Manu, a menina que sabia ouvir

Manu, a menina que sabia ouvir Michael Ende

Resenhas - Manu a menina que sabia ouvir

Hugo 26/02/2024

Manu é uma menina muito esperta que gosta de contar histórias num anfiteatro.
Depois que os homens de cinza aparecem , roubando o tempo das pessoas, ela trava uma luta pra derrotá-los.

Lydiarq 10/08/2021

A importância do tempo...
Desejo iniciar essa resenha dizendo-lhes que este foi meu primeiro livro de capítulos  longos que ganhei e o li pela primeira vez aos 8 anos de idade. Vinha a minha memória algumas lembranças, mas necessitava de fazer uma nova leitura, agora!
Manu é uma garotinha em situação de rua que mora sozinha nas ruínas de um anfiteatro e que as pessoas que moram ali naquele bairro as descobrem e passam a conviver com ela e a ajudá-la. E ela restribui o tamanho carinho e a amizade ouvindo sempre o que todos havia pra contar a ela. Isso, ela era uma boa ouvinte e fazia muito bem a todos! Até que entram na história uns homens cinzentos afim de roubarem todo esse amor e carinho ali constituído naquela cidade, entre estes amigos. E o tempo era o mais valioso destes bens. Então, ali trava um batalha entre ela e estes homens para trazer a normalidade e a paz a todos que ali vivem.
O livro trás uma mensagem muito linda de amizade, lealdade, da importância  de dedicarmos sempre um tempinho para o próximo, para nossa família e a quem amamos.
         Essa obra de Michael Endereço, me trouxe um novo olhar, um novo entendimento com relação ao  meu tempo, como é o que faço para aproveitar o meu tempo. Me mostrou que não devemos perder de vista aquilo que realmente é importante para nós e que não tem preço.

Gabê 23/10/2017

Uma maneira encantadora de descrever a dura realidade.
Você sente que está sempre sem tempo?
Então com certeza deveria arrumar algum tempinho para ler esse livro maravilhoso. Pois os homens cinzentos que roubam nosso tempo tem uma fraqueza: seu poder acaba se nós descobrimos sua existência.

Um livro que gostaria de ler para meus filhos/filhas.

Elga 11/10/2015

Manu a menina que sabia ouvir
Esse livro é uma lição para o mundo atual. Manu é uma menina que consegue não ser hipnotizada pela passagem do tempo, que é a grande preocupação de todos. Por causa disso, é perseguida representando um perigo para os homens que querem instituir a nova ordem.

Milena Karla - Mika 10/09/2013

Sempre me interesso por títulos como esse: A menina que sabia ouvir, A menina que isso ou aquilo... E com esse pequeno livro não foi diferente. É um livro fino, porém complexo. O que eu quero dizer com complexo, é que como já era de se esperar de Michael Ende, é uma história com muito conteúdo. Um daqueles livros que faz você pensar, e sentir curiosidade acerca do assunto, e de tudo que vai acontecer.

Eu sou uma grande fã de Michael Ende e esse livro só me fez amá-lo mais ainda.
Conta a história de uma menina de rua, a Manu, que faz muitos amigos nas ruínas de um antigo teatro. Tem um senhor que pensa muito e fala pouco, e um garoto que ganha a vida contando várias histórias mirabolantes para os turistas que vão visitar as ruínas do teatro. Além de muitas outras crianças e outras pessoas, que simplesmente iam até lá todo dia para conversar com Manu. Ela os ouvia, se interessava como ninguém por tudo que diziam, sua vida, seus infortúnios... E todos eram felizes ali. Até que surgem homens estranhos na cidade. Homens cinzentos, que querem acabar com a paz e a felicidade.
Eles querem roubar o tempo que resta a todos os humanos. Quando eles chegam, tudo se torna cinzento e frio em volta. E a única pessoa que consegue resistir a essa influência ruim é Manu. E eles sabem disso e a temem.
E no decorrer da história, Manu fica sem ninguém, porque todos os seus amigos foram "levados" pelo homem cinzento, e então ela vive aventuras ao lado de Cassiopéia e o Senhor Hora Minuto (O Senhor tempo, acho que é esse o nome, desculpem se errei), e ela ultrapassa as barreiras do tempo para salvar o mundo do poder dos homens cinzentos.

