Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Naty__ 26/01/2017

Boa noite conta a história de Alina, uma boa aluna, boa filha e uma boa pessoa – embora isso seja taxado pelos padrões da sociedade. Ela precisa deixar sua casa, família, comida na mesa e roupa lavada pela mamãe para ingressar numa universidade longe de sua residência.

Ao consultar os anúncios na faculdade, ela verifica que existe uma república com uma vaga e decide se candidatar. Manu, Talita, Gustavo e Bernardo são os moradores e decidem aceitar a garota por ser considerada nerd e por parecer útil, já que estudaria Engenharia da Computação.

A jovem logo se adapta à vida na República das Loucuras, embora sinta falta dos seus pais e da facilidade que era viver com fácil acesso ao que quisesse. Decidida, Alina quer deixar seu passado para trás, o rótulo de nerd esquisitona. Agora, ela passa a frequentar festas e beber um pouco além da conta.

Ela conhece um garoto e começa a se interessar por ele. As festas são frequentadas pelo casal e a bebedeira não para. Copos e mais copos de bebidas e, então, a menina tímida e recatada, começa a se soltar e passa a fazer o que não fazia: dançar.

Quando parece que tudo está bem, as coisas passam a ficar complicadas para Alina, ao descobrir que seu nome está na lista de uma página de fofocas na internet. Ainda que muitas coisas ruins possam acontecer, jamais imaginaria que seria alvo de fofoca. Ela descobre que nessa página são divulgadas mensagens sobre abusos e drogas, além de nomes de meninas.

O livro não foi um atrativo para mim. Li a obra sem fazer ideia do que dizia a sinopse; apenas fui tragada pela capa e sequer sabia que essa autora é, na verdade, resenhista de um canal no Youtube.

A história não me cativou, os personagens não me atraíram, o enredo é enfadonho e o excesso de temáticas polêmicas fizeram com que todos eles não fossem bem trabalhados. A autora peca pelo excesso de assuntos, mas também peca pela falta de profundidade neles.

Boa noite fala sobre drogas, abuso sexual, preconceito, racismo, sororidade, obsessão por corpo perfeito e diversos assuntos que 240 páginas não seriam suficientes, mas a autora preferiu achar que sim. Enquanto coisas desnecessárias se repetiam, outros ficavam na superficialidade, o que não ajudou na construção de uma boa história.

Ainda que a ideia da autora tenha sido criativa, para fazer com que os leitores jovens fiquem atentos para as possíveis desgraças de uma decisão impensada, faltou elementos para tornar o trabalho rico e caprichado – já que existem falhas em seu conteúdo.

Além de contar com uma capa bem chamativa, a diagramação é bonita e agradável. A revisão deixou a desejar, mas não foi nada grave. O livro possui uma leitura fluida e é possível concluir em apenas um dia, quem estiver determinado – o que não era meu caso.

Para quem gosta do gênero, é uma oportunidade de conhecer uma autora nacional que está crescendo no mercado. Pode ser que a sua visão seja diferente da minha, se ler sem observar os pontos de forma crítica, sem procurar pontas ou deslizes. É uma história que pode agradar muitos adolescentes, assim como os iniciantes no mundo literário. Mas é só, não espere tanto. Leia sem compromisso e pode ser agradável.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2017/01/resenha-boa-noite.html#.WIooRxsrLIU
Marta 26/01/2017minha estante
Oi!!
A premissa é boa só acho que faltou alguma coisa nessa história!!
Bjoss

Lana Wesley 27/01/2017minha estante
Talvez o livro tinha tudo para ser uma boa história, até porque a autora abordou assuntos bem bacanas que devem ser discutidos, porém como mesma disse foi muito conteúdo para pouco desenvolvimento, faltou essa continuidade dada aos temas. Isso ficou bem superficial, e não tanta importância aos fatores. Vejo que esse livro não funcionou com você além da trama não ter te envolvido, a personagem não te cativou, uma pena. Tenho esse livro, e estou ansiosa por essa leitura, principalmente porque já acompanhava a Pam nas redes sociais.

Maria 28/01/2017minha estante
Os temas abordados são interessantes e fazem parte das nossas vidas, pena que não foram trabalhados com a devida atenção.

Lirio7 31/01/2017minha estante
Oi Natalia, as vezes menos é mais, li um livro a pouco tempo onde tinha muitos temas mas pouco aprofundamento neles e isso me incomodou muito, não consegui criar empatia pelos personagens e a leitura ficou arrastada. Então, mesmo torcendo muito pelo sucesso da autora, não fiquei interessada nesse primeiro livro dela, contudo quem sabe nas próximas publicações ;)

Maristela 04/02/2017minha estante
Depois de ler sua resenha, senti vontade de conhecer melhor a protagonista do livro: Alina. Vejo que cada vez mais, os autores estão abordando temas que a sociedade nem sempre conhece ou então tenta ignorar. Gostei da resenha e quero muito ler esse livro.

