Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Raynara 07/09/2020

Necessário
Esse livro é tão importante para jovens e adolescentes!!! Me deu um quentinho no coração, me fez ter raiva, me fez chorar, me fez sorrir e acima de tudo abriu os meus olhos para tantas coisas que ainda vou viver. Apenas leiam, vale muito a pena!

nathy 19/04/2021

te amo *fingindo que lembro alguma coisa*
O livro que me fez voltar ao hábito de leitura, três anos atrás, e eu tenho um carinho enorme por isso. Sou grata pelo xuxuzinho.

Eu não lembro nada porque faz três anos que li, e quando a gente não revira muitas as memórias, isso acontece. Mas espero nunca me esquecer da parte importante da minha vida que ele fez parte.

PS: Lembro que fiquei brava com ele, quando li outros livros que tinham hot, e percebi que esse não tinha. Desculpa, eu era só uma menina inocência no olhar. *piadinha*
nathy 19/04/2021minha estante
sem inocência no olhar**
ainda por cima é burra

vaneperola 29/02/2020

☆☆☆☆☆ + ♡
Esse livro da Pam só não é perfeito por que acaba. Uma narrativa fluída, gostosa e fácil de ler. Em nenhum momento eu tive dificuldade ou me sentir inclinada a abandonar a leitura. Mas confesso que, quando o livro tomou forma e foi ganhando o seu enredo, eu pude ver a preciosidade. O fato de ela ter abordado casos de abuso contra mulheres de um jeito não tão pesado quando o próprio tema já é e como tratou a sororidade entre as mulheres foi algo maravilhoso. Quase chorei em alguns momentos, o olho lacrimejou. No final, só agradecimentos por ter lido essa obra e agora vou compartilhar com todo mundo pra que todos leiam e aprendam, cresçam e que as mulheres sintam que não estão sozinhas. Obrigada pelo livro, Pam.

Kim 11/10/2019

Fraco
Amo demais a Pam, mas esse livro é muito ruinzinho. Cheio de clichês e obviedades, com vários temas abordados de forma rasa, parece que estão lá só pra dizer que estão. Não é mal escrito mas está longe de ser um bom livro. Entendo que a autora ainda está no começo e talvez agrade um público bem mais jovem ou que esteja iniciando no mundo da leitura.

raí 11/05/2020

Um livro importante, pois traz assuntos importantes à tona, assuntos que apesar de estarem sendo debatidos frequentemente, precisam ser debatidos através de diferentes meios

Diego Cruz 25/07/2020

Meu primeiro contato com a escrita da Pam Gonçalves e já me pegou de jeito. Leitura necessária! Indico muito.

raphael netto 10/01/2022

faltou algo?
é óbvio que eu não faço mais parte do público alvo de leitores, talvez, se eu tivesse lido na época do lançamento, teria gostado mais. Adoro a Pam, acompanho super o trabalho dela na internet e tenho muita admiração por ela.

não é a primeira história dela que leio, mas senti que faltou alguma coisa. Gostei muito dos temas que ela abordou, super importantes e que trazem reflexões, mas senti que ficou bem por alto e que se resolveram de forma muito? ?simples?, talvez? Achei a Alina bem chatinha e, muitas vezes, inocente demais. O livro poderia ser facilmente um drama no ensino médio.

algo que também me incomodou é que tive a impressão de que não acontecia nada na história, e não no sentido que o senso comum usa, mas de que sempre acontecia as mesmas coisas o tempo inteiro. Alina na aula, em casa estudando ou sendo meio que forçada pelos amigos a ir em alguma festa mesmo não querendo? E é basicamente isso que acontece o livro inteiro.

Outro ponto que me incomodou foi a falta de aprofundamento nos personagens e interações entre alguns. É bem óbvio que em algum momento vai rolar um romance entre Alina e um certo personagem, que diga-se de passagem, é um romance muito fofo, mas senti que faltou mais interações entre eles durante a história, eles conversarem mais, se conhecerem mais? Mas tirando isso gostei do romance!

Não é um livro ruim, tem uma escrita fluida, envolvente e aborda assuntos super importantes para o seu público alvo. Mas em alguns momentos fica repetitiva e simples. É uma leitura ótima para conscientizar os jovens e plantar a sementinha da sororidade entre as meninas desde cedo! E para quem não faz parte do público alvo, é uma leitura rápida de fim de semana que pode tirar sua cabeça do mundo real e te distrair e entreter!

Marii 21/05/2020

Que livro maravilhoso e necessário.
Boa Noite conta a história da Alina, que acabou de mudar de cidade pra cursar Engenharia da Computação, um curso onde a maioria dos alunos ainda são homens.
O livro trás a história da Alina e da faculdade dela, mas poderia ser a minha, a sua, e a de tantas outras mulheres que sofrem preconceito pela profissão que escolhem, machismo, assédios e todas as outras coisas que nós vemos diariamente.
Obrigada Pam, por escrever um livro tão necessário, com algo que AINDA acontece em diversas festas universitárias (E NÃO SÓ!) no país todo. Obrigada por escancarar que a vítima ainda tem dificuldades em denunciar, que se sente julgada e desacreditada até mesmo por outras mulheres, que também poderiam ser as vítimas.
Nós precisamos de mais sororidade.

Duda Onofre @paginasnarede 18/10/2020

Um livro que eu gostaria de ver as meninas mais novas lendo
Sabe quando um livro te conquista e toma vida própria diante dos seus olhos? Eu esperava ler mais uma história simples para passar o tempo, mas Boa Noite se mostrou repleto de temas importantes, tratados de forma leve, e te convida a sempre ler mais um capítulo.

