
Eu gostei sim do livro, porém achei o desfecho sem desenvolvimento, gostaria de ver a história mais aprofundada. Como você mesmo disse, é possível sentir o desespero e insignificância do ser humano, mas o final não teve a mesma emoção. Pelo menos essa é a minha opinião kkkkkkk

Silas-sama 04/01/2023minha estante
Entendi kkkk, sim, válida. Como vc gostaria de ver/(imaginou ser) um desenvolvimento aceitável?

Gostei do final kkk, achei o resultado brusco e talvez "sem emoção" um toque especial do Wells.

Jilpole 04/01/2023minha estante
Pode parecer meio estranho, mas a partir da metade do livro eu esperava um final dramaticamente triste! Explicando melhor, eu esperava que acontecesse aquela sociedade de que o artilheiro falava (se não me falha a memória, era ele que se referia a essa sociedade). Gostaria de ver a capacidade humana sendo colocada na posição dos animais que a anos escravisamos.
Sabe, como faz pouco que entrei neste universo da leitura, ainda não li um livro sem "final feliz". Apenas livros onde tudo dá certo no final, mas realmente me agradaria ver um final inusitado. O Ser Humano não está acostumado com a derrota, sempre esteve no poder. Na antiguidade, existiam os grandes poderes -como os reis e a realeza em geral- que dominavam o povo, e os ricos dominavam os pobres, e os pobres dominavam os animais. Até hoje é assim, e nós não conhecemos outra maneira. Por isso, eu gostaria muito de ver algo diferente, pois a narrativa diferenciada de Wells me surpreendeu de tal forma que me fez refletir sobre os atos da existência humana e me despertou a vontade de ver, por uma vez que seja, nós como humanidade sofrermos a consequência de nossos atos.
Mas, como disse anteriormente, gostei muito do livro, foi uma experiência e tanto para mim, uma iniciante nesse mundo kkkkkk me fez aumentar meu fascínio por ficção científica e alienígenas, e adorei a escrita, e quero ler outras obras do autor em um futuro próximo.

Silas-sama 05/01/2023minha estante
GENTE! Que comentário lindo! Bom saber que essa terra ganhou mais um, e com bom gosto ainda haha.

Gosto de ver livros com finais depressivos de vez em qnd kkk, 1 pra 15 talvez? Vou indicar-te uns depois, me lembra

Jilpole 06/01/2023minha estante
muito obrigada kkkkk é sempre bom poder compartilhar idéias

Vania :) 25/09/2009

Humanidade...
Cansativo, por vezes desinteressante.
No final, parece que vai ficar bom, mas o autor caí na mesmice e fica chato de novo. Apesar de tudo, não acho que tenha sido uma leitura inútil. Gostei da suposição de uma invasão de extraterrestres e da preocupação com o que se está fazendo com as outras criaturas existentes; no sentido de que as formigas, por exemplo, têm uma sociedade, uma organização, mas chega um humano e simplesmente destrói o formigueiro. Assim aconteceu com os marcianos, chegaram como se as pessoas fossem formigas (porém, neste caso, eram alimento) e destruíram tudo o que havia sido feito e organizado até em tão. Para pensar.
Wesley 22/05/2013minha estante
Não tanto pelo lembrete ecológico, mas o livro mostra o que o ser humano faz com o próprio ser humano tbem

Thaís Furlan 12/01/2016minha estante
Ótimo, não me sinto sozinha. A ideia é interessante, mas o autor narra tudo sem grande emoção, então a leitura se torna cansativa e pouco envolvente

Paulo.Cesar 10/02/2020minha estante
Concordo plenamente com vocês, galera! Leitura arrastada, sem muita emoção.

Luciano.Silva 17/04/2020minha estante
Tava me.sentindo mal de achar o livro chato. Já tinha lido outras obras do autor, mas esse tá arrastado e sem emoção. Ainda não terminei. Vou até o fim, não gosto de abandonar livro.

Gabriel1994 27/09/2023

A Guerra dos Mundos de H.G. Wells.
Mais uma obra escrita por H.G. Wells concluída.

