Uma Mensagem de Esperança

Uma Mensagem de Esperança Tom Michell

Resenhas - Uma Mensagem de Esperança

Ferdy 07/05/2020

que livro fofo! Está gratuito na Amazon, e a história é narrada sobre as memórias de um então jovem inglês, que foi professor num internato para meninos na Argentina dos anos 70, seu improvável encontro com o pinguim e as relações da ave com todos...achei bem interessante como o autor conseguiu mesclar as lembranças, e ainda contar um pouco sobre a época de ditadura na Argentina, gostei!

Paty 30/06/2020

Tom sempre sonhara em morar na America do Sul, sonho que se tornou possível graças a uma proposta de emprego, na qual ele iria dar aulas na Argentina.
Durante sua viagem de férias para o Uruguai, enquanto andava pela praia, se deparou com uma cena horrenda: dezenas de pinguins empilhados na areia cobertos por petróleo. Relutante, Tom continua a caminhar, avistando sua mensagem de esperança, um pinguim vivo.
Tom se questionou o que aquilo pudera significar e o que poderia fazer por aquele guerreiro, chegando a conclusão que levaria o mesmo com ele. No ínicio, essa aventura seria apenas para limpá-lo e depois devolvê-lo para o mar. O que não aconteceu.
Juan Salvador ( o pinguim ) acaba criando um laço extremamente forte com o professor, quase impossível de quebrar. Tom até tenta, mas não tem coragem de devolvê-lo para o mar, agora seriam uma dupla.
Que livro mais gostoso de ler! Além da história ser cativante, nos trás diversas curiosidades sobre pinguins, que simplesmente amei saber. Não apenas curiosidades de como cuidar de um pinguim, mas sobre seu modo de vida, como foram afetados pelos seres humanos e muito mais.
Durante o livro temos diversas ilustrações divertidas do Juan Salvador, que deu um toque a mais ao livro.
Conheci o livro através da Amazon, ele estava de graça por conta da quarentena e gente que achado! Nunca tinha ouvido ninguém falar dele, mas fiquei apaixonada. Agora também quero um pinguim!

site: https://shinybubbles.blogspot.com

Sara Sousa 25/08/2020

Uma história de salvação
O livro conta uma história real de quando o autor salvou um pinguim de um derramamento de óleo numa praia uruguaia. Fui cativada pelo livro. É uma história linda de período que Tom Michell esteve cuidando do pinguim.
O bichinho de estimação trouxe alegria por onde passou e deixou muita esperança. Vários alunos da escola em que Tom dava aula acabaram tendo um melhor desempenho em seus estudos por causa do contato com Juan Salvador Pinguino. Afinal, o pinguim tinha a mesma afinidade com todos que o encontrava.
O livro traz uma esperança de um mundo melhor. Mostra como alguns problemas são tão desprezíveis quando se tem tantos motivos para agradecer.

Laura 02/02/2021

Esse livro de não-ficção faz jus ao seu título!
O autor relata sua experiência de cuidar de um pinguim depois de resgata-lo de um acidente com petróleo na Argentina.
Ao longo do livro, vamos nós deparando com vários ensinamentos que são verdadeiras mensagens de esperança s2

Lud 10/08/2021

Gostei muito do livro, só que eu gostava mais das passagens que envolviam o pinguim em si. Não gostei de uma passagem em que o autor descreve em detalhes como um outro animal é morto, pois é algo que realmente não me interessa e me faz mal de ler e imaginar (mesmo sabendo que acontece muito em nossa sociedade). Essa passagem reduziu o número de estrelas da minha avaliação, porque pra mim foi bem desnecessário e desagradável. Mas enfim, de resto é uma leitura divertida, interessante e instiga mais a curiosidade sobre a vida dos pinguins.

:) 29/05/2020

Juan Salvador tem todo o meu coração.
Sim, porque para mim é Juan Salvador. Amei todas as partes em que esse animalzinho apareceu, gostaria que o autor tivesse focado mais nele e nas relações dele com os humanos, iniciei o livro esperando isso. Enfim, foi uma leitura arrastada, mas a reflexão que tive no final fez valer a pena!

Luiza 13/10/2021

Era o que eu esperava (leve e fofo)
Para ser sincera só realizei essa leitura pq o livro físico estava super barato na amazon (uns 8 reais) e ele entregou exatamente o que achei entregaria. Comecei sem muitas expectativas e foi a leitura fácil que eu esperava.

Um livro de poucas páginas, com linguagem acessível e uma edição super fofa! Os desenhos dos pinguins entre as páginas complementam a experiência da leitura e passa a mensagem de um livro leve.

Leitura para se distrair, leve e cativante. Dá vontade de continuar virando as páginas para saber o desenrolar das experiências do autor, apesar de sempre parecer que ele conta menos do que poderia e de que as situações que ele viveu dariam um livro bem maior e interessante. Também senti falta de saber mais sobre a política da Argentina na época e de alguns detalhes simples como quanto tempo o pinguim Juan Salvado passou efetivamente com o Michell.

Se o autor publicasse o diário de bordo dele da época eu com certeza leria, fiquei com a sensação de que tem mais o que aprender com a vida desse aventureiro do que ele decidiu compartilhar (apesar de que claro, ele decidiu focar no pinguim, o que é bonitinho).

