Quatro vidas de um cachorro

Quatro vidas de um cachorro W. Bruce Cameron

Resenhas -

JellS2 18/01/2024

Um livro sobre 4 diferentes vidas de um cão, mostrando sua relação com os humanos e como os cães dão realmente os melhores amigos do homem. Na sua busca por seu mais amado dono Ethan, acompanhamos Bailey, que apresenta diversos nomes na história, e podemos ver as marcas que o amor deixam em um cão

Davi.Paiva 09/01/2024

Uma jornada maravilhosa
Link Amazon: https://amzn.to/4aNThlq

Mais um livro que li graças a Feira de Troca da Biblioteca Mario de Andrade!

Sempre gosto de começar avaliando o trabalho editorial e para variar, a Harper Collins não errou. Acompanhem comigo o cálculo: papel avena + fonte serifada (no caso foi a IowanOldSt BT) = leitura prazerosa.

Quero abrir parênteses para falar do título, que tem uma coisa peculiar: "Quatro Vidas de um Cachorro" é um título bom? Com certeza, pois descreve bem ao leitor que vamos ver quatro vidas de um cão (e com mais detalhes, veremos que o cão é o mesmo, reencarnando). No entanto, vendo o título original, "A Dog's Purpose", que em português ficaria algo como "O Propósito de um Cão", e conhecendo a obra e reparando como o protagonista pondera sobre seu próprio propósito de existência, concluo que ambos os títulos soam adequados.

O único ponto negativo é a capa do livro. Sei que o livro foi lançado em 2016 aproveitando a onda de sucesso da versão filme em 2017. Mas precisava mesmo repetir a capa do filme e ainda colocar os créditos do cinema no rodapé da contracapa? Ainda está para nascer quem goste de livros com capas de filme...

Agora falando do conteúdo, começando pela linguagem adotada pelo autor: eu achei ousada porque narrar tudo do ponto de vista de um cão faz com que a obra seja um diálogo dele sempre com o leitor visto que os personagens humanos não podem entendê-lo. E fica ainda mais interessante quando o cão não consegue falar com outros animais e se vê na obrigação de interpretar os seus gestos.

O único ponto que não me cativou é ver como o protagonista entendia rápido e fácil o mundo dos humanos. Em "Caninos Brancos", por exemplo, o lobo principal começa a sua vida em uma caverna onde três paredes são escuras e uma delas é brilhante além de soprar vento por ela. Obviamente, ele se refere à entrada da caverna. Mas a sua visão rústica de mundo não o permite entender isso e a obra fica mais interessante. Em "Quatro Vidas", senti falta disso.

Mas se por um lado a linguagem é ousada mesmo com um defeitinho... a história é maravilhosa!

Temos as quatro vidas bem vividas com capítulos bem distribuídos (a primeira vai dos caps. 01 ao 04, a segunda vai dos caps. 05 ao 17, a terceira vai dos caps. 18 ao 25 e a última vai do 26 ao final, que é no 32) e características singulares de cada uma. O cão procura entender o seu lugar no mundo, os motivos de suas reencarnações e usa experiências de suas vidas anteriores para lidar com os problemas atuais. E o que achei mais incrível é ver como ele não só assimila aprendizados como se afeiçoa a quem conhece em sua jornada.

Não posso negar que fiquei um pouco triste com o final visto que vi o filme antes de ler o livro e sei como ele acaba na versão cinematográfica. No entanto, tendo a concepção do nome original do livro, faz sentido como a obra acaba.

"Quatro Vidas de um Cachorro" é uma obra maravilhosa e quem viu o filme vai notar como algumas coisas ficaram diferentes e acabar lendo uma jornada diferente. Mas ainda assim, uma jornada que vale a pena ser apreciada.

Recomendo!

Nota: eu estava lendo o livro em uma estação de trem quando ocorre uma cena bem triste e tive que segurar as lágrimas para não chamar a atenção dos passageiros. Vida de leitor não é fácil...

estelie 09/01/2024

Mora no meu coração
A COISA MAIS LINDA QUE JÁ LI EM TODA MINHA VIDA, NUNCA VOU ME CANSAR DESSE LIVRO. lembro que foi um dos primeiros livros sem imagem nenhuma que li na minha vida ( quando tinha uns 12 anos ) e até hoje nunca superei e segue sendo o meu favorito

Kyramoow 29/12/2023

Quatro vidas de um cachorro
Chorei chorei mt tive que sair toma uma água, que livro incrível fiquei encantada e pra quem já viu o filme recomendo mt ler o livro tbm

Henricas14 24/12/2023

Emocionante
Como o título sugere, acompanhamos as "Quatro Vidas de um Cachorro" em busca de um significado para sua vida, a qual ele vai aprendendo com cada uma delas e com esses aprendizados sendo importantes e decisivos para momentos chaves na história.

