A guerra dos mundos

A guerra dos mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Vih Vargas 20/07/2022

Genial
Fiquei encantada com esta história.
Já havia assistido o filme, porem o livro é completemente diferente!
Achei impressionante a riqueza de detalhes e a imaginação do autor com relação a vida fora da terra, ainda mais considerando o período em que o livro foi escrito!
Achei sensacional analisar uma história de ficção científica e invasão extraterrestre sem ser nos Estados Unidos, sem uma população com meios de comunicação eficientes e principalmente sem uma sociedade com recursos, conhecimento e armas modernas. Com pessoas sem recursos e fugindo a cavalo de aliens. Me pergunto porque a adaptação do cinema não seguiu assim também.

Achei uma narrativa rápida, reflexiva e bem completa.
Excelente para quem quer iniciar neste mundo de ficção científica.

Amanda 12/08/2021minha estante
Boa resenha ?? quais foram os outros livros que vc leu dele?

Debora32 12/08/2021minha estante
Obrigada!? Os outros que eu li foram: "A máquina do tempo", "A Ilha do Dr. Moreau" e "O Homem Invisível". Recomendo conhecer?

Amanda 12/08/2021minha estante
Obrigada ?

Marcelo 04/08/2021

Coloca o filme no bolso...
A forma que o livro conta a historia é bem bacana, e completamente diferente do filme. Duas passagens me chamaram a atenção, a primeira mostrando a fuga em massa das pessoas, onde vários carregavam os mais diferentes objetos, mostrando todo o apego material das pessoas mesmo na hora do desespero. E também o cárcere que o personagem principal passou junto com o padre, onde este convívio os levam quase a beira da loucura... Incrível o livro, recomendo a leitura.

Mael 19/03/2021

Clássico que não deixa de ser atual
Uma ótima leitura super que recomendo é um clássico e qualquer observação a ser feita sobre o livro não se valeria tendo em mente o ano em que foi escrito, e ainda surpreender em vários aspectos impressiona. É uma leitura até que simples uma palavra ou outra de contexto mais complexo ou retrógrado, falta de diálogos torna as vezes a leitura monótona, o excesso de descrições o mesmo que torna imersivo o livro também torna fadigante. Mas não deixa de ser uma boa história pecando somente pela dinâmica mas com uma fabulosa desenvoltura promete levar sua cabeça para longe e até por que não dizer: fazer se imaginar na situação do protagonista em uma situação similar, em um futuro mais moderno com outro cenário...

gabytes 17/06/2023

Difícil de acreditar que o início da ficção sobre alienígenas como conhecemos hoje começou com esse livro, no final do século 19!
Numa época em que os primeiros carros a motor tinham sido inventados há um par de décadas antes...o principal meio de transporte ainda era o cavalo, e o único meio de comunicação instantânea a longa distância era o telégrafo.
Tudo isso torna a ambientação muito mais aterrorizante, pois se essas mesmas criaturas causariam facilmente a destruição da humanidade nos dias de hoje, imagina naquela época.
Achei interessante descobrir que o "design" dos tripodes não precisou ser alterada radicalmente pra causar mais medo, tanto no filme quanto em outras ilustrações modernas. A única diferença significativa nos tripodes do filme foi a habilidade de criar campo de força a sua volta (o que faz sentido considerando a evolução dos armamentos humanos).

Por fim, uma das partes que mais gostei foram as reflexões filosóficas a respeito do encontro entre duas civilizações com disparidade muito grande no avanço tecnológico, e a inevitabilidade do extermínio e/ou subjugação da civilização menos avançada. Isso aconteceu incontáveis vezes na História, não apenas na extinção de animais pela influência direta ou não do humano, mas até entre nossa própria espécie.
Isso só deixa mais claro os riscos de procurar por vida inteligente lá fora, na ingenuidade de achar que haveria uma troca de conhecimentos saudável...

Henggo 23/06/2022

Clássico cansativo
O melhor de tudo é a pura questão da ficção científica, o conceito em si. Contudo, ao meu ver, até isso foi soterrado pelo excesso de descrições e de divagações. Compreendo que a narrativa fica mais num olhar intimista sobre os eventos. Mesmo assim, é intimista DEMAIS, descritivo DEMAIS, moroso DEMAIS. O que poderia ser mais dinâmico, virou para mim um diário especulativo, meio lírico, sobre o fim do mundo. Fantástico como obra clássica da literatura, porém, maçante para quem esperava algo diferente - ainda mais tendo crescido com os filmes e outras mídias baseadas nesta obra.

Leo 14/12/2023

Um super clássico da ficção científica, com muito suspense e um pouco de terror. Vale a leitura para quem gosta dos livros que inspiraram outros livros.