A Guerra dos Mundos é um clássico da literatura e um clássico definitivo no gênero da Ficção Científica. É incontestável a inventividade e criatividade da mente de H.G. Wells nessa obra.

A maneira como ele furou a bolha, imaginou e criou a devastação e o caos por meio de uma invasão marciana foi uma ideia "loucamente sensacional", valorizo esse aspecto da genialidade do autor!

Os Marcianos de H.G. Wells são seres bem mirabolantes, ao mesmo tempo que, estranhos e bizarros. As descrições feitas desses seres esforça bastante o imaginário do leitor, pois é bem fora da casinha.

Talvez, para mim, o mais interessante da obra tenha sido o sentimento de tensão e "desconhecimento" que o começo do livro desperta no leitor. O início da narrativa é um convite agradável, porém enfraquece no desenrolar da história. Quando Wells descrevia os Marcianos, eu tentava imagina-los antes da ilustração chegar. Isso foi um divertimento.

Mas devo confessar que tiveram pontos de descontentamento durante a leitura, ou boa parte dela. A narrativa é cansativa, demorada, parada e isso a torna exaustiva na maior parte das vezes. A falta de diálogos colabora para esse chateamento durante a leitura.

Sobre a edição. Essa aba de "Introdução à obra" é uma verdadeira porcaria. Só serve para dar spoiler sobre a história, arrancar do leitor o brilhantismo do descobrimento e da surpresa pelo "novo". Poderia ser substituído por "Comentário sobre à obra" e colocado no final!

Mais um detalhe sobre essa introdução... é que ela revela a hipocrisia do Americano que a fez, quando este contesta o fato de Wells colocar como "o fim do mundo" o evento deste livro, sendo que ele se resume a Inglaterra (Wells faz um Google maps da Inglaterra nesse livro). O que é bem hipócrita (sendo repetitivo), dado o fato de que vem de um Americano. Afinal de contas, nos filmes hollywoodianos o epicentro da humanidade, no que diz respeito a "salvar o mundo", se resume a Nova York ou Washington D.C.

Mais uma pequena amostra da perca de tempo dessas introduções no início da obra (veja bem. Estou enfatizando a crítica desse tópico no INÍCIO de um livro. Não estou invalidando a utilidade de uma análise comentada sobre obras clássicas. Acho bem útil, mas não no começo de um livro).

No livro A Máquina do Tempo, sobrevivi mais tempo sem a leitura pesar na mente. Aqui, comecei a desconectar e me desinteressar cedo demais. O que me trouxe uma volatilidade na imersão da história, que me afastou de uma avaliação melhor no final da leitura.

Uma obra importante do gênero de ficção cientifica. Muito mencionada em outras obras e que valeu conhecer para ampliar o campo de livros lidos nesse gênero literário que venho gostando bastante.

Recomendo para quem gosta de clássicos e Sci-Fi.

Nota 3.0!
Leiturista 27/09/2023minha estante
O único que li do H.G Wells foi A ilha do Dr. Moreau, já leu ele??

Gabriel1994 27/09/2023minha estante
Ainda não li esse, mas pretendo ler. O Dorminhoco e O Homem Invisível são outras obras que quero ler dele.

Leiturista 27/09/2023minha estante
H.G Wells é clássico, tem diversas obras fantásticas

Gabriel1994 27/09/2023minha estante
Vdd ??

Nado 30/05/2020

Uma boa ficção
Boa história, bem desenvolvida e com certeza marcou muito na época de sua publicação. Não esperam a mesma história do filme com Tom Cruise que tem o mesmo nome. Recomendo a leitura.
Carola Shimoki 01/06/2020minha estante
Melhor do que o filme? Sempre quis ler, mas, fiquei bem com essa dúvida. Se seria parecido, melhor ou completamente diferente do filme.

Nado 01/06/2020minha estante
É melhor, mesmo considerando que no livro os personagens principais não são os mesmos.

Carola Shimoki 02/06/2020minha estante
Ual! E só agora que vi 4?