? O livro mostra a entrada de Alina na universidade e todas as transformações que esse período traz para sua vida: as novas experiências, o desejo de se renovar e os desafios - em especial, os abusos e as opressões que se escancaram em sua face frente à nova realidade;

? Pam Gonçalves traz uma história que aborda assédio de uma forma leve e com uma linguagem que alcança um público mais jovem, ao mesmo tempo em que traz um pano de fundo universitário. Um livro que eu gostaria de ver meninas mais novas lendo e conhecendo essa realidade desde cedo, de uma forma que as atinja e as faça compreender as complicações que enfrentamos como mulheres frente à sociedade e o papel necessário da união;

? A construção da narrativa se dá de uma forma em que percebemos as transformações da história e a interferência dos personagens nela. A protagonista me incomodava um pouco logo no início, mas o decorrer do livro mostra que isso é intencional e faz parte do desenvolvimento e transformações do enredo;

? A história te convida a ler, com capítulos desenvolvidos os suficiente para conduzir a narrativa, mas curtos o suficiente para que você sempre queira ler mais um. Dessa forma, fiquei completamente imersa e, quando não estava lendo, estava esperando o momento de voltar a ler.

? Li Boa Noite pelo Kindle Unlimited (já não está mais disponível lá), mas é um livro que me conquistou e que futuramente deve ocupar um espaço físico na minha estante pra que eu possa voltar a ele.

Giulia 29/01/2017

Ótimo tema, história fraca.
Não odiei o livro, mas personagens não me cativaram, não consegui me apegar a nenhum.
Talvez se eu tivesse lido esse livro pelos meus 12-16 anos, eu teria amado. Para essa faixa etária, acredito que o livro funcione, já que nessa idade não conhecemos taaaanto sobre empoderamento feminino e coisas do tipo. É uma ótima introdução para este tipo de assunto.

Rafa 07/12/2020

Um livro rápida e envolvente, leitura bem rapidinha história com um tema muito importante!

RUDY 28/08/2020

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
Primeira coisa que quero falar é que o livro traz alguns ‘gatilhos’ para determinados assuntos, portanto, quem for sensível, aconselho que não faça a leitura, porque aborda temas como: preconceito, abuso sexual, estupro, drogas e por aí vai.
Já conhecia o blog e o youtube da autora, entretanto, não tinha lido nenhum dos livros dela e foi uma grande experiência.
Como se trata de um ambiente universitário, pude me reportar a minha época de faculdade e em alguns aspectos, me identifiquei muito com a protagonista, o que tornou a leitura ainda mais aprazível. Não sei se já falei alguma vez, mas entrei na faculdade com 16 anos, era a mais nova da turma e imagina o quanto era ainda inexperiente, sem muita vivência na vida. Nunca fui tímida, muito pelo contrário, era bem extrovertida, ainda assim, chegar em uma sala com pessoas totalmente diferentes, de idades variadas, porque tinha até um senhor de 58 anos na turma, fiquei um tanto receosa. Minha sorte é que uma amiga do segundo grau, a Gracinha, também estava na turma e como eu, tinha 16 anos, daí ficou mais fácil. E como a protagonista, fomos descobrindo aos poucos tudo que acontecia no mundo acadêmico da universidade.
Claro que ela teve a sorte de conseguir um lugar com pessoas do bem para morar, teve a Manu para ajudá-la no início, o que facilitou muito as experiências que ela viveu durante todo enredo.
E aí tem as coisinhas que me incomodaram um pouco: primeiro a tremenda sorte que ela teve em todo o desenrolar da história, porque acredito que se fosse vida real, talvez não fosse assim (ou fosse...); depois o lance da república, onde não se tinha regras definidas e nem sei como tinha comida e tudo, também não foi falado se ela pagava alguma coisa ou não; e com tanta coisa ‘pesada’ que acontece no enredo e com a falta de experiência dela, saiu ilesa do início ao final. Tudo bem que me incomodaram, mas de forma alguma atrapalhou a leitura e entendo perfeitamente que na ficção tudo se pode.
Gostei muito de como tudo foi se desenrolando, a ligação familiar da protagonista com os pais e irmão, a forma como os assuntos delicados foram abordados e as soluções propostas que fizeram muito sentido (e acredito que poderiam até usar a ideia e trazê-la para vida real).
Tudo tão bem escrito, o enredo vai se desenrolando aos poucos, conforme vamos conhecendo as personagens, suas histórias, seus próprios dramas pessoais e a importância que as personagens secundárias tiveram durante todo o livro.
Tenho certeza que todos vão se identificar com um ou outro personagem e apreciarem ainda mais a leitura. Mais que recomendada, mas com as ressalvas que fiz no início, ok?

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2020/08/resenha-43-boa-noite-literatura.html
Michelle 15/09/2021minha estante
Também conheço a Pam mas nunca li nada dela. Esse livro é bem elogiado

Angela Cunha 04/10/2021minha estante
Mesmo com isso dos gatilhos e eu evitando ter leituras assim quando estou em períodos não tão bons, o livro é muito desejado por mim.
Eu gosto demais do tema, de como a ligação familiar ajuda em tudo que vai acontecendo!
Com certeza, é um livro que quero muito ler!!!
Beijo

Lilian Coelho/@mundo.da.lilian 17/12/2020

Resenha - Boa Noite
Sinopse: "Alina vai para a faculdade e quer deixar seu passado para trás, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa."

Achei o livro bem fluido para ler, li bem rapidinho. Mas achei que faltou profundidade nos personagens, por isso dei 3 estrelas. O tema abordado é bastante interessante, mas os relatos achei superficial. Mas é um bom livro pra passar o tempo.

Eu confesso que eu esperava bem mais do livro, mas por mais de os personagens estarem na faculdade achei bem adolescente o livro.

site: https://www.instagram.com/mundo.da.lilian/