Joao_Allef 31/01/2023

Sou muito fissurado com questões e narrativas acerca de ficção científica, principalmente quando envolve conflito entre raças ou catástrofes subumanas. O que eu amo dessa obra é justamente o que mais criticam, que é o final e a forma como tudo se resolveu de uma forma bem plausível, mas mesmo assim, inesperada para quem curte massacres.
Acho incrível, tambem, a contagem dos fatos pela perspectiva do autor e como ele se enquadrava em cada situação mostrando alguns fatos mesmo de forma parcial. Foi bastante instigante.
Nadson Cauã 31/01/2023minha estante
Acho que tu que você ia gostar de Octavia E. Butler

@rafadeodato_ 31/01/2023minha estante
Menino adorei essa resenha. Vou adicionar na lista

Flávio 23/05/2021

Para os amantes da ficção científica, um clássico muito bom. Um livro atemporal.

Sid 14/01/2022

#MLV2022 - Grupo Guerrilha - Missão 2: Leia um livro de um(a) autor(a) que te decepcionou na última experiência

Minha última experiência com H. G. Wells foi com 3 contos que não me marcaram muito, então decidi pegar um romance completo e que bom que eu fiz isso.
Achei incrível como a situação da invasão é descrita e como as pessoas reagiram. A conclusão foi muito boa, mas acho que eu esperava mais kkkkk. De qualquer forma foi outra ótima surpresa dessa maratona.

prof.vinic 27/10/2009

Outra história
Para quem só conhecia o enredo do filme (vi os dois principais), este livro é completamente diferente. Não digo nem pelo local onde ocorre a invasão, pois já sabia que não era nos EUA mas sim no Reino Unido. A história é outra mesmo, exceto o detalhe da morte dos marcianos todo o resto é bem diferente. Achei o livro mais sombrio, existe uma crítica social aí, repararam que apenas os pobres e os de mentalidade fraca e entreguista que morrem? Entendi isso como um alerta à humanidade, não creio que seja por causa de uma invasão alienígena, porém acredito em nossa autodestruição! Recomendo a leitura, com certeza.

Nazrat 30/11/2021

Precursor
Esta obra é realmente especial, as descrições dos marcianos, seus maquinários e tudo mais, além da planta vermelha, é impressionante, ainda mais se considerarmos quando foi escrito! Realmente muitas das bases de ficção científica podem ser vistas aqui e a leitura é muito fluída, realmente H. G. Wells, era um mestre nesse tipo de narrativa!

Camis Morket 22/05/2020

A guerra dos mundos
A guerra dos mundos, de H. G. Wells, é um livro sobre alienígenas em que eles quase não aparecem, me decepcionou um pouco.
O livro se passa em Londres no século passado, onde não existia quase nenhuma tecnologia na época. Ai do nada cai algo do céu e como ninguém sabe o que aquilo é ficam curiosos e vão tentar descobrir, nisso descobrem que são seres de outro planeta que querem fazer sabe se lá o que com a Terra.
O protagonista narra a visão dele e em algumas partes de seu irmão na fuga contra os alienígenas, mostram como conheceram alguns outros personagens e como fugiram juntos.
O livro mostra muito pouco esses seres de outro planeta, não consegui ver um propósito neles, o livro focou bem mais na fuga que para mim não vi nada de muito interessante.
Li a obra toda porém parecia tudo repetitivo, cansativo e sem nenhum tipo de aventura mais interessante, a leitura foi tão arrastada que não consigo nem lembrar se o protagonista falou o próprio nome. Não achei a escrita do autor ruim, apenas a história que não teve nada demais, ainda pretendo ler mais livros dele, porém esse não consegui me conectar.

site: https://instagram.com/bibliotecadederry/

nico 01/08/2022

inovador
esse livro é essencial pra quem gosta de ficção científica

a primeira coisa a se notar é o choque de realidades entre uma Europa no final do século XIX e a chegada de alienígenas, muito interessante o fato das pessoas praticamente não acreditar no que estava acontecendo até eles chegaram cara a cara, devido a tão completa falta de conhecimento geral

hoje é tão diferente, é muito interessante ver o quanto a existência de filmes e livros de ficção científica de tão fácil acesso ou até na maior divulgação de descobertas científicas (principalmente depois dos anos 60) teve tamanha influência no que se fala hoje sobre vida fora da terra

esse livro é verdadeiramente um marco para esses pensamentos (ainda mais quando se pensa na adaptação de Orson Welles) e que foi uma libertação da imaginação em se poder pensar em coisas tão fora da nossa realidade cotidiana

enfim, é preciso ler esse livro com essas ideias em mente

recomendo demais pra quem gosta de livros de primeiros contatos

Lady.Metatron 19/11/2021

Um clássico
A primeira vez que li este livro foi em 2017, quando estava iniciando o meu gosto pela leitura. Achei-o fascinante e bem desenvolvido, ainda mais que eu já era fã da adaptação feita pelo Spielberg (que pasmem, é a mais fiel a proposta do livro dentre outras que já tiveram) e nesta releitura, quatro anos depois, o sentimento continua o mesmo. Uma história empolgante e simples, que não mostra apenas os alienígenas, mas como os seres humanos são em situações de extremo estresse, além de uma profunda reflexão sobre como nós nos acostumamos com nossas vidinhas simples e corriqueiras. Um clássico da ficção científica.