Os Crimes da Luz

Os Crimes da Luz Giulio Leoni

Resenhas - Os Crimes da Luz

Renato 20/11/2009

Os Crimes da Luz
Será possível mensurar a luz que vem de Deus? Fazer uma pergunta como essa em pleno século XXI, quando a ciência já explicou praticamente tudo acerca da ótica e seus mistérios, não faz muito sentido. No entanto, perguntar isso em 1300, sob os olhos atentos da Inquisição, pode significar algo muito próximo da morte.

Novamente, o poeta Dante Alighieri é o personagem principal da história, mas desta vez menos sarcástico e mais emotivo que em Os Crimes do Mosaico. Próximo do fim de seu mandato como prior da cidade de Florença, Dante é surpreendido quando misteriosas mortes começam a assombrar a cidade de Florença, conhecida por sua liberdade intelectual. O mistério já é percebido bem no início do livro, quando uma bizarra embarcação repleta de cadáveres é encontrada encalhada nos pântanos do rio Arno. Junto aos cadáveres, um incompreensível conjunto de engrenagens é encontrado, sendo isso a pista inicial que conduzirá Dante por uma trilha de sangue, mortes inexplicáveis, sombras e, também, luz.

Assim como em Os Crimes do Mosaico, Giulio Leoni faz da fome pelo conhecimento científico e do fanatismo religioso da época o plano de fundo ideal para construir sua história, utilizando para isso também sua habilidade como prestidigitador.

O livro possui vários momentos interessantes que prendem a leitura. Às vezes, o leitor é levado a se perguntar “foi isso mesmo que li?”, no entanto, o que pode parecer inverossímil ou sem explicação no momento, é perfeitamente explicado no decorrer dos acontecimentos.

A meu ver, o final pareceu um pouco sem graça, mas para quem gosta de um bom thriller histórico, esta é uma ótima pedida.

Jaqueline 22/06/2021

Astrolábio
Esse foi um instrumento que dito no livro me tirou a curiosidade de ir procurar sobre e achei muito incrível. Adiante do livro surgiram outras ferramentas que achei interessante também e isso fez o livro ser bom, mas eu senti falta de ter uma descrição melhor deles para facilitar na imaginação. Outra coisa que deixou a desejar foi o fim.

Fernanda Machado 10/01/2023

O livro escola
Os crimes da Luz é um livro que te exige um conhecimento filosófico, histórico e religioso, mais aprofundado, as vezes até específico....confesso que quando li senti em muitas partes que o que eu sabia não era suficiente, e quando terminei de ler, o pensamento e o sentimento de não ter aproveitado o livro 100%, foi o que ficou.

Talvez pelo motivo que falei antes, não consegui entender muita coisa e isso me deixou perdida e confusa boa parte do livro, mas apesar disso fui surpreendida, não consegui adivinhar o assassino no final, muito menos os contratempos que apareceram, os quais achei que seriam clichês e não eram.

É uma leitura demorada, que te faz parar para pesquisar palavras, termos e até mesmo um contexto histórico, muitas vezes dando a sensação de estar perdendo algo como se tivesse lacunas em branco, o que faz parecer que a história tem buracos ou pontas soltas, mas também permite que se conecte com a época narrada e cenário.

Os personagens são bem construídos, mesmo aqueles que aparecem apenas para complemento de cena como o chefe da guarda caracterizado por espressar seu desgosto por Dante, através de piadas, soberba e ironia.

Não é um livro que indicaria para qualquer um, realmente tem que gostar no mínimo um pouco de filosofia para lê-lo, já que é um tema bastante debatido o livro todo.

Por fim, o 3,5 é realmente porque gostei da experiência, nunca havia lido algo do tipo, mas realmente o livro ainda deixou muita coisa a desejar.

ps: o que foi o plot da Amara??????

andrea261 26/04/2013

Não gostei!
Não gostei! Não me empolguei em nenhum momento! Achei a leitura pesada, sei lá. A mesma impressão eu tenho do outro livro Os Crimes do Mosaico. Eu só li porque a trama se passa em Florença e o investigador era Dante Alighieri e eu estava na iminência de ir para a Itália.
Celia 27/02/2017minha estante
undefined

Guga 13/03/2010

O livro tem suspense, mais as vezes enrola muito.
Gostei do final, e recomendo para quem quer ler um thriller historico.

Celia 27/02/2017

Confuso
Não gostei. Narrativa confusa e cansativa. Não indicou a leitura. Nem sei como consegui terminar de ler de tão ruim.

DeiaMolder 08/09/2017

Inusitado
Um livro gostoso de ler, com uma história inusitada, tendo o poeta Dante Alighieri como detetive. Vários crimes acontecem, muitas personagens históricos, envolvidos em um tema de ficção. Adorei recomendo !

Cameater 22/03/2023

O esforço vale a pena
Todas as informações são dadas desde a primeira página, com alguns desvios e extensões desnecessárias na escrita que podem fazer um leitor iniciante desistir por vir se tornar cansativa e extensa. Com tamanha persistência e agrado com cenas de humor (que muito provavelmente, não eram para ser humorísticas) aqui e ali, segui firme na leitura.

Leitura carregada por alguns fatos históricos quanto a política, religião e a história em si; mas qualquer um com um celular na mão é capaz de se dar ao prazer de pesquisar um pouco e se informar ao invés de reclamar de tal coisa necessária para o decorrer da trama.

Todo medo de se arrepender foi por água a baixo, não houve arrependimento se não o de não ter tentado compreender as filosofias apresentadas com o esforço do autor de bota-las para fora.

O final, as últimas páginas unidas as primeiras fariam o livro ganhar todo meu amor. O final, me fez querer reler cada palavra novamente e compreender um pouco mais da mente do autor e de Dante.

Agradeço a pessoa que fez este livro chegar as minhas mãos de forma pública e gratuita, seja por querer se livrar, ou seja, pelo carinho de querer levar essa leitura adiante.