Retratos Falados dos Meus Amores Impossíveis

Retratos Falados dos Meus Amores Impossíveis Luis Fernando Verissimo
Fabio Baptista

Resenhas - Retratos Falados dos Meus Amores Impossíveis

Fernanda 16/08/2016

Retratos falados dos meus amores impossíveis
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/08/resenha-retratos-falados-dos-meus.html
Fabio Baptista 18/08/2016minha estante
Obrigado, Fernanda!

Fico feliz que você tenha gostado :D

Anna 19/08/2016

AS DELICADEZAS, TRISTEZAS E ALEGRIAS DA VIDA EM “RETRATOS FALADOS DOS MEUS AMORES IMPOSSÍVEIS”
Vamos falar sobre autores nacionais? É sempre importante (pelo menos pra mim), ver almas novas na literatura brasileira. Pessoas buscando seu espaço entre as prateleiras lotadas de romances estrangeiros que muitas vezes trazem uma história enlatada e tão fora da nossa realidade brasileira.

As vezes surgem propostas para falar de livros nacionais aqui no blog, nem todos eu posso ler, nem todos eu realmente quero ler, mas as vezes algumas histórias chamam nossa atenção. Fábio me contou que escrevia, lançava seus livros na Amazon e ia da fantasia para a ficção urbana. Hoje é sobre Fábio e não sua fantasia, mas sua ficção do mundo real, que eu venho falar com vocês.

“Retratos Falados dos Meus Amores Impossíveis” é um livro com contos, alguns pequenos, outros maiores que falam de forma simples sobre as tristezas e alegrias da vida. Só que sobretudo, eles falam sobre a delicadeza que a vida tem, da forma sutil com que as coisas acontecem, e como essas pequenas histórias vão construindo nossa vida.
Os contos são: Ela, Saudade de Voar, Mil Pedaços de um Coração Tatuado à Nanquim, Coisas que Lembraremos Antes de Ver o Pôr do Sol, A Verdadeira História, Memórias de uma Bruxa, Vaga-lumes, Toda Quarta-Feira, EQM, Motivo, O Último Gol do Tião Canhoto e Por Causa da Chuva

Eu vou falar especialmente sobre dois contos, “Memórias de uma Bruxa” e “Motivo“, as minhas duas histórias preferidas dentro do livro. Mas primeiro precisamos falar que Fabio é um escritor que está começando, algumas histórias tem um ritmo mais complicado e podem perder a cadência de ações conforma chegam no meio da história, comentei com ele o quanto algumas histórias ficariam mais legais se fossem reduzidas e talvez por isso, o texto “Motivo” tenha me cativado tanto.

Com apenas uma página, “Motivo” consegue trazer sentimento e emoção. É coeso, chega no momento exato ao seu objetivo e consegue manter-se incrivelmente bem ao lado de textos maiores dentro do livro.

Mas para mim, o acerto em “Retratos Falados dos Meus Amores Impossíveis“, foi “Memórias de uma Bruxa“, a história possui uma carga muito pesada e começa intercalando passado e futuro para lhe apresentar os personagens. Com uma mitologia e carga emocional própria ela é uma história que eu acredito ser verdade. Eu poderia ouvir essa história de um amigo, eu poderia ser aquela personagem principal, eu poderia ser a filha dela… eu poderia ser a bruxa.
Fábio sabe como conduzir suas histórias quando se mantém brincando com nossos corações ao trazer personagens muito próximos da realidade com histórias que tocam nosso coração e mostram de forma leve e delicada que podemos sim falar da vida na literatura sem perder o charme das palavras.

Para quem gosta de histórias que chegam aos poucos em nosso coração, Fábio pode ser um nome a ficar de olho. Seus livros estão disponíveis na AMAZON e você pode comprar pelo link no fim da resenha.

site: http://pausaparaumcafe.com.br/as-delicadezas-tristezas-e-alegrias-da-vida-em-retratos-falados-dos-meus-amores-impossiveis/
Fabio Baptista 19/08/2016minha estante
Muito obrigado, Anna!

"Memórias de uma Bruxa" é um dos meus preferidos também! Mas, curiosamente, são poucas pessoas que gostam. Fiquei feliz por você tê-lo destacado!