Belle 06/02/2017minha estante
Gostei da sua resenha, e achei que o titulo do livro trouxe uma grande expectativa que não teve. Pela sua resenha, são diversos assuntos que poderiam ser bem mais trabalhados e aprofundados. Eu concordo contigo, porque não sou muito fã em gênero juvenil, mas se eu tiver a oportunidade de lê-lo, até que eu iria lê-lo, pela autora e o titulo dele.

Nicoli 18/02/2017minha estante
Naty, a premissa achei aquele clichê de filmes norte americana, então desde cara não me atraiu muito. E pela sua resenha e avaliação, esse também não é um dos melhores livros, a autora pecou por excesso de assunto e falta de profundidade o que é bem ruim. Então com certeza não seria um livro que eu leria.

Alison 27/02/2017minha estante
Olá, apesar de abordar temas super presentes na sociedade é visível que a autora falhou na construção de uma trama coerente. Pam não deu características necessárias aos personagens, que se perderam na imensidão de assuntos que ela tenta dar vida no livro, é uma pena pois a obra tinha tudo para dar certo. Beijos.

Ritinh@ 01/03/2017minha estante
EU AMEIII!
Amo a Pam e o canal dela e quando saiu o primeiro livro li super rápido!
Agora com esse eu li em um dia!
Como ele é fino dá bemzinho!
Adorei a personagem principal e amo esse lance de amor na faculdade e tal!
Doida por mais livros dela!
Beijossss

Francisca 05/03/2017minha estante
Interessei-me pelo livro!! Quero saber o que ocorre com a Alina, como ela se sai na república, a parte do romance, e como acontece estes abusos, preconceitos, como lidar e talvez até evitá-los!! Ainda não li nada desta autora, gosto dos autores nacionais!! A capa está muito linda!!

Marlene C. 05/03/2017minha estante
Oi.
Uma pena que a resenha não te agradou, acho que assim como você também não seria uma leitura para mim, achei tudo um tanto que clichê e esperado, a capa realmente chama a atenção, mas não leria.
Bjs.

Isabela | @sentencaliteraria 23/06/2017minha estante
Oi Naty ;)
Acompanho a Pam faz um tempo, e estava ansiosa para ler o livro dela. Que pena saber que ela não desenvolve bem os temais que são abordados no livro... me desmotivei um pouco de ler :/
Mas ainda quero ler para formar minha opinião.
Bjos

Joana 08/02/2022

Somos melhores juntas!???
Um livro para ler em uma tarde, fluido e gostosinho de ler. Não terá grandes acontecimentos ou plots incríveis, mas será o suficiente para sair de uma recassa. Pontos positivos:

> Por mais que os personagens não sejam tão aprofundados, os personagens são cativantes e divertidos. Manu vc tem meu coração akksksks
> Esse livro mostra um pouco do preconceito que a maioria das mulheres passam diariamente somente por escolherem alguma matéria em exatas, só por ser considerada uma área "masculina".
> Esse livro contém vários tópicos sobre homofobia, assédio, estrupo, racismo, e alguns outros.
> Livro nacional!! Vamos exaltar livros nacionais sim.
>Já falado antes, mas por ser fluido torna o livro muito mais gostoso e atrativo para ler.

O livro é um drama adolescente e é clichê, mas quem não gosta de um pouco de clichê para melhor o dia e sair da recassa??
Leiam, eu acho que esse livro tem uma mensagem muito bonita.

Boa leitura

Quero ler agr???

Joana 09/02/2022minha estante
VC PRECISA BRUNA!!?

Consumindo Sagas 29/08/2016

São pouquíssimos os livros que eu compro na pré venda (o último foi Convergente há anos atrás rsrs). Garanti meu exemplar do Boa Noite um dia depois dele ter sido lançado nas lojas (como pré venda). Eu estou apaixonado por essa história, pela escrita e por todos os motivos que eu vou explicar na resenha. Preparem-se para me ver falando sobre esse livro durante o resto do ano kkk.

Uma das minhas surpresas com Boa Noite foi a escrita. Confesso que eu não esperava uma escrita tão acessível e fácil de ler. A autora conta uma história contemporânea jovem adulto com uma pegada mais Jennifer Brown com a leveza da Sarah Dessen. Essas duas autoras são maravilhosas, e contam histórias inspiradoras e apaixonantes como ninguém, e foi o que eu senti lendo Boa Noite (principalmente por ser mais ou menos o livro de estreia da autora, vou deixar de lado só um pouquinho o livro de contos O amor nos tempos de likes). Ainda não tive o privilégio de ler o conto, então esta foi minha primeira experiência com a Pam.

