A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Suzana.Kawai 05/02/2023

Os primórdios do fim do mundo
Contada em um programa de rádio, "A guerra dos mundos" distribuiu o pânico entre os americanos. Eles ignoraram os alertas para obra de ficção e saíram desesperados às ruas, crentes de que seu país fora invadido por marcianos. Ora, claro que sempre tive curiosidade de ler um livro com tamanho potencial.
Na história de Wells, a invasão marciana ocorre na Inglaterra, em Londres e arredores, não nos EUA. Como o protagonista narra as memórias do que viveu naqueles dias, já no primeiro terço de leitura, só me importava saber como a humanidade conseguira se livrar dos tais alienígenas.
Leitores do século XXI como nós, sobreviventes de uma pandemia e fãs das histórias apocalípticas de zumbis, não chegarão a se surpreender com as imagens de destruição urbana e ambiental ou do caos. As várias cenas de fuga nos farão lembrar de Atlanta (The Walking Dead), New York (Eu sou a lenda) ou The last of us (Boston?). Se você, como eu, curte essas histórias, vai gostar de conhecer um dos pilares dessa tradição.
Obrigada, H.G.Wells.

Amanda 12/08/2021

Ficção de primeira
H.G. Wells não poupa talento na criação desse mundo ficcional em que a guerra com seres de outro planeta é o foco central. Mas além dos conflitos entre homens X marcianos o autor toma a liberdade de questionar a soberania do homem sobre tudo que os rodeia. De início, os cidadãos de Londres não se assustam com a chegada dos primeiros aliens; tem em mente que "aconteça o que acontecer nos sempre venceremos", porém se esquecem que não somos Deus, somos parte de um todo e nem sempre estamos no topo...
Nessa "pirâmide social" até mesmo o mais simples ser vivo tem o seu poder...
Um ponto característico da narração é o foco nas regiões de Londres: muitas descrições de localidades são tão específicas que provavelmenete somente alguém que conheça entenderá. Particularmente, esse ponto se tornou um atraso na minha leitura, acabando por não me envolver tanto nas transições que ocorriam na trama.
Obs.: o prefácio é muito revelador; sugiro ler após a narrativa.
Debora32 12/08/2021minha estante
Comecei a ler pelo prefácio mas desisti quando percebi isso kkk

Amanda 12/08/2021minha estante
Sacanagem da editora viu?! ?

Debora32 12/08/2021minha estante
Sim ?

Clari.Monise 01/12/2022

Eu gostei bastante desse livro, ele tem um começo bacana e um final muito mais bacana ainda. O único problema e o meio. Algumas partes se tornam um pouco arrastadas e repetitivas mas dá pra passar sem traumas. Eu não previ o final mesmo ele tendo sido citado de leve um tanto antes do fim, mas tbm não fico criando teorias sobre as história que leio. Eu recomendo sim, como um livro de vanguarda se saiu espetacularmente bem!

Isis.Borges 01/02/2021

o começo do fim
Já comecei passando raiva com o prefácio e introdução que são cheios de spoiler.
O primeiro capítulo é sensacional, depois foi perdendo o fôlego e ficou desinteressante.

Não deixa de ser uma obra-prima, o primeiro livro escrito sobre invasão alienígena, por isso, mesmo não sendo um 5/5, eu recomendo a leitura.
gabriel 17/05/2021minha estante
Os spoilers na introdução e no prefácio me deixaram puto.

Vanessa1520 27/04/2022

Genial!
Eu amo livros clássicos de sci-fi pq os escritores sempre prevêem algo super legal para o futuro, e acabam sendo coisas que eles nem chegaram a ver por não estarem vivos na época.
Guerra dos Mundos, para mim, tem uma história muito mais completa do que O Homem Invisível. E as ideias desse livro... ?
Ele escreveu em 1880 e poucos e já previa que em algum momento a humanidade começaria a se organizar para mudar para um planeta vizinho.
1880 e ele dizendo "em um momento o nosso planeta ficará inabitável".

Eu amo ficção científica! Fico com um crise existencial por saber que não vou viver coisas que acontecerão no meio científico no futuro, mas amo demais.

Leiam, gente! Vale super a pena a leitura. Wells foi genial!

Alan kleber 18/05/2023

Uma Odisseia Extraterrestre
Desde os primórdios da literatura, a humanidade tem sido fascinada por contos de invasões alienígenas, em que seres de outros mundos desafiam nossa compreensão e nossa noção de superioridade. H.G. Wells, com sua icônica obra "Guerra dos Mundos", imortalizou-se como um mestre na criação desse subgênero, deixando um legado literário marcante que transcende gerações. Nesta resplandecente obra, Wells desvenda as camadas mais profundas do nosso ser ao confrontar-nos com a possibilidade avassaladora da destruição eminente e a vulnerabilidade de nossa existência perante uma força alienígena imparável.

Publicado em 1898, "Guerra dos Mundos" nos transporta para um futuro incerto, onde marcianos astutos e superiores tecnologicamente invadem a Terra com suas máquinas de guerra invencíveis. Wells demonstra sua habilidade em criar uma atmosfera de suspense e pavor, pintando um cenário desolador, onde cidades são devastadas, a população é aniquilada e a civilização humana é reduzida a uma mera sombra de seu esplendor anterior. Com uma prosa hábil e eloquente, o autor nos mergulha em um turbilhão de emoções e reflexões profundas sobre nosso lugar no cosmos.
A beleza da escrita de Wells reside na sua capacidade de transmitir, com maestria, a angústia existencial da humanidade frente ao desconhecido. O autor explora temas universais como a fragilidade da vida, a insignificância de nossas conquistas e a inevitabilidade do confronto com o infinito. Através de uma narrativa meticulosamente detalhada, ele nos obriga a questionar nossa própria arrogância e a ilusão de controle que tão frequentemente nos engana.
Ao longo da obra, testemunhamos a desintegração gradual dos alicerces da sociedade humana e a emergência de uma nova ordem mundial, na qual a sobrevivência individual assume um valor incalculável. Em meio ao caos, acompanhamos o protagonista, cuja identidade nunca é revelada, enquanto ele luta para se manter vivo e testemunha de perto o terrível poder dos marcianos. Essa perspectiva pessoal, quase íntima, nos permite experimentar a amargura do desespero e a resiliência da natureza humana diante da adversidade.
Embora "Guerra dos Mundos" seja amplamente conhecido por seu enredo cativante e pelo impacto visual que influenciou gerações posteriores de filmes e literatura, é importante ressaltar que a obra transcende o simples entretenimento. Ela nos desafia a repensar nossas concepções sobre a existência, a sobrevivência e a nossa posição como seres sencientes em um vasto e desconhecido cosmos.
No coração deste romance, encontramos uma metáfora poderosa que ecoa em cada página: nossa resiliência como espécie e nossa incessante busca por significado em um universo aparentemente indiferente.

FalaLud 07/05/2020

A história é narrada em primeira pessoa por uma testemunha ocular da invasão dos marcianos à Terra. Fiquei um pouco entediada, porque o autor passou mais da metade do livro descrevendo o grande êxodo das pessoas, o desespero e a confusão tanto do ponto de vista dele quanto do irmão dele, que estava em outra cidade. O próprio narrador se desculpa por essa descrição prolixa (o que eu achei o máximo).
A leitura ficou mais interessante pra mim perto do final. O autor faz uma analogia sensacional entre a invasão marciana e a nossa relação com os animais: por sermos inferiores intelectualmente, fomos submetidos à raça superior.

Jonas incrível 19/07/2020

Interessante
Uma ficção marciana digna de filme. Tem um texto simples e um embasamento meio que plausível para os acontecimentos. O medo dos ETs já vem de longas datas.

Ivan.Paiva 15/06/2021

Curiosidade. É a primeira vez que um livro me desperta tamanha curiosidade. Apesar do ritmo lento e arrastado que a história segue não dá pra ficar a cada página mais curioso pra saber o desenrolar da história.
A história demora para engatar e as vezes dá uma certa raiva pela passividade dos personagens em meio aos acontecimentos ( acho que provavelmente faríamos igual em situação parecida).

O livro é bom e inspirou o filme de mesmo nome com Tom Cruise, porém são poucas as semelhanças entre os dois.

Três estrelas e meia são justas para o bom, mas não extraordinário A guerra dos mundos.

Daniele522 30/10/2021

Guerra dos mundos
A historia em si é interessante, entretanto não gostei muito da escrita do autor. Enquanto alguns trechos são excessivamente descritivos, outros não são, deixando interrogações.

Fernanda.Xavier 18/08/2020

A Guerra dos Mundos- Livro x Filme

A História traz a invasão do planeta terra por alienígenas extremamente sagazes, possuidores de máquinas assassinas, os tripods.

O protagonista precisa sobreviver, ele vivencia diversos ataques dos marcianos e luta pela vida, se escondendo inclusive com um padre que encontra no caminho e que vai acabar enlouquecendo, colocando a vida dos dois em risco.

No meio de tudo isso ele se desencontra de sua esposa e não sabe se conseguirá encontrá-la com vida algum dia.

