Coração de Onça

Coração de Onça Ofélia Fontes
Narbal Fontes

Resenhas - Coração de Onça

Clio0 01/01/2013

Uma das melhores histórias sobre a ciclo do metal que você vai ter a oportunidade de pôr as mãos em toda a sua vida. Uma aventura com forte embasamento histórico, mas ainda assim, com suficiente liberdade literária para deixá-la extremamente divertida para os adolescentes.

A trama é simples, mas bem desenvolvida: Antônio, um homem bravo e passional que dá um banho em qualquer herói, resolve partir em busca de riquezas ao ser desprezado por Luzia, a mulher por quem é apaixonado.

Partindo daí, somos levados a uma viagem cheia de perigos pela América do Sul com direito a embates com índios, perigosas doenças tropicais e o mundo da mineração durante o ciclo do metal, sem contar as emoções do protagonista, tão fortes e realistas que você pode até trincar os dentes quando lê sobre sua raiva.

Leia no mínimo por curiosidade, pois o tema não é tão recorrente no Brasil, pelo menos não quando ligado a aventura.
sergio paulo 19/05/2016minha estante
Bom comentário.

Neila 02/06/2020minha estante
Li esse livro aos 13 anos, gostei muito!

Luan 17/04/2021

Uma história bem diferente e diversificada tematicamente. O livro serve como esboço, ainda que superficial, do Brasil colônia e expõe um visão selvagem e hostil do indígena sob o olhar dos bandeirantes, estes tratados - não só aqui, mas historicamente - como heróis. Apesar disso, essa obra pode servir como livro paradidático e gerar questionamentos interessantes.

Bruno Leandro 14/07/2011

Será que há História nesta história?
Este livro me lembrou um pouco o também histórico "O Gigante de Botas", dos mesmos autores. Não sei se Ofélia e Narbal Fontes também seriam professores de História, pois gostam de situar no tempo e no espaço a história que contam.
Como não conheço bem a época em que a aventura de "Coração de Onça" se passa, não saberia dizer se parte ou algo dela foi mesmo inspirado em alguma aventura real dos bandeirantes. Mas devo dizer que a aventura me deixou fascinado, assim como todos os livros da Vagalume o fazem.
Bem queria eu que os livros de história de hoje em dia fossem como este...
Carla Daniela 21/02/2013minha estante
Faz muito tempo que li,mas não consigo esquecer,muito bom!

Castanho 08/01/2016minha estante
Por razões óbvias, adoro esse livro, mas orgulho se sobrenome à parte, a história é realmente muito bem escrita. Em relação à sua observação sobre "O Gigante de Botas", em um dado momento, os personagens chegam a mencionar a Bandeira dos Castanho.

Ligyane 19/05/2016minha estante
Li na minha adolescência. Gente, é muito encantador! *-*

Netto.Fabricio 01/12/2022

No tempo dos Bandeirantes, o jovem Antônio castanho sofre uma decepção amorosa ao ser rejeitado por Luzia. Com o coração partido, Antonio, o coração de onça, decide partir em busca de riqueza e aventura com a bandeira que pretende descobrir, em meio aos perigos e segredos das matas selvagens do Brasil colonial, as lendárias Minas de Potosí.

Tatá 23/06/2021

Pumasonco
"?Andarei mil léguas no mundo com tua imagem no coração?. "

"Se lhe fosse possível odiar a quem amava, ele a odiaria...
"

"Era uma cena impressionante aquela: num
mísero rancho do sertão desolado, um moribundo armava
cavaleiro o seu filho mais moço!"

"Ora, a boa sorte é mais difícil de ocultar que a má fortuna...
"

"Aprendera a arte
dificílima de encarar os fatos como são realmente."

"Estavam presos um ao outro por laços
que só o perigo, a aventura e o sacrifício sabem tramar. "

"Como o tempo transforma
o sentido dos vocábulos e o coração das criaturas!... Agora achava
graça naquilo que fora o pesadelo de sua vida!"

*Spoiler*
*Só não gostei da morte da Luzia e ele se apaixonar pela filha dela. No mais, é um excelente livro.

Samira 25/06/2022

Cultura e história que se misturam
Leitura inédita de mais essa publicação da série vaga-lume amei a forma com que a história foi construída tanto com o romance platônico entre o Antônio e a Luzia e sem dúvida destaque especial para todas as informações sobre a história dos bandeirantes que pouco se vê ser falado em alguma publicação além da viagem por vários cenários tanto no nosso país como em outros pontos da América.

Mutante X 27/02/2024

História de bandeirante
Um dos cinco livros que inaugurou a consagrada Série Vaga-Lume em 1973, Coração de Onça narra a história de Antonio Castanho, um jovem que, depois de ser rejeitado pela mulher que amava, decide sair da região onde morava e se aventurar numa bandeira com o pai e os irmãos, em busca de tesouros escondidos. Dessa forma, a realidade do Brasil dos primeiros séculos é romanceada de forma fictícia para os jovens numa aventura empolgante e cheia de reviravoltas. É interessante notar o linguajar rico daqueles tempos e a cultura que escravizava índios e os considerava inferiores e também a própria submissão destes aos homens brancos em troca de alguns poucos benefícios. Acompanhamos o amadurecimento do protagonista e sua transformação de jovem apaixonado e cheio de sonhos em um grande e valente colonizador. Uma aventura bacana que traz um retrato do Brasil nascente.

site: http://mutantexis.wordpress.com

Inlectus 02/09/2009

Leitura agradavel.
Uma bela aventura, tendo como cenário o Brasil das bandeiras e desbravadores. Leitura recomendavel.

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Saudade!
Inesquecível, como tantos outros livros maravilhosos da coleção Vagalume que marcaram a melhor fase da minha vida: a doce e tenra infância! Recomendo!

MarciaCannecchia 10/12/2021

Ah, gostei
Livro de 1973 mas a edição de 1983. Adorei. Antes de tudo, coração de Onça é uma história de amor.
Não gostei de saber de algumas coisas sobre os bandeirantes, mas era aquilo de se fazia em 1600: desbravamento.
Mas me encantei com as aventuras, com a caminho que já conhecemos, Parnaíba, Sorocaba, Porto Feliz e por ali foi até Mato Grosso de Goiás e depois Potosi.
Valeu a pena.
Adeus coração de onça.

Izadora 22/02/2023

Bacana
Não sou muito fã de livros antigos então não me agradou muito, mas senti uma grande nostalgia ao ler novamente um livro da coleção vagalumes (foram minha infância)

Evelize Volpi 07/11/2021

Projeto Relendo os livros da Coleção Vagalume.
Este livro fala da população brasileira do tempo das bandeiras.
Do amor de um homem e sua fuga por não ficar com a mulher amada.
Final surpreendente.

Janis 09/02/2020

null
As aventuras do coração de onça fazem você ser transportado para a infância, boas lembranças da série vagalume!

Tayla Christie 13/06/2020

Interessante
Não direi que gostei pois seria mentira, mas é importante ler estórias sobre a história da época.

Apesar de ser muito bem escrito, a escrita é pesada com muita descrição das expediçoes e seus pormenores.

Leia! Ao menos para saber um pouco do marco histórico que o livro traz com relação aos bandeirantes e ao ciclo do metal.