O garoto do cachecol vermelho

O garoto do cachecol vermelho Ana Beatriz Brandão

Resenhas - O garoto do cachecol vermelho

-Koraline 25/05/2021

Superficial
Em O Garoto do Cachecol Vermelho, Melissa, uma garota mimada, egoísta, imoral e preconceituosa, tem o sonho de se transferir para Julliard e se tornar a bailarina brasileira mais famosa do mundo, e logo no primeiro dia conhece Daniel, um garoto gentil, engraçado e acolhedor, que por algum motivo desconhecido quer fazer de tudo para que Melissa se torne uma boa pessoa.
Sinto que a autora quis trazer discussões importantes sobre abuso sexual, violência contra a mulher, relações familiares e ELA (doença degenerativa), mas todos esses tópicos forem abordados de forma rasa e supericial. O livro também traz várias falas e comportamentos muito problemáticos, e trata sobre distúrbio alimentar de forma irresposável.
A escrita da autora é fácil de ser lida, porém é uma história com potencial muito mal aproveitada, e apesar de emocionante, o final é previsível. Definitivamente não recomendo esse livro, e não pretendo ler mais nada da autora.
Duda Mel @epifania_literaria 25/05/2021minha estante
Disse tudo. Vejo gente que amou e chorou lendo, mas não consegui sentir nada. Achei bem forçado em diversos pontos.

Gabi 26/05/2021minha estante
Concordo plenamente, não consegui gostar do livro

-Koraline 26/05/2021minha estante
Também achei forçado, e a nota dele é super alta, né?

Duda Mel @epifania_literaria 27/05/2021minha estante
Li o livro com uma amiga. Ela amou a história, disse que chorou horrores. Eu só fiquei pensando em como esse livro é superestimado.

Melissa.Torrezani 05/06/2021minha estante
ainda bem que você falou do gatilho de distúrbio, nunca tinha visto ninguém falando sobre e pela nota alta eu ia ler, mas agora descartei total da minha lista

Lulu.balu 21/04/2022minha estante
Nossa super concordo com seu ponto de vista, literalmente eu me decepcionei com o livro porque geral falava que era perfeito mas tipo eu achei superficial e bem previsível a leitura sla achei genérico? Mas sempre via a galera dando nota alta pro livro aí ei comecei achar que eu que não tinha entendido o livro, já que geral chorava litros e eu só apenas não sentia nada.

Lele_books 26/03/2023minha estante
Na época em que li, era uma adolescente e amei, chorei horrores. Porém só chorei por causa do Daniel porque não me identifiquei com a protagonista q garota chata, e muito egoísta! Com certeza se eu fosse ler ele hoje eu não conseguiria terminar novamente!

Janayne.Silva 31/08/2023minha estante
Acabei de terminar esse livro, eu sinceramente amei demais, achei incrível a história e os pontos foram muito bem colocados, não é um livro leve como faz transparecer a capa, é um livro bom.

A.K.A 04/12/2023minha estante
Livro bomba,Melissa chata,egoísta,insuportável sinplismente impossível de ler

Karol 16/06/2021

VÃO LER ISSO VÃO LER ISSO PLMDS LEIAM ISSO
Só agradecendo por ter encontrado esse livro por acaso, o avanço dos personagens ao decorrer da história,o romance, aquela pegada brasileira, sensacional pprt, vendia meu rim pra abraçar essa autora, amo balé, amo romance, amo meu estado, e ela conseguiu juntar tudinho em uma coisa só e transformar em arte pura, obrigada Ana, obrigada.

Carol 31/10/2016

Um final lindo não salvou aquele começo...
"Daniel tinha esse poder sobre as pessoas. Ele era como um farol no meio da noite escura, um ponto de luz que você tem que seguir se quiser sobreviver. Eu tinha que admitir: estava começando a me sentir atraída por esse farol."

Melissa é uma universitária rica e mimada que só se importa com o balé, balada, dinheiro e com o fato de se achar melhor do que os outros. Seus dias, basicamente, se resumem em: em estudar, encher o saco de geral, ensaiar para a apresentação de balé mais importante de sua vida e ficar bêbada.

Daniel estudava na mesma faculdade que Mel, mas podemos dizer que eles são totalmente opostos, ele se importa com as pessoas, é solidário, altruísta... Tudo que Melissa não é! Mas não é que no fim os opostos se atraem?!

Ele esta disposto a mostrar a bailarina revoltada que a vida não é só balada e dinheiro. Será que vale a pena descobrir se a vida realmente pode trazer a felicidade que Daniel promete?