Foi adaptado várias vezes para o cinema, só vi a adaptação do Steven Spielberg, com o Tom Cruise e a Dakota Fanning e sou apaixonada, super recomendo.
A adaptação possui muitas semelhanças com o livro, porém é bem mais emocionante, já que nela o protagonista tem que fugir levando seus dois filhos consigo, o que gera mais dramaticidade e me fez gostar mais dela que do livro, rara excessão em que isso acontece comigo.

site: https://www.youtube.com/watch?v=ieOTHE7HNeg&lc=UgyeE6_F2SRWk2YDpr94AaABAg

ArthurmalariA 01/06/2023

A Guerra dos Mundos, escrito por H.G. Wells em 1898, conta a história de uma Londres invadida por alienígenas numa época em que pouco se falava ou sabia a respeito de alienígenas. Diferentemente dos dias atuais, nos quais histórias envolvendo naves espaciais e acontecimentos muitas vezes giram em torno dos Estados Unidos, "A Guerra dos Mundos" se passa na Inglaterra. Essa mudança de cenário proporciona uma perspectiva fresca e nos leva a um ambiente diferente do habitual.
Os pontos fortes do livro residem em várias áreas. Primeiramente, as descrições detalhadas realizadas por Wells são notáveis. Ele consegue retratar a invasão alienígena de forma vívida e imersiva, sem nunca se tornar tedioso. O autor nos transporta para o meio do caos e da destruição, mantendo-nos envolvidos com a trama. Outro destaque é a jornada do protagonista. Acompanhamos sua luta pela sobrevivência e testemunhamos seu crescimento e desenvolvimento ao enfrentar os invasores. Essa evolução do personagem nos envolve emocionalmente e nos faz torcer por ele. Outro ponto que merece ser mencionado é o desfecho criativo apresentado no livro, sem entrar em detalhes para evitar spoilers (mas se você já viu o filme, sabe do que se trata). Wells surpreende os leitores com uma reviravolta engenhosa e inesperada em relação ao destino dos extraterrestres. Essa abordagem traz uma dimensão adicional à narrativa e demonstra a habilidade do autor em criar um desfecho memorável.
Em relação à adaptação cinematográfica de 2005, dirigida por Steven Spielberg, é importante ressaltar que, embora tenha havido algumas alterações e ajustes em relação à história original, a essência do livro foi preservada. O filme oferece uma experiência visualmente impressionante, com efeitos especiais bem executados e uma atuação destacada de Tom Cruise. É uma adaptação que complementa a leitura do livro, permitindo comparações entre as duas mídias.
Além disso, vale destacar a qualidade da edição física do livro "A Guerra dos Mundos" pela editora Suma de Letras. A capa dura confere uma sensação de durabilidade e elegância, proporcionando uma experiência tátil agradável durante a leitura. A editora Suma de Letras demonstra um cuidado especial com os detalhes, desde a escolha do papel até a diagramação. As páginas são de alta qualidade, com uma textura suave que facilita a virada e a leitura fluída. Além disso, a fonte e o espaçamento são bem escolhidos, garantindo uma leitura confortável aos olhos. A edição também apresenta extras valiosos, como introdução e as ilustrações que acompanham a história, que enriquecem ainda mais a experiência de imersão na obra. Esses elementos adicionais proporcionam um contexto e uma compreensão mais profunda da narrativa, complementando a história original. 8/10

Léo 28/04/2022

Um clássico!!
Esta é uma das obras de ficção científica mais influentes de todos os tempos, e não é para menos. O livro é um clássico atemporal.
O mesmo possui uma trama que prende o letor a todo tempo. O enredo é recheado de muitas cenas de ação seguidas; literalmente o autor apenas dá um tempo para o leitor respirar, e logo se iniciam mais sequências de ataques e tiroteios eletrizantes que nos fazem não querer largar.
A obra também apresenta um bom desenvolvimento na construção da ameaça, descrevendo de maneira excêntrica a anatomia dos aliens, suas armas e até mesmo um pouco da vegetação do planeta Marte.
A obra traz reflexões interessantes a respeito de embora sejamos uma raça tão evoluída, podemos nos ver tão impotentes diante da ameaça do desconhecido. Em vários trechos, o autor compara o ataque dos marcianos aos humanos, como os humanos agindo diante de animais pequenos, como formigas ou sapos.
Porém, algo que em momentos me cansou foi a presença de extensos parágrafos e a quase ausência de diálogos ao longo da trama. Além disso, os personagens não possuem construção, tanto que seus nomes sequer são revelados e não conhecemos seus backgrounds, o que me incomodou em alguns momentos. Além disso, esta minha edição possui vários erros de revisão e diagramação.
É um clássico absoluto, que pesa mais para o positivo que o negativo. Uma obra de ficção científica atemporal e que funciona muito bem mesmo após mais de um século.