O enterro das minhas ex

O enterro das minhas ex Gauthier

Resenhas - O Enterro das Minhas Ex

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Viceh_ 16/04/2024

O enterro das minhas ex
Olha...
Que HQ interessante!
Que ilustrações fofas!
Gauthier, você é artista!
Achei a história super fluida, li bem rápido, devorei de uma vez só, mas, parando para pensar, apesar de ter belas ilustrações, essa HQ trata de um assunto tão -triste- da sociedade, que é todo esse preconceito (e medo também, no caso de pessoas LGBTQIAP+ que insistem em negar o que querem e insistem em imprimir cada vez mais pensamentos retrógrados mundo afora) enraizado na nossa estrutura social que faz com que pessoas LGBTQIAP+ acabem não vivendo o amor na sua melhor e mais pura forma.

Ched 12/04/2024

O despertar lésbico
Fui com zero expectativa e com uma ideia totalmente diferente do que seria a HQ e ainda bem pois surpreendeu muito positivamente!

penso muito como quase todas as situações ali são de praxe numa experiência de se descobrir lésbica. desde a infância até a vida adulta.

algumas mais tranquilas, outras traumáticas em diferentes níveis.

algumas me deixaram MUITO puta com ela (como ela escrevendo uma carta falsa da amiga, um lance meio Regina George e Janis).

outras me fizeram empatizar com a Charlotte (fala sério, quem nunca conheceu ou foi uma Sandrine? ou já se relacionou com alguém não assumida ou que só não se aceitava?).

mas todas muito identificáveis e, por isso, tão fácil criar uma conexão emocional com a protagonista.

foi uma leitura bem leve e rápida (li de uma vez só). e, como lésbica, o final me deu um conforto IMENSO (quem ler vai saber) e emocionei mesmo.

saindo de um hiato de leituras de HQs encantada por essa.

como li numa entrevista após terminar a HQ, Gauthier "escreve sobre coisas que gostaria de ler quando mais jovem". o que me lembrou uma leva de outras leituras LGBT como "ela fica com a garota", por exemplo.

sim, são leituras que eu também gostaria de ter lido mais nova. mas, me sinto privilegiada por ter acesso agora e imensamente feliz por essas novas gerações estarem ainda mais próximas disso.

de todo jeito, obrigada por tudo, Anne Charlotte Gauthier!

Mary - @mundo_literario.mary 23/02/2024

Achei ok
A vida de Charlotte não vai muito bem, ela sempre se sente estranha na sua escola comparada as outras meninas de sua idade. Amor e amizade sempre são a mesma coisa para ela, e os dois são muito complicados.

Nesse quadrinho vemos Charlotte relembrar de seus relacionamentos com outras garotas, desde as paixonites infantis até o início da vida adulta. Com tudo o que ela passa em sua vida muitas coisas são aprendidas e ela passa a se entender melhor mesmo que vivendo em um mundo cheio de preconceitos e arrogância.

Essa foi a primeira vez que leio algo da autora, achei a obra ok, ela não me impactou como alguns quadrinhos que li recentemente, mas isso não significa que a obra é ruim, ela é bem escrita e as ilustrações são bem lindas. Quero ler outros quadrinhos da autora e espero gostar.

Isabelli.Kamila 31/01/2024

Eu adorei que o nome dela é Charlotte, é o nome da minha calopsita. Mostra diversas decepções amorosas, descobrimento e aceitação como uma mulher lésbica. A forma que os comentários das pessoas bacacas homofóbicas presentes no livro me deixaram pensando que tem pessoas que ainda são assim, é muito complicado. Mas é isso, algo descontraído.

Samy 31/12/2023

Enterro das minhas ex...
Um quadrinho emocionante, que te faz sentir triste vendo as situações em que a protagonista se encontra. Todos os contos acabam trazendo um nó à garganta que torna a história angustiante. A arte é muita bonita e tem um lindo contraste em tons de azul.

Cindi 25/09/2023

Gauthier é aquela quadrinhista que te cativa pela capa, pelo título, mas quando vai ler a sua obra deixa um tanto a desejar "O enterro das minhas ex" era essa HQ que eu sempre tive vontade de ler e quando tive a oportunidade me decepcionei um tanto, história introdutórias sobre vivências lgbtqia+ que poderiam ser bem mais exploradas e desenvolvidas.

Mi 27/08/2023

História em quadrinhos interessante para meninas que tem alguns conflitos por questão da orientação sexual.
Leitura fluída, rápida e reflexiva.

Raii Cristine 19/08/2023

Achei esse livro por um acaso na biblioteca da minha escola. Ele chegou até mim em um momento em que eu precisava -e preciso- de alguém do meu lado, que não me questione e apenas ofereça um colo, que de um pouco de seu tempo para me ouvir.
Leitura leve, você consegue sentir o que a protagonista sente, gostei de mais.

AMANDA3038 06/08/2023

Uma hq bem curtinha que fala sobre a trilha de autoconhecimento próprio e em como podemos encontrar pedras no caminho que dificultem esse processo e nos excluam da aceitação. gostei bastante da leitura e do final tranquilo.

Tábata Kotowiski 11/07/2023

Graphic novels autobiográficas têm sido meu ponto fraco. Ainda mais quando são tristes, melancólicas... O livro mostra todas as paixôes, correspondidas ou não, de Charlotte desde quando se descobriu gostando de meninas até seu último ano antes de entrar para a faculdade. Uma grande reflexão. Vale a leitura.

Mady. 11/07/2023

Reflexões sobre amor, desilusões e recomeços
HQ ótima para ler no tempo livre. A história circula em entorno das experiências amorosas das personagem principal, Charlotte.

Durante o desenvolvimento da HQ acompanhamos a vida de Charlotte, desde a infância até a vida adulta. Eu me identifiquei com alguns acontecimentos da história (infelizmente), principalmente na questão das descobertas de infância, que são sempre caóticas, confusas e intensas quando envolvem a descoberta da própria sexualidade.

Por ser bobinha na maioria das vezes e não pertencer aos padrões de beleza impostos, a protagonista passa por poucas e boas em seus relacionamentos homoafetivos.

Por fim, sobre a recomendação, recomendo este livro para quem tem interesse na temática LGBTQI+, já que este é o objetivo primordial da HQ. Ele é curtinho, apresenta uma escrita e histórias "leves", mas um pouco frustrantes.

OBS: O título não tem nada a ver com a história. O nome da HQ é apenas uma metáfora. Assim, não, você não verá descrições sôfregas de enterros, pelo menos não LITERALMENTE.

Wandrovski 09/07/2023

Fofoca
Minha filha isso aqui é melhor que vida de sub celebridade acontecimentos extremos e absurdos assuntos do coração viu

Stephani 03/07/2023

Identificação
É muito importante e interessante esse tipo de representação. Nunca havia visto ou lido algo neste formato que trouxesse tão bem momentos da minha infância e adolescência como mulher lésbica. Existe muito o que refletir no nosso passado, e este livro me fez acessar estes momentos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6