Se Eu Ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

Bru 19/04/2017

Resenha - Se eu ficar
Meu coração ainda está doendo após o fim do livro "Se Eu Ficar". Pela sinopse da história eu já imaginava que ia ser daquelas bem dramáticas, e realmente foi de arrancar lágrimas. Não tem como ser diferente, pois Gayle Forman criou um drama em volta de uma jovem que perde tudo o que mais ama na vida: a família. E não há como não nos solidarizarmos com a dor de Mia.
Pra mim foi bem difícil o início do livro, pois a minha família é bem parecida com a da protagonista – pai, mãe e irmão mais novo –, então tudo o que acontecia com ela era como se estivesse acontecendo comigo. E não tive como me segurar. Chorei em alguns momentos.
Gostei bastante da protagonista criada por Gayle. Mia é sincera, autêntica, e eu gosto de personagens assim. Claro que ela não é perfeita nem nada, e é por isso que ela é ótima, por ser uma pessoa normal, com seus defeitos e qualidades. Mia é um tanto quanto depressiva, meio pessimista, tem suas inseguranças, mas no fundo é uma jovem doce e apaixonada. Apaixonada pela família, por Adam, pelo violoncelo, pela música.
E falando nisso, a música é uma parte importantíssima nesta história toda. Foi em meio a ela que Mia se criou, com sua família de roqueiros inveterados. Foi por ela que Mia se encantou ao tocar pela primeira vez o violoncelo. Foi ela que uniu Mia e Adam. E pode-se dizer que foi a música que salvou sua vida no final das contas.
Adorei a maneira como Forman descreveu a história, em primeira pessoa, contada pela visão de Mia, o que nos aproximou ainda mais de cada emoção que a protagonista sentia. E um detalhe bem interessante é que enquanto Mia está no “limbo”, presa entre a vida e a morte, ela consegue ver tudo o que se passa no hospital onde está internada, mas ela não fica pura e simplesmente descrevendo o que vê lá, ela vai criando links entre lembranças de sua vida e situações que acontecem no hospital. Este entrelace de histórias do passado e momentos do presente ficou riquíssimo e muito bem trabalhado. Acho um recurso bem interessante. Algo bem parecido acontece no filme Awake. Para aqueles que ainda não assistiram, vale muito a pena!

Carla Martins 17/04/2017

Se Eu Ficar - Gayle Forman - Ed. Novo Conceito
Mais em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Se eu Ficar é o primeiro livro de Gayle Forman que eu leio. Foi indicado por uma amiga (valeu, Rê!) há anos, mas fiz uma anotação mental e aqui estou eu, com os dois livros em mãos para ler! Acabei Se eu Ficar rapidinho e, pelo jeito, Para Onde eu For, que é sua continuação, é ainda mais viciante.

O que me chamou a atenção foi a originalidade da história. Mia é uma menina única, muito diferente da grande maioria das meninas da sua idade e, pior, muito diferente de todo o resto da sua família. Filha de roqueiros doidões, Mia é amante de musica clássica e uma violoncelista cheia de potencial. Mas, mesmo com toda essa diferença, Mia é muito feliz e se dá super bem com seus pais e seu irmão mais novo, Teddy.

Mesmo não se encaixando no estereótipo de adolescente problema, Mia tem uma melhor amiga, Kim, e elas se bastam na escola. Tinham combinado de namorar só na faculdade, mas Mia e Adam, um roqueiro que tem banda e é o queridinho das meninas, acabam se apaixonando e começam um romance fofo e cheio de música no Ensino Médio.

Porém, em um dia com muita neve no Oregon, onde a história se passa, Mia e sua família sofre um grave acidente na estrada. Todos morrem, menos Mia. Ela fica em coma e seu estado é crítico, mas por alguma razão seu espírito sai do corpo e ela assiste a todos os acontecimentos de fora. Ela tem a chance de decidir se quer voltar para a sua vida, sabendo que ela não terá mais sua família, ou partir para sempre.

Não é lindo e super original? Apesar de ser um livro bem teen, eu adorei! E recomendo que você leia já tendo o Para Onde ela For, pois você vai querer começar o outro livro no momento em que este acabar. Fica a dica!

