Clarice,

Resenhas - Clarice,

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

let.3s 28/01/2024

Perfeito
Um dos favs da vida. é como ter o sentimento de estar próxima a desvendar clarice?
mas, ao final, ainda segue sem respostas.

Maria Luiza ð¦ 09/10/2023

Amei tudo que descobri por meio desse livro, e o único defeito foi não ter descoberto mais. Mas como me agradar? Eu queria mesmo era ter descoberto tudo. Gostei, especialmente, de entender a história pregressa da família da Clarice, a profundidade que foi conferida aos pais dela, às irmãs (principalmente Elisa), Lúcio, o psicanalista Jacob e a mãezinha Olga Borelli. A linguagem da obra é bem simples e objetiva, o que torna a leitura muito rápida. Uma leitura rápida sobre a pessoa que considero A mais fascinante a ter existido foi exatamente o que eu precisava nesse momento. Essa leitura me foi um alento e uma ótima companhia ? iniciei lendo no bosque da Universidade p/ amenizar meus pensamentos deprimidos... e terminei a obra muito melhor, depois de mudanças afetivas positivas na minha vida. Também entreguei 20 páginas do meu TCC enquanto lia. Enfim, vivi umas 4 vidas em 1 mês (e por isso levei um mês para lê-lo, numa circunstância mais típica teria lido em 5 dias, me foi muito viciante e envolvente). Não tomei cuidado com pontuação e coerência nessa resenha... Enfim, the end.

Sofia136 04/08/2023

#37 resenha
Lendo "Clarice", de Benjamin Moser, levei uma surpresa agradável ao adentrar na vida e obra da renomada escritora brasileira Clarice Lispector. Embora não seja o meu tipo de livro favorito, devo admitir que Moser conseguiu capturar de forma magnífica a essência da autora e sua trajetória.

O livro nos apresenta uma visão panorâmica e detalhada da vida de Clarice Lispector, desde o seu nascimento na Ucrânia até sua consagração como uma das maiores escritoras do século XX. Moser utiliza uma abordagem cronológica para traçar a sua história, nos levando por sua infância, juventude e circunstâncias que a levaram a se tornar uma escritora tão singular.

Uma das maiores qualidades do livro é a forma como Moser destaca as influências e inspirações que moldaram a escrita de Clarice Lispector. Ele nos leva a um passeio pelos grandes movimentos literários da época, como o modernismo e o surrealismo, mostrando como Clarice absorveu essas influências e as reinventou em sua obra.

Além disso, Moser também aborda temas importantes e provocativos presentes na vida e na escrita de Lispector, como a questão do feminismo, a busca pela identidade e a experiência do exílio. Ele nos leva a refletir sobre o papel da mulher na sociedade e como Clarice desafiou as convenções de sua época, abrindo caminho para uma nova forma de expressão literária.

Outro ponto positivo do livro é a forma clara e envolvente com a qual Moser escreve. Ele constrói uma narrativa fluida e cativante, que nos mantém presos ao livro do começo ao fim. Sua escrita é rica em detalhes e nos faz sentir como se estivéssemos testemunhando pessoalmente os momentos mais marcantes da vida de Clarice.

No entanto, gostaria de ressaltar que, apesar de Moser proporcionar uma visão ampla de Clarice Lispector, o livro pode ser um pouco denso em alguns momentos, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com a vida e obra da autora. Há uma abundância de referências literárias e conhecimento prévio é necessário para aproveitar plenamente o conteúdo.

Em suma, "Clarice" de Benjamin Moser é uma leitura envolvente e esclarecedora para quem deseja conhecer mais sobre a vida e a escrita de Clarice Lispector. Este livro oferece uma imersão fascinante em um universo literário único. Recomendo a todos que desejam conhecer essa notável escritora brasileira e se aprofundar no legado cultural que ela deixou para trás.

carolina :) 16/04/2023

Eterna;
Ao finalizar essa leitura, eu fiquei sem chão. Um pouco nauseada, perturbada; ler sobre uma vida que mesmo depois de 500 páginas continua se mostrando como um mistério.
Tentei pensar em como escrever sobre esse livro, mas me faltam palavras, me falta habilidade para verbalizar tudo que essa experiência foi. Clarice enigmática como é, me deixa estranhamente sensitiva às coisas da vida. Temos uma biografia bastante crua, e não espere ler sobre a autora, e sim sobre Clarice; ser humana.
Me senti sufocada por sua tristeza e intensidade, me identifiquei com seus incompreensíveis pensamentos e me assustei ao ver o quão real a vida é, através do olhar sobre uma vida tão fantástica mas cheia de dores.
Alma que passou sua jornada pelo planeta pra ser recordada, que traz sua literatura única para ser bússola, que nem sempre é compreendida, mas nunca perde seu encanto.
É loucura tentar defini-la, colocar em palavras o que sinto parece desperdício.
Benjamin construiu sua pesquisa belamente, com algumas falhas, um pouco de enrolação, algumas repetições, trechos desnecessários, mas acredito que não falhou em eternizar sua vida, já que sua arte estará sempre gravada na história da literatura, conhecer mais sobre sua percussora me tocou profundamente.
latinananat 11/05/2023minha estante
me foi um prazer ler esse livro com você e me encontrar na tua resenha.

Martony.Demes 27/03/2023

A vida dessa incrível mulher vai além da sua profissão de escritora. A força que emanava dela, pelo que atinei, é tão intensa que afetava a ela mesmo!

Sua inteligência, sua sensatez, a psique e a habilidade de transformar um punhado de palavras em sentimentos profundos que provocam reflexões caleidoscópicas bem variadas.

