Sem lama não há lotus

Sem lama não há lotus Thich Nhat Hanh

Resenhas - Sem lama não há lotus

Dea 24/09/2021

Livro simples, profundo, filosófico, adorável.
Tudo nessa vida, tem começo, meio e fim. Desde o misterioso início da vida, da jornada, começamos a aprender isso. Nos desenvolvemos, nascemos, crescemos, morremos. Nessa linda trajetória, tudo é possível. Até o sofrimento.

Como parte do equilíbrio, onde não há luz sem escuridão, o reconhecimento da felicidade, só é possível, se quando a dor se apresenta, você possa reconhecê-la e tratá-la. Porque ela nada mais que é que um filho seu, gritando por atenção para ser então curada ou te curar.

Não me sinto capaz de julgar a obra de uma pessoa tão ilumida quanto Thic Nhat Hant. Mas me sinto extremamente grata pelo compartilhamento dessa sabedoria comigo nesse momento.

Não é um culto ao sofrimento, pelo contrário, é a plena consciência de que o sofrimento existe e está tudo bem, mas ele em algum momento acabará ou não e estará tudo maravilhosamente bem, também.

"A maioria das pessoas tem medo de sofrer. Mas o sofrimento é um tipo de lama que facilita o florecimiento das flores de lótus da felicidade. A flor de lótus não poderia existir sem a lama."

Boa leitura.

Raquel 09/06/2021

Bom livro, mas esperava um aprofundamento maior
Gostei do livro, mas esperava mais, fiquei na expectativa de reflexões mais profundas com relação ao tema, o autor faz bons apontamentos, mas achei meio rasa a forma como foram abordados.

05/01/2021

Necessário
Sempre recomendo e/ou empresto esse livro para as pessoas e amigos, seja para quem já sabe meditar ou para quem tá sofrendo, ou simplesmente quer aprender técnicas de meditação. Ele é super didático, fácil de ler e bem curtinho. Não te cansa e te prende, e eu acho ele bem legal, porque é muito difícil você não se identificar com o que tá escrito ali.
A questão do título é que sem a lama, ou seja, sem a tristeza, não há lótus, não há felicidade. Porque se fôssemos felizes o tempo todo nós não reconheceríamos a felicidade de fato, não daríamos o devido valor a esses momentos. Então, ao invés de tentarmos fugir, seja dos nossos pensamentos negativos ou da nossa responsabilidade sobre o que está acontecendo. É para abraçarmos esse sentimento, reconhecer que essa tristeza existe, que ela tá ali, e tentar lidar da melhor maneira, sempre tendo em mente que ela deve ser passageira e não uma constante na nossa vida (pelo menos foi isso que eu interpretei).
Enfim, é uma leitura super legal para quem quer conhecer mais e para quem já conhece, mas quer ser relembrado sobre meditação e aceitação. Recomendo sempre, inclusive já cheguei a dar de presente duas vezes e emprestar outras várias (até para uma pessoa que não gosta de ler e adorou), tanto que nem tá comigo agora e olha que eu sou chata com os meus livros (eu não empresto ? hahahaha).

Lo 06/03/2021

Vale a pena para refletir
A flor de lótus tem suas raízes na lama, é uma flor aquática que aflora nos momentos oportunos. O livro nos convida a ser felizes com o que temos hoje!!

flavioterapia 31/12/2021

Tempo de Leitura
Primeiro livro lido com o grupo de leitura que criei em 2021, fiquei em 1°. Lido em 3h. Livro interessante com práticas de atenção plena.

Rosie 29/01/2023

Sem Lama não há Lótus
Eu sou uma pessoa bem suspeita quando se trata de livros que possuem temas budistas, já que eu gosto muito dos ensinamentos de Buda - apesar de não ser praticante fiel.

É um livro curto e que pode ser considerado simples, mas o importante é sempre lembrar que as mudanças devem vir do simples. Algo que sempre gosto de ressaltar quando se trata de livros de auto ajuda ou parecidos.

De fato este em específico não é tão profundo como outros são, mas é um bom começo e um bom título para se ler e lembrar dos atos básicos a serem praticados na vida que acabamos por esquecer.

Um exemplo com esse livro simples e raso que eu acabei de ler é que de fato não podemos correr atrás da felicidade, ela vem até você e dos modos mais simples. Algo que eu esqueci nesses últimos meses e que agora estou mais leve de lembrar.
O fato de acolher seu sofrimento/dor também é algo que gosto muito de praticar. Se você não cuida disso, você também não saberá como aproveitar sua felicidade quando ela chegar.

Enfim, eu gostei do livro e é muito bom ver as coisas com uma outra perspectiva.

"Nós não nos compreendemos. Em nosso corpo há conflitos e tensões e não conseguimos resolvê-los. Ao invés de parar e contemplar profundamente, nós estamos fugindo, o mais longe possível, da solidão, do luto, da tristeza, da raiva e do vazio que achamos que não conseguimos suportar."

