Coração de Onça

Coração de Onça Ofélia Fontes
Narbal Fontes

Resenhas - Coração de Onça

Daniele.Couto 13/12/2020

Esse livro fez parte da minha jornada inicial como leitora, li esse livro há uns vinte anos e agora relendo achei tão cativante quanto me lembrava.

Ana 12/04/2018

Intrepidez e coragem em uma bandeira
O título do livro é o apelido de Antônio Castanho, que mora em uma fazenda de castanheiras, e que ama sua vizinha, Luzia. Porém, Antônio possui um defeito físico, que acaba distanciando-o de sua amada, embora eles continuem se amando.
Luzia o ofende certa vez, fazendo alusão ao defeito físico que ele tem, no caso um papo fora do comum, e o jovem, triste e magoado, seguindo uma bandeira, planeja ir até as minas de potosi, no Peru, para através dos atos de heroísmo conquistar o coração de Luzia Mendonça. Só que a viagem não é nada fácil, a travessia na selva do Brasil é perigosa, ainda mais no século XVII; mas Coração de Onça, nosso Antônio, enfrenta tudo com intrepidez e coragem. Eu particularmente, se fosse Antônio, depois da ofensa, nunca mais ia querer ver a tal fulana. Um tiquinho de dignidade não faz mal a ninguém.
Anderson 12/04/2018minha estante
Bom dia Ana! Só pela parte final da sua resenha, fiquei curioso para saber o que Luzia fez contra Antônio.

Ana 12/04/2018minha estante
Bom dia. Ah, eu não vou dar spoiler, só lhe digo que ela o ofende, ressaltando o defeito físico dele, logo quando ele tentava ser romântico.

Anderson 12/04/2018minha estante
Estou curioso para saber o que aconteceu entre eles. Pena que por agora eu não possa comprar esse livro.

Yago 28/07/2022

Uma história sobre coragem e perseverança.
A história é bem simples e boa, com um personagem que está sempre em um grande teste por autonomia em busca da auto aceitação. Com uma temática antiga sobre a caça aos índios feita pelos bandeirantes em 1600 o livro mostra lindas paisagens e cenas de ações bem legais buscando a atenção do leitor como uma novela de época.

Vale a leitura.

Lilian 02/05/2016

Pumasonco ...
Li a primeira vez aos 13 anos e peguei na biblioteca de meu antigo colégio.
Já sonhei muito com o Pumasonco , as vezes ainda sonho depois de tantos anos e é sempre dentro da mata , é um livro especial para mim. *
CONTÉM SPOILERS

''CORAÇÃO DE ONÇA'' Ofélia e Narbal Fontes

DRAMA, SACRIFÍCIO, PAIXÃO E AVENTURA
(Sempre darei nota mil)

Brasil, por volta do ano de 1671

Antônio Castanho de Almeida é um jovem rapaz, membro de uma das família mais ricas da região vinda de Portugal, que se estabeleceram no Brasil.
O avô, Antônio Catanho da Silva que há muitos anos antes de até mesmo o nascimento dos netos, foi o dono da grande fazenda ao qual plantara várias nogueiras e partiu deixando a família rumo a uma aventura atrás de prata no Perú, do qual nunca mais retornou.

Antônio, já crescido, desenvolveu um papo que de tudo sua mãe fizera para cura-lo, e para piorar a situação, Antônio se apaixonara perdidamente por sua vizinha chamada Luzia, moça muita bonita e admirada.

Certa tarde, Antônio, em cima da nogueira espiava pela janela do quarto de Luzia, a moça olhava-se no espelho e de repente algo passou zunindo pela sua cabeça e parecia uma pedra. Ao aproximar-se, Luzia deparou-se com uma grande noz, procurou pelo o autor de tê-la arremessado e depara-se com Antônio em cima da árvore e não pôde conter uma exclamação de contrariedade, ao reconhecer o atrevido:
-- Antônio!
E bradou fora de sí enquanto fechava a janela:
-- PAPUDO!
Luzia acabou percebendo que a grande noz tinha as metades grudadas e tirando-as leu a romântica frase:
''ANDAREI MIL LÉGUAS NO MUNDO COM TUA IMAGEM NO CORAÇÃO''

Arrependida, quis desculpar-se e ao abrir a janela, Antônio não estava mais lá.

Decepcionado, Antônio coloca toda a culpa no seu papo, se acha defeituoso, vai à taberna e enche a cara. Seu pai partiria em uma bandeira a procura de índios e Antônio decide ir junto para fugir da dor de um amor não correspondido.

Ataque de índios, doenças, aventuras, Antônio acaba se perdendo da bandeira de seu pai e vai assim como muitos anos antes seu avô partiu para o Perú.

Muitos e muitos anos se passam até que Antônio volte para casa, encontra todos os seus irmãos casados, seu pai falecido, e por dias contou para todos o que vivenciou no Perú e de seu apelido ao qual ganhou "Pumasonco" que significa "Coração de Onça".

Certa tarde, Antônio estava descansando em seu quarto quando ver algo entrando zunindo por sua janela e a grande surpresa que ao descobrir o que era, depara-se com a mesma noz com a linda frase que muitos anos antes escrevera para Luzia.

Antônio descobre a autora do arremesso, e encontra a cópia idêntica de alguém que ele tanto amou no passado; e com a mesma veemência que fora chamado de PAPUDO um dia, há tanto, tanto tempo atrás, fora chamado por essa cópia idêntica de CORAÇÃO DE ONÇA!