Eu sou apaixonado por leituras narradas em primeira pessoa (como eu sempre falo aqui), e Boa Noite cumpre essa missão de passar os sentimentos e conflitos da protagonista para o leitor (como esse tipo de narração costuma fazer). Fica mais fácil nos ver na republica das loucuras e entender tudo o que está se passando naquele universo. Falar com os jovens sobre essa fase pós ensino médio é algo muito complicado, porque eu mesmo imaginava que meus 18 anos seria incrível e que todos iriam me respeitar e tudo seria fabuloso kkkkkk SQN. Nessa idade não temos o amadurecimento que precisamos para enfrentar o mundo, eu ainda estava formando minha personalidade , essa época foi complicada (amo como eu vejo o mundo agora kkk com 25 anos). Quando comecei a ler Boa Noite eu comecei a prestar atenção na protagonista, na sua timidez e como ela via as coisas, eu me vi muito naquilo, e tinha certeza que ela ia se dar mal em algum momento, porque é isso que o mundo faz com a gente, nos faz amadurecer da pior maneira (as vezes, é claro). Claro que eu não vou dar spoilers da história, mas vocês lembraram que eu falei sobre isso, caso vocês lerem o livro.

Assim como a maioria dos livros desse gênero, a autora irá abordar vários temas como a bebida alcoólica, drogas, bullying etc. Isso faz toda diferença na leitura, no modo como aquilo que estamos lendo irá nos influenciar após terminar o livro ou conforme estivermos lendo. Amo quando os autores trabalham não só em nos entreter com uma história, mas passa a nos dar alguns "alertas sociais". No mundo em que vivemos, o que o jovem mais precisa é de orientação (sabemos disso), e nada melhor do que usar a literatura (que tando amamos) para falar sobre isso de uma maneira que não seja enfadonha ou levada como piada. Com certeza esse será um dos livros que eu irei recomendar para o pessoal que sempre me manda email ou me pede dicas pela fanpage (muitas vezes, pais me pedem recomendações, isso além de ser muito legal e inusitado, será uma oportunidade deles comprarem um exemplar do Boa Noite para seus filhos).

Eu realmente não sei como encontrar as palavras certas para definir esse livro, apenas que toda nossa espera para ler Boa Noite valeu muito a pena. O relacionamento familiar, as amizades e as próprias escolhas da protagonista fizeram com que essa leitura fosse tão especial. Não digo isso apenas por ser fã da autora, mas por entender que essa história precisava ser contada. Foi muito bom poder acompanhar o amadurecimento da Alina conforme a história ia tomando seu rumo. Esse livro não é daqueles que lemos um pouco antes de dormir como os da Jojo Moyes (que eu estou sempre recomendando aqui no blog), Boa Noite é daquelas leituras gostosas que fazemos quando está frio e só queremos poder ler durante uma tarde inteira, vendo a chuva lá fora.

Boa Noite entrou para o topo das minhas dez melhores leituras contemporâneas do ano e com certeza estará aqui em dezembro quando eu costumo falar sobre o que eu li de melhor nos últimos 12 meses. Eu vou sentir falta dessa história e de tudo o que fez desse titulo um dos melhores da minha estante.

PS: Amei a edição do livro e a lombada roxa

PS: Mas queria muito que vinhe-se com um marcador na aba (seria muito incrível ter um marcador).

site: http://lumenseries.blogspot.com.br/2016/08/resenha-boa-noite-pam-goncalves.html
Denise Malta 29/08/2016minha estante
Nossa vc amou mesmo o livro rsrs adorei a resenha, deve ser muito bom mesmo...outro pra minha lista imensa kkk

Consumindo Sagas 30/08/2016minha estante
kkkk eu estava tão ansioso por essa leitura que fiquei muito feliz em poder enfim ler ele!!! Espero muito que v também curtaaaaaaaaaaa

Rodrigo 30/08/2016minha estante
eu estou louco para ler esse livro. Tem partes tristes?? Amei a resenha!

Consumindo Sagas 30/08/2016minha estante
tem um lance triste sim, que dará um rumo diferente a história!!!

estou ansioso..

estou ansioso

Consumindo Sagas 11/09/2016minha estante
Se prepare porque vc vai amar o casal!!!! E agora oremos para que o próximo livro tenha no minimo 300 páginas, quando o livro é ruim tem 500 páginas, agora quando eu amo um livro ele me vem com 233 páginas kkkkkkkkkk vai entender...

Vanessa @LarLiterario 28/10/2018

Raso e mal trabalhado.
Gostaria de dizer que gostei desse livro, mas infelizmente não rolou. Em 240 páginas nós temos inúmeros assuntos polêmicos tratados de maneira rasa e superficial. Foram muitas temáticas jogadas - sim, é o melhor termo que posso usar - diante do leitor e esquecidas logo em seguida.

