Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Babi @leiturasdababi 25/09/2021

@leiturasdababi
Alina está decidida a mudar sua vida totalmente, decide ser outra pessoa e dar um rumo diferente para o seu futuro. E ela sabe que isso só vai ser possível, saindo da casa de seus pais que fica numa cidadezinha pacata no interior e indo fazer faculdade e morar na capital.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E é isso que ela faz, vai cursar Engenharia da Computação e morar numa república. Lá ela já conhece quatro ótimos amigos que serão essenciais para a sua mudança e crescimento, já que durante toda sua vida foi rotulada como a nerd, que nunca sai de casa e não tem vida social.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na faculdade, ela fará ótimas amizades também, mas ela e suas amigas terão que enfrentar o machismo dos seus colegas de classe, já que na sua sala de aula tem 45 meninos e somente 4 meninas, sem falar que a profissão que ela escolheu, infelizmente, ainda é tachada como uma profissão para homens. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E durante todo o livro, conforme vamos acompanhando o amadurecimento de Alina, vamos também enfrentando alguns problemas que ainda estão presentes na nossa sociedade como o racismo, a homofobia e o machismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É um livro que parece simples, mas carrega consigo temas muitos importantes e necessários de serem debatidos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A amizade é muito importante no nosso desenvolvimento pessoal, pois ter bons amigos ao nosso lado nos faz sermos mais fortes para enfrentar qualquer coisa! Alina, apesar de ter ótimos amigos, teve que sentir na pele e enfrentar de frente alguns percalços para então só assim aprender a viver!

Vanda 19/08/2021

Leitura rápida e fluida
Primeiro livro que leio da Pam e tive a impressão que estava a ler diretamente do wattpad (nada contra), isso talvez porque a impressão que dá é que o a história é uma daquelas fanfics bem cliché.
Achei que faltou a construção do personagem Arthur, pois foi algo bem repentino desde que a Alina o conheceu e o que aconteceu.
Acho um bom livro para quem está começando a ler e quem gosta de histórias colegiais/adolescente super recomendo!!!

Elvis 04/08/2021

Boa noite, Alina.
Sinopse:
Recém formada do ensino médio, Alina Medeiros dá seu primeiro passo para a universidade, além é claro, da independência. O destino? Pedra Azul - ES. É na "República das Loucuras" que Alina resolve se hospedar, e deixar para trás a garota esquisita e sem amigos. A escolha do curso de Engenharia da Computação é encarado por muitos garotos da universidade com preconceito. Como assim, garotas estudando Engenharia da Computação? Daí em diante temos o tradicional cenário universitário: festas, bebidas, drogas e muita fofoca.

A Pam Gonçalves é sem dúvida, uma das primeiras referências quando se fala de livros na internet. Já li muitas de suas indicações no canal, mas ainda não tinha lido nenhum de seus livros. Depois de um hiato de anos de ressaca literária, resolvi aproveitar este retorno para ler “Boa noite”. O livro é leve, a narração é simples e quando você se dá por conta já leu mais da metade. Gostei da forma como mergulhamos no mundo da Alina, apesar de contestar certas coisas e esperar por outras. Por um tempo durante a leitura, torcia para que algo grandioso acontecesse, e aconteceu, mas nos últimos quarenta minutos”.

Não quero de forma alguma descredibilizar os temas abortados, porque de fato é uma realidade muito presente, mas exatamente por serem temas tão importantes, a autora poderia ter explorado um pouco mais. Senti falta também de um aprofundamento nas relações entre alguns personagens. Tirando esses pontos, se você quer ler um livro leve, e não se importar com clichês de adolescentes, valeu a pena! Destaque: República das Loucuras.

Gabi 31/07/2021

Acho que não tenho mais paciência para esses livros com uma mocinha "certinha" que vai pra faculdade e é "estragada" pelos "amigos". O que basicamente significa que eles vão insistir para que ela faça o que ELES querem e estão acostumados ao invés de fazer o que ela mesma quer. Acabo ficando com raiva dos amigos da protagonista por não simplesmente a deixarem em paz, e por isso não consigo gostar de ninguém. Então não estava gostando da história no começo e não me apeguei aos personagens. Só comecei a gostar já no final, quando temas como assédio, abuso, machismo e sororidade começaram a ser melhor explorados. O romance também não me cativou muito, mas achei fofinho.
Vanda 19/08/2021minha estante
É bem cliché mesmo..

babulocatelli 29/07/2021

Foi um livro bem rapidinho de ler, além de abordar um tema tão importante, ele me prendeu bastante !

Natália Motta 26/07/2021

Você vive a história!
É um livro bem fluido, divertido e ao mesmo tempo aborda assuntos sérios de maneira ?leve?. A história consegue te envolver de uma maneira absurda, você torce pelos personagens, se diverte como se estivesse lá com eles, fica apreensiva e chocada em diversos momentos. É muito bom viver junto com Alina toda essa nova fase dela!

