Uma Estrela na Escuridão

Uma Estrela na Escuridão Gabriel Davi Pierin

Resenhas - Uma Estrela na Escuridão

Mariane 01/03/2019

Em outubro de 2018 assisti ao programa Conversa com Bial e conheci um brasileiro e sua incrível história de superação. Até aquele dia não sabia se quer da existência de Andor Stern. E foi aí que começou minha busca. Foram muitas e muitas pesquisas até encontrar o primeiro ponto: o nome do livro (que não é citado durante o programa).
Com o livro em mãos, chegou a hora que conhecer mais sobre a história do único brasileiro que sobreviveu à uma das maiores (se não a maior) atrocidades da história: o Holocausto.
Andor, brasileiro, judeu, jovem, está na Hungria quando a Segunda Guerra Mundial estoura e os judeus são enviados a campos de concentração e extermínio. Gabriel Pierin nos presenteia com a história de Andor e com uma explicação histórica sobre a situação do momento, o que nos situa melhor durante o decorrer do livro.
Já li muitos (muitos mesmo) livros sobre a Segunda Guerra Mundial, mas este me emocionou de uma forma mais profunda, acredito que por ter visto parte da história contada pela TV durante a entrevista, me fez sentir mais a angústia e o sofrimento por qual o jovem Andor passou.
Histórias como a de Andor precisam ser divulgadas, para que jamais seja apagada esse acontecimento de nossa história.
Pietra5 13/10/2020minha estante
O Gabriel da aula de história na minha escola e ano que vem vamos ler esse livro na aula dele... expectativas a mil.

Kekeu 13/07/2018

Um relato emocinante
É de suma importância reconhecer a obra e ressaltar que o nazismo ou qualquer poder autoritário só causa desgraça a humanidade.

gio10 04/10/2021

Me surpreendeu
Já tinha lido todos os livros da minha estante e decidi dar uma olhados nos da minha irmã para ver se achava algo que valesse a pena quando eu encontrei esse livro. Autografado pelo autor, com a capa desgastada de tanto que tinha sido lido, peguei para ler sem nem saber do que falava. Não fazia ideia do tanto que ia chorar, nem do nojo que ia sentir lendo tudo que ele teve de passar e assistir sem poder fazer nada dentro daqueles campos de concentração. Não me passa pela cabeça como alguém poderia defender algo que causa tudo isso a outras pessoas por simples preconceito.

Ramon 13/11/2021

Grande história, pouca personalidade
Sem dúvida alguma o livro aborda uma história difícil, que envolve muita dor física, emocional e psicológica. No entanto, ao meu ver, a forma escolhida para narrar os acontecimentos da vida de Andor me distanciaram um pouco da ideia de que o livro se tratava de uma biografia, e não um romance histórico... Creio que, se escrito de outra maneira, com uma abordagem ainda mais detalhada e pessoal, a experiência teria sido muito mais rica, me conectando de forma mais crua com o sofrimento do sobrevivente.

Elisabete Bastos @betebooks 19/04/2022

Um primor
O livro nos brinda com uma síntese de eventos históricos de forma direta e fluida, além de trazer o testemunho de Andor, que nasceu no brasil, enquanto seu pai trabalhava no Brasil. Depois eles foram para Índia e finalmente na Hungria ( nação dos seus pais). Em 1944, houve a ocupação nazista e ele foi mandado para o campo de Auschwitz. Ele era um adolescente e o testemunho muito preciso e traz novidades para mim, em relação as atrocidades nazistas e outros temas... Ele foi tranferido para outro campo na Alemanha até a sua libertação. Depois, uma decisão vir ao Brasil no qual teve uma vida feliz, apesar do passado massacrante.