Foram "abordados" nesse livro: racismo, relacionamento abusivo, lgbtqfobia, xenofobia, gordofobia, machismo, feminismo, e esses são só alguns assuntos. O principal deles é o abuso sexual e acredito que se a autora tivesse focado no tema principal e se aprofundado nele, trabalhando tanto na história quanto nos personagens poderia ter prestado um serviço ainda maior às mulheres e a sociedade em geral. Pam tem uma escrita leve e rápida, então o livro tinha tudo pra ser muito bom.

Os amigos que a Alina faz são personagens totalmente sem profundidade e além de nomes de personagens que são jogados do nada na história. Na questão lgbt, temos dois personagens no livro e os pais de ambos são horríveis, pra quê? às vezes só o que precisamos ao ler sobre essa temática é um pouco de empatia e esperança.

Coisas que eu achei absurdas de ler:

1. Uma pessoa que foi vítima de estupro frequentar festas dadas pelo seu estuprador, muitas vezes na cada dele.
2. Uma bissexual dizer "cansei de homens, agora só ficarei com mulheres", porque assim, sinto informar mas a bissexualidade não tem um botão pra você escolher qual será o gênero da vez, beleza?
3. Uma tentativa de romance onde o "casal' praticamente não interagia, não tinha amizade, cumplicidade... NADA! Só trocavam flertes com olhares intermináveis e quando finalmente alguém dá um toque na Alina ela me vem com um "Ah, ele me vê só como irmã." ou "Ele é bom demais pra mim." Me poupe.
4. "Amigos" que poderiam ter alertado Alina sobre o cara não confiável que ela estava saindo e se calaram. Só deixam rolar, se acontecer alguma coisa, azar dela né?

Se eu for listar mais das coisas absurdas que li nesse livro esse post não acaba. Há ótimas lições no livro, sim. Mas é uma pena ter sido perdidas numa bagunça ao tentar conquistar todos os nichos de pessoas.
Pedro.Fonseca 28/10/2018minha estante
Excelente crítica!

Vanessa @LarLiterario 29/10/2018minha estante
Obrigada!

Cons.Pontes 02/01/2019minha estante
Exatamente oq pensei ao ler esse livro, lutei pra terminar a leitura na esperança de q houvesse uma melhora, mas realmente faltou profundidade e foco.

Vanessa @LarLiterario 04/01/2019minha estante
Infelizmente sim!

Karol Barão 26/07/2019minha estante
Nossa, super concordo com VC, foi tudo isso que eu senti, acho que a autora quis abordar temas demais e não se aprofundou em nada.

Vanessa @LarLiterario 24/12/2019minha estante
Exatamente!

Katrina 17/05/2020

Olá, vida adulta
Acompanho o canal de Pam há alguns anos e esse é o primeiro livro dela que leio. É um livro para jovens, pois fala sobre primeiras experiências e também aborda assuntos importantes. Pam consegue nos envolver com uma escrita leve ao mesmo tempo em que dá destaque para assuntos pesados. Os personagens são críveis e interessantes. Gostei bastante da leitura e super indico.
Consumindo Sagas 17/05/2020minha estante
Esse é meu favorito dela, o segundo é legal também mas esse primeiro é perfeito

Katrina 17/05/2020minha estante
Gostei bastante desse e pretendo ler outros dela

Você aquele de contos?

Qual? Apenas li esse

Consumindo Sagas 17/05/2020minha estante
BOM ANO ( é como se fosse uma pequena seqüência de Boa Noite) dá uma olhada lá depois ?

Ah, irei sim!

@estantedajulia 21/11/2016

Resenha: Boa noite

Livro escrito pela Pam Gonçalves que tem como personagem principal a Alina. Ela é uma garota tímida que não tem noção do poder que tem. Exemplar, ótima filha que sempre foi bem acima da média nos estudos. Agora de mudança para Pedra Azul – uma cidade universitária em Santa Catarina–, terá que conviver longe de tudo o que conhece e da proteção dos pais. O que não a assusta tanto, pois ela quer tentar deixar seu “eu” passado para trás.

A mudança acontece muito rápida e logo já estamos acompanhando sua chegada à República das Loucuras, sua nova moradia. Lá ela conhece a divertida Manuela; o casal apaixonado Talita e Bernardo; e Gustavo. Os colegas que aos poucos vão se tornando sua família.

De cara ela enfrenta problemas em sua turma de Engenharia da Computação. Por ser tratar de um curso em que ainda há um número maior de estudantes homens, ela e suas amigas sofrem muito preconceito. Porém, ela está ali para mostrar do que é capaz e ninguém determinará o que ela pode ou não fazer. Muito menos medir o seu potencial.

