Mudanças

Mudanças Beatriz Prado

Resenhas - Mudanças

Aline 25/12/2017

O significado de que mudanças são necessárias ...
quão difícil é enfrentar uma mudança?
Por mais que não a queremos aceitá-la, ás vezes se fazem necessárias, e nada podemos fazer.

Mari é uma garota doce e meiga, que leva uma carência muito profunda, a ausência do pai (Não é spoiler na segunda página do livro você já descobre). Depois da morte do pai, a relação com a sua mãe nunca mais foi a mesma, com a morte do marido a mãe de Mari se fechou para o mundo incluindo para sua única filha. Não é a tratando mal nada disso, apenas a mãe de Mari se tornou um pessoa distante, perdida por ter perdido um de seus pilares na vida.
Então, desde a norte do pai, Mari passou a sentir uma certa carência de carinho, a qual seus amigos supriram. Mari sempre se considerava o patinho feio do grupo, aquela que sempre ficava para depois. Os seus amigos estão do seu lado há muito tempo. Mari sempre preferiu sua casa a ter de sair para as festas, como as outras pessoas de sua cidade fazem, ela sempre fora na dela, muito reservada.
Mas o mundo de Mari está prestes a ruir pela segunda vez na sua vida. Sua mãe dá a notícia que terão que se mudar de São Paulo, para morarem em uma cidade do interior, com a sua tia.
O que serie pior para uma adolescente do que deixar os seus amigos para trás? E ainda por cima no meio do ano letivo, no último ano do ensino médio?
Mari tenta convencer a mãe a ficar em São Paulo, mas não tem, jeito elas terão que se mudar. A mãe como tem algumas coisas para resolver manda a filha na frente. Para Mari essa situação é inaceitável. Mas ainda na rodoviária, ela se depara com um menino lindo, que logo some do seu campo de visão. Porém, no ônibus quem se senta ao seu lado? Isso mesmo, o menino bonito, e ainda por cima dividem o mesmo fone de ouvido.

Ao chegar na cidade Mari se sente perdida, pois sempre morou em uma cidade grande, e quando vai para uma pequena percebe grandes diferenças. Sua tia faz de tudo para que ela se sinta em casa, a trata como se fosse a sua outra filha.
Um apoio que Mari tem em sua nova casa é sua prima, que tem a sua idade, que saem juntas e sua prima a insere na sua roda de amigos. Logo Mari se vê rodeada de novos amigos ,e um possível amor a vista.
Afinal, mudanças são ruins?!?

Este é daquele livro fofinho que você quer guardá-lo no calorzinho do coração. Nunca tinha lido nada da Beatriz, mas ela tem aquela escrita gostosa que você nem vê o tempo passar com personagens que você queria que fossem seus amigos. Adorei a personalidade de todos e principalmente da Mari.
Para quem tem de seus 15 a 17 anos irá se identificar com ela, o fato de não se encaixar em lugar algum, em pensar que sempre é aquela pessoa avulsa, mas que na verdade é o oposto.
É uma estória muito bem escrita e envolvente, que nos passa a mensagem que as mudanças surgem para dar um novo rumo a nossa vida. No início podemos bater o pé contra elas, mas depois podemos até agradecer por elas terem interferido em nossos caminhos, afinal todos devemos estar abertos a mudanças.

site: https://entrelinhasalways.blogspot.com.br/2017/07/mudancas-beatriz-prado.html