Ah!!! E antes que eu me esqueça, vale informar que esse livro virou filme! Mas, leia o livro antes, ele é muito melhor que o filme e não gostei do ator que escolheram para ser Adam. Para você ter um gostinho, assista ao trailer oficial (https://www.youtube.com/watch?v=D5keBYwpI10).

veronicagranich 11/04/2017

Incrível e surpreendente
Quando comecei a ler esse livro, antes mesmo do filme ser lançado, estava esperando uma típica história de amor, embora eu realmente não goste de romances. Entretanto, apesar de ter começado a ler desesperançosa, foi uma leitura extremamente surpreendente e se tornou favorita.
Ao meu ver, Mia não nos conta sobre sua história de vida com foco em sua história de amor, está só é mais um detalhe. Para mim, os grandes dilemas de Mia, sendo o principal deles ir ou ficar (não vou dar spoilers dos motivos que ela teria, mas os dois lados são fortes), são os eixos desse livro que habitam a grande história.
Ler também sobre seu amor pela música e a diferença que sentia em relação à sua família, e ainda assim sentir que o laço entre eles era forte, também me tocou de uma grande maneira.
Esse é aquele livro que eu considero difícil de encontrar, aquele que nos faz colocar no lugar da personagem que está passando por dilemas e nos perguntar o que faríamos no lugar dela. E não há nada mais gratificante do que um livro inquietante que deixa questionamentos sobre nós mesmos até depois que a leitura termina.
Super recomendo!

Caroline Malagrino 09/04/2017

Prepare-se para sorrir, chorar e se apaixonar profundamente.
Neste livro que divide opiniões, Gayle Forman nos apresenta a história de Mia, uma jovem musicista que toca violoncelo e está no ensino médio. Apesar de viver em um lar bastante amoroso, ela se sente deslocada porque seus pais são roqueiros, e ela, uma verdadeira amante da música clássica.
Ela é apaixonada por seu namorado Adam, o guitarrista da banda em ascensão, Shooting Star, que tem uma personalidade oposta a sua, o que provoca vários conflitos em seu relacionamento. Inclusive, devido ao sucesso da banda de Adam, Mia precisa decidir se abrirá mão de seu sonho de estudar na escola de música Juilliard e tornar-se violoncelista profissional para dar continuidade ao seu relacionamento com ele.
Em meio a esses acontecimentos, Mia e sua família sofrem um acidente terrível durante um passeio de carro em um dia de nevasca. Apesar de sobreviver, a garota está em coma e acompanha todos os fatos seguintes do lado de fora do seu corpo.
Durante 24 horas, ela precisa decidir se continua vivendo ou se prefere partir definitivamente deste mundo. Enquanto isso, acompanha a visita de amigos e familiares que têm a difícil missão de lhe dar forças, mas ao mesmo tempo, não pressioná-la a ficar, visando a libertação de acordo com a sua vontade.
Se eu ficar é uma história comovente do início ao fim. É envolvente, intensa e a medida que cada fato é revelado, promove profundas reflexões. Cativante e repleta de emoções, trata sobre a importância das pessoas que amamos e da fragilidade da vida, que pode mudar completamente em apenas um segundo.

Célia 29/03/2017

Se eu ficar
O título original deste livro é “If I stay”. É um drama que conta a história da Mia, uma musicista, cujo instrumento praticado é o violoncelo. Os pais na juventude eram roqueiros, sendo que o pai dela era baterista, no entanto, após o nascimento da Mia, os pais resolveram deixar de lado a banda. A mãe se tornou dona de casa e o pai professor de inglês. Mia tem um irmão mais novo que se chama Teddy.

Ela vive em um lar muito amoroso, mas se sente um pouco deslocada por gostar de música clássica e o resto da família ser punk. A música sempre esteve presente na vida dela, mas foi na 3ª série que ela foi apresentada ao violoncelo, e esse instrumento se tornou sua grande paixão. Desde então ela passou a se dedicar diariamente à música, praticando o violoncelo. E um dia, após ouvirem a Mia tocar o violoncelo, comentaram com a avó dela que seria bom ela tentar entrar na escola de música Julliard, que fica em Nova York. Então isso tornou-se um dos grandes objetivos dela.