"Não fica bem a uma jovem olhar um homem como você me olha..." (ai meu Deus que lindo 😍)

Seria justo aceitar o amor da filha porque não tivera o da mãe?

BINHA Around The World 03/11/2018

Fantasia e História
Coração de Onça é um dos melhores livros da coleção que sempre encantou adolescentes e adultos no Brasil.

Uma obra tão rica em detalhes reais da nossa história no século XII quanto cheia de aventuras fantásticas, emoções exacerbadas e descrições culturais precisas com utilização de um misto de linguajar bandeirante, português do Brasil à época e indígena de várias tribos que habitavam a América do Sul à época.

Intenso e brilhante, a narrativa relata as aventuras de Antônio, o Coração de Onça, que, após uma decepção amorosa, decide seguir em uma bandeira com o grupo de seu pai e seus irmãos mais velhos, durante a qual morre seu pai e ele decide por seguir um caminho diferente do recomendado pelo pai e pelos irmãos.

Excelente livro para quem gosta de aventura, romance e história na mesma obra.

Tchesco Marcondes 19/07/2018

Obra prima cheia de "Detalhes"
Esse livro eu já li umas cinco vezes no mínimo. E toda vez que leio é como se eu fosse transportado para junto dos personagens, chegando a sentir toda a emoção e ser capaz de ver toda a paisagem em nossa volta.
Ofélia Fontes e Narbal Fontes escreveram uma obra prima que recomendo a todos.

jackfowl 02/05/2018

Enrolado mas divertido
Comparando este livro com outros da série, ao abrir o livro já vi que ia ser enrolado, pois a fonte era minúscula. Enrolou muito no meio com as explicações sobre mineração e os devaneios do personagem.
Contudo é uma saga boa do personagem, não é empolgante quanto o Gigante de Botas, mas diverte.

z..... 26/12/2016

A obra traz a história de Antonio Castanho, protagonista que usa a desilusão amorosa e imagem pessoal como fatores determinantes para que percorra os sertões como bandeirante, onde vive histórias que lhe dão novo direcionamento na vida.

A desilusão amorosa está relacionada à rejeição que sofrera de Luzia Mendonça (ao se declarar de maneira pitoresca, através de um bilhete dentro de uma noz) e a imagem inquietante de si vem de uma malformação orgânica (um papo, que influencia em sua personalidade solitária e forte).

A vida errante como bandeirante é uma opção a que se atira como fuga do sofrimento, com histórias dramáticas que se estendem por muitos anos.
Alguns dos fatos mais difíceis nessa trajetória foram a perda do pai, conflitos com indígenas, enfrentamento de enfermidades e separação dos familiares por ser considerado morto (em um episódio pra lá de dramático e surreal). Mas teve também um lado positivo, ao ser curado do papo e tornar-se rico ao descobrir as lendárias minas de prata do potosi.

Só não me entusiasmei com o final, que me pareceu meloso demais e deixa a história com ares de romance "água com açúcar". Parece que tudo foi construído só para se chegar a esse ponto, quando imaginava a dura vida de bandeirante como o fator e foco principal.

Emanuel Xampy Fontinhas 05/07/2015

Daria um bom filme
Apesar de ser uma ode às bandeiras, é um livro muito bem escrito, com um forte personagem principal e uma trama bastante convincente. Poderia facilmente ser adaptado para o cinema.

oariellucas 25/07/2023

É um livro que tem muita aventura, e é bem fluido e rápido de ler apesar de ser num português mais antigo. Posso afirmar que gostei de 80% do livro e estava sempre ansioso para saber os próximos passos da aventura, mas o final com um casamento bem estranho envolvendo pedofilia e incesto me quebrou muito, puts. Não rola de romantizar isso. Entendo que em uma época onde as mulheres mal poderiam escolher seus maridos era recorrente de se acontecer coisas assim mas realmente fez cair a qualidade do livro pra mim.

Douglas 30/08/2013

CORAÇÃO DE ONÇA
De todos os livros que eu li da ‘‘Série Vagalume’’ este livro foi o que menos me prendeu.
Não, eu não achei ele ruim, tem partes interessantes, mas não sei explicar, ele não foi capaz de prender a minha atenção como os outros livros desta série.
Por isso, nesta série, eu acho que este livro, para mim, foi o mais fraco.
Mas enfim, apenas uma opinião pessoal. Você pode ler e gostar. Achar ele nota 10. Ótimo. Seja feliz.

Um abraço e meu respeito a todos.
Lilian 18/06/2015minha estante
Digamos que é o livro adulto da coleção.

Douglas 23/06/2015minha estante
É possível, Lilian.

Mas, independente disso, essa história não me conquistou. É bem escrita, sem dúvida, mas, sei lá, não foi capaz de me prender. Não sei explicar, exatamente, o porquê.

Um abraço.

Tassia.Hinojosa 12/12/2023

Gostei
O livro é bom para quem gosta de autores e histórias brasileiras. Esse ainda, remota a antiguidade que inclusive, é super bem retratado.

Não é uma leitura para todos; achei um pouco mais difícil a linguagem, mas para quem tem certa afinidade a esse tipo de leitura pode ir sem medo.

Eu reli ele por ser da minha infância.
Detalhe: foi bem despretensioso e eu gostei muito.