O livro é narrado sob a ótica do cachorro, oq deixa interessante com a ingenuidade e a esperteza dele ao vivenciar momentos "pesados" e delicados entre os humanos os quais ele convive, desde um divórcio até mortes ..

Rodrigo 14/12/2023

Quatro Vidas de Um Cachorro
Uma linda história de amor incondicional pelo melhor amigo do homem. Apesar de bonito e emocionante, é um pouco arrastado e fraquinho.

NatAlia.Bustamante 03/12/2023

Chorei Rios
Uma leitura magnífica, adorei a escrita e as histórias contidas nesse livro. Chorei em algumas passagens, mas não tem como não se emocionar com algumas histórias. Amei!

talitabooks 29/11/2023

Incrível
Quando comecei a ler esse livro, estranhei, por ser uma história retratada na visão de um cachorro. Apesar disso, a obra deu seu jeito e me prendeu do início ao fim, o que me fez derramar umas lágrimas no final.
Para quem ama cachorros, e mesmo que não ame, é um livro que vai te deixar algum tempo pensando. Todo cachorro tem um propósito, foi o que eu aprendi, e ver a determinação do Toby/Bailey/Ellie/Amigão em salvar Ethan, e o amor imenso do animal por ele, foi o que me fez avaliar com 5 estrelas.
Eu recomendo muito a obra, com certeza é algo que vai ficar marcado comigo. Enfim, amem os cachorros.

Caroline727 27/11/2023

QUATRO VIDAS DE CACHORRO
Meu Deus que livro bom , amei demais , nesse livro fala sobre um cachorrinho que renasce diversas vezes buscando uma vida boa para ele , a história é narrada sobre o cachorro , é lindo a história e triste ao mesmo tempo, tem horas que vc fica feliz por ele e com dó ...

Bailey toda vez que reencarna ele se perguntava "PORQUE ESTAMOS AQUI?" , ele fazia essa pergunta porque todas as vidas que ele vivia ele sempre morria ?

Na 1° vida dele ele faz amizade com um garoto chamado Ethan , os dois eram melhores amigos , o tempo vai passando e Bailey vai ficando velho , quando ele morre o seu desejo era reencontrar o seu melhor amigo humano , e em todas suas vidas ele tenta procurar ele , mas sim ele encontra Ethan ??? , leiam esse livro , adoraria contar mais sobre ele , mas aí já é SPOILER krskrskrs .

Hello5ouza 17/11/2023

E no momento em que mais precisarmos de uma mão,
encontramos uma pata.

Amei o livro, embora achei que quando chegou na vida de Ellie, a história ficou um pouco fraca, esperava um desenrolar diferente entre ela, e o policial, mas apenas isso.

Ana Beatriz 11/11/2023

Lindo
Foi muito interessante ter essa visão de como os cachorros pensam. É legal imaginar que talvez seja realmente assim.
Os cachorros são como anjinhos em nossa vida.
Vale a pena a leitura.

Sindi.Souza 05/11/2023

Achei muito bom, bem fluido em 1 mês terminei, já reli 2 vezes, sempre choro ?
Cada um tem sua missão, amei dms um dos meus livros fvss ????

Diovana.Krauchemberg 02/11/2023

Tão lindo!
Como sempre o livro é melhor que o filme!!
Desde que eu vi o filme eu fiquei com vontade de ler este livro.
Tão rico em detalhes, eu realmente senti que era o cachorro me contando a história.
Chorei a cada morte e cada vida dele.
Fiquei me perguntando se realmente é assim que acontece com os cachorros e eu espero que seja!

Bella 25/10/2023

Me emocionei muito , tive um cachorro que partiu e ver a vida desse cão retratada em quatro histórias maravilhosas, me fez lembrar dele, e me deu uma pontinha de felicidade pois tive a sorte de amar um cachorrinho que era perfeito.

Esse livro está no meu top 10 do ano !

marcellinhaswift 21/10/2023

"Todo cachorro existe por uma razão." ??

??SPOILER AQUI??
O primeiro livro que me fez chorar
foi este, não tinha nem escolha rsrsrs, tão
perfeitinho e especial, principalmente porque abordava um tema de um serzinho que mais amo no mundo ?: ?cães?

Bailey é amoroso, mereceu uma vida ( vidas
enfim ) ao lado de um dono que o amasse,
que o tratasse como melhor amigo, que no
caso é o que todo cão merece, doeu em mim quando ele foi maltratado se não me engano pelo quarto dono. ?

História magnífica, com uma digna moral,
apaixonante ao extremo, não tenho críticas
em mente, aliás, já faz um bom tempinho
que li. Mais um livrinho para a lista dos
inesquecíveis.??

Com ele aprendi que toda vida importa,
que pode passar mil a milhões de anos
que o nosso cãozinho vai estar sempre nos
esperando, sempre lá para nos encher de
amor?,cada um realmente existe por uma
razão, eles trazem sentido para nossa vida,
cada animalzinho tem o seu valor. ??
5 estrelas ? ? ? ? ?

????????????????