Cida.Avivamento 09/04/2021minha estante
Não estou conseguindo abrir o livro... Alguem pode mim judar por favor...

Djesniel 05/11/2019minha estante
Ah é bem melhor que isso kkkk

Alisson 06/11/2019minha estante
hahahahaha

Bella 01/12/2019minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Amanda 12/08/2021

Ficção de primeira
H.G. Wells não poupa talento na criação desse mundo ficcional em que a guerra com seres de outro planeta é o foco central. Mas além dos conflitos entre homens X marcianos o autor toma a liberdade de questionar a soberania do homem sobre tudo que os rodeia. De início, os cidadãos de Londres não se assustam com a chegada dos primeiros aliens; tem em mente que "aconteça o que acontecer nos sempre venceremos", porém se esquecem que não somos Deus, somos parte de um todo e nem sempre estamos no topo...
Nessa "pirâmide social" até mesmo o mais simples ser vivo tem o seu poder...
Um ponto característico da narração é o foco nas regiões de Londres: muitas descrições de localidades são tão específicas que provavelmenete somente alguém que conheça entenderá. Particularmente, esse ponto se tornou um atraso na minha leitura, acabando por não me envolver tanto nas transições que ocorriam na trama.
Obs.: o prefácio é muito revelador; sugiro ler após a narrativa.
Debora32 12/08/2021minha estante
Comecei a ler pelo prefácio mas desisti quando percebi isso kkk

Amanda 12/08/2021minha estante
Sacanagem da editora viu?! ?

Sim ?

Amanda 12/08/2021minha estante
Boa resenha ?? quais foram os outros livros que vc leu dele?

Debora32 12/08/2021minha estante
Obrigada!? Os outros que eu li foram: "A máquina do tempo", "A Ilha do Dr. Moreau" e "O Homem Invisível". Recomendo conhecer?

Obrigada ?

Vinicius39 09/01/2022

A Guerra dos Mundos
Vi comentários de leitores que tem como único prazer a leitura de entretenimiento e não por interpretação de um significado maior. Deram nota baixa ou falaram mal deste livro.

Neste caso desta história escrita em 1897, o enredo pode ter envelhecido mal em comparação aos avanços tecnológicos que hoje atingimos, todavia, quero ressaltar a grandiosidade da mente criativa de H. G. Wells. Os momentos descritivos sobre a aparência das naves, dos marcianos, a forma como se alimentam, as plantas vermelhas, etc, são um banho de criatividade.

Quanto à filosofia que permeia as possíveis consequências num caso extremo como o apresentado, são muito precisas e apuradas com uma realidade que vivemos há séculos.

Enfim, achei o final ótimo, e ainda digo: se você leu e não entendeu pelo menos a crítica final sobre como as pessoas se "reacomodaram", você não leu direto.

Você pode não concordar comigo, mas você está errado!! ?
Rita625 23/01/2022minha estante
Obrigada kkk a gente precisa aprender a ler os clássicos com a mente mais flexivel quando se refere ao enredo e levar muito em conta o período que foi escrito, ler esse livro tendo em mente o filme de Tom Cruise (com cenas de ação e tudo) é absurdo. Por que além de serem plataformas diferentes, foram escritas ou reescritas por quase 100 anos de diferença.
Óbvio que vão ter diferenças. Sim, o livro fica datado quando se refere aos avanços tecnológicos (no meu caso acho muito chamoso ler uma invasão no início do seculo passado e como as pessoas ser comportariam). Enquanto no filme por exemplo, a invasão seria transmitido na hora pela tv. No livro, é mandando cartas e demoram quase 1 semana pra todo mundo saber kkk Eu achei super interessante.

E é isso que você falou mesmo, os clássicos se tornam clássicos porque possuem uma mensagem muito mais profunda por trás do que a gente imagina e muitas vezes atemporal. Nesse livro, por exemplo quando li que é uma analogia escancarada ao Imperialismo no início do seculo XX, minha cabeça explodiu. Pq é genial a forma como H.G. Wells cospe na cara da sociedade inglesa e hipócrita da epoca.

