Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

jheniverso 11/06/2020

Finalizei há menos de dez minutos, e eu não sei por onde deveria começar essa resenha ou o que deveria escrever. Praticamente devorei esse livro, me apeguei com muita facilidade a história e consegui me envolver bem. Eu AMEI a forma como a Pam abordou assuntos de extrema importância e, infelizmente, do nosso cotidiano. Comecei o livro imaginando que seria uma história sobre uma garota comum que se muda de cidade para fazer uma faculdade e que logo se envolveria com um cara, mas vai muito além disso e eu não poderia estar mais satisfeita com todas as abordagens e conscientização.

O livro é sensacional, recomendável para qualquer um, mas, mulheres, por favor, leiam! Índico de coração!
Thayane 11/06/2020minha estante
Esse livro é incrível demais!

Michelle 04/06/2020

O Livro Retrata de forma leve o abuso sexual e estupro.
Um livro de Leitura fácil, onde a autora nos fez gostar dos personagens certos e não gostar dos peonagens certos também!

Kennia Santos | @LendoDePijamas 31/12/2016

Desculpe, não aborde polêmica se você não irá desenvolvê-la.
Alina é uma garota normal. Boa filha, estudiosa e anda sempre na linha.
Quando passa para fazer faculdade em uma outra cidade, ela vê nisso uma oportunidade de começar de novo, sem estereótipos ou exigências perseguindo-a. O primeiro desafio com o qual se depara é viver em uma república. Acostumada com a privacidade e aconchego da casa dos pais, Alina se surpreende ao ir parar na "república dos loucos". É lá onde ela conhece Manu, uma aluna de Ciências sociais super simpática e extrovertida, Gustavo, o "riquinho" da Medicina que é super popular não só devido ao curso, mas também à família; e Talita e Bernardo, um casal que vira e mexe está se agarrando pelos cantos sem vergonha de ter platéia.
Após isso, vem outra questão: seu curso, Engenharia da computação, que possui muito mais homens do que mulheres, e estes costumam utilizar as mulheres como motivo de chacota pela escolha do curso de predomínio masculino.
É um baque muito grande. Mudanças muito grandes. Mas Alina decide enfrentar.
Será que Alina conseguirá sobreviver à essa avalanche de mudanças acontecendo simultaneamente?

Bom, quando, no começo do ano, foi divulgado que a Pam lançaria um livro, eu não fiquei empolgada, porque até então eu não lia muitos nacionais, e quando decidi quebrar esse preconceito, logo coloquei Boa noite na lista, afinal a Pam é a única booktuber que acompanho, e apesar de não concordar com tudo o que ela diz, gosto da forma como ela se expressa e se impõe diante de certas coisas. Comprei o livro na Bienal de São Paulo, fui a primeira (SIM, PRIMEIRA) da fila, conheci a Pam que é ainda mais linda e simpática do que nos vídeos. Enfim, quem acompanha sabe que ela gosta muito de assuntos polêmicos, e que autores como Jennifer Brown, Laurie Halse Anderson inspiraram-a.

Mas sabe qual foi o grande problema do livro? Ela quer abraçar TUDO de uma vez, sem TRABALHAR nisso. Nesse livro, é abordado: feminismo/machismo, homofobia, racismo, desigualdade social, relacionamento abusivo, "cultura do estupro"... sem apresentar propostas de intervenção, ou trabalhar o psicológico da vítima. Simplesmente é jogado na história. "Oi, tchau" e pronto. Coisa que não se faz, não com esse tipo de assunto. É comum encontrar falhas similares em romances New Adult/Young Adult, mas nesse tipo de livro? Não.
Tomemos como exemplo a Jennifer Brown. Ela escreveu "A lista negra" que aborda bullying, (e por sinal é o livro favorito da Pam) e discorre sobre isso o livro inteiro, trabalhando no personagem de forma minuciosa, passando ao leitor todos os sofrimentos, aflições e batalhas internas sofridas. Foram 272 páginas sofrendo e sentindo tudo o que a Valerie sofreu. A mesma coisa com Amor amargo, que envolve relacionamentos abusivos. É ASSIM que se faz com polêmica: se estuda não só ocorrências passadas, mas se estuda a vítima em seu estado psicológico, suas inconstâncias, fantasmas e dores e como ela expõe ou deixa de expor isso para a sociedade que está ao redor.