oslivrosdomax 22/04/2022

o privilégio de ter conhecido o protagonista
"o soldado arrancou o saco de cimento do meu corpo, obrigando-me a vestir
a combinação sem nada por baixo. fazia 25 graus negativos. me contorcia de frio.
"não aguento mais", pensei. lágrimas escorriam pelo meu rosto. foi a primeira vez que chorei em auschwitz. senti raiva do soldado e de mim mesmo. "vou dar um fim a tudo isso", decidi. então corri. corri em direção ao arame eletrificado. se tivesse sorte nem chegaria a alcançá-lo. seria executado por qualquer um dos
atiradores que ficavam nas torres de vigia. enquanto corria a roupa derretia no meu corpo, e o vento gelado batia no rosto.
dei-me conta que depois de muito tempo estava fazendo alguma coisa com a minha própria vontade. um timido sorriso rompeu-
se na face enrijecida. experimentava a liberdade de novo. alcancei essa sensação nos tempos de infância já adormecrda na memória. ela que tunha sido arrancada de mim. naquele tempe corria e brincava livremente no quintal do meu avô paterno. lembrei que ele me chamava carinhosamente de "meu garoto brasileiro".
naquele instante, interrompi minha corrida para a morte.
foi quando fiz a mim mesmo uma promessa: "ainda vou voltar para o brasil".

Helena 01/11/2022

Uma estrela na escuridão
Sinceramente, eu fico chocada toda vez que percebo que mal faz um século desde a 2° guerra. Um marco horrível na história do mundo, o ser humano é simplesmente cruel, uma guerra é inumano e absurda.
Li este livro pois tinha uma palestra com o professor Gabriel, autor do livro, eu super recomendo a leitura mas aviso que tem gatilhos, muitos gatilhos, todavia para quem se interessa por esse assunto eu super recomendo, nota 4,5!

Paulascrap 09/12/2019

Uma leitura emocionante e obrigatória.
"...A aprovação popular à Noite dos Cristais foi geral. Não houve comoção nem manifestação de solidariedade" . . "...Em paz não estou porque não dá. A injustiça é latente. Mas aprendi que, enquanto houver vida, há esperança. ... Andor Stern. 📕A cada relato que lemos nos surpreende o fato da humanidade hoje não ter aprendido nada com o pior momento da nossa história. . 📕Diferente da leitura de " O sobrevivente" de Aleksander Henry no qual o autor narra sua trajetória em detalhes durante a ocupação nazista e envio aos campos de concentração e liberdade, a presente obra se inicia com uma viagem com a vítima dessa tragédia aos locais em que ela ocorreu, refazendo a trajetória daqueles anos na vida de Andor e depois com um resumo sobre a guerra e o surgimento do nazismo.📕Após essa introdução iremos conhecer a infância , o início da guerra , a ocupação nazista e todo o sofrimento do brasileiro como prisioneiro dos campos de concentração. 📕Esse formato acaba deixando a narrativa do período do holocausto em si bem superficial, nem por isso menos chocante. 📕Difícil acreditar na sobrevivência de um ser humano àquelas condições de limite extremo e muito pior ter a certeza da omissão e colaboração do povo alemão entre outros com eliminação de pessoas inocentes, não há como falar de desconhecimento dos fatos, a culpa se estende muito além dos "nazistas". 📕Uma leitura rápida mas muito gratificante, ainda mais sabendo que após sofrer tanto para sobreviver, hoje ele se encontra aqui para contar sua história, construi sua família em sua terra natal e muitos tiveram a oportunidade de ouvir seu relato pessoalmente. #umaestrelanaescuridão #andorstern #holocausto

ticia5 25/09/2023

Sabe aqueles momentos em que tu para pra começar a processar algo que na tua cabeça não teria como acontecer? essa fui eu lendo este livro e pensando "como isso foi possível?" a crueldade viva e ardente dentro dos corações humanos é algo enjoativo, desgastante só de pensar... e nessa obra, temos a história do único Brasileiro sobrevivente ao Holocausto, senhor Andor Stern, a estrela ?.
Toda essa questão do Nazismo, do Holocausto, sempre foi de extrema sensibilidade para mim, e, embora a única obra desse gênero na qual eu tive contato foi "O Menino Do Pijama Listrado" que é uma ficção, mas que causou grande impacto em mim e cortou meu coração. e olha, se o meu coração foi cortado, agora, então ele foi empalado.
as diversas situações que o senhor Andor se deparou tão novo é de fazer chorar, e o pior é pensar que mais milhões de outros judeus passaram por isso, e a culpa foi de um louco e de uma sociedade cega e nacionalista.
porém, é lindo ver ele dividindo a vida com o seu amigo Luis, e depois de tudo, ainda conseguir ver o lado bom de viver. ?