Outro ponto da historia é todo o mundo novo que ela descobre. Por exemplo, as festas universitárias. É a partir daí, mais ou menos após as 100 primeiras páginas, que desenvolve o segundo ponto forte do livro: drogas na faculdade para facilitar o abuso sexual. É mais ou menos em volta desse tema que a história se desenrola.

A história é escrita em primeira pessoa, narrada por Alina personagem principal e de maneira simples e direta trata sobre vários sentimentos e conflitos e um deles é o preconceito que mulheres sofrem em diversas situações. Além disso, a Pam traz a tona assuntos como homofobia, machismo, bullying, feminismo e abuso sexual.

Eu amei muito a obra e entrou para os meus favoritos de 2016. Terminei o livro tendo certeza que ele deveria ser leitura OBRIGATÓRIA para jovens adolescentes, alertando e encorajando ainda mais para denunciar casos de abusos sexuais. E o mais importante, reforçar a tecla de que nós não somos inimigas, mas sim amigas. Que a culpa NUNCA é da vítima e que a mesma não está sozinha. É nosso dever apoiar! Acho que já ficou claro o quanto eu recomendo a obra né?

Para mais resenhas, acesse:

site: https://www.instagram.com/lunaliteraria/
Paloma Salvan 13/12/2016minha estante
Júlia, adorei a resenha, mas queria saber para qual idade vc indica o livro

@estantedajulia 13/12/2016minha estante
Oi Paloma, tudo bem? Acho que 14 anos é uma idade boa. Vale ressaltar que o livro tem uma cena de sexo, mas ela é bem leve, mais sentimental do que explicita. O que eu recomendo é que não deixe de ler, se for o caso espere um pouco até se sentir mais madura para o assuntos debatidos na obra. Espero ter ajudo, beijos!

Paloma Salvan 13/12/2016minha estante
Oi Júlia, vc ajudou bastante, estava bem indecisa no quesito de ler ou n. Agora acho q posso pensar seriamente em adquirir o livro. Obrigada

@estantedajulia 13/12/2016minha estante
Fico feliz por ter ajudado! Quando ler me conte o que achou. Grande beijo :*

Paloma Salvan 13/12/2016minha estante
Assim que ler te conto. ?

Jenner Azevedo 20/09/2019

Bem bobinho
História bobinha, serve como passatempo tipo um vídeo do porta dos fundos que você assite na hora de fazer cocô. Não desenvolve muito nenhum personagem e cheio de estereótipos... Fora que 2/3 dos estudantes de medicina são estupradores e todos são playboys. Vale por dar uma chance a uma autora nacional, temos que prestigiar o que é nosso...Mas va sabendo que parece uma redação de colegio que pode ser lida em 3,5h
maria gabriella 07/10/2019minha estante
Obrigada! Haha

Jenner Azevedo 02/12/2019minha estante
Haha por quê?

maria gabriella 03/12/2019minha estante
eu tava querendo bastante ler e algumas resenhas me deixaram com expectativas altas, daí a sua resenha já me preparou pro tombo KKKK

Jenner Azevedo 13/04/2020minha estante
Kkkk e aí, ?perdeu tempo? lendo?

Isa 15/01/2021minha estante
E a família dessa menina então? Primeira vez que sai de casa e raras vezes ela fala sobre esse processo. Até comenta que chegou na segunda e só foi falar com eles de novo na sexta, na primeira semana! Aff, preguiça da autora de desenvolver essa parte.

Amanda 19/01/2021minha estante
Sim! Não tem o menor sentido. Quês pais são esses que sequer vão conhecer a casa onde a filha vai morar sozinha em outra cidade? Eu não conheço uma pessoa que seja que mudou de cidade pra estudar e os pais não foram pelo menos uma vez pra dar uma conferida no lugar. A impressão que dá é que falaram pra Pam ?olha seu livro não pode passar de 250 páginas?, aí ela fez tudo pela metade e não desenvolveu nada.

Isa 19/01/2021minha estante
Exatamente! Parece que a filha simplesmente esqueceu que tinha pais, e mais ainda o irmão que a gente foi descobrir que existia depois de um bom tempo. É isso mesmo que vc falou, parece que ela fez de tudo pra dar 200 páginas.

21/01/2023minha estante
Adorei sua resenha, descreveu tudo o que eu senti. Achei a história muito rasa, os personagens não me cativaram, o romance foi extremamente fraco e ela resolveu tudo em menos de 100 páginas.

Maju.Polastri 07/08/2017minha estante
Depois dessa resenha, desisti desse livro. Achei a personagem fútil demais vendo apenas resenhas das pessoas!