"O garoto do cachecol vermelho" já chegou em minha estante com altas expectativas e elas não foram atendidas completamente, acabei me decepcionando em alguns momentos.

No início achei a Mel tão chata e superficial, depois acabei me pretendo em alguns pontos da história que estavam equivocados (por exemplo, uma bailarina que quer ser uma das melhores do mundo ensaiar apenas 3 horas por dia e viver bêbada), no meio já achava que a história tinha um excesso em seus personagens (chatos demais, bonzinho demais) para impactar os leitores, mas no final chorei como bebê.

O livro traz uma linda mensagem de mudança, de olhar para o próximo, de amor e valorizar o que realmente importa na vida. Os equívocos na história e a própria Mel colaboraram para que a história não rolasse muito comigo. No fim eu gostei do livro, o final foi emocionante e devastador, mas do restante do livro não...

Ana Bia é uma escritora nova e já visivelmente talentosa que ainda tem muito a crescer. Tenho certeza que ela irá melhorar cada vez mais, bora ficar de olho nessa anjinha e nos próximos livros dela.

site: www.nossaressacaliteraria.blogspot.com.br
Paula de Franco 03/11/2016minha estante
O final não salvou aquele começo. Falou tudo.

Lane @juntodoslivros 11/02/2017minha estante
Oi, Carol!
Quando eu soube que a autora viria para o Ceará em novembro do ano passado, corri para ler logo o livro! Mas, Senhor! Fui até metade do livro, quando Mel acaba de descobrir sobre a doença do Daniel. Nem esse fato me deixou curiosa para saber como essa história iria terminar. Não estava mais aguentando a protagonista e parei. Como pessoas tão bacanas aguentam ficar perto de pessoas como ela? É uma incógnita para mim até agora.
Pretendo terminar a leitura ainda, mas não sei quando. :/

Cíntia A. 21/02/2017minha estante
Acho que aconteceu o mesmo comigo, estava com mta expectativa...e o resultado foi q penei pra conseguir concluir essa leitura! Comecei a ler em dezembro, passou janeiro, e eu sem vontade alguma de pegar ele pra dar continuidade...me forcei a pegar e terminar só agora começo de fevereiro, os personagens me encheram o saco!rs achei eles chatinhos e um tanto exagerados, não q não exista pessoas assim, mas achei forçado algumas coisas. Embora o tema abordado(ELA) tenha sido interessante. Mas não senti química no casal.

Mary 06/05/2017minha estante
Pois é, menina! Tive a mesma impressão! Mas tá longe de ser um livro ruim! ;)

Karolzinhaarias 01/04/2018minha estante
O início foi difícil de engolir mesmo, porque Melissa era muito nervosinha mas ao desenrolar da história você passa a gostar dela e ela realmente muda. Senti uma jogada de personagens secundários(já que eu gosto de saber da história deles), uns como Diana teve um aprofundamento, mas o ¿Enzo kkk.
Quase chegando no final pensei... previsível. Mas, não meus amores, tem muito mais ??
É um romance brasileiro super com cara de americano e adorei como ficou.
Não é o melhor livro que já li, mas gostei muito de ler ele. Vale a pena! Principalmente para quem espera um romance meio mocinha e valentão.
Obs: sim, o fato de ela treinar só 3h por dia é um absurdo klk

Jane JC 03/07/2018minha estante
Eu achei o começo promissor, porém desfocado, e o fim, um festival de clichês digno de novela da Globo.

Dama 11/04/2020minha estante
Não podia concordar mais com você! Amei muito a história, mas ainda muito verde, tem q amadurecer essa construção de personagem pra não ser muito caricato e exagerado (chato demais, bonzinho demais)

Brendell leitor 06/10/2020minha estante
Esse livro é lindo emocionei a cada página

Bi 15/12/2020minha estante
Chorei HORRORES, KKKK

meumundinhodoslivr 13/03/2021minha estante
qual a classificação etária??