Claudia Angst 17/08/2016

Retratos que falam e nos calam
Livro com doze contos que abordam os sentimentos, em suas várias formas e nuances - das mais banais às mais densas. Cada história traz um ponto de vista particular das relações pessoais. Um universo tão rico que torna praticamente impossível ao leitor não se identificar com os personagens e seus conflitos.
Em Ela, conto que abre este livro, Fabio Baptista apresenta uma narrativa curta, na qual um gesto usual - tomar um café - traz lembranças e reflexões mais profundas. O estilo simples, direto e sensível do autor nos aproxima da narrativa e, quando nos damos conta, estamos sentados ao lado da personagem, mergulhados em seu monólogo.
Os contos, na sua grande maioria, apresentam forte carga emocional, provocando tensão do começo ao fim. Cada narrativa, mesmo quando suavizada por toques de ironia, mantém um fio condutor esticado ao limite, prestes a arrebentar. São as emoções dos personagens que dominam e surgem ternas como na relação entre pai e filho (Coisas que Lembraremos Antes de Ver o Pôr do Sol) ou bastante densas, quando ligadas a traumas do passado (Memórias de uma Bruxa).
O leitor encontrará um pouco de tudo, desde os sonhos e lembranças da infância (Saudade de Voar) à melancolia de uma frustração amorosa (Mil Pedaços de um Coração Tatuado à Nanquim). Através de seus contos, aparentemente simples e sem grandes pretensões, Fabio Baptista leva o leitor a rever questões essenciais da vida de todos nós. São os retratos falados (e escritos) das intrincadas ligações amorosas que esbarram em alguns clichês, mas o que é a vida senão um grande clichê?
Para os mais impacientes (ou preguiçosos), há o micro conto Motivo que, em pouquíssimas linhas, revela uma trama de várias camadas, sem desperdiçar uma única palavra. Não há espaço para explicações desnecessárias. O cotidiano, o abandono e a frustração condensados em só um sopro, ou melhor, em um belo tapa na cara.
Todas as histórias remetem a casos contados sem reservas, dessas coisas que se fala em uma conversa entre amigos. Uma confissão do que se viveu e observou em relacionamentos duradouros ou fugazes, paixões frustradas, experiências que se transformaram em lembranças ou cicatrizes. A diferença aqui é a habilidade do autor no emprego das palavras, apresentando um panorama quase real para cada história. Pura ficção? Só o autor poderá responder.
Retratos Falados dos Meus Amores Impossíveis, uma leitura interessante, para ser feita sem pressa. Uma trilha pela vida como ela é, diria Nelson Rodrigues. Eu acrescentaria: vida como a nossa vida, a vida de qualquer um. .
Ao terminar a leitura, entre um engasgo e outro, um lacrimejar disfarçado, o leitor encontrará bons motivos para sorrir, e provavelmente, sinta uma estranha e agradável sensação de familiaridade: acho que já vivi isso.

site: http://entendeuouquerqueeuresenhe.blogspot.com.br/2016/08/retratos-falados-dos-meus-amores.html

Fabio Baptista 18/08/2016minha estante
Obrigado, Claudia! Espero não ter deixado nenhuma monossílaba terminada em u com acento agudo dessa vez. rsrs

PS: "Entendeu ou quer que eu resenhe?" = melhor nome de blog ever! :D

Dé... 29/08/2016

Surpreendente

Eu leio poucos livros de contos, dificilmente eles me prendem tanto a atenção e acho que essa é a grande dificuldade do autor, prender a atenção do leitor logo de cara... e por isso eu confesso que esse livro me surpreendeu...

Logo no primeiro conto o autor narra uma cena comum, uma mulher tomando café, mas ele narra de uma forma bem descritiva e me fez ter um vislumbre do personagem e de toda a cena, quase que me transportando... e eu fui fisgada... depois desse primeiro conto, li todos um atrás do outro e reli alguns antes de escrever essa resenha...

Os contos (são 12) trazem um quê de nostalgia, tem uma "pegada" ímpar que nos remete ao passado, me fez lembrar da infância e todos tem um toque meio agridoce... as histórias são bem criativas e ecléticas, trazem uma carga emocional forte e alguns até trazem temas pesados, mas tratados de forma bem suave, sem dúvida é um livro para o público adulto.

Alguns contos são bem longos, mas o autor consegue começar e terminar a narrativa no tempo certo, sem deixar pendências, lacunas ou qualquer dúvida, além de ter um dom pra nos fazer "ver" os personagens e cenários, a narrativa nos faz perceber também os sentimentos daqueles personagens... já nos contos mais curtos, não há desperdício de palavras, tudo é descrito de uma forma bem singela e eu confesso que esses são os meus preferidos... toda uma vida resumida em poucas linhas...

As histórias são tão criativas que eu fiquei pensando em quantas delas são verdadeiras e quantas são inventadas, porque narram o cotidiano, o comum... aquilo que poderia ter acontecido comigo ou com você, mas é claro que tudo narrado de uma forma mágica... que chega a me causar um tantinho de inveja (branca, se é que existe) por não conseguir escrever com a mesma beleza e suavidade...

Acredito fortemente que temos ótimos autores nacionais e muita dificuldade em conhecê-los devido a preferência das editoras por autores internacionais, mas sempre é possível encontrar formas alternativas para sua autopublicação e o Fábio é um bom exemplo disso, seus livros estão disponíveis no Amazon em formato e-book por um preço bem legal (R$ 5,99) e creio que vale muito a pena ler... eu já estou com um segundo livro aqui e gostando muito...

site: http://www.leituranossa.com.br/2016/08/retratos-falados-dos-meus-amores.html#more

Clóvis Marcelo 31/08/2016

Com uma leitura fluida, leve e poética, a antologia “Retratos Falados dos Meus Amores Impossíveis” entra fácil na categoria de melhores livros contemporâneos de autores nacionais lidos este ano.