Não foi o que aconteceu em Boa noite.
No máximo, há uma "solução" para a questão das mulheres, mas ainda assim, faltou MUITO para fechar o assunto.
A escrita não é de todo mal, mas a imaturidade é perceptível.
Ela tentou inserir um romance clichezento no meio, mas nem disso eu consegui gostar porque foram tantos contras, que me deixaram atordoada com tamanho descaso.
Érica | @aquelacomlivros 31/12/2016minha estante
Não quis comprar pq desconfiei que não fosse ser bom e tava esperando sua opinião, ainda bem que não comprei!

Laís 25/07/2017minha estante
Também achei. Quando acabou eu fiquei tipo... só isso!? E uma coisa que me deixava irritada eram as frases de "efeito" que tinham parecia que eram todas jogadas no meio da conversa. Fiquei decepcionada :(

@estantederomance 25/02/2020

Além de um romance contagiante em que torcemos para o casal dar certo, trata de assuntos importantes e pertinentes como racismo, homossexualidade, estupro e machismo. Tudo de forma natural e com recados explícitos. A escrita é incrível e me envolvi muito com os personagens

Nadi 06/05/2020

Comecei a ler esse livro pensando que seria só mais um romance leve pra aproveitar, mas é BEM mais que isso.

Amei que a Pam usou desse espaço que ela teve para abordar questões tão importantes e necessárias de serem discutidas.

Apenas leiam!

Consumindo Sagas 29/08/2016

São pouquíssimos os livros que eu compro na pré venda (o último foi Convergente há anos atrás rsrs). Garanti meu exemplar do Boa Noite um dia depois dele ter sido lançado nas lojas (como pré venda). Eu estou apaixonado por essa história, pela escrita e por todos os motivos que eu vou explicar na resenha. Preparem-se para me ver falando sobre esse livro durante o resto do ano kkk.

Uma das minhas surpresas com Boa Noite foi a escrita. Confesso que eu não esperava uma escrita tão acessível e fácil de ler. A autora conta uma história contemporânea jovem adulto com uma pegada mais Jennifer Brown com a leveza da Sarah Dessen. Essas duas autoras são maravilhosas, e contam histórias inspiradoras e apaixonantes como ninguém, e foi o que eu senti lendo Boa Noite (principalmente por ser mais ou menos o livro de estreia da autora, vou deixar de lado só um pouquinho o livro de contos O amor nos tempos de likes). Ainda não tive o privilégio de ler o conto, então esta foi minha primeira experiência com a Pam.

Eu sou apaixonado por leituras narradas em primeira pessoa (como eu sempre falo aqui), e Boa Noite cumpre essa missão de passar os sentimentos e conflitos da protagonista para o leitor (como esse tipo de narração costuma fazer). Fica mais fácil nos ver na republica das loucuras e entender tudo o que está se passando naquele universo. Falar com os jovens sobre essa fase pós ensino médio é algo muito complicado, porque eu mesmo imaginava que meus 18 anos seria incrível e que todos iriam me respeitar e tudo seria fabuloso kkkkkk SQN. Nessa idade não temos o amadurecimento que precisamos para enfrentar o mundo, eu ainda estava formando minha personalidade , essa época foi complicada (amo como eu vejo o mundo agora kkk com 25 anos). Quando comecei a ler Boa Noite eu comecei a prestar atenção na protagonista, na sua timidez e como ela via as coisas, eu me vi muito naquilo, e tinha certeza que ela ia se dar mal em algum momento, porque é isso que o mundo faz com a gente, nos faz amadurecer da pior maneira (as vezes, é claro). Claro que eu não vou dar spoilers da história, mas vocês lembraram que eu falei sobre isso, caso vocês lerem o livro.

Assim como a maioria dos livros desse gênero, a autora irá abordar vários temas como a bebida alcoólica, drogas, bullying etc. Isso faz toda diferença na leitura, no modo como aquilo que estamos lendo irá nos influenciar após terminar o livro ou conforme estivermos lendo. Amo quando os autores trabalham não só em nos entreter com uma história, mas passa a nos dar alguns "alertas sociais". No mundo em que vivemos, o que o jovem mais precisa é de orientação (sabemos disso), e nada melhor do que usar a literatura (que tando amamos) para falar sobre isso de uma maneira que não seja enfadonha ou levada como piada. Com certeza esse será um dos livros que eu irei recomendar para o pessoal que sempre me manda email ou me pede dicas pela fanpage (muitas vezes, pais me pedem recomendações, isso além de ser muito legal e inusitado, será uma oportunidade deles comprarem um exemplar do Boa Noite para seus filhos).