"A guerra é sempre uma derrota da humanidade."

"O livro para mim acabou se tornando uma espécie de entidade. Passei a amar os livros e jamais consegui me desfazer deles."

"Com a criança nas mãos, ele atirou-a com força contra a lateral do vagão. O bebê, caído no chão, jazia sem vida. Aos prantos e agarrada ao pequeno cadáver, a mulher foi arrastada dali."

"Morria Andor Stern e nascia 83.892. Não restava mais nada da minha existência."

"Em paz não estou porque não dá. A injustiça é latente. Mas aprendi que, enquanto houver vida há esperança."

Elide.Serra 31/12/2023

Necessário e comovente
Seria mais uma história sobre os horrores do holocausto, mas a profundidade e construção dessa história ao retratar o Andor e toda a experiência vivida nos campos transformaram esse em um dos livros mais importantes pra mim.
Agradeço demais ao autor por ser tão cuidadoso com essa narrativa.

loryyy 29/01/2024

Andor Stern
Quando a gente decide ler um livro sobre um assunto tão delicado como o holocausto, pensamos que terá uma energia pesada e triste, por motivos óbvios. Mas Andor Stern é diferente.
Várias vezes ele disse que já recebeu essa pergunta, do porquê ele não sente nenhuma vingança ou ódio por tudo o que aconteceu. Eu sentiria, sinceramente. Eu li ?A vida após o Holocausto: memórias de Andor Stern? e eu me apaixonei cada vez mais por ele. Que pessoa doce e adorável. Eu ri inúmeras vezes durante a leitura. Como é possível essa pessoa levar um assunto tão triste de uma forma tão leve?
Eu fico extremamente feliz que Andor pôde viver sua vida em dentro de 94 anos, o que na verdade pareceram 200. Tudo para ele era um novo obstáculo, um novo desafio à frente que ele prontamente superava. Queria muito ter conhecido ele, seria por um ano e ele faria a palestra para minha turma na escola. Eu com certeza teria rido do jeito que ele conta essa história de uma forma tão alegre e abraçaria ele muito apertado, por dar essa aula de humanidade para a gente. Tenho o prazer em ter conhecido o professor Gabriel, o autor do livro, e tenho certeza que ele espelhou a história do Seu Andor assim como deveria ser.
Sinto saudades imensas da minha professora de história que nos mostrou todo esse universo para a gente, li todo o livro pensando nela. Prometo que vou visitá-la nos próximos anos e ver se ainda ela espalha com o maior orgulho a história de Andor Stern, o único brasileiro nato sobrevivente ao holocausto.

O último capítulo do livro, escrito inteiramente pelo Gabriel, nos mostra dados do antissemitismo hoje no mundo. As ?Fake News? e a desinformação alavancam situações tão deploráveis virem à tona.

?A conclusão é do maior estudo já realizado sobre o tema, realizado pelos cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts) dos Estados Unidos, publicado na revista Science. De acordo com os estudos, 70% das notícias falsas se espalham numa velocidade maior e atingem muito mais pessoas do que as verdadeiras. Cada postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as postagens falsas atingem de mil a 100 mil. Algo interessante no estudo é que o uso de robôs não interferiu no resultado de propagação das mensa-gens, ou seja, isso significa que são os humanos os culpados por disseminá-las.?

Queria que todos lessem as duas obras escritas pelo Gabriel sobre o Andor Stern e sua história de superação; ?Uma Estrela na Escuridão? e ?A vida após o Holocausto, memórias de Andor Stern?. As histórias precisam ser ditas para que crueldades como essas não se repitam.

?Os homens se parecem mais com a sua época do que com seus pais? ? Marc Bloch