Por meio dessa biografia, podemos conhecer como ela chegou ao Brasil, a história no nordeste, sua ida ao Rio de Janeiro, sua viagens por alguns países. E o biógrafo fez um paralelo com alguns acontecimentos importantes do Brasil. E isso enriqueceu bastante o livro.

Por fim, no livro podemos conhecer alguns de seus livros, como ela construiu, o seu significado e importância para nossa literatura!

Simplesmente singre por essa vida intensa e interessantíssima!

Let Carvalho 20/02/2023

Foi muito bom conhecer detalhes sobre a tragetoria da Clarice, suas dores, intimidades, e o quanto ela foi genial e incompreendida.

Haninha182 24/09/2022

Clarice
Me surpreendi pela história dela, nem imaginava todos os perrengues que ela passou.
Mas não curti muito o livro, muito arrastado. Mais da metade do livro é falando de outras pessoas e não dela.

Bru 21/09/2022

Autor problemático
Não cheguei nem aos 10% do livro e o autor é inteiramente problemático ao analisar uma foto de Clarice com Carolina Maria de Jesus. Ele inferioriza Carolina ao não citar que ela era uma escritora e, sim, "negra que escreveu um angustiante livro de memórias da pobreza brasileira" e dar a entender que Carolina está deslocada na foto e que parecia a "empregada doméstica" (palavras do autor) de Clarice
Não preciso nem dizer sobre as palavras "memórias da pobreza" que ele mesmo citou...
Terrível e horrível!
Estava empolgada para saber ainda mais sobre Clarice, mas pouparei meu olhos e minha mente de palavras estranhas vindas do autor. E, claro, procurarei outros autores.
Natasha.Louredo 16/02/2023minha estante
MDS! Que horrível isso, estava interessada no livro, ainda bem que vi essa resenha antes de comprá-lo.

alekele_ 29/08/2022

Clarice né...
Ótimo livro para conhecer um pouco mais de Clarice Lispector, encantadora e enigmática, além de ser uma escritora sensacional. Esta edição é linda.

Bertha 11/07/2022

Um bom livro sobre umas das escritoras mais misteriosa! Como cita o autor uma mulher "de uma genialidade insuportável, para si mesma e para os outros "

Fabricya 23/03/2022

Vírgula, é Clarice
Por uma identificação de desespero, vi-me em Clarice, clara tanto quanto nunca antes tinha visto-me. Se é que antes tinha visto-me, lembro-me apenas de vislumbrar borrões de mim.

Deparei-me com um texto de Clarice no primeiro ano do ensino médio. Li, achei curioso, pensei que ela fosse doida, mas amei. Afinal, o cego mascava um chiclete. Nunca mais busquei nada, nem encontrei por acidente o que não buscava.

Dei-me de cara com ela de novo, assombrando-me a sanidade, anos e anos depois. Aprendi que eu não precisa ficar sempre esperando que ela me buscasse, aprendi o caminho das pedras, Clarice mora além delas.

Primeiro foi a hora angustiante da estrela, depois a barata de G.H., depois vários outros depois; até chegar em vírgula, aqui. Eis que eu tinha em mãos aquilo, aquele pedaço de uma existência estranha e confusa, tanto quanto estranha e confusa era a minha própria existência.

Eu li a vida dela, até onde ela se deixou mostrar, até onde ela não soube estar sendo vista. Foi sim, foi uma vida que valeu a pena, que hoje vale a pena, e vírgula, sempre valerá.

Francisco240 11/03/2022

Meu favorito da vida????
Uma biografia muito bem escrita, com uma linguagem muito palatável, e em contraponto e ao mesmo tempo um tanto quanto poética quanto o autor se demora dissertando a respeito de Clarice.
Quem diria que de uma aldeia desconhecida da Ucrânia, sairia um dos maiores mistérios da nossa literatura. Clarice é um mistério completo, é um mistério vivo, como a "água-viva".
Não pretendo me demorar nesta resenha, pois sua vida é praticamente complexa e intimamente ligada à história do Brasil.
Ana 11/03/2022minha estante
Estou procurando uma boa biografia dela. Vc me indicaria esta? Vi que tem algumas...

Super indico!

Francisco240 12/03/2022minha estante
A escrita do Moser é linda e não é rebuscada. E um dos pontos fortes do livro é quem mais fala é Clarice se mostrando como realmente é através de suas cartas e outros textos, e apartir daí, Moser vai explicando de forma quase que íntima a vida dela. A vida dessa mulher é incrível.
Super recomendo essa edição. Se não achar essa edição da Cosac Naify, tem pela companhia das letras com a mesma tradução.

Ana 12/03/2022minha estante
Ok. Vou comprar essa. Muito obrigada ?

Disponha minha cara?

Vitor Y. 16/12/2021

Biografia do "Monstro Sagrado"
Clarice sempre me causou admiração e medo. Típica reação de quem a encarava como "monstro sagrado", denominação que ela não gostava já que afastava mais do aproximava (inclusive fãs) - há um capítulo sobre isto.

Depois de ler essa biografia, cuja pesquisa é tão grandiosa quanto o objeto, sinto me privilegiado de falar português e tê-la como escritora brasileira. É tão primorosa e bela que tive que ler "Perto do Coração Selvagem" antes de terminá-la. Minha admiração só aumentou.

E sobre o desfecho de sua vida, a biografia demonstra que ela tinha tanto controle sobre sua escrita e sobre si, que acabo citando Paulo Francis (apud da biografia):

"Converteu-se na sua própria ficção. É o melhor epitáfio possível para Clarice".
ClAudia.Fernandes 16/12/2021minha estante
Muito fã. ??

Rick 05/12/2021

Paz? Quem é que tem?
É preciso saber sentir, mas também saber como deixar de sentir, porque se a experiência é sublime pode tornar-se igualmente perigosa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6