Esse livro é muito mais que uma aventura infanto-juvenil. Ele foi escrito para nós refletirmos sobre a vida. Eu percebi que todos sofrem a influência dos homens cinzentos, e que para fugir deles seria preciso que todos nos uníssemos, ou que conseguíssemos parar de pensar que temos pouco tempo, e usar o tempo que temos para viver. Porque a vida passa rapidinho e enquanto isso estamos distraídos brigando e chorando, limpando a casa, trabalhando como condenados como se esse fosse o único modo de vida possível. O que Michael Ende quis dizer, é que nós temos tempo para olhar as cores do céu e sermos bons uns para os outros, temos tempo para sorrirmos e fazermos algo que nos leve pra longe dos Homens Cinzentos que só querem sugar nosso tempo.

Enfim, eu recomendo demais esse livro. Uma leitura rápida e inteligente. Michael Ende é um gênio!
elcio.oliveira. 10/02/2020minha estante
Muito obrigado pela resenha, Milena! Adorei e, CERTAMENTE, irei ler o livro!
Grande abraço!
Elcio

Leonardo Ferla 23/02/2012

Recomendo....[re-comendo o livro...rs]
Eu li esse livro deve ter mais de 10 anos, e achei-o recentemente na internet, em forma de e-book.
Não preciso dizer que estou relendo, né?
Recomendo!!!
Pamela 23/02/2012minha estante
Agora sim rsrs

Lydiarq 07/06/2021minha estante
Que legal! Euganhei este livro qnd tinha 9 anos... eu emprestei e nunca me devolveram.. mas encontrei um no sebo!! Vou reler!! Foi meu primeiro livro de capítulos sem imagem! Rs...

Leonardo Ferla 07/08/2022minha estante
Top Lydiarq...
Esse meu comentário postei há 10 anos atrás, logo, já são 20 anos [aproximadamente] que o li

Lydiarq 08/08/2022minha estante
Consegui ler ele!! Como foi bom relembrar !!

Anorkinda 20/01/2011

Manu, a menina que sabia ouvir
É uma história incrivelmente rica, os personagens amigos de Manu, apresentados detalhadamente, tornaram-se meus amigos também. Guido Guia e suas mirabolantes histórias, haviam capítulos somente com as fantasias deste rapaz (Que tornavam-se mais excêntricas na presença de Manu), as crianças que vinham brincar no velho anfiteatro, onde Manu morava e também brincavam vivamente por ali. O Velho Beppo tão leal, responsável, meticuloso, um amigo ideal.
Vários habitantes da cidade, enfim que beneficiavam-se da companhia silenciosa, meiga e carinhosa de Manu.
Até aparecerem os Homens Cinzentos, roubando o tempo de todos, menos de Manu, a quem nunca puderam por as mãos...essa era a riqueza dela, ela não era capaz de cair em nenhuma cilada do tempo...ela era Senhora dele. Saudades tenho do Mestre das Horas, que zelosamente observava e guiava Manu e salvar seus amigos.
O capítulo detalhando o encontro de Manu com sua Flor das Horas no templo do coração, está guardado em minha memória e a canção que ela ouviu...também eu ouvi, embora a minha canção seja minha e a dela, fosse a dela.

Anorkinda

Letícia 20/11/2010

Faz tempo que li esse livro... É um livro que todo adolescente ou criança deveria ler. Marcou muito a reflexão que o Michael Ende faz sobre o tempo.

godoi 23/08/2009

Fábula do mundo moderno
Li Manu quando tinha uns 8 anos de idade, nessa mesma edição. Lembro vividamente como fiquei deslumbrado com a brincadeira inventada pelas crianças, inspiradas pela presença de Manu. Um dos livros fundamentais da minha infância.

O livro é uma fábula da vida moderna, urbana, regida pelo relógio, e de como esse modo de viver pode solapar a humanidade das pessoas, tornando-as meras engrenagens no mecanismo da sociedade moderna. Para isso usa de personagens fantásticos, os "homens cinzentos", que se alimentam do tempo da pessoas. Uma história que pode parecer ingênua a primeira vista, mas que mostra com verossimilidade o mundo em que vivemos.

Miwa 17/03/2009

Se um dia eu tiver uma filha...
ela vai ler esse livro!