A guerra dos mundos

A guerra dos mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

hellwins 29/05/2023

A guerra dos mundos
Finalmente terminei!! nunca demorei tanto pra ler um livro (culpa da universidade). no geral eu gostei, achei um livro bem descritivo. confesso que esperava algo mt parecido com o filme, e até encontrei mas em muitas coisas sao diferentes. enfim, nota 9/10

ArthurmalariA 01/06/2023

A Guerra dos Mundos, escrito por H.G. Wells em 1898, conta a história de uma Londres invadida por alienígenas numa época em que pouco se falava ou sabia a respeito de alienígenas. Diferentemente dos dias atuais, nos quais histórias envolvendo naves espaciais e acontecimentos muitas vezes giram em torno dos Estados Unidos, "A Guerra dos Mundos" se passa na Inglaterra. Essa mudança de cenário proporciona uma perspectiva fresca e nos leva a um ambiente diferente do habitual.
Os pontos fortes do livro residem em várias áreas. Primeiramente, as descrições detalhadas realizadas por Wells são notáveis. Ele consegue retratar a invasão alienígena de forma vívida e imersiva, sem nunca se tornar tedioso. O autor nos transporta para o meio do caos e da destruição, mantendo-nos envolvidos com a trama. Outro destaque é a jornada do protagonista. Acompanhamos sua luta pela sobrevivência e testemunhamos seu crescimento e desenvolvimento ao enfrentar os invasores. Essa evolução do personagem nos envolve emocionalmente e nos faz torcer por ele. Outro ponto que merece ser mencionado é o desfecho criativo apresentado no livro, sem entrar em detalhes para evitar spoilers (mas se você já viu o filme, sabe do que se trata). Wells surpreende os leitores com uma reviravolta engenhosa e inesperada em relação ao destino dos extraterrestres. Essa abordagem traz uma dimensão adicional à narrativa e demonstra a habilidade do autor em criar um desfecho memorável.
Em relação à adaptação cinematográfica de 2005, dirigida por Steven Spielberg, é importante ressaltar que, embora tenha havido algumas alterações e ajustes em relação à história original, a essência do livro foi preservada. O filme oferece uma experiência visualmente impressionante, com efeitos especiais bem executados e uma atuação destacada de Tom Cruise. É uma adaptação que complementa a leitura do livro, permitindo comparações entre as duas mídias.
Além disso, vale destacar a qualidade da edição física do livro "A Guerra dos Mundos" pela editora Suma de Letras. A capa dura confere uma sensação de durabilidade e elegância, proporcionando uma experiência tátil agradável durante a leitura. A editora Suma de Letras demonstra um cuidado especial com os detalhes, desde a escolha do papel até a diagramação. As páginas são de alta qualidade, com uma textura suave que facilita a virada e a leitura fluída. Além disso, a fonte e o espaçamento são bem escolhidos, garantindo uma leitura confortável aos olhos. A edição também apresenta extras valiosos, como introdução e as ilustrações que acompanham a história, que enriquecem ainda mais a experiência de imersão na obra. Esses elementos adicionais proporcionam um contexto e uma compreensão mais profunda da narrativa, complementando a história original. 8/10

Daniele522 30/10/2021

Guerra dos mundos
A historia em si é interessante, entretanto não gostei muito da escrita do autor. Enquanto alguns trechos são excessivamente descritivos, outros não são, deixando interrogações.

_thegreatsimpsina 09/06/2022

Gostei, mas...
Achei a temática muito interessante e a historia bem intrigante, tive dificuldade de ficar imersa na leitura pois esta as vzs ficava bem cansativa pra mim, me sentia lendo o artigo de jornal eterno. Apesar disso não tiro o merito da leitura principalmente considerando quando que foi escrito, recomendo.

Ricardo 08/07/2022

Eu comecei a ler esse livro por acaso, só sabia que tinha marcianos, não me arrependo é um livro muito bom.

No início a narrativa estava me incomodando um pouco, a leitura estava fluindo muito lentamente, mas depois que me acostumei ficou bem melhor.

Gostei do modo que a história se encerrou, faz sentido ter acontecido dessa maneira.

Ricardo.Silva 15/06/2022

No geral é bom
O livro é uma narrativa onde a personagem principal conta os acontecimentos desde antes da chegada dos marcianos até bem depois da sua derrota. Mais do que uma história de invasão alienígena, o livro fala sobre a luta pela sobrevivência, o caos que ocorre em grandes grupos em situações desesperadoras e várias reflexões sobre a humanidade, sua insignificância e seu papel na Terra.

