Se Eu Ficar

Se Eu Ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

Micheli31 18/03/2024

Se eu ficar
Esse livro continua sendo bom, assim como achava na adolescência, mas porquê raios o Teddy tinha que morrer? Nunca vou superar isso.

Isa 16/03/2024

Li meio empurrado e só terminei pq foi bem fluido, e no fim a única coisa que eu pensei foi: eu não teria ficado!

Jenny.ass 13/03/2024

10/10
Impossível você ler e não se comover com a história, impossível não entrar em conflito junto com ela, não sei oque esperar do próximo livro, se ela decidir ficar, vou considerar ela como uma força da natureza, afinal foi as 3 pessoas que ela mais amava que partiram...

Mel 05/03/2024

Meio que... Amei?
Li esse livro lá em 2015 e até hoje lembro de estar no intervalo das aulas na escola chorando de soluçar com esse livro. Lembro de tantos detalhes dele, como me marcou!!! Eu amo esse livro demais

Memy.ble 03/03/2024

Incrível!
Livro incrível, com um enredo bom demais, e uma coisa que eu achei muito interessante foi a organização dos fatos, em que em um momento Mia está no hospital, vendo sua família sofrendo por ela estar naquela cama, e no outro ela está relembrando dos momentos mais importantes da vida dela. Isso deixa a história muito mais emocionante pelo fato de que te lembra que você PRECISA aproveitar cada dia como se fosse o último, pois realmente pode ser.

Surrender_Nih 29/02/2024

Sobre escolhas ao perde tudo o que você tinha
Desde quando li ?Eu Perdi o Rumo? em 2020, costumo dar chance aos livros da Gayle Forman quando tenho a chance, mesmo com a experiência negativa que tive com ?O Que Há de Estranho em Mim?. Finalmente peguei ?Se Eu Ficar? para ler e estava animada, já que o tema do coma sempre foi interessante pra mim. Devo dizer que não saí decepcionada.

O começo é aquele clichê Young Adult de sempre, mas com o ritmo da leitura é perceptível como os personagens são bens escritos, mesmo que eu ache a própria Mia a menos bem escrita. O amor entre a família de Mia, os parentes mais distantes e os amigos são bem colocados e tornam a dinâmica dos flashbacks interessantes. Acho que essa dinâmica da música e do rock ficou bem natural, não tão forçado como na maioria dos livros adolescentes.

Os sentimentos são bem explorados, dá pra sentir o coração apertar em diversas cenas e se colocar no lugar da protagonista, principalmente com uma morte em específico. Talvez, ao colocar tantos flashbacks, tenham perdido a oportunidade de explorar melhor a dinâmica do coma em si. Acho que a questão de ir ou ficar se resolveu relativamente rápido demais e também não consegui entender muito bem a cena final, mas pode ser porque sou meio anta. O livro é bem rápido, podendo ter mais abertura para aprofundar, mas talvez ficasse meio monótono. Ainda acho que ?Eu Perdi o Rumo? é o melhor da autora, mas gostei de ler esse.

Acho que o maior ponto de ?crítica? a se comentar no livro é a personalidade da protagonista, que parece meio seca. Acho que há tantos personagens decididos, com presença forte e características ?do rock? que, perto da protagonista, causaram a sensação de que ela não tem personalidade. Não que eu ache que estragou a leitura, mas pode desanimar um pouco?

Pretendo começar a continuação, que também tenho em livro físico, assim que possível, então não vejo a hora de ver como tudo continuou, mesmo que a continuação seja narrada pelo Adam. Espero que, mesmo a troca de protagonista, possa mostrar um pouco de como a Mia lidou com toda a situação.

. Quote:

" - Só acho que os funerais são como a própria morte. Você pode ter os seus desejos e planos, mas, no final das contas, nada está sob seu controle."

bru 25/02/2024

Thank you, mia
Se sou violoncelista hoje, foi graças ao seu empurrãozinho, mia !
obrigada, por ser uma personagem tão marcante na minha vida, que aos 11 me fez tomar a decisão que mudaria minha vida aos 12. ?

Yasmin1377 24/02/2024

Se eu ficar
O que falar desse livro o filme eu amo desde criança é um dos meu filmes da vida,e quando eu descobri que o filme era baseado no livro eu quis ler tanto e tanto,o livro é melancólico mais é incrível.

Giovanna.Sene 23/02/2024

Se eu ficar
Achei o livro relativamente bom, porém, a escrita não era tão envolvente e achei o conto final sem graça.
A história é sim comovente, mas sei lá, esse livro não me conquistou nem cativou a leitura.
Enfim, acho que se a autora houvesse elaborado melhor o enredo teria sido muito bom, ainda mais com o sistema de narração intercalando os períodos temporais.
WendyAlbanez 09/03/2024minha estante
Concordo! Achei o final bem corrido, parece que foi escrito às pressas? achei que seria bem mais profundo? mas no geral, é uma leitura boa?

Kizzy.Bastos 23/02/2024

Nada demais
A leitura em si é bem fluida e a história é bem desenvolvida, o problema é que da a impressão de que acabou do nada e fica aquele sentimento de ?é só isso??.

anysilva 22/02/2024

Mais do que perfeito, eu esperava muito desse livro, porém ele me entregou muito mais do que eu esperava!!! Mia eu só espero que você tenha notado o quanto o Adam te ama, e continue com ele no próximo livro. Por favor!!!!!!

Leticia2513 22/02/2024minha estante
Ele é só ok não é ruim a ponto de jogar fora nem é bom o suficiente para falar uau ao meu ver o segundo piora fica mais lento e menos sem sentido

Cassia 20/02/2024

Livro legal, gostei da história, emocionante, mas achei redundante. Encheu um pouco de linguiça. Livro Juvenil

thami s2 17/02/2024

e se?
uma delicadeza paira sobre as páginas. se eu ficar. se eu ficar... se eu ficar? há razão em viver senão por amor? e se o amor não continua? e não, não é simples escrever sobre a morte. a autora, entretanto, sintetiza isso em uma belíssima sentença: "percebo agora que morrer é fácil. viver é que é difícil." e desdobra a história em uma ideia grandiosa.