Dama 16/03/2021minha estante
Acredito que a partir de uns 13 anos seja tranquilo. Não tem nada demais, mas é um romance e tem partes fofas e trágicas

meumundinhodoslivr 16/03/2021minha estante
vrigada amggg

Maria 13/05/2021minha estante
Nossa, eu achei exatamente isso. É bem contraditório o foco e o amor que a melissa diz ter pela dança, e vi um exagero em querer que ela fosse todos os estereótipos de garota mimada. Estou nos 65% há 2 semanas

Dama 27/05/2021minha estante
@Maria aconteceu o mesmo comigo! O final do livro é incrível, mas me pergunto se o enredo vale à pena.

gabcnk 21/02/2022

Que rolê foi esse?
Esse foi o livro mais estranho que eu já li na minha vida. A autora simplesmente pegou todos os plots existentes e meteu no livro pra no fim não desenvolver nenhum. O mais preocupante foi que um deles era extremamente sério e ela esqueceu completamente de resolvê-lo, o que foi péssimo pra mim. Todos foram colocados de forma corriqueira, como se a autora não tivesse controle do seu próprio livro.

E o que falar da Melissa? Extremamente preconceituosa, mimada, narcisista, infantil e mal educada. Me incomodei muito com diversas falas e ações dela e achei sua mudança nada convincente. Foi mais um tópico mal desenvolvido na minha visão.

Também não gostei muito do Daniel. O típico personagem de bem com a vida que surge na vida da Melissa para aturar suas merdas e milagrosamente "mudar" seu jeito de pensar. Não consegui engolir isso.

A escrita da autora é bem fluída, mas é só também. Os conflitos não tinham nexo, a forma como Daniel nunca se incomodava com a maneira que a Melissa o humilhava e insultava as pessoas que ele gostava me estressou, a mudança "relâmpago" dela nada natural, os inúmeros plots sem desenvolvimento... Parece que li 5 livros em um.

Não rolou pra mim. Me senti lendo uma fanfic de 2011 escrito por alguém de 13 anos.

Mih 06/08/2021

...
Minhas opiniões sobre o livro são meio contraditórias.
Não consegui me apegar a personagem principal, acho que falta carisma. O plot da doença do Daniel é super importante, mas acho que poderia ser melhor trabalhado. A grande maioria dos personagens é raso demais, falta desenvolvimento. E além de tudo, acho que a autora quis colocar vários temas importantes, e acabou ficando muito de uma vez, sem se aprofundar no assunto. Sla, não rolou pra mim.
Duda 06/08/2021minha estante
A Melissa é egoísta, os temas foram abordados de forma superficial, tem várias falas e comportamentos problemáticos, tbm não gostei.

ellen s 29/07/2022

você foi o meu ponto de luz em meio a escuridão
Primeiramente sejam bem-vindos a mais uma resenha e segundo, tenho pontos importantes a ressaltar antes de você prosseguir.
O garoto do cachecol vermelho é um livro onde muitas pessoas acabam avaliando a obra de uma forma negativa graças a personalidade e posicionamento de Melissa Garcia, mas é aqui que entra um grande ponto, Melissa é sim a personagem principal que tem o nariz empinado, que é arrogante, ignorante, se acha melhor que muitos, preconceituosa, racista e capacitista em um certo nível (reuni tudo de ruim aqui né) mas em momentos algum isso foi a opinião da autora, é apenas um ideal que ela criou para que pudesse desenvolver a trama e os personagens (o que foi uma jogada de mestre). Tem algumas situações em que são realmente preconceituosas e impossível de engolir e passar batido, são situações que realmente dão ânsia e você pensa "por favor, me diga que ela não acabou de falar isso". Mas a autora deixou claro que a ideia era esta, criar uma personagem que ela pudesse mudar/transformar e mostrar isso ao leitor. É até mesmo uma forma de você colocar representatividade sobre o assunto, mostrar que tal situação é extremamente errada. Sim você vai odiar a Mel durante muito tempo mas eu juro que todo esse processo compensa!
Claro que você tem todo o seu direito de não gostar do livro, mas você já começou ele (muito provavelmente) sabendo que ela seria uma completa mimada e desprezível, ou pelo menos acabou de descobrir ou irá se dar conta deste detalhe (se ninguém te avisou igual foi o meu caso, parabéns estou te passando o recado e agora meu caro, tenha a santa paciência e tolere essa menina), tudo isso faz parte do desenvolvimento da trama então não adianta dizer "que o início estragou o final" ou "o livro poderia ter sido bem melhor se não tivesse aquele início".
A maneira como a autora fez a Mel mudar de uma maneira sutil ao decorrer do livro foi incrível, é como carregar tijolo por tijolo e construir uma casa. A escrita da Ana Brandão me pegou de jeito, é uma escrita incrível onde mesmo tendo uma protagonista que eu xinguei do início ao fim, não me deu vontade de largar o livro hora alguma.
Este livro não é apenas um romance, é construção, é evolução, é superação, demonstração de amor entre pessoas em geral!
Achei super legal como a Ana Brandão conseguiu construir perfeitamente personagens que são completos polos opostos (quem disse que os opostos não se atraem hein). É incrível e gratificante ver como o Dani trouxe alegria pra vida da Mel e como ele ajudou em cada pedacinho que precisava passar por uma evolução.
Inclusive este não é mais um clichê onde "ele vai mudar a vida dela", ao contrário disto,  Daniel foi a alavanca que Melissa precisava, ele foi o apoio e o ponto de luz que ela precisava e nem sabia, toda a evolução foi completamente por parte dela e para ela, ele apenas chegou pra mostrar o lado bom da vida e abrir os olhos dela.
A história me surpreendeu e me envolveu muito mais do que eu realmente esperava. Não esperava pelas lágrimas e o sofrimento que estavam por vir.
Enfim,
apenas tentem dar uma chance para este aqui!!