Eu realmente não sei como encontrar as palavras certas para definir esse livro, apenas que toda nossa espera para ler Boa Noite valeu muito a pena. O relacionamento familiar, as amizades e as próprias escolhas da protagonista fizeram com que essa leitura fosse tão especial. Não digo isso apenas por ser fã da autora, mas por entender que essa história precisava ser contada. Foi muito bom poder acompanhar o amadurecimento da Alina conforme a história ia tomando seu rumo. Esse livro não é daqueles que lemos um pouco antes de dormir como os da Jojo Moyes (que eu estou sempre recomendando aqui no blog), Boa Noite é daquelas leituras gostosas que fazemos quando está frio e só queremos poder ler durante uma tarde inteira, vendo a chuva lá fora.

Boa Noite entrou para o topo das minhas dez melhores leituras contemporâneas do ano e com certeza estará aqui em dezembro quando eu costumo falar sobre o que eu li de melhor nos últimos 12 meses. Eu vou sentir falta dessa história e de tudo o que fez desse titulo um dos melhores da minha estante.

PS: Amei a edição do livro e a lombada roxa

PS: Mas queria muito que vinhe-se com um marcador na aba (seria muito incrível ter um marcador).

site: http://lumenseries.blogspot.com.br/2016/08/resenha-boa-noite-pam-goncalves.html
Denise Malta 29/08/2016minha estante
Nossa vc amou mesmo o livro rsrs adorei a resenha, deve ser muito bom mesmo...outro pra minha lista imensa kkk

Consumindo Sagas 30/08/2016minha estante
kkkk eu estava tão ansioso por essa leitura que fiquei muito feliz em poder enfim ler ele!!! Espero muito que v também curtaaaaaaaaaaa

Rodrigo 30/08/2016minha estante
eu estou louco para ler esse livro. Tem partes tristes?? Amei a resenha!

Consumindo Sagas 30/08/2016minha estante
tem um lance triste sim, que dará um rumo diferente a história!!!

estou ansioso..

estou ansioso

Consumindo Sagas 11/09/2016minha estante
Se prepare porque vc vai amar o casal!!!! E agora oremos para que o próximo livro tenha no minimo 300 páginas, quando o livro é ruim tem 500 páginas, agora quando eu amo um livro ele me vem com 233 páginas kkkkkkkkkk vai entender...

Camila Westphal 20/02/2020

Por acompanhar a Pam já há alguns anos, acabei criando expectativas demais em relação á esse livro. Os personagens assim como a história é bem fraquinha, tudo bem previsível, no decorrer do livro alguns temas importantes acabam sendo abordados e esse é o ponto alto de toda a história. Por ser um livro de apenas 240 páginas, achei que a leitura seria rápida, acabei ficando garrada nesse livro por dias.

Paula 30/01/2022

Um bom início
Estava há algum tempo enrolando pra ler esse livro, porquê não é um dos meus gêneros favoritos, porém a curiosidade finalmente venceu. Boa Noite é um young adult escrito pela Pam Gonçalves, por quem eu tenho algum carinho, já que acompanhava há anos no youtube. Conta a história da Alina, uma jovem que acabou de ingressar na faculdade e está em seu ano de descobertas, amadurecimento, época de fazer amizades, descobrir amores e novos interesses. Tem uma premissa bem simples e bem gostosinha, aquele típica história de tirar da ressaca.

Vou começar pelos pontos positivos, então. A escrita da Pam é deliciosa, simples, fluida, os diálogos poderiam ter sido menos clichês porém gostei muito que ela não usou vícios de linguagem. Como comentei anteriormente, a história é bem prazerosa e não enrola demais, vai direto ao ponto quando necessário.

