Boa Noite

Resenhas - Boa Noite

Bruno Gordiano 13/01/2021

Girl Power
Tudo pra mim.

"Segundo" livro que li da Pam e amei. Achei as resenhas que li sobre o livro bem pesadas (ainda mais para um primeiro romance). Algumas situações realmente acontecem, principalmente no interior dos estados.

Os temas tratados pela Pam, principalmente sobre abusos sexuais em mulheres foi tão sutil e de maneira delicada. E a mensagem final te faz refletir bastante sobre o quanto as mulheres poderiam ser mais unidas.

O feminismo querendo ou não é muito importante para a união feminina.

Leiam este livro maravilhoso. 5 estrelas e favoritado.

Adriana526 12/01/2021

LEITURA CATIVANTE
Simplesmente amei o livro, estava com ele há tempo na minha estante e me arrependo de não ter lido antes. Uma leitura gostosa, contagiante e envolvente e que aborda um assunto tão importante para as mulheres.

Maria.Fernanda 07/01/2021

Sensacional!!
É uma história simples e cativante, que traz uma perspectiva muito realista tanto individual quanto coletiva da nossa sociedade. Além de trazer algumas reflexões importantes sobre a vida, e como nos importamos com coisas pequenas.
Os personagens foram muito bem construídos, e foi notável a evolução da Alina, não parecia ser a mesma pessoa na primeira e na última página, o que demonstra que para mudarmos o primeiro passo é buscar essa mudança. Sem contar que ela é humana e traz identificação ao leitor.
E o que mais me instigou, foi ter tratado de assuntos necessários e emergentes na nossa sociedade sem tabus, e trouxe temas que infelizmente não estão apenas na ficção.
Assuntos que eu fiquei incomodada por ter consciência que acontecem a qualquer momento, como machismo, abuso sexual, objetificacao feminina, subestimação da mulher em um curso de exatas, e muito mais. Sem contar com homofobia e racismo, que são citados em alguns momentos.
Além disso, existe muita representatividade na história, e demonstra que sempre há uma solução se nós mulheres nos unirmos para mudar essa situação, pois temos uma opressão em comum.

Recomendo para qualquer pessoa que quer ler algo leve, divertido, original, reflexivo e com críticas sociais.

Vivi 28/12/2020

Esse livro é incrível. Com uma leitura ágil e simples, a Pam aborda um assunto tão importante a ser discutido e faz isso através de personagens tão cativantes, intensos e necessários. Simplesmente, amei.

Isa 15/01/2021minha estante
E a família dessa menina então? Primeira vez que sai de casa e raras vezes ela fala sobre esse processo. Até comenta que chegou na segunda e só foi falar com eles de novo na sexta, na primeira semana! Aff, preguiça da autora de desenvolver essa parte.

Amanda 19/01/2021minha estante
Sim! Não tem o menor sentido. Quês pais são esses que sequer vão conhecer a casa onde a filha vai morar sozinha em outra cidade? Eu não conheço uma pessoa que seja que mudou de cidade pra estudar e os pais não foram pelo menos uma vez pra dar uma conferida no lugar. A impressão que dá é que falaram pra Pam ?olha seu livro não pode passar de 250 páginas?, aí ela fez tudo pela metade e não desenvolveu nada.

Isa 19/01/2021minha estante
Exatamente! Parece que a filha simplesmente esqueceu que tinha pais, e mais ainda o irmão que a gente foi descobrir que existia depois de um bom tempo. É isso mesmo que vc falou, parece que ela fez de tudo pra dar 200 páginas.

21/01/2023minha estante
Adorei sua resenha, descreveu tudo o que eu senti. Achei a história muito rasa, os personagens não me cativaram, o romance foi extremamente fraco e ela resolveu tudo em menos de 100 páginas.

Eve 25/12/2020

Boa noite ?
Já havia lido esse livro a um tempinho e resolvi reler pois precisava de algo leve, descontraído.

Lilian Coelho/@mundo.da.lilian 17/12/2020

Resenha - Boa Noite
Sinopse: "Alina vai para a faculdade e quer deixar seu passado para trás, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa."

Achei o livro bem fluido para ler, li bem rapidinho. Mas achei que faltou profundidade nos personagens, por isso dei 3 estrelas. O tema abordado é bastante interessante, mas os relatos achei superficial. Mas é um bom livro pra passar o tempo.

Eu confesso que eu esperava bem mais do livro, mas por mais de os personagens estarem na faculdade achei bem adolescente o livro.

site: https://www.instagram.com/mundo.da.lilian/

Rafa 07/12/2020

Um livro rápida e envolvente, leitura bem rapidinha história com um tema muito importante!

*Rô Bernas 30/11/2020

Um livro leve e denso ao mesmo tempo.
Tema importante e muito atual.
Bom pra quem quer sair de uma ressaca literária.

Anne.Braga 21/11/2020

Muito bom. Leitura rapidinha.

null 20/11/2020

#desafioSKOOB
Foi um livro bem fácil de ler e interessante. Li ele muito rápido e me ajudou a sair de uma ressaca literária enorme.

luan_dal 17/11/2020

eu li um romance branco-hétero e gostei????
Fazia um bom tempo que eu queria ler esse livro, porque acompanhava a Pam antes de ela anunciar e aqui estou eu, quatro anos depois, com ele finalizado.

A história gira em torno da Alina, que está começando a faculdade e faz novas amizades e se envolve com uns homens errados. Tem várias outras coisas, mas a principal é essa.

Eu gostei muito que foram abordados temas bem sérios e importantes, mas algumas coisas me incomodaram (não estragaram a leitura nem nada assim, só não me agradaram muito).
A primeira é que a história acontece muito rápido. Em poucas semanas a Alina passa da nerd-insegura-que-nunca-sai-para-festas-e-não-bebe para a Alina-que-vai-para-festas-e-flerta-com-mocinhos-bonitos-que-vê-pela-primeira-vez. Sendo eu uma Alina, senti que isso foi muito abrupto, uma mudança brusca que não combinou muito com o que a gente conhecia dela. Isso seria facilmente resolvido se a história acontecesse no segundo ou terceiro semestre, e mostrasse ela chegando na faculdade e conhecendo pessoas - como já tem no livro - e ela mudando aos pouos.
A segunda é que tem cenas muito curtas que poderiam ser tiradas, ou melhor trabalhadas, como no capítulo onde há almoço em família em duas páginas que serviu pra nada, além de outras.

E agora o que eu gostei:
1- amizade. O livro é meio que sobre isso, sobre poder contar com amigos para sair de situações problemáticas. Eu amei a Manu (melhor personagem na minha opinião, e eu sei que ela é um pouco contraditória no "não faça nada que não quiser, mas eu vou te arrastar pra festa mesmo você não querendo") e dos outros também (Gustavo vc tem um lugar reservado na minha cama).
2- a escrita é bem boa, nada extraordinária, mas fluida e gostosinha; eu me peguei rindo em várias partes, de vergonha alheia ou de piadas feitas pelos personagens, ou com um sorriso no rosto pelo romance ou quando os homem nojentos se deram mal. A história é interessante, sem partes maçantes, e eu achei os diálogos bem construídos.
3- assuntos pesados não são romantizados. Trata de estupro, abuso, machismo, racismo e homofobia (fica o alerta de gatilho); não são aprofundados, o que incomodou algumas pessoas, mas eu achei bom.
4- a mensagem da história.

Enfim, esse livro veio para confirmar que eu gosto da escrita da Pam e com certeza quero ler mais coisas dela.