Isis.Borges 01/02/2021

o começo do fim
Já comecei passando raiva com o prefácio e introdução que são cheios de spoiler.
O primeiro capítulo é sensacional, depois foi perdendo o fôlego e ficou desinteressante.

Não deixa de ser uma obra-prima, o primeiro livro escrito sobre invasão alienígena, por isso, mesmo não sendo um 5/5, eu recomendo a leitura.
gabriel 17/05/2021minha estante
Os spoilers na introdução e no prefácio me deixaram puto.

Sarah 09/01/2022

MLV2022 - Grupo: Estrategistas. Missão #1
Esse é um livro do qual eu já tinha ouvido falar bastante, tanto por ser um clássico da ficção científica, quanto pelo filme estrelado por Tom Cruise e Dakota Fanning (ou melhor dizendo, os mil e um gritos de Dakota Fanning). Já tinha assistido o filme e imaginei que pela diferença gigantesca de tempo entre as duas obras, haveriam diferenças e são muitas. Ao mesmo tempo, o livro não me decepcionou em nada. É muito bem escrito, a tensão não deixa nada a desejar, além de gastar muito tempo descrevendo os hábitos e tecnologias dos marcianos, se aproveotando de um ponto narrativo excelente que oferece medo, tensão e muita informação. Outra coisa que eu curti é que apesar de haver tantas diferenças entre as duas obras (filme e livro), algumas cenas e situações foram levadas para o filme com o mesmo intuito. Estou maravilhada com essa obra.
Cristiane 09/01/2022minha estante
Quero muito ler este livro. Deste autor li apenas o homem invisível.

Sarah 09/01/2022minha estante
Esse eu não li kkkk, tá na minha estante ainda.

Neto 13/08/2022

Sinto que já vi isso em algum lugar.
Eu poderia escrever milhões de comentários bons sobre este livro, mas não vou fazer isso hoje. A obra é boa, a ambientação também. Uma inovação marciana no século 18/19 (creio eu) é uma das coisas mais incríveis que eu já poderia ter imaginado (até mais que cowboys e aliens). Porém, por ser bem descritivo em algumas partes, eu acabava me perdendo do foco principal. Talvez as minhas leituras de 30 minutos fizeram eu perder o rumo da história as vezes, mas não gerou um impacto em minha memória para ficar gravada algumas cenas.

Talvez me crucifiquem, mas o livro só não ficou tão "maçante" por causa das cenas onde o personagem principal fugia dos marcianos. Pra finalizar, confesso que a causa da morte dos invasores foi bem f*da. Entretanto, seria uma das coisas mais épicas que já vi, se eu já não tivesse assistido a adaptação para o cinema.

nico 01/08/2022

inovador
esse livro é essencial pra quem gosta de ficção científica

a primeira coisa a se notar é o choque de realidades entre uma Europa no final do século XIX e a chegada de alienígenas, muito interessante o fato das pessoas praticamente não acreditar no que estava acontecendo até eles chegaram cara a cara, devido a tão completa falta de conhecimento geral

hoje é tão diferente, é muito interessante ver o quanto a existência de filmes e livros de ficção científica de tão fácil acesso ou até na maior divulgação de descobertas científicas (principalmente depois dos anos 60) teve tamanha influência no que se fala hoje sobre vida fora da terra

esse livro é verdadeiramente um marco para esses pensamentos (ainda mais quando se pensa na adaptação de Orson Welles) e que foi uma libertação da imaginação em se poder pensar em coisas tão fora da nossa realidade cotidiana

enfim, é preciso ler esse livro com essas ideias em mente

recomendo demais pra quem gosta de livros de primeiros contatos

WeltonLuis 10/10/2020

Já ouvi muitos elogios a esse livro e, ao lê-lo, concluo que não foram exagerados. Uma obra-prima, à frente de seu tempo e cujas referências a essa obra são bem presentes nas produções atuais de ficção científica. Wells imagina uma invasão alienígena, descrevendo a anatomia, a tecnologia, seus processos rumo a uma provável colonização da Terra. Cabe destacar, através da percepção do narrador em primeira pessoa, a total sensação de impotência do ser humano diante de seres que, embora sejam fisicamente limitados, são intelectualmente evoluídos, capazes de compensar essa deficiência com tecnologias que os auxiliam e armas altamente destrutivas.
Um livro de tirar o fôlego a cada capítulo.