Cemitério de Plástico

Victor Allenspach

Resenhas - Cemitério de Plástico

Cristiane 04/04/2022

Cemitério de plástico
Um acidente, muitos corpos e alguns robôs, assim se resume o livro que li. O ser humano deseja voltar para a sua realidade depois de ter sofrido um acidente onde ele passou a ser o único sobrevivente. Acho que o livro poderia ser melhor e poderia ter outro final.

ariadne90210 17/03/2022

Cemitério de Plástico
Um conto que caiu de paraquedas em minha vida, veio de brinde em um clube de assinatura.
Descobri que o conto em questão é de uma obra independente, não conhecia nada do autor, mas o mesmo me prendeu do início ao fim do conto, me deixando curiosa para descobrir como iria ser o desenrolar dos acontecimentos da história e qual seria o desfecho, o que vale pontuar, qu foi bem interessante.

Debb Cabral 25/08/2016

O Gato leu: Cemitério de Plástico
Cemitério de Plástico é um dos oito contos que compõe o livro A Procura de Vida Inteligente e, na minha opinião, é um dos mais fortes.

Na trama, a única memória que resta é seu próprio nome, Dante. Talvez não seja um nome, apenas uma lembrança antiga que o desastre não apagou. Houve um desastre. Um acidente? Dante acorda e corpos e destroços estão espalhados à sua volta. Será que alguém mais está vivo? Ele está ferido, e não há tempo de procurar as respostas.

Nessa ficção científica cheia de analogias entre homens e robôs, Victor Allenspach nos dá apenas uma pequena prova do que é a sua obra na totalidade. Um conto avulso é instigante, já a história que a união deles todos forma, é algo chocante.

site: Leia mais em: http://gatoqueflutua.com.br/2016/08/16/o-gato-leu-cemiterio-de-plastico/

Georgeton.Leal 01/09/2016

Novos ares para a ficção científica brasileira
"Cemitério de Plástico" é um daqueles contos que prende a atenção do leitor do início ao fim através de uma leitura intrigante e ao mesmo tempo envolvente. A história não se força em dar detalhes demasiadamente desnecessários e prolixos no decorrer de suas 48 páginas, mas segue um rumo conciso e muito bem estruturado, usando ótimas influências ao seu favor. Indo desde Isaac Asimov, Philip K. Dick, até George Lucas, Vitor aproveita diversas inspirações, aplicando-as muito bem em sua obra e criando seu próprio universo ficcional.
As indagações do protagonista Dante frente à sua crise de identidade denotam os inquietos reflexos da alma humana em busca de respostas para o real propósito da vida. Aparentemente, tal argumento poderia incidir em um mero clichê, porém, o autor consegue explorar nuances peculiares ao tema, as quais ganham fôlego próprio durante a narrativa.
Em um país onde os escritores nacionais de ficção científica são poucos (e até mesmo desvalorizados por muitos leitores), Vitor Allenspach se sobrepõe e revela uma carreira promissora, chegando à uma altura digna de representar bem o gênero ao lado de outros novos talentos brasileiros como Giordano Mochel Netto e F.P. Trotta.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/10/novos-ares-para-ficcao-cientifica.html