Lari 11/08/2017minha estante
undefined

Nathy 13/11/2017minha estante
te venero, que resenha boa! nossa, achei bem bosta essa coisa de tratar a bissexualidade dessa forma. tbm vem daqueles tipo "ai, desisti de homens vou virar lésbica" como se fosse só apertar um botão

Helena Dias 25/03/2018minha estante
Adriana, o título tem relação com o Suspiro, que faz uma analogia com o Boa Noite, Cinderela.

Welington Souza 06/04/2018minha estante
Pelo contrário... Tem tudo a ver

Luny 16/06/2018minha estante
Acho que faz referência ao Boa noite Cinderela, que os homens também usavam com o mesmo objetivo q os personagens do livro usavam o Suspiro

Giovanna 12/09/2016

Expectativas frustradas
Sempre fui muito fã da Pam Gonçalves como blogueira e booktuber. Soube que na Bienal ela lançaria seu primeiro livro solo, Boa Noite. A autora já havia lançado seu primeiro conto no livro Amor Nos Tempos dos Likes, onde reconta a história do livro Amor e Preconceito, nos dias de hoje.
Fui ao lançamento do livro na Bienal, ouvi o bate-papo com a autora, peguei autógrafo e tirei fotos. Agora vamos à resenha:
Alina é uma garota muito estudiosa desde o Ensino Médio, sempre sendo intitulada como Nerd. Agora que ela está em uma universidade pública e vivendo em uma república, quer se enturmar.
Decide fazer novas amizades, ir à festas e finalmente aproveitar o que há de bom na faculdade, deixando seu rótulo de nerd para trás e começando a se tornar popular.

O livro Boa Noite tem uma ideia fantástica pelos temas abordados, como estupro nas universidades, preconceito racial e sexual, feminismo, entre outros.
Mas, não foi algo que me tocou ou surpreendeu. Alina é uma garota com necessidade de se enturmar e ter amigos. Ela não bebe, não vai à festas até entrar na faculdade. De repente, suas amizades começam a arrastá-la o tempo todo para esse tipo de lugar, deixando a personagem sem personalidade alguma. Ela vai aonde vão, faz o que os outros fazem e é literalmente Maria-vai-com-as-outras.
Os personagens são incríveis, a autora soube evoluir cada um deles e mostrar como são importantes. Eles são mais desenvolvidos que a própria Alina. Vemos um romance bem água com açúcar, que não nos envolve, que não se tem química. Parece que todos os temas queriam ser abordados de uma vez só e a autora não soube fazer o ambiente ficar interessante.
Leia mais no site abaixo

site: http://multiversonews.com/resenha-boa-noite/
Amanda Campelo | @booksdaamanda 14/09/2016minha estante
Nossa, tive a mesma opinião que a sua. Adoro a Pam e já a acompanho faz um bom tempo, tinha muitas expectativas nesse livro, já que o conto dela me surpreendeu, eu simplesmente amei, mas ñ essw livro. Concordo com vc, Alina não tem personalidade, o romance não tem química, os outros personagens são bem melhores do que a protagonista. Mas espero que ela continue escrevendo, pois só assim poderá melhorar a sua escrita.

Giovanna 14/09/2016minha estante
Que bom que encontrei alguém que concorde comigo, Amanda. Pois só vi uma críticas boas sobre o livro e me achei anormal por ter odiado o livro...

Michele207 23/09/2016minha estante
Concordo com você, a escrita da autora em si é boa, o livro é gostoso de ler, mas as historia em si não cativa, e a protagonista é sonsa e faz tudo que os outros querem simplesmente por preguiça de discutir ..., pra mim oque salvou mesmo no livro foi a escrita...

Ainá 25/05/2020

"Boa Noite" foi o primeiro livro publicado pela booktuber Pam Gonçalves. Acho que ela realizou o sonho de todo leitor. Não só escreveu um livro, escreveu um bom livro.⠀
O livro nos apresenta Alina, uma garota que está saindo da casa dos pais para começar uma nova vida na faculdade, onde vai cursar Engenharia da Computação. Na nova cidade ela vai morar na República das Loucuras, onde conhece Manu, Talita, Gustavo e Bernardo. Eles vão ser sua família no período em que estiver ali.⠀
Na turma se aproxima muito das outras meninas, já que os garotos e boa parte dos professores não consegue lidar com o fato de mulheres cursando engenharia.⠀
Agora Alina resolve que vai mudar de vida, não é mais a garota nerd e caseira que saiu de casa. Vai aproveitar as festas, a bebida e os flertes pelo caminho.⠀
O que dizer desse livro que conheço a pouco tempo, mas já considero "pacas"? A forma como a Pam retrata a vida na faculdade é bem realista. Não traz aquele exagero forçado de que o destino de todos na faculdade é ser um nerd sem amigos ou um festeiro que não quer saber dos estudos.⠀
Gostaria de comentar sobre mais um ponto, mas acho que já seria entregar demais sobre a história.⠀
A leitura flui muito bem, terminei o livro em dois dias ( e eu só leio no meu trajeto para o trabalho) e mal posso esperar para ler mais alguma coisa da Pam.⠀

site: https://www.instagram.com/caromundoestelar/
gust@vo 25/05/2020minha estante
Você escreve muito bem!!!

