Contos e Lendas da Mitologia Celta

Contos e Lendas da Mitologia Celta Leourier Christian

Resenhas - Contos e Lendas da Mitologia Celta

Carina 11/12/2011

Mitos em contexto
Infelizmente, há muito poucos títulos publicados em português que abordem a mitologia celta. Quando um novo livro chega às livrarias com um título que sugere que o volume trata das mitologias do mundo, em geral ele aborda apenas as mitologias grega, romana e egípcia, não indo muito além dessas culturas chamadas clássicas.
Em sua maioria, os poucos livros lançados no Brasil especificamente sobre a mitologia celta têm uma abordagem de estudo, apresentando os mitos de acordo com as primeiras fontes e manuscritos, abordando as diferenças entre as versões e as relações dos mitos que chegaram até nossos dias com o que sabemos sobre a cultura celta por outras fontes.
Fato é que há uma lacuna no mercado editorial brasileiro no que diz respeito a livros que de fato mergulhem no universo da mitologia celta e nos falem desses mitos a partir desse Outro Mundo ao qual eles nos abrem as portas. O livro de Christian Léourier preenche essa lacuna: suas recriações de alguns mitos da cultura celta fazem mais do que nos apresentar à mitologia desse povo – elas nos fazem mergulhar em seu dia-a-dia, nos fazem viver de fato entre os reis e guerreiros, deuses e paisagens, nos levando a respirar e vivenciar os seus costumes e seus valores.
O livro entretém o leitor qual este estivesse em torno de uma fogueira a ouvir as palavras de um bom bardo celta. Mas não é só isso, pois a função bárdica não se esgota no entretenimento. Através das estórias de heróis e nobres, deuses e criaturas do Outro Mundo, podemos aprender sobre a força das mulheres, guerreiras e druidesas; sobre igualdade e equilíbrio, e sobretudo a respeito da honra, um conceito central na vida dos celtas.
Obviamente, para fazer tal trabalho é necessário fazer algumas escolhas, uma vez que, como sabemos, os mitos celtas chegaram aos tempos modernos em variadas versões. Às vezes as escolhas feitas pelo autor (e outras feitas pela tradutora) podem surpreender, por não corresponderem ao que se costuma ter como “certo”, e podem desagradar os mais puristas. Mas raramente essas escolhas chegam a atrapalhar a verdadeira “imersão” nos valores da cultura celta que o livro oferece. E esse me parece ser justamente o maior trunfo da obra.
Paula 18/12/2014minha estante
Oi Carina!
Estou com uma curiosidade em relação a este livro: ele fala sobre o panteão celta? Estou procurando um livro que liste todos os deuses celtas, e pensei que este poderia ter.
Abraços!

Nicole354 10/04/2023

Esperava mais
Li esse livro um pouco rápido demais e tenho algumas coisas para falar sobre ele e os contos que estão por ali.

Na verdade,tem algumas coisas que me fizeram pensar o porque eu não gostei tanto do livro, e foram essas coisas aqui:

1 - Acho que teve algo na escrita que não foi o tipo de escrita que me deixa envolvida com a história,não funcionou muito bem para mim.

2 - Alguns contos foram muito sem graça,acho que gostei só de dois contos,é eu esperava muito mais.

Blak DemonaZ 06/01/2011

Contos e Lendas da Mitologia Celta - Maravilhoso !!
Os Celtas eram um povo que viveu na Europa Ocidental entre 2000 a.C. e 400 d.C.. Eles não deixaram registos escritos, sua mitologia era passada de boca em boca e por isso muito se perdeu. Porem, alguns conquistadores Romanos escreveram alguns contos e algumas lendas da mitologia Celta. Este livro é uma colêtania dos principais contos e lendas, ou pelo menos os mais conhecidos...

O livro não deixa nada a desejar. As ilustrações passam bem a idéia tribal de uma civilização antiga. O material do livro é um material bom. E o autor conseguiu escrever de maneira que ao mesmo tempo se manteve fiel a mitologia original, tambem consegue prender bem a nossa atenção.

Gosto mais das histórias da Mitologia Nórdica, entre tanto, a Mitologia Celta se mostra algo muito fascinante, com todos os seus deuses e crenças. Os contos não seguem uma perfeita ordem cronológia, até por que como disse anteriormente, é muito dificil organizar vasto material sobre uma mitologia que viveu há praticamente 2500 anos atrás e muito pouco foi escrito sobre a mesma.

De qualquer forma, assim como grande parte dos livros de Mitologia, este livro prende e muito a atenção. É uma ótima pedida, pra quem assim como eu, é fã de civilizações, culturas, contos, lendas, e mitologias antigas.

Confesso que o formato do livro me desagradou por fujir de um certo padrão dos outros livros que tenho, entre tanto, é um pequeno detalhe que é perdoado quando se vê a qualidade do conteudo deste livro. Mesmo procurando muito, ainda não encontrei um livro sobre mitologia Celta que mostrasse tão bem os contos e lendas como este.

Eu Recomendo !!

» Twitter :

» YouTube :

» SkooB :
Arps 06/06/2013minha estante
Bom livro... o problema é que é muiito por cima.. sem... algo sem muito detalhes... mas isso é explicado pela falta de documentos q eles deixaram... fora isso, o livro mostra uma cultura incrível... a Igreja sempre fazendo o bem para nossa sabedoria...-.-