Em 12 contos, cada qual com sua profundidade, histórias do cotidiano são narradas de forma deliciosa, trazendo recortes de diferentes pensamentos e situações da vida. Aquele típico exemplo de singularidades sempre observadas, vividas ou pensadas, mas nunca transpostas ao papel.

“Nas noites de quarta-feira, no intervalo dos jogos, Ivan Petrovic abre uma cerveja e vai à janela, pensar em todas as coisas da vida, no trânsito, no trabalho insípido, nas palavras que deveria ter dito e nas que deveria ter engolido, na ex-esposa, nos filhos que nunca teve e jamais haveria de ter, nos sonhos que não se realizaram e nos que sequer chegaram a ser sonhados, no tempo que segue seu fluxo inexorável, com ou sem a gente."

Seja a invenção de uma história baseada numa realidade aparente (Ela), ou a nostalgia da inocência, quando se é criança (Saudade de Voar); sobre não se deixar enganar quando já está sendo enganado pelo medo (Mil Pedaços de um Coração Tatuado à Nanquim); mudanças, perda e distanciamento entre pessoas com o avançar da idade (Coisas que Lembraremos Antes de Ver o Pôr do Sol) e por aí em diante.

Fabio Baptista usa muito da metalinguagem em seus textos e, aliado ao fator minimalista do existencialismo, temos alguns dos predicados que representam sua obra. Não espere desfechos previsíveis, e sim completamente opostos do esperado.

“Nessas horas, invariavelmente deparava-se com o mais terrível dos paradoxos – quanto maior a felicidade alcançada, maior a angústia decorrente da certeza que, mais cedo ou mais tarde, ela irá embora. No fundo de sua alma sabia que a doçura e a inocência, bem como a companhia constante do pequeno Felipe acabariam lhe escapando por entre os dedos, que as asas de seu anjo diminuiriam à medida que suas pernas crescessem e, sabia também, que não havia nada que pudesse fazer a respeito. Nada além de rezar para que o tempo não fosse muito cruel."

Esse tipo de texto me inspira a fazer o mesmo, ser mais observador e escrever sempre que determinado assunto me vem à cabeça, ou quando um acontecimento me propõe uma reflexão que não poucas vezes a rotina atribulada deixa passar despercebido. Uma leitura que vale muito a pena ser feita.

"O que é a vida? Uma simples sucessão de eventos caóticos e aleatórios que não nos conduzem a lugar algum? De que valem todos os sorrisos, todas as conversas, confissões e segredos, se no final tudo tende a acabar em lágrimas, despedidas e indiferença?"

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2016/08/resenha-retratos-falados-dos-meus-amores-impossiveis.html

Entre Resenhas 03/09/2016

Retratos falados dos meus amores impossíveis, de Fabio Baptista
Assim que iniciei a leitura do – Retratos falados dos meus amores impossíveis fui cativada logo de cara. Há tempos não lia uma coletânea de contos que me agradasse tanto.

A obra do autor é composta por 12 contos – formato digital. E assim que terminei a leitura não consegui definir qual deles me agradou mais. Cada um me conquistou de uma forma diferente.

Ela é o conto que abre a coletânea. O cenário é uma cafeteria onde uma mulher comum entra e pede um café e com olhar distante e lágrimas nos olhos toma uma decisão importante e sai renovada e cheia de esperanças. E nos próximos contos o narrador vai relembrando sobre aquele time de futebol da infância, cicatrizes profundas e coração partido, da convivência entre pai e filho e as mudanças durante a adolescência, um cliente misterioso de um bar e uma história sinistra, recordações dolorosas de uma filha que volta para cidade natal para o enterro do pai, infância e descoberta do primeiro e único amor que vai durar a vida toda, os conflitos e desejos masculinos da meia-idade, o cotidiano conturbado de um pai de família, abandono, uma mentirinha para assustar, o poder do destino em unir e afastar as pessoas.

Fabio aborda de maneira sutil e envolvente acontecimentos corriqueiros de amores e desejos quase impossíveis, fala das amarguras da vida, da felicidade e da saudade, de encontros e desencontros, das descobertas mágicas na infância, de oportunidades perdidas e arrependimentos. Sentimentos que permeiam a humanidade.

A escrita do autor é romantizada e espirituosa e essa harmonia deixou a leitura prazerosa do início ao fim. O tipo de leitura difícil de largar.

O autor brinca com as palavras, escreve com paixão, cria textos expressivos que, ora divertem ora emocionam o leitor.

Uma coletânea para ler e reler. Leitura leve, fluída, divertida e emocionante!

Os contos são muito bem escritos e não encontrei erros de revisão.

Recomendo.

site: Entreresenhas.com.br

Arca Literária 19/10/2016

disponivel a partir do dia 21/10 no link http://www.arcaliteraria.com.br/retratos-falados-dos-meus-amores-impossiveis-fabio-baptista