Luciano Otaciano 09/11/2019

Livro doce!
Olá queridos leitores e leitoras preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Nossa protagonista de nome Mari fica surpresa com a notícia de sua mãe dizendo à ela que a garota iria se mudar para casa de seus tios na cidade de São Paulo. Ao receber a notícia a garota fica sem chão, pois deixaria para trás todos seus amigos, costumes já de seu agrado e toda uma estória que ela construiu até então, embora sendo ainda muito nova. Ela deu a notícia para sua melhor amiga Mel através de mensagem pelo celular, a partir desse acontecimento inesperado a vida de Mari toma ares de mudança em sua rotina já um tanto previsível. As mudanças em nossas vidas, geralmente trazem consigo muitas surpresas e reviravoltas boas e outras desagradáveis. Mari terá de se adaptar a esse novo modelo de ruptura do conhecido para o desconhecido rapidamente, visto que ela vivenciará um novo amor e tantas emoções carregadas de surpresas por esse novo caminho. A obra é maravilhosa, doce, singela e ao mesmo tempo marcante. O marcante aqui não é referência ao tempo, mas sim ao aprendizado de Mari, pois a garota que parecia não querer crescer, se vê obrigada dadas as circunstâncias da vida sua evolução e amadurecimento de forma suave e bastante tenra, mas esse detalhe não quer dizer que o livro seja monótomo, muito pelo contrário a obra é bastante dinâmica, onde todos acontecimentos natural de uma garota adolescente vivencia com todo seu ar de adrenalina em rotação máxima que precisa descarregar a energia guardada nos afazeres do cotidiano. A escrita da autora é super descomplicada, de fácil entendimento e leve como uma brisa que beija nossa face num dia ensolarado para refrescar o calor. Um livro doce, leve e super descontraído e com mudanças significativas para nossa querida Mari é o que essa obra proporciona a todo aquele(a) que o lê. Se você curte romance adocicado com pitadas de reflexão embutido na trama esse livro é para você. Não pense que o livro é somente pra o público jovem, serve para adulto também.

Quote favorito

Limpei os olhos e me lembrei de que tinha um vizinho fofo e bem gato por sinal. Ele tinha bom gosto musical, porém a namorada dele era meio feia. Mas quem vê cara, não vê coração, né? Ai credo que clichê!

Com apresentação desse quote finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!
@beatrizprads 19/12/2019minha estante
Aaa essa resenha me deixou muito feliz. Obrigada mesmo pela opinião!!! Melhorou muitoooo o meu dia

Luciano Otaciano 20/12/2019minha estante
Que bom que gostou. Seu livro é maravilhoso, parabéns!

Paula.Matcki 30/08/2021

Um dos meus livros preferidos
Tendo visto esse romance nascer, não tenho como ser impessoal. Porém sei como o tema de mudanças no geral inspirou a autora a escrever essa história, e isso na verdade pode afetar a vida de qualquer um.

Quando Marina é praticamente obrigada pela mãe a mudar de cidade, seu mundo desaba. Todas as amizades vão ficar lá, ela tem que lidar com novas pessoas, uma nova escola, e isso acaba mexendo muito com ela. Quem de uma hora para outra gostaria de simplesmente ter que se mudar, abandonar seus amigos e seu mundo?

Pois é isso que acontece. Marina não gosta da ideia, mas quando chega na nova cidade, muitos acontecimentos vêm para mostrar que mudanças podem ser dolorosas, porém necessárias.

Sinto que a autora conversou com a parte de cada um de nós que tem medo de mudar, conversou com nossas lembranças e sentimentos, porque, quem nunca não desejou uma mudança?

Mas ficar onde estamos pode ser prejudicial. Às vezes, mudar pode ser a forma de se libertar.

A linguagem desse livro é perfeita. Sinto que a Bia fala a língua dos jovens, ela senta do lado deles e diz que entende, a traduz todos os sentimentos confusos e misturados que muitos jovens sentem na adolescência.

A leitura é muito leve, muito fluída e muito gostosinha. Eu vejo significado em tudo que a autora escreve, sei o quanto esse livro significou para ela. Ela colocou muito sentimento em tudo, então não tem como não se identificar quando lemos.

A Marina, a Vitória, a Babi, o Pedro, a Paula, o Bruno... Todos eles vão ficar no meu coração. Todos fazem parte dessa história cheia de verdade, de coisas que acontecem com a gente, de mudanças que podem ser ruins em um determinado momento, mas depois se descobrem necessárias e muito bonitas.

O romance é perfeito, escrito com o coração. Leve, descontraído e simples. Merece todas as estrelas do mundo ??