Ainá 27/05/2020minha estante
Muito obrigada ?
Tenho um instagram onde posto resenhas, dá uma passadinha lá.
instagram.com/caromundoestelar

RUDY 28/08/2020

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
Primeira coisa que quero falar é que o livro traz alguns ‘gatilhos’ para determinados assuntos, portanto, quem for sensível, aconselho que não faça a leitura, porque aborda temas como: preconceito, abuso sexual, estupro, drogas e por aí vai.
Já conhecia o blog e o youtube da autora, entretanto, não tinha lido nenhum dos livros dela e foi uma grande experiência.
Como se trata de um ambiente universitário, pude me reportar a minha época de faculdade e em alguns aspectos, me identifiquei muito com a protagonista, o que tornou a leitura ainda mais aprazível. Não sei se já falei alguma vez, mas entrei na faculdade com 16 anos, era a mais nova da turma e imagina o quanto era ainda inexperiente, sem muita vivência na vida. Nunca fui tímida, muito pelo contrário, era bem extrovertida, ainda assim, chegar em uma sala com pessoas totalmente diferentes, de idades variadas, porque tinha até um senhor de 58 anos na turma, fiquei um tanto receosa. Minha sorte é que uma amiga do segundo grau, a Gracinha, também estava na turma e como eu, tinha 16 anos, daí ficou mais fácil. E como a protagonista, fomos descobrindo aos poucos tudo que acontecia no mundo acadêmico da universidade.
Claro que ela teve a sorte de conseguir um lugar com pessoas do bem para morar, teve a Manu para ajudá-la no início, o que facilitou muito as experiências que ela viveu durante todo enredo.
E aí tem as coisinhas que me incomodaram um pouco: primeiro a tremenda sorte que ela teve em todo o desenrolar da história, porque acredito que se fosse vida real, talvez não fosse assim (ou fosse...); depois o lance da república, onde não se tinha regras definidas e nem sei como tinha comida e tudo, também não foi falado se ela pagava alguma coisa ou não; e com tanta coisa ‘pesada’ que acontece no enredo e com a falta de experiência dela, saiu ilesa do início ao final. Tudo bem que me incomodaram, mas de forma alguma atrapalhou a leitura e entendo perfeitamente que na ficção tudo se pode.
Gostei muito de como tudo foi se desenrolando, a ligação familiar da protagonista com os pais e irmão, a forma como os assuntos delicados foram abordados e as soluções propostas que fizeram muito sentido (e acredito que poderiam até usar a ideia e trazê-la para vida real).
Tudo tão bem escrito, o enredo vai se desenrolando aos poucos, conforme vamos conhecendo as personagens, suas histórias, seus próprios dramas pessoais e a importância que as personagens secundárias tiveram durante todo o livro.
Tenho certeza que todos vão se identificar com um ou outro personagem e apreciarem ainda mais a leitura. Mais que recomendada, mas com as ressalvas que fiz no início, ok?

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2020/08/resenha-43-boa-noite-literatura.html
Michelle 15/09/2021minha estante
Também conheço a Pam mas nunca li nada dela. Esse livro é bem elogiado

Angela Cunha 04/10/2021minha estante
Mesmo com isso dos gatilhos e eu evitando ter leituras assim quando estou em períodos não tão bons, o livro é muito desejado por mim.
Eu gosto demais do tema, de como a ligação familiar ajuda em tudo que vai acontecendo!
Com certeza, é um livro que quero muito ler!!!
Beijo

Kennia Santos | @LendoDePijamas 31/12/2016

Desculpe, não aborde polêmica se você não irá desenvolvê-la.
Alina é uma garota normal. Boa filha, estudiosa e anda sempre na linha.
Quando passa para fazer faculdade em uma outra cidade, ela vê nisso uma oportunidade de começar de novo, sem estereótipos ou exigências perseguindo-a. O primeiro desafio com o qual se depara é viver em uma república. Acostumada com a privacidade e aconchego da casa dos pais, Alina se surpreende ao ir parar na "república dos loucos". É lá onde ela conhece Manu, uma aluna de Ciências sociais super simpática e extrovertida, Gustavo, o "riquinho" da Medicina que é super popular não só devido ao curso, mas também à família; e Talita e Bernardo, um casal que vira e mexe está se agarrando pelos cantos sem vergonha de ter platéia.
Após isso, vem outra questão: seu curso, Engenharia da computação, que possui muito mais homens do que mulheres, e estes costumam utilizar as mulheres como motivo de chacota pela escolha do curso de predomínio masculino.
É um baque muito grande. Mudanças muito grandes. Mas Alina decide enfrentar.
Será que Alina conseguirá sobreviver à essa avalanche de mudanças acontecendo simultaneamente?

