Fragmento

Fragmento Warren Fahy

Resenhas - Fragmento

tiagoodesouza 14/06/2011

Esse livro eu ganhei no Clube do Livro ES - Terror que teve na Saraiva do Shopping Vitória mês passado e somente comecei a lê-lo semana passada. Confesso que nunca tinha lido nada da Amarilys e fiquei curioso a respeito desse livro por causa da sinopse.

O "Fragmento" em questão é um pedaço de terra perdido no fim do mundo, encontrado há tempos por um grupo que buscava água potável. Anos depois, uma equipe de tevê a bordo de um navio, o Trident, recebe um sinal de socorro e acabam parando na mesma ilha. O Trident levava pessoas que participavam de um reality show, o Sealife, e Cynthea, a responsável por ele, vê nas coisas estranhas e misteriosas da ilha, a salvação para o naufrágio de seu programa. Mas eles vão descobrir que há mais coisas do que pensavam a respeito da Ilha Henders.

Eu li esse livro em menos tempo do que eu achei que levaria para ler. Achei um pouco cansativa e desnecessária algumas passagens em que os cientistas descrevem a evolução das espécies de animais do mundo que conhecemos. Acho que o autor usou isso para tentar justificar as criações animalescas perdidas da Ilha de Henders. Uma coisa boa a destacar a respeito disso é que há figuras nas últimas páginas que nos ajudam a visualizar melhor como elas seriam. A Ilha lembra um pouco um filme de Jurassic Park, embora sem dinossauros.

Eu achei muito bizarro a partir das cem últimas páginas depois que a gente descobre algo curioso sobre uma das espécies que habitam a Ilha, mas tentei relevar, né. Não gostei muito do final, parece que foi feito, perdoem a expressão, nas coxas e ficou muito em aberto. Eu recomendo esse livro para leitura se você gosta de quebrar um pouco a cabeça com todos aqueles termos técnicos e biológicos que o autor usa. Eu acho que eu dei três estrelas para o livro no Skoob, que é "bom".

Lad's 08/09/2011

Apesar da comparação, não é nada comparado a Michael Crichton. Se perde nos detalhes técnicos e o final é extremamente inverossímil.

fdelrio 21/10/2011

Pedaço de mal caminho
É um pedaço de mal caminho na sentido literal, o livro até tem uma boa estória, embora nada original, mas achei muito técnico, muitas teorias que sinceramente 'boiei', talvez por ignorância minha, mas achei que o livro tem pouca emoção entre os personagens parecem uns rôbos, tive que me arrastar para ler até o final, mas pra quem é formado em alguma ciência desta comentada no livro talvez, eu digo talvez, não ache cansativo.

carloseap 09/07/2016

Vale o esforço
a história deste livro não é tão original,um grupo de cientistas sofre um bocado para sair de uma ilha infestada por seres surreais.
Se tem a impressão que o autor fez esse livro pensando em tranporta-lo para o cinema,já que ele tem tudo que Hollywood gosta.
No início do livro o autor abusa dos termos de biologia para tentar descrever os animais da ilha,na minha opinião sem sucesso,o que ajuda é a parte final do livro com ilustrações das criaturas.
Apesar disso o livro é interessante e a ação e o suspense crescente.
E o final deixa em aberto uma possível parte 2.
Para quem se interessar no You tube,tem uns vídeos em computação gráfica dos animais descritos ,que ficaram bem interessantes.

ThaynA.Barros 17/01/2017

CITAÇÕES
"-Acho que chamam isso de culpa de sobrevivente
-Não. Os sobreviventes só tem motivos para sentir culpa quando se recusam a tomar uma atitude." (p. 132)

"Se podemos ser o maior inimigo do planeta, podemos ser também sua grande salvação, pelo mesmo motivo." (p. 156)

Fabiano133 26/07/2020

Biologia pura
Se você é biólogo ou gosta de ecologia vai encontrar muitos termos e ideias dessa área. Eu achei até algumas ideias interessante, como por exemplo, a teoria sobre reprodução/ciclo de vida, mas se você não for da área (biólogo/ecólogo/e afins) vai ter que dar vários googles para as ideias fluírem e entender o que está jogo.

Lari 14/12/2020

Me surpreendeu bastante, não criei nenhuma expectativa, talvez isso tenha colaborado...
Meus pontos são para as menções biológicas, sou apenas curiosa da área e nem tudo eu entendi, mas isso não estragou a leitura. A espinha do livro é total pensada em Hollywood e isso foi uma das piores coisas da escrita, não tem ponte para as cenas de ações, biólogas/botânicas/cientistas que são despersonalizados...
Outro ponto negativo que me incomodou foi a falta de luto para os personagens mortos, ficou tão superficial que nem parece que eles são um time de reality show, nem parece q conviveram muitas temporadas juntos. O que estragou o livro foi essa idéia hollywoodiana, o que é uma pena pq os bichos e a ilha são super interessantes e me deu vontade de ver mais.
Não achei parecido com jurassic park, mas sinto que é o mesmo gênero, porém, não tem nd de assustador como diz um comentário na contracapa. É uma leitura média e que vale a pena para qm curte um pouco de biologia.