Hotel Florida

Hotel Florida Amanda Vaill




Resenhas - Hotel Florida


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Camila Faria 19/01/2018

O subtítulo já diz tudo: verdade, amor e morte na Guerra Civil Espanhola. O livro é uma reconstrução do conflito através dos olhares de 3 casais: os escritores Ernest Hemingway e Martha Gellhorn, os fotógrafos Robert Capa e Gerda Taro e os secretários de imprensa Arturo Barea e Ilsa Kulcsar. Usando cartas, diários, documentos oficiais, filmes e notícias da época, a autora retraça a vida dessas personalidades e conta a história da guerra a partir das suas experiências pessoais durante o conflito. O livro tem MUITA informação detalhada sobre o período, o que é ótimo caso você goste de se aventurar nesse tipo de leitura histórica mais densa. O Hotel Florida em Madri, que dá título ao livro, é um local por onde os seis protagonistas passam, uma espécie de ponto de encontro de intelectuais e jornalistas na época. Curiosidade: hoje o prédio é ocupado por uma filial do El Corte Inglés, a maior rede varejista da Espanha.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-18/
comentários(0)comente



Geison 01/08/2019

A trama retrata a experiência de três casais na Espanha durante a Guerra Civil Espanhola. Esses casais são Marta Gellhorn e Hemingway, Ilsa Kulcsar e Arturo Barea e Gerda Taro e Robert Capa. A leitura do livro não é difícil, mas possui alguns desafios como a enorme quantidade de informações, nomes e referências despejados ao longo do texto. Afinal, o objetivo da autora é recriar a saga desses casais através de fontes históricas. Mesmo assim, os capítulos curtos e o estilo romancizado ajudam na fluidez da leitura. A Guerra não é meramente um pano de fundo ou um detalhe no enredo, pois a ação dos indivíduos está intimamente relacionada ao degringolar dos acontecimentos. Todos vivem e morrem pela guerra mesmo que tirem proveito dela. Para os que se interessam por História, é possível descobrir muitos detalhes por trás de fatos do conflito espanhol. A autora também consegue traçar uma espécie de personalidade para os protagonistas e além destes, uma infinidade de figuras importantes também aparecem no decorrer da história, como John do Passos e George Orwell, por exemplo. O livro consegue descrever muito bem a bravura dos voluntários de guerra das brigadas internacionais, o despreparo do soldados espanhóis e dos exércitos legalistas além do drama dos refugiados de guerra constantemente violentados pelos bombardeios e tropas fascistas. Infelizmente é possível crer que os republicanos foram ao longo da guerra assumindo uma postura antidemocrática ainda que lutassem contra o fascismo de Franco - o que expõe o caos político-ideológico da época. A Guerra Civil espanhola foi um prelúdio do que viria acontecer na Europa posteriormente e é possível perceber esses sentimentos no livro. As rivalidades e embates entre os países europeus são manifestadas na guerra civil dos espanhóis. No final, após o fim da guerra em 1939, é possível conhecer o destino das personagens. Hemingway, notadamente, escreveu seu romance mais brilhante e além de Robert Capa que morreu na Guerra do Vietnã, os outros não são conhecidos no Brasil.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR