O Futuro do Pensamento Brasileiro

O Futuro do Pensamento Brasileiro Olavo de Carvalho

Resenhas - O Futuro do Pensamento Brasileiro

Vinícius 10/10/2020

Intelectuais esquecidos.
Em mais um livro do prof. Olavo, ele retrata o pouco valor dado as obras de alguns autores nacionais como: Mario Ferreira dos Santos e Otto Maria Carpeaux, os quais são discorridos boa parte do livro. Já outros autores como: Miguel Reale e Gilberto Freyre tiveram sua relevância exaltada, principalmente pela intelectualidade Gramciana que nos envolve até hoje.

Romeu Felix 27/05/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Introdução:
"O Futuro do Pensamento Brasileiro: Estudos sobre o nosso lugar no mundo" é um livro escrito por Olavo de Carvalho e publicado em 2016. Nesta obra, o autor aborda o pensamento brasileiro em diferentes áreas, oferecendo uma análise crítica e propondo reflexões sobre o lugar do Brasil no mundo contemporâneo. O livro busca resgatar a tradição intelectual brasileira e discutir os desafios e perspectivas para o futuro.

Resumo do conteúdo:
O livro está dividido em capítulos que exploram diferentes temas e áreas do pensamento brasileiro, apresentando uma análise e reflexões por parte do autor.

Capítulo 1: Introdução
Olavo de Carvalho apresenta uma introdução ao livro, contextualizando o tema e justificando a importância de discutir o pensamento brasileiro em um contexto global.

Capítulo 2: Filosofia
O autor discute a filosofia brasileira, abordando os principais filósofos e correntes de pensamento que surgiram no país. Ele analisa as contribuições e as limitações do pensamento filosófico brasileiro e propõe uma reflexão sobre o futuro da filosofia no Brasil.

Capítulo 3: Literatura
Neste capítulo, Olavo de Carvalho explora a literatura brasileira e sua relação com o contexto histórico e cultural do país. Ele discute escritores e obras importantes, destacando a singularidade da literatura brasileira e suas possíveis influências globais.

Capítulo 4: Ciências Sociais
O autor analisa as ciências sociais no Brasil, discutindo os principais pensadores e teorias que surgiram nessa área. Ele examina as contribuições e as críticas ao pensamento social brasileiro, apontando desafios e possibilidades para o desenvolvimento dessa disciplina.

Capítulo 5: Artes e cultura
Olavo de Carvalho aborda as artes e a cultura brasileira, explorando a música, o cinema, a pintura e outras formas de expressão. Ele discute a importância da cultura brasileira no cenário global e propõe reflexões sobre a preservação e o desenvolvimento das artes no país.

Capítulo 6: O futuro do pensamento brasileiro
No último capítulo, o autor faz considerações sobre o futuro do pensamento brasileiro e as perspectivas para o país. Ele oferece insights e provocações para que os leitores reflitam sobre o papel do Brasil no mundo contemporâneo e as possibilidades de um pensamento brasileiro autêntico e relevante.

Conclusão:
"O Futuro do Pensamento Brasileiro: Estudos sobre o nosso lugar no mundo" de Olavo de Carvalho é um livro que propõe uma análise crítica do pensamento brasileiro em diferentes áreas, como filosofia, literatura, ciências sociais, artes e cultura. Publicado em 2016, o livro busca resgatar a tradição intelectual brasileira, discutindo suas contribuições, limitações e possibilidades para o futuro. Escrito em português e com 240 páginas, o livro é uma leitura relevante para aqueles interessados em compreender o lugar do Brasil no mundo contemporâneo e refletir sobre o desenvolvimento do pensamento brasileiro nas diversas esferas do conhecimento.
Por: Romeu Felix Menin Junior.