Bom, quando, no começo do ano, foi divulgado que a Pam lançaria um livro, eu não fiquei empolgada, porque até então eu não lia muitos nacionais, e quando decidi quebrar esse preconceito, logo coloquei Boa noite na lista, afinal a Pam é a única booktuber que acompanho, e apesar de não concordar com tudo o que ela diz, gosto da forma como ela se expressa e se impõe diante de certas coisas. Comprei o livro na Bienal de São Paulo, fui a primeira (SIM, PRIMEIRA) da fila, conheci a Pam que é ainda mais linda e simpática do que nos vídeos. Enfim, quem acompanha sabe que ela gosta muito de assuntos polêmicos, e que autores como Jennifer Brown, Laurie Halse Anderson inspiraram-a.

Mas sabe qual foi o grande problema do livro? Ela quer abraçar TUDO de uma vez, sem TRABALHAR nisso. Nesse livro, é abordado: feminismo/machismo, homofobia, racismo, desigualdade social, relacionamento abusivo, "cultura do estupro"... sem apresentar propostas de intervenção, ou trabalhar o psicológico da vítima. Simplesmente é jogado na história. "Oi, tchau" e pronto. Coisa que não se faz, não com esse tipo de assunto. É comum encontrar falhas similares em romances New Adult/Young Adult, mas nesse tipo de livro? Não.
Tomemos como exemplo a Jennifer Brown. Ela escreveu "A lista negra" que aborda bullying, (e por sinal é o livro favorito da Pam) e discorre sobre isso o livro inteiro, trabalhando no personagem de forma minuciosa, passando ao leitor todos os sofrimentos, aflições e batalhas internas sofridas. Foram 272 páginas sofrendo e sentindo tudo o que a Valerie sofreu. A mesma coisa com Amor amargo, que envolve relacionamentos abusivos. É ASSIM que se faz com polêmica: se estuda não só ocorrências passadas, mas se estuda a vítima em seu estado psicológico, suas inconstâncias, fantasmas e dores e como ela expõe ou deixa de expor isso para a sociedade que está ao redor.

Não foi o que aconteceu em Boa noite.
No máximo, há uma "solução" para a questão das mulheres, mas ainda assim, faltou MUITO para fechar o assunto.
A escrita não é de todo mal, mas a imaturidade é perceptível.
Ela tentou inserir um romance clichezento no meio, mas nem disso eu consegui gostar porque foram tantos contras, que me deixaram atordoada com tamanho descaso.
Érica | @aquelacomlivros 31/12/2016minha estante
Não quis comprar pq desconfiei que não fosse ser bom e tava esperando sua opinião, ainda bem que não comprei!

Laís 25/07/2017minha estante
Também achei. Quando acabou eu fiquei tipo... só isso!? E uma coisa que me deixava irritada eram as frases de "efeito" que tinham parecia que eram todas jogadas no meio da conversa. Fiquei decepcionada :(

Maria4741 28/12/2016

Boa Noite, de Pam Gonçalves
Neste livro vamos acompanhar Alina, uma jovem de 18 anos que sempre morou com seus pais e seu irmão mais novo na cidade de Laguna, no interior de Santa Catarina. Alina sempre foi conhecida entre seus familiares e colegas do colégio como "a garota nerd", mas nunca gostou desse rotulo e por isso ela, que acabou de concluir o ensino médio, vê na faculdade de Engenharia da Computação, uma grande chance de derrubar de uma vez por todas essa máscara de nerd e boa moça.

Ela nunca foi uma garota descolada ou popular e isso era o que mais a incomodava, ela queria ser diferente, e assim que entra para uma republica, conhece novas pessoas e começa a frequentar varias festas badaladas, pensa que finalmente vai conseguir deixar seu passado para trás; mas vai descobrir que a faculdade não é o mar de rosas que sempre pensou, vai enfrentar o machismo dentro da sala de aula, majoritariamente masculina, e ainda mais problemas fora dela, com o aumento cada vez maior de casos de abuso sexual causado e sofrido por alunos da universidade e isso vai mudar sua vida para sempre.

Resenha Completa Em:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2016/12/boa-noite-de-pam-goncalves.html
Maria Clara 09/01/2017minha estante
Oii, li o livro faz um tempo e esqueci o motivo do título kkkkkkkkk pq é boa noite mesmo?

Maria4741 09/01/2017minha estante
Não tem a ver com a história na verdade, ela fala Boa Noite pra uma amiga em um momento do livro, e só