Vinicius39 23/01/2022minha estante
Exatamente Ritinha... Acho que o que mais gostei também foi o detalhe ser uma invasão numa época com uma tecnologia muito aquém do que temos hoje...

Vamos aproveitar que temos a mente aberta e usufruir da escrita desses(as) autores(as) que nos deixaram trabalhos tão maravilhosos..

Já leu Octavia Butler? Tem uma obra dela em particular, Bloodchild, que é muito incrível o que a visão dela nos faz meditar.

Rita625 23/01/2022minha estante
Nunca li nao, mas vou colocar na minha lista.
Obrigada pela dica ;)

Andriola 07/09/2016

Eu adorei o livro.
Eriko.Bruno 08/09/2016minha estante
Quero... Me dá..??? :)

Andriola 08/09/2016minha estante
Kk ganhei de presente. . Asssim como vou ganhar O menino que desenhava monstros de uma certa pessoa rs

SoLinked 19/09/2016minha estante
Certa pessoa, é?? SUAHSAUSHAUH

@Estantedelivrosdamylla 30/06/2020

Bem, vamos lá ... @estantedelivrosdamylla
Quando eu leio um livro, independente de ser ou não um clássico da literatura, tento ser muito honesta, e com este não será diferente.

Meu primeiro contato com "A guerra dos mundos" foi na minha adolescência com o filme de mesmo nome, em que o Tom Cruise é o protagonista. Sempre gostei do filme, apesar de hoje em dia falarem muito mal dele Kkkkkk. Quando vi uma promoção do ebook fiquei muito interessada e comprei, coloquei na minha meta deste ano e finalmente o li.

O livro já começa cansativo, possui prefácio e uma introdução enormes (15% do livro) que dão alguns spoilers e contam detalhes repetitivos acerca do autor, como uma tentativa de já nos convencer que não estamos diante de qualquer obra mas de uma que se mostrou inovadora. Acho totalmente desnecessário tanta enrolação.

Quando começou (de vdd) o livro, eu achei bem legal e fácil a narrativa, porém com o decorrer foi se tornando chata pelo narrador ser muito detalhista quanto ao nomes das cidades da Inglaterra. No entanto ao me deparar com a ação, com os acontecimentos tudo se tornou mais fluido (a partir do penúltimo cap. Do livro 1).

Para não me estender mais ainda, venho dizer que recomendo a leitura, com todas essas ressalvas, pois levanta uma questão bem interessante ao final e nos faz ver durante todo o livro o nosso comportamento diante dos outros seres vivos mais fracos que compõem o nosso ecossistema.
Pedro.Henrique 01/07/2020minha estante
Com certeza um livro a frente de sua época e genial em sua mensagem, mas, senti o mesmo que vc, achei cansativo, como se a escrita do H. G. Wells não tivesse envelhecido bem :/

@Estantedelivrosdamylla 02/07/2020minha estante
Eu nunca li outro livro dele, mas pretendo ler "o homem invisível".

Pedro.Henrique 02/07/2020minha estante
Eu li uma hq da Vertigo que é adaptação do livro, o nome é O Ninguém, é legal

Cinara... 18/07/2020

"Antes de julgá-los com excessiva severidade, cumpre lembrar quanta destruição bárbara e total a nossa própria espécie perpetuou, não só contra os animais, como os extintos bisontes e dodós, mas contra as raças humanas ditas inferiores. Os tasmânicos, por exemplo, a despeito da sua conformação semelhante à nossa, foram varridos do mundo no espaço de cinquenta anos, numa guerra de extermínio travada pelos imigrantes europeus. Seremos, então, tamanhos apóstolos da misericórdia que nos possamos queixar se os Marcianos fizeram a guerra no mesmo caráter?"
Ari 19/07/2020minha estante
Ótimo grifo! Exprime o lado oposto da visão exploratória.

Cinara... 19/07/2020minha estante
Faríamos o mesmo não é? Aliás já fazemos haha

Ari 19/07/2020minha estante
De maneira clara e consciente.