Agora, aprofundando um pouco mais, eu sinto que a autora se preocupou tanto em ser politicamente correta, transformar tudo em uma ferramenta de educação que esqueceu do desenvolvimento da historia. Parecia que eu estava lendo uma cartilha em alguns momentos, visto que eu não conseguia sentir empolgação com o desenrolar dos acontecimentos, nem expectativas em ler o próximo capítulo, não consegui me conectar com os personagens, em resumo o livro além de não ter recursos era previsivel por ser tudo tão redondo. Deixando claro que acho historias como essas importantes para formentar novas gerações, porém definitivamente nesse caso não funciona bem para leitores mais experientes.

Eu sinto que atualmente autores iniciantes, sejam nacionais ou não, possuem muita dificuldade para se colocar no ponto certo da régua entre uma leitura totalmente toxica e o oposto extremo que é uma leitura que precisa marcar todos os pontos como uma cartilha de educação sexual/orientação/diversidade. Se por um lado é maravilhoso que estamos mais conscientes e mais atentos a protestar contra exemplos ruins no conteúdo que a gente consome, por outro esse engessamento exagerado tira um pouco a magia que envolve a gente em uma leitura e nos faz sentir prazer em tentar adivinhar onde aquilo está nos levando. Nos deparar com situações inesperadas, personagens surpreendentes, um enredo fora da caixinha, são coisas necessárias mesmo em histórias que querem ser em essência um clichê.

No mais, recomendaria sim a leitura, principalmente para primas mais novas ingressando nesse universo, ainda tenho inclusive curiosidade pra ler as próximas obras da Pam e torço muito pra que ela tenha desenvolvido sua escrita, a qual já vejo muito potencial.

Luc4xc 20/04/2021

Eu gostei bastante da leitura ainda mais por eu ter acabado de passar pelo meu primeiro ano da faculdade :)

Vivi 18/08/2020

Leve
Boa aluna, boa filha, boa menina entrou na universidade e aprendeu sobre festas, bebida e azaração. Um livro leve e rápida de ler. Alina descobri o mundo e os desafios da vida, mas consegue lidar com todos os obstáculos muito bem. O livro aborda sobre questões de fofocas, assedio sexual e moral, drogas e empoderamento feminino.

gvnnrs 19/03/2021

não senti profundidade...
essa foi a minha primeira experiência com a escrita da pam, que eu adoro o trabalho como booktuber, e em relação a sua escrita, consegue ser bem leve, porém a trama não me convenceu, os personagens, as situações, no fundo tudo me passava uma sensação de "quando que eu vou começar a me importar?" "quando algo realmente impactante vai acontecer?"

vannybs 29/04/2021

Muito bom. Não dava nada no começo, parecia mais um livro adolescente mas não foi nd disso. Vale muito a leitura.

Letícia Lopes 09/05/2020

Esse livro é tão leve, mas trás lições e questões tão necessárias. Essa história me pegou de um jeito que não esperava, foi a todo momento cativante e a escrita da Pam me surpreendeu positivamente.
A principal lição que essa livro apresenta é a união feminina. Amei o fato dele não apresentar rivalidades feminas e o sentimento de união e respeito entre as personagens. Espero que muitas meninas leiam essa história e tenham cada mais a certeza que não somos inimigas uma das outras, que julgamentos não são legais, nem devem ser aceitos e que temos que nos apoiar.

liaramoss 12/11/2020

uma dura realidade
Conheci o canal da Pam durante a quarentena e me apaixonei pelo jeito dela e criei curiosidade por esse livro por conta da personalidade da autora. E não me arrependi. O livro mostra de forma leve e realista como é a vida numa república e o primeiro ano de faculdade, as descrições são muito bem desenvolvidas, fez eu me sentir no local, vivendo com aquele grupo de personagens.
Confesso que o livro me deixou um pouquinho traumatizada com o tanto de machismo vindo da faculdade, visto que estou no meu último ano da escola e pretendo justamente ir para uma faculdade em SC kkkjk, mas adorei esse baque de realidade em mim.
Acho que o único porém desse livro é o romance do casal que fica junto no final. Senti que o começo da relação (viver na mesma casa) deles e dos sentimentos não foi tão bem desenvolvido, seria um enemies to lovers muito fofo de tivesse mostrado mais eles juntos na casa etc, mas entendo que esse não seja o foco principal da obra.
Enfim, é um livro muito gostoso de se ler, necessário e acho que todas as pessoas devem lê-lo antes de entrar em universidades.