Sorrisos Quebrados (e-Book)

Sorrisos Quebrados (e-Book) Sofia Silva

Resenhas - Sorrisos Quebrados

KeniaCandido 15/04/2024

Simplesmente Maravilhoso!
Sorrisos Quebrados é o primeiro livro da série Quebrados da autora portuguesa Sofia Silva, lançado pela editora Valentina em 2017 e na época em que Sorrisos Quebrados virou fenômeno de vendas, eu ganhei este livro da minha adorável amiga Lia Christo. Li, emocionei com a história e apaixonei pela escrita da Sofia Silva. Aproveitei que ganhei o terceiro livro da série Quebrados, Destinos Quebrados, e resolvi ler novamente Sorrisos Quebrados e Corações Quebrados. A história de Paola e André ainda continua emocionando meu coração.

Paola casou-se jovem e apaixonada por Roberto, que mostrava ser um homem carinhoso e apaixonado por ela, mas após o casamento tudo mudou. Durante muito tempo, Paola sofria nas mãos de Roberto, onde vivia um relacionamento completamente abusivo e tão violento que quase tirou a vida de Paola. As marcas que Roberto deixou em Paola foram tão profundas que ela ficou completamente dilacerada emocionalmente e fisicamente. Quem ainda não leu Sorrisos Quebrados, prepara-se para encontrar um Prólogo pesado e difícil de ler. Dói demais ler este capitulo.

Seis anos depois, o leitor encontra Paola vivendo numa clínica que oferece apoio a pacientes com diferentes traumas, cicatrizes e sequelas. Sejam elas físicas ou psicológicas e foi buscando conforto na arte que Paola tem a oportunidade de conhecer Sol, uma garotinha de quatro anos com problemas de socialização devido ao trauma que carrega. Sol frequenta a clínica da Rafaela, juntamente com seu pai André, um homem que está quebrado emocionalmente por causa do seu passado e também por causa do trauma da filha.

Foi no evento de Carnaval na clínica que Paola pintou o rostinho de Sol e ambas sentiram uma conexão de amizade, onde uma tornou-se especial para outra. Apesar do medo da filha sofrer, André viu a filha feliz e principalmente sem medo de comunicar com uma pessoa que não seja o pai e os avós e pela filha, André criou uma amizade com Paola. Ao mesmo tempo, Paola também tinha medo de comunicar-se com outro homem por tudo que viveu no passado. Mas, desejava que Sol permanecesse em sua vida e decidiu-se esforçar-se para aproximar-se de André. Acontece que Paola não imaginava que André e Sol também carregavam cicatrizes profundas, só não eram expostas.

Com a narrativa intercalada entre Paola e André, Sorrisos Quebrados é uma história que proporcionou um enorme aperto no coração. A escrita da Sofia Silva é simples, mas poética e cheia de mensagens para refletir. Mas assim de tudo, a escrita da autora permite um rápido envolvimento na leitura. Ela consegue abordar assuntos como traumas e violência contra a mulher com tamanha sensibilidade, a carga dramática é bem construída e as cenas românticas são bastante belas. A história contém cenas sensuais para mostrar o amor que construíram e a libertação de um passado tão sombrio. Tudo de maneira suave e nada apelativa.

Apesar do André ser aquele personagem fechado, ele foi uma enorme luz na vida da Paola, mostrando que nem todos os homens são covardes e violentos como Roberto. André também possuía um passado triste, mas ao ver que Paola tinha o poder de fazer Sol feliz, aprendeu a reconstruir sua vida. Durante a leitura o leitor tem a primeira impressão que Paola e André são um casal que tinha tudo para dar errado e precisavam lutar primeiramente com os monstros internos e do passado para dar um passo de cada vez, mas ambos tiveram oportunidade de vivenciar a beleza do amor depois que percorreram um longo caminho no inferno e pela Sol, ambos ultrapassaram as barreiras do medo e tentaram superar todos os obstáculos.

Enfim, Sorrisos Quebrados novamente conseguiu me prender do começo ao fim com suas cenas impactantes e principalmente, emocionantes. Recomendo para todos os leitores que gostam de ler histórias que trazem grandes lições de amor, confiança, amizade e de promessas. É um simplesmente maravilhoso!

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/03/sorrisos-quebrados-sofia-silva.html

Cida Zientarski 04/04/2024

Sorrisos Quebrados (+16)
"Às vezes, precisamos olhar para as pessoas com o coração e não com os olhos, pois só assim nós vemos quem realmente são."

Paola era uma garota ingênua quando conheceu Roberto, um homem bonito e poderoso. Ela não se considerava atraente ou bonita o suficiente para despertar seu interesse, mas entre tantas opções, ele a escolheu.

E talvez essa tenha sido a pior escolha para ela. Roberto, antes um verdadeiro príncipe, mostrou o quanto uma pessoa pode esconder de si e revelar quem realmente é quando não tem mais ninguém por perto.