Além dos seus familiares, duas pessoas muito importantes fazem parte da vida da Mia, o Adam e a Kim. Na escola regular, Mia conheceu Adam, o guitarrista de uma banda em ascensão, a Shooting Star. Para ela foi confuso entender porque o Adam se interessaria por uma nerd, tocadora de violoncelo. Mas após o acidente ele foi uma das pessoas em que fez Mia ficar em dúvida se ficaria ou não. Kim é a sua melhor amiga que tem o sonho de ser fotógrafa, mas odeia helicópteros, um dia ela sobrevoou o Monte Santa Helena com o tio que é fotógrafo da National geographic mas sentiu-se muito mal e temeu não conseguir ser fotógrafa.

A autora construiu uma personagem totalmente amorosa, principalmente com seus familiares, tímida mas que não deixa de lutar por seus objetivos, uma guerreira que vai em busca daquilo que deseja, apesar de as vezes não saber o que quer. E é nisso que o livro se baseia, na indecisão da Mia de ficar ou não. Mas como assim ficar ou não?

O divisor de águas da história é o acidente que ocorre logo no início. Mia vai passear de carro com sua família, de repente um acidente acontece e Mia vê seus familiares no chão, lançados fora do carro, e o mais incomum, ou não, sobrevém. Mia vê seu corpo ferido na beira da estrada e o acompanha junto com os paramédicos até o hospital.

“Viro de costas. Isto não está certo. Não pode ser verdade. Somos uma família, dando um passeio de carro. Isto não é real. Devo ter pegado no sono.” Mia (Se eu ficar, p. 18).

Então durante toda a história Mia vê seus familiares, sua melhor amiga Kim e o Adam a visitarem. No hospital havia uma enfermeira que se preocupava muito com a Mia, a enfermeira Ramirez, foi ela quem disse a Mia, ou melhor, ao seu corpo em coma, que a decisão de ficar ou partir era somente dela. Foi então que Mia se viu em meio a essa difícil decisão. Ao longo da história, podemos ler vários flashbacks da Mia com seus familiares e amigos, que contribuem para a decisão dela.

Esse é um livro muito emocionante que fala da importância da família e dos amigos. Eu sinceramente não creio que a decisão de ficar ou partir seja minha, mas sim de Deus, por isso a importância de ler e ter um olhar crítico, para que seus valores não sejam deixados de lado durante a leitura e você consiga discernir o que está lendo.

Mas imagino o quão angustiante pode ser, você ver seu corpo ali imóvel, e ver seus familiares te visitarem sem você poder conversar com eles. A Mia tomou uma decisão, e você só saberá se ler a história e pra fechar com chave de ouro assistir ao filme.

Dessa vez eu fiz a ordem inversa, assisti primeiro ao filme depois li o livro. Mas isso não prejudicou minha leitura, porque no livro há muitos detalhes que foram omitidos no filme. Mas este não deixou de ser emocionante, o filme não é tão fiel ao livro quanto pensei, por causa desse problema de omitir partes importantes, mas o principal está presente. Abaixo, trailer do filme para vocês darem uma conferida.

site: http://lovelybooksbr.blogspot.com.br/

Joyce.Oliveira 23/03/2017

Se Eu Ficar
É um otimo livro para quem gosta de um romance mais reflexivo. Ele te força a pensar nas coisas mais importantes da nossa vida sem deixar de priorizar o amor. Ele nos leva a imaginar se um dia estaremos na mesma situação que a protagonista e se mesmo com tanta pressão conseguiríamos tomar a mesma decisão.

Midian 17/03/2017

Quero a continuação! <3
Sabe aquele livro que tá na estante há séculos e quando finalmente o lê você se pergunta: Como pude demorar tanto?
Se eu ficar foi um desses livros pra mim.