p.s. obra nacional galerinha
Lola 29/07/2022minha estante
Amei a resenha amor!!

ellen s 29/07/2022minha estante
que bom que voce amou lolinha, tambem a amo as suas!!

SIM SIM SIM????

É ISSO ELLENN

AMEI A RESENHA!!!

Lola 29/07/2022minha estante

mwnuzitta 29/07/2022minha estante
resenha ou bíblia eis a questão

DEPOIS DESSE FINAL EU SAQUEI OQ VOCES TANTO FALARAM

GRAÇAS A DEUS

ellen s 29/07/2022minha estante
mirei na resenha acertei na bíblia

empolguei pacas

mwnuzitta 29/07/2022minha estante
senti q em certos pontos vc falou diretamente a mim

ellen s 29/07/2022minha estante
na real pode ser q sim, pq eu tenho uma certa mania de argumentar oq eu lembro de já ter ouvido alguém dizendo ou perguntando, é como se fosse esclarecer dúvidas do passado que poderiam ser as dúvidas de outra pessoa

ellen s 29/07/2022minha estante
é tipo memória fotográfica só que sem a memória fotográfica

Wowww

Mto mto boa

Arrasou hein

ellen s 30/07/2022minha estante
opa obrigada aninha ??

raqyel 16/04/2022

achei q era clichê e saí com depressão
nem sei oq falar gente.
não gostei muito da personagem principal, mas fiquei muito feliz com a "evolução" dela durante a história, achei ela sem noção em algumas atitudes e isso me desanimou muito a continuar a ler o livro.
achei q os assuntos que o livro tentou abordar, como o transtorno alimentar, autocobrança, violência contra a mulher, abusou sexual etc, foi tratada de forma rasa e passageira.
chorei muito com o final e até que gostei do romance dos protagonistas e até a metade do livro não esperava o rumo que a história ia tomar.
Bia 16/04/2022minha estante
Eu chorei tanto com esse livro

Ana 15/01/2022

Gostei
"Ele era como um farol no meio da noite escura, um ponto de luz que você tem que seguir se quiser sobreviver."

Não sei como que o Dani teve paciência com a Mel, porque em muitos momentos eu tive vontade de entrar no livro e dar-lhe um tapa por cada comentário preconceituoso e maldoso que ela fazia.

A evolução dela é gradual e sinto que a mesma não mudou tanto quanto o esperado, porém gostei do plot e do romance que se desenvolveu entre os dois.

Bruu 30/09/2021

?Eu te amo, Daniel Oliveira Lobos, e sempre vou amar.? ??
Sim, esse é um daqueles livros que representa muito bem a expressão ?não julgue o livro pela capa?. Eu comecei a leitura sem muita expectativa, já que não sabia muito bem do que se tratava.
Eu esperava um romance fofo e talvez um pouco triste (pelas resenhas que eu cheguei a ler) mas ?O Garoto Do Cachecol Vermelho? é muito mais que isso.
A protagonista, Melissa, é uma daquelas que te deixa com MUITO ódio no início, mas vai evoluindo e ?crescendo? ao longo da história. Já o garoto do cachecol vermelho, é um personagem impossível de não se apaixonar e se apegar, eu não tenho nem palavras pra descrever aquele menino.
Dei 5 estrelas porque esse livro é simplesmente incrível (e porque eu chorei de quase ter uma desidratação). É daqueles que quando você pensa que já chegou no fundo do poço e não pode mais piorar, piora. Mas é muito lindo também. Eu não consigo nem explicar o que eu senti lendo. A história me surpreendeu e envolveu muito mais do que eu esperava. Apenas leiam, recomendo muito.