Após se ver presa num relacionamento abusivo e violentada de forma monstruosa, Paola quase morre; mas acaba renascendo e mostrando para todos o tamanho de sua força.

Morando numa clínica onde cuidam de suas feridas externas e principalmente internas, ela conhece Sol - uma menininha muito especial e incrível - e seu pai, André, que ao perceber as marcas que Paola carrega – depois de longos seis anos –, se vê encantado por ela, o oposto do que muitas pessoas sentem ao vê-la.

O sentimento que surge entre André e Paola é muito lindo e a protagonista representou muito bem milhares de mulheres reais, que sofrem nas mãos de monstros como o Roberto.

Nenhuma mulher deve aceitar ser tratada de forma ruim, NUNCA, e a Paola conseguiu provar que ela merecia alguém que a amasse e respeitasse, acima de tudo.

A autora conseguiu escrever de forma muito sensível e doce sobre assuntos um tanto complicados, criando personagens fortes e únicos – inclusive a Sol, que apesar de ser apenas uma criança, já carregava traumas emocionais imensos. Recomendo muito a leitura!

"- A vida é a maior mentira. - E qual é a verdade? - A morte é a verdade. É a verdade que sabemos estar todos os dias conosco a partir do momento que o nosso coração bate pela primeira vez. Ela está sempre presente. Vinte e quatro horas por dia. E se apresenta de inúmeras formas, umas mais dolorosa do que outras. Não temos como fugir dela e, talvez por isso a humanidade goste tanto de mentiras, porque, às vezes, elas são mais bonitas. São tudo que nos resta."

Marina Mendes 02/04/2024

Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano

Juliane.Cristina 12/03/2024

Sorrisos quebrados
Paola é uma jovem que vive as marcas físicas e emocionais da violência doméstica e que tem dificuldades de se envolver com qualquer pessoa como consequência disso, até que conhece André e sua filha, uma menina também marcada por muitos traumas e extremamente retraída, que vê em Paola uma grande amiga, uma amizade que muda para melhor a vida de ambas.

Enquanto André luta para lidar com seu passado e para proteger a filha de tudo e todos para que nunca mais ela sofra novamente, ele se encanta no jeito como Paola trata a menina, mas também acaba se apaixonando por ela, acontece que duas pessoas com passados tão traumáticos vão enfrentar muitos desafios para se sentirem livres para amar novamente.

Gostei do livro em parte, achei a abordagem sobre a violência contra a mulher bem responsável, a Paola é uma personagem cativante, que se esforça para ter uma nova vida, ela sabe o que quer mesmo tão ferida, já o André, achei ele muito dramático em questões que seriam facilmente resolvidas, lógico que a vida dele não foi nada fácil, mas muitos capítulos foram se desenvolvendo de forma desnecessária por causa do cara simplesmente não tomar uma decisão em algo que só se mostrava vantajoso.
O excesso de discursos melosos também deixou a leitura chata e em alguns momentos, quando a história era narrada pelo André, claramente não se via um jeito de falar mais característico dos homens, a maneira dele e dela se expressarem ficaram muito parecidas, o que não ajudava a visualizar pessoas diferentes.
Outra coisa que foi a gota d?água para mim foi a quantidade de cenas hot, algumas totalmente aleatórias, parecia que isso era cura para todos os males e que o casal só se unia em decorrência do sexo.
Enfim, uma história razoável, até bonita em algumas partes, mas que pecou pelos excessos em certas questões, não senti vontade de ler os outros livros da autora.

AnaB. 12/03/2024

Vamos lá !

Ganhei esse livro de uma amiga, e resolvi encaixar no desafio de literário de 2024 - em um estilo diferente do seu - e realmente é.

Bom, dito isso, vou tentar trazer as partes que gostei do livro por que as partes que não gostei claramente se refere a ser um estilo do qual eu não consumo.

A proposta é boa. A autora usa como âmago da história as relações que se constroem após pessoas passarem por traumas físicos e psicológicos, e todo o esforço/trabalho que requer fazer a vida da certo despois disso. A premissa é bom, e se trabalhada de forma séria poderia trazer bastante discussão.

Fora isso, é um romance água com açúcar, mas honesto e bem escrito. Girl meets a boy. Algo da errado. Eles se resolvem. E são felizes. (insira uma frase clichê instragramável)

ah, e parece que a autora também tem outros livros da série "quebrados". Não sei se são continuações, ou histórias separadas. Mas rodam na mesma temática, traumas físicos / psicológicos.

lapaisabela 05/03/2024

"A escuridão nos ajuda a falar o que na luz temos receio"
LINDO!
No início achei que não conseguiria terminar esse livro. O prólogo me pegou muito de surpresa, mas o resto da história foi muito lindo e a escrita fácil de ler, não consegui parar até terminar.