Obg por ler, se cuide :)

Luiz Carlos 11/05/2020

Atenção Plena
O livro fala sobre o sofrimento e sua relação com a felicidade sob o viés da impermanência, traz ainda mantras e orientações sobre meditação e respiração.

Luma.Garcia 28/06/2020

Leitura leve e gostosa. Dá dicas e exercícios de respiração para desenvolver a consciência plena. Fala sobre como a forma de lidar e encarar a dor e o sofrimento são importantes para superá-los.

14/04/2021

Várias dicas preciosas
Li o livro em formato e-book e agora vou atrás do formato em papel. O livro possui várias dicas de meditação, com exercícios que podem ser praticados diariamente. Muito bom.
Jamile 07/06/2021minha estante
Onde conseguiu o ebook? Pode me enviar?

13/06/2021minha estante
Oi Jamile, eu comprei na Amazon.

Iga1.diass 13/07/2022

Um monge que cultivou a paz, no terreno lamacento da guerra
Amo o título desse livro, e toda a profundeza que essa analogia carrega. Livro curto e simples, que traz uma abordagem superficial dos conceitos budistas, como a compaixão, a impermanência e a atenção plena. O autor também traz alguns mantras como práticas.

Mesmo sendo uma leitura super simples, me traz uma paz muito grande ao ler cada página deste livro, principalmente por pensar que o autor, Thich Nath Han, é um monge vietnamita, que viveu na pele os horrores da Guerra do Vietnã.

Um monge que conseguiu cultivar a paz, sua flor de lótus, em um terreno tão lamacento que é a guerra.

@kthaysavieira 01/02/2021

Um livro que te mostra que o sofrimento é um sentimento com qualquer outro. Precisamos lidar como lidamos com qualquer outro sentimento. Muito interessante, livro budista, de leitura fácil e rápida.

Aline164 24/06/2021

Tudo é impermanência
Estava para ler esse livro desde o ano passado, e só tive oportunidade agora.
Gostei muito da leitura, pois me fez refletir sobre a aceitação da dor e do sofrimento e que esses sentimentos existem em contraposição à alegria e à felicidade. Uma coisa só pode existir em relação às outras. É preciso aceitar que nossas emoções são fluidas e mutantes. E, novamente, li sobre a importância de se estar no momento presente.
Recomendo a leitura a todos.

Tainara.Takahache 18/02/2024

Sem lama não há Lotus.
Buda disse que nada pode sobreviver sem alimento. Isso é verdade, tanto em relação à existência física dos seres vivos como também aos estados mentais. O amor precisa ser cultivado e alimentado para sobreviver; e nosso sofrimento também sobrevive porque nós o permitimos e o alimentamos. Nós ruminamos o sofrimento, o arrependimento e a tristeza. Nós os mastigamos, os engolimos, trazemo-los de volta e os comemos muitas e muitas vezes. Se estivermos alimentando o nosso sofrimento enquanto caminhamos, trabalhamos, comemos ou conversamos, estaremos nos tornando vítimas dos fantasmas do passado, do futuro ou das nossas preocupações no presente. Não estaremos vivendo a vida.

Francisco Cabral 14/07/2019

Impermanência
Neste livro leitura direta o monge vietnamita Thich Nhat Hanh discorre sobre a dupla via que existe entre o sofrimento inerente a existência e a felicidade em potencial que todos carregamos. Segundo o autor, o pressuposto da impermanência desses dois estados é de que eles de certa forma não são mutuamente excludentes e sim precisam ser acolhidos, compreendidos e transformados da melhor maneira possível para que possamos exercer uma existência plena, sem apegos ou aversões nem ao prazer nem ao sofrimento. O livro traz também mantras e práticas que nos auxiliam a alcançar uma presença integral no presente, facilitando o processo de atuação correta na realidade do aqui e do agora.
Christian 03/09/2019minha estante
Olá, Francisco! Quanto tempo, amigo!... Espero que tudo esteja bem, com sucesso sempre em seus projetos. Grande Abraço! Christian Petrizi. Ah, estou de volta ao Skoob. Te encontrei quando li a resenha que escreveu para o meu A Incrível Cidade. Estou com novos títulos no Clube de Autores e no Amazon. Confira lá no site dessas duas editoras, pra ver minha produção. rsrsrs. Abraços!

Francisco Cabral 09/11/2019minha estante
Olá Christian! Verdade, long time no see! Obrigado pelo contato, será um prazer ter novo contato com a sua produção, amigo escritor! Que orgulho! Um grande abraço!

Lucas Alsare 12/03/2023

Leve e transformador
Um livro que consegue ser leve e que ao mesmo tempo é rico naquilo que propõe. Gostei bastante das histórias que são contadas, dos exemplos dados e de como o livro é. É até que simples, e serve até para quem não conhece o budismo.