Obs: O casal que formou no livro é muito fofo e eu shippo muito! Fiquei morrendo de vontade de comer um lanche no MLC - Melhor Lanche da Cidade!

Lara Jean - books 18/07/2021

Resenha de Boa Noite.
Heyy! hoje a resenha do livro de Boa Noite, gênero : Jovem adulto / Literatura Brasileira. o livro tem 240 paginas , nome da autora ,Pam Gonçalves.

Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Minha opinião

Que livro como a autora consegui tratar de um assunto tão sério sem parece pesado com os personagens em se não bem diferente um do outro como o livro resolver a problemática muito bem, gostei de livro, a narrativa da autora e maravilhosa..
Dei 5 estrela favorito no skoob.

jaquesant0s 13/07/2021

Eu tava precisando de uma leitura mais leve depois de tanta coisa pesada que vinha lendo e esse livro me trouxe um pouco disso no começo, acontece que depois ele vai pra um tema super sério e que é tratado muito bem, com bastante firmeza. Tive bastante saudade dessa época de faculdade mesmo não tendo aproveitado essa parte das festas rsrs. É uma excelente leitura, recomendo demais.

Arthur 08/07/2021

Boa noite
No início do livro, todos os sentimentos que a Alina tinha de deixar a família pra mudar de cidade, conhecer gente nova, começar a faculdade de computação e etc, isso tudo me deixou nostálgico sobre o meu início da vida acadêmica.

Eu comecei esse livro interessado pela história da menina que ia fazer faculdade de computação sendo uma das poucas meninas da turma. Eu até imaginei que ela fosse lidar com machismo na faculdade mas não imaginei que o livro fosse abordar por esse lado, o que foi algo que eu adorei no livro, por se aprofundar mais e ter uma abordagem muito mais séria sobre isso.

Gostei muito de como a Alina e as amigas se unem pra tentar acabar com os assédios e os estupros através de um aplicativo, que foi uma ideia delas e elas participaram do processo de desenvolvimento junto com uma grande empresa. Em outras obras que tem personagens programadores eles tendem a fazer tudo sozinhos e de forma muito rápida, o que não condiz muito com a realidade de alunos do primeiro semestre.

A Alina é uma ótima protagonista mas a minha personagem favorita é a Manu, ela é uma personagem muito divertida mas que também traz uma carga mais dramática em um momento do livro e uma representatividade lgbt também.

Luísa Toresan 06/06/2021

Eu só tinha tido contato com a escrita da Pam no conto Agora eu entendo. Nesse livro, pude conhecer um pouco mais do estilo de escrita dela, e MEU DEUS, que escrita fluida. O livro tem menos de 300 pág, e eu consegui ler tudo em um dia.

A protagonista não é daquelas que dá raiva, apenas em alguns momentos, quando você percebe que vai dar errado como observador, mas como participante da situação não daria pra perceber.

Foi uma ótima leitura e me deixou ansiosa pra ler uma história de verão!

Susan.Kelle 01/06/2021

Sabe aquele nacional gostoso de ler, engraçado e fofo mas sem deixar de lado um tema sério? Eu tô muito apaixonada na escrita da Pam. Gostei muito de conhecer a galera da república e de ver a Alina sair do casulo. Confesso que pra mim o casal principal teve uma falta de desenvolvimento deixando a relação entre mais subentendida, senti falta de mais dialogos entre eles pra passar do ponto de se evitando pra se pegando. E senti falta de uma conclusão pra Luana e seus problemas em casa, diferentemente do irmão do Gustavo ela não teve um ciclo fechado.

Angel 29/05/2021

amo dms a escrita da Pam e esse livro me surpreendeu dms!!!!

vannybs 29/04/2021

Muito bom. Não dava nada no começo, parecia mais um livro adolescente mas não foi nd disso. Vale muito a leitura.

Leticia Bisterzo 22/04/2021

Simplesmente necessário
Só quem já passou pela loucura que é a vida universitária vai entender profundamente esse livro. Tão necessário e principalmente um alerta! Me identifiquei muito com a Alina eu era muita parecida com ela quando entrei na faculdade hehe

kaylaninha 22/04/2021

Gostosinho de ler
Gostei, não é (pra mim) aquele livro que vou ficar "nooossaa que livro incrível" mas é bom, gostei da escrita e por mais que o "tema" seja pesado ele é abordado de uma forma leve e fluida, é divertido e me rendeu várias risadas, no geral é um bom livro, fácil de ler, e os personagens são muito divertidos.
Leria dnv e recomendo.

ps: Gustavo sem erros. ?