Leiturasdaflora 27/02/2024

Amor entre dores
? No começo fiquei totalmente perturbada, a forma que a Sofia descreveu a cena, me pegou de jeito. Fiquei nauseada por saber que existe tantas mulheres que passam por isso, e ao contrário da Paola não saem vivas pra contar a história.

? é uma história linda, temos superação, amor, amizade, compreensão, recomeço. É uma história completa. Vemos no André um homem raro e que foi brutalmente magoado pela mulher que amava. Tomou a sol como sua e isso foi lindo!

? A Paola é guerreira, tem na pintura um refúgio e eu acho isso lindo, não só as palavras podem expressar o que sentimos e que bom que ela encontrou uma forma de se recuperar.

? a história em si é poética, a escrita da Sofia Silva é linda. Eu só achei o livro muito meloso, sabe? E por alguns momentos me entendiou bastante. Enfim, terminei não querendo muito ler os outros.

Eliane485 17/02/2024

Que livro!!
Esse livro já começou me dando um soco no estômago, com a forma que narra a violência sofrida pela personagem Paola. Depois foi juntando os pedaços dos personagens Sol, Paola e André. Me fez chorar ao ver tanta dor em páginas e ao mesmo tempo quis ler mais e mais para saber se a tão sonhada família (criada por minhas expectativas) seria enfim formada e teria o final feliz, que reforço, conforme minhas expectativas. Me surpreendeu a forma sutil como Jorge foi inserido e no final contextualizado. Violência doméstica acaba com a vida de uma mulher. O amor não dói, o que doi é a pessoa que diz nos amar, nos fazer sofrer.Leitura rápida, bem fluída. Recomendo

Tatta 13/02/2024

“É na escuridão que brilha o amor verdadeiro”.
“Todo dia é um recomeço. Todo dia eu renasço. Todo dia eu me levanto. Todo dia eu não desisto. Todo dia eu vivo como se não tivesse Todos os dias.”

Paola é uma sobrevivente de grandes violências domésticas, sendo a última delas, a mais grave que quase a levou à morte.

Como muitas mulheres de classe alta, ela vivia um casamento de aparências, quando na frente de todos, o marido se portava como companheiro perfeito, porém quando o casal estava a sós, Paola não tinha permissão sequer para sair no quintal de casa.

André, é o tipo de homem que é julgado por sua aparência, com um porte físico forte e um rosto bonito, as pessoas acreditam que ele é apenas o que a sua imagem física representa, quando na verdade, o rapaz carrega uma grande dor em sua alma. Essa dor é resultado de um passado que está mais presente do que ele gostaria de admitir e ter que conviver.

Essa é uma história comovente e sensível sobre duas almas quebradas que se encontram e apesar de toda a tragédia vivenciada tentam se reerguer e trazer paz aos seus corações.

Cinthia 23/01/2024

Esperava mais.
Comecei esse livro com altas expectativas devido o assunto: uma mulher que sobreviveu a um relacionamento abusivo com sequelas severas tentando recomeçar. Tinha tudo pra ser um livrão, mas.... Achei a escrita fraca. Parece que a autora queria encaixar várias frases de efeito no meio do texto e ficou forçado. Uns diálogos nem um pouco críveis. Pensa você conversando com alguém e dizendo: "Você é um tsunami no mar da minha vida". Ou " Não quero machucá-la quando a agonia é sua inimiga mais fiel."
Oi!?!?!
Achei até meio brega! E olha que eu curto romance clichê! Mas esse deixou a desejar.

Michelle286 20/01/2024

Que livro bom!! Este livro marcou-me e mexeu com minhas emoções.

?O universo pode ser um lugar escuro, mas basta uma estrela para iluminá-lo.?
Luciana 21/01/2024minha estante

Sheila.Ferreira 07/01/2024

Sorrisos quebrados
Que história q revolta e ao mesmo tempo é uma lição de vida. Muitas vezes me vi no lugar dela. Hoje dou graças a Deus q consegui da uma reviravolta igual a Paola. Super recomendo a leitura.

Raquel1501 06/01/2024

Sorrisos quebrados - MRC
Esse livro é maravilhoso, por tanto que já li duas vezes. Ele narra como a protagonista viveu um relacionamento abusivo e como ela aprendeu a se amar e a confiar em outras pessoas, é lindo ver a relação dela com a Sol uma protagonista infantil mas que enfrenta problemas psicológicos, também narra como ela recomeça a amar um outro homem mesmo com seus medos e traumas. Em geral esse livro trás conflitos internos do dia a dia e trás questões de que nem sempre o príncipe realmente faz parte da realeza.

RayRay 29/12/2023

Que triste!
Quando comecei esse livro, não achei que ele seria tão bom mas NOSSA, chorei horrores e me despedaçou!