?Ele não era um vândalo rebelde, aventureiro e alegre que não tinha problemas. Era o garoto do cachecol vermelho e olhos azuis, cheio de segredos e mistérios que talvez eu nunca fosse desvendar.?

??: Esse livro pode conter alguns gatilhos, indico que pesquisem melhor sobre antes de ler

Ana Alice | @soprodepaz_aa 14/12/2021

Amo demais
Mesmo lendo na ordem errada, esse livro não perdeu a magia. Cheio de acontecimentos marcantes (alguns poderiam ate durar mais), fiquei presa lendo em tudo que é canto onde eu fosse. Me apaixonei pelos personagens, entendi suas dores e as raizes de seus problemas. Quis abraça-los e chorar com eles. A autora arrasou, mais uma vez.
Recomendo a leitura!
LeticiaHernans2 14/12/2021minha estante
????

Biah Oliveira 19/03/2021

O garoto do cachecol vermelho - Ana Beatriz Brandão
"Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho?"

O tanto que eu chorei lendo esse livro não cabe nesse post gente! Melissa é uma personagem insuportável gente sério kkk mas não desistam dela, essa história me surpreendeu muito, pois eu achei que fosse aquele clichê de romancinho com a garota mimada que a gente conhece, mas na verdade é uma verdadeira lição de vida! Um exemplo de amor ao próximo e compaixão que estamos precisando muito.

E no final renova suas esperanças na humanidade, a gente volta a acreditar que algumas podem mudar pra melhor, elas só precisam ser guiadas pelo caminho certo!

Deusani0 28/12/2022minha estante
Eu amo esse livro

É meu fav ??

Deusani0 28/12/2022minha estante
Leia a continuação depois

Juuh 28/12/2022minha estante
Já lii, estou só relendo

Ane e seus livros 28/12/2022minha estante
eu chorei tanto nesse livro, to lendo o segundo e acho que vou chorar mais ainda ??

Juuh 28/12/2022minha estante
Nossa, eu amo o final do segundo, mas choro sempre em todos eles ??

Maria 01/06/2021

?O Garoto do Cachecol Vermelho - Ana Beatriz Brandão?
Resolvi esperar uns dias para fazer essa resenha, eu precisava me acalmar ?
Esse livro foi bem controverso pra mim e eu não queria passar a impressão errada com minha opinião.
Mas vamos à resenha!!

?Melissa é uma jovem paulistana rica, mimada e preconceituosa. Seu sonho é ser bailarina e para isso quer estudar na melhor escola de artes, a Julliard. Ela leva uma vida fácil, mas tem seus traumas guardados para si, assim como a relação conturbada com a mãe.
Sua personalidade complicada leva um baque ao conhecer Daniel: um garoto totalmente oposto a ela. Ele é doce, gentil, respeitoso, além de ser lindo.
Melissa não entende o porquê de se sentir tão atraída por um cara totalmente diferente dela. Mas não consegue evitar. E Daniel resolve ajudar essa garota difícil e perdida, lançando uma aposta que pode fazer com que ela desvie da estrada que leva aos seus maiores sonhos.?

?Foi meu primeiro contato com a autora e a escrita da Ana Beatriz é ótima.
?A história se passa no Brasil, então a gente se conecta muito com os personagens e costumes.
?O livro tem várias falhas, muitas mesmo. E eu estava odiando ele em partes por isso. Porém, a autora escreveu esse livro bem nova, com uns 16 anos pelo que pesquisei, então acredito que hoje em dia ela já deve ter evoluído muito!
?Eu não gostei do livro, no total. Mas acredito que se eu tivesse lido ele mais nova teria gostado!
?Super indico pra quem está começando a criar o hábito de ler ou para adolescentes, 14+.
?Quero muito conhecer os outros livros da Ana Beatriz, ela é uma escritora nacional que tem muito para mostrar ainda! ?

2? (apesar de não ter gostado, indico para pessoas mais novas ??)

Candy books 06/07/2021

Melissa é uma garota extremamente preconceituosa, fria, mimada e antipática, mas depois que conhece Daniel ela muda seus comportamentos aos poucos e tem um grande desenvolvimento até o final do livro.
O livro aborda assuntos muito importantes.
E as últimas páginas são uma mistura de sentimentos, você irá sorrir; chorar...
Eu amei muito a história.