Ah, queria acrescentar que não encontrei a "mensagem de esperança" como o título propõe. Talvez eu estivesse esperando uma grande reviravolta ou um grande acontecimento, que não aconteceu (e tudo bem). Acharia mais condizente deixar como título principal apenas "o que aprendi com um pinguim" já que além de ter mais sentido com a história ainda chama mais atenção.

Super Ci 30/10/2016

Resenha do Elefante Voador
Para quem não conhece, Uma mensagem de esperança traz a história belíssima e inspiradora do inglês Tom Michell que, desde menino, tinha vontade de morar na América do Sul. Uma proposta de trabalho como professor na Argentina, torna esse sonho possível.

Durante uma viagem de férias no Uruguai, Tom acaba se deparando com uma situação horrível: inúmeros pinguins mortos na praia, devido a uma mancha de óleo que os atingiu. Andando nesse cenário triste, Tom Michell acaba encontrando um pinguim que ainda luta pela vida. É aí que as vidas do professor e de Juan Salvador se cruzam pela primeira vez e o destino dos dois muda para sempre.

Tom decide levá-lo para casa e cuidar dele até que o pinguim esteja completamente recuperado para voltar a natureza. Mas, as coisas não são tão simples assim, pois Juan Salvador acaba cativando o professor e todos a sua volta e pensar em uma despedida fica cada vez mais fora de cogitação. Prepare-se para se emocionar!

Em Uma mensagem de esperança, mais uma vez somos surpreendidos com a capacidade dos animais em transformar a vida das pessoas. Juan Salvador é um verdadeiro exemplo do quanto ainda temos que aprender com essas criaturinhas lindas, sinceras e amáveis. A jornada de Tom Michell e seu pinguim é regada de pequenos gestos de amizade e cumplicidade e isso é um verdadeiro presente ao leitor.

Resenha completa no site do Elefante Voador.

site: www.elefantevoador.com

Norberto 07/06/2017

História sincera, bonita e super bem escrita, é um livro que me interessou desde a capa e passei alguns meses para conseguir pôr as mãos em uma edição e um pouco mais para começar a ler. A história de Tom e Juan Salvador é toda regada ao sentimento de amizade, dedicação e companheirismo entre os dois. Além disso, tem momentos muito divertidos ao longo de toda a narrativa, que é de fato uma história sendo contada, não apenas fatos jogados - por ser real. Em alguns momentos senti falta do pinguim porque o autor focou em outras coisas e personagens que aparecem ao longo dos dias, mas o livro acabou se tornando uma espécie de guia e enciclopédia sobre lugares diferentes e quase um manual de animais marinhos, o que achei muito interessante. No final das contas, o livro foi daqueles que terminei com o coração quentinho, embora apertado, com a emoção na medida certa pra deixar aquela lágrima cair no cantinho do olho.

Mariana Felix 04/02/2023

Um livro para aquecer o coração
Uma coisa muito importante que deve ser considerada antes de começar a ler este livro é o selo sob o qual ele foi publicado. O selo Bicicleta Amarela da Rocco, é um selo de desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar, o qual publica ficção inspiracional, lições de vida e de superação. Então, não, se você está esperando um livro cheio de reviravoltas ou uma ficção científica eletrizante, este não é o livro ideal.

"Uma Mensagem de Esperança" é um livro muito fofo para aqueles que buscam aquecer o coração com uma mensagem linda sobre como os animais podem mudar a vida das pessoas. Diria, até, que se compara a "Marley & Eu" neste aspecto.

Entretanto, por se tratar também de uma autobiografia de um inglês que residiu na Argentina nas décadas de 1970 e 1980, as questões políticas e sociais do período não foram deixadas de lado, mostrando como a inflação e o golpe militar assolavam a população naquele período (mesmo que, em alguns momentos, a clara visão eurocêntrica do autor deixasse a desejar).

Apesar de algumas cenas de morte de animais ao longo do livro serem exageradamente descritivas na minha opinião, essas descrições são importantes para o desenvolvimento da história, seja no que diz respeito ao aspecto social, como na belíssima crítica que o autor deixa para o desenvolvimento econômico desenfreado e impensado que está dizimando os animais, e como tudo isso é culpa nossa.

Minha única crítica ao livro é a escrita não linear, que muitas vezes pode deixar o leitor confuso sobre a ordem cronológica dos acontecimentos relatados. Porém, não é nada muito grave. Por isso, dei 4,5 estrelas.

"Juan Salvado era o próprio espírito do mar, a própria essência da força vital do mar, destilando o domínio marinho e, portanto, invulnerável ao turbilhão que assolava os arredores." - pág. 230

Lia 21/05/2020

Um livro simples e direto sobre como e o que o autor aprendeu com um pinguim. É uma história leve, curtinha e legal. Sempre é tempo de aprender e como o fazemos, pode ser das mais diversas e improváveis formas.

Maria 04/06/2020

Eu quero um pinguim!
Um livro fofinho, de aquecer o coração, bom pra passar o tempo e uma excelente pedida pra quem gosta de animais.
Não espere uma grande obra da literatura, mas uma oportunidade de conhecer a relação de companheirismo entre um jovem aventureiro e um pinguim!