Mia é uma garota que tinha tudo para ser uma roqueira, cantar ou tocar numa banda de garagem e se vestir de preto e usar muito delineador. 😅Seus pais eram assim...
Mas não! Ela era apaixonada por música clássica e tocava violoncelo.
Numa viagem de carro com seus pais e o irmão, acabam sofrendo um grave acidente, onde ela entra em coma. E de uma forma inexplicável, sua alma (?) fica vagando por ali, vendo tudo o que acontece, esperando o momento da decisão: Fica ou vai?
Faz tempo que eu não leio um livro que me faz chorar. Mas esse aqui, me transformou numa poça de lama, haha.
Gayle Forman conseguiu nos inserir na história de uma forma única, nos fazendo sentir as dores, dúvidas, percas, e esperanças da Mia.
Me apaixonei pela história e não vejo a hora de ler a continuação

leosilva 16/03/2017

Se seu não dormir
Se eu ficar, de Gayle Forman, é um livro chato. Simplesmente não me identifiquei com o estilo de escrita da autora, que não conseguiu fazer com que eu me importasse com as personagens. Enquanto lia, só conseguia pensar em quando o livro terminaria (e a leitura durou uma eternidade). O texto de Forman não me emocionou, não me fez rir, enfim, não me tocou (só senti uma pontinha de tristeza em uma cena, que nem lembro direito agora). Enfim, não recomendo a leitura.

Matheus 09/03/2017

"Se Eu Ficar" é um prato cheio para fãs de dramas familiares!
Eu gostei da narrativa envolvente de "Se Eu Ficar", que retrata uma história tão triste. Enquanto nos capítulos no hospital há sempre um clima tão tenso, nos capítulos com o passado de Mia são tão gostosos e até nostálgico. É um prato cheio pra quem gosta de dramas familiares com romance adolescente!

Eu Pratico Livroterapia 08/03/2017

Se Eu Ficar - Gayle Forman
Amor, tristeza, coragem, alegria. Todos esses sentimentos descrevem esse livro maravilhoso.
"Se eu ficar" conta a história de uma jovem chamada Mia, ela é apaixonada por música clássica e toca violoncelo, tem uma família incrível, um namorado apaixonante e uma melhor amiga que até eu queria ter.
Seus pais são os tipos de pais que eu realmente queria ter, eles são super descolados, sarcásticos e acima de tudo são roqueiros. Seu pai tinha uma banda de rock quando era mais novo, era bem popular na sua cidade, mas largou a banda para cuidar da família. Sua mãe é aquele tipo de mãe que protege e cuida de seus filhos acima de qualquer coisa, o tipo de mãe que daria tudo por um sorriso no rosto de um filho.
Se eu ficar conta uma linda história de amor, mas não só uma história de amor, não só um romance qualquer, é uma de amor por sua família, o amor por seus amigos, uma linda história de amor pela música.

"A vida é uma grande, uma gigantesca confusão. Mas essa é também a beleza dela."

Eu tive o enorme prazer de ler esse livro. Nele Mia e sua família sofrem um triste acidente de carro, seus pais morrem no acidente, seu irmão chega no hospital mas infelizmente não resiste, e Mia fica em estado grave. Ao decorrer do livro Mia tem que decidir se deve ficar e acordar órfã ou morrer e ficar com sua família.O livro se passa com algumas lembranças de Mia, lembranças de momentos bons com sua família, com seu irmão mais novo, seu namorado e sua melhor amiga. E são esses os momentos que se passam na cabeça dela durante todo o tempo que ela está no hospital, ainda mais por que Mia espera uma carta que vai mudar a vida dela, que vai decidir o seu futuro, uma carta dizendo se ela entrou ou não na faculdade onde ela vai poder estudar musica e se tornar uma grande violoncelista.

" Percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil."

Sei que sempre falo isso nas minhas resenhas, mas eu me apaixonei mesmo pelo livro, ele é incrível e tentador, você vai ler e sempre querer saber o que vai acontecer no próximo capítulo, querer saber se ela vai ou fica. Eu amei a forma com a autora escreve, conta os detalhes de como Mia conhece seu namorado, conta como conheceu sua melhor amiga e acima de tudo conta sobre sua família. É um grande desafio pra Mia decidir isso, se fosse comigo não saberia mesmo o que fazer, ela foi muito corajosa em tomar uma decisão, em fazer uma escolha.

"O amor nunca morre, nunca se vai embora, nunca esmorece, desde que não o deixemos partir."

Eu com certeza leria esse livro de novo, e se você quer ler uma história que te deixe com gostinho de quero mais, uma história que conte o verdadeiro significado de como é amar sua família, de como é amar uma pessoa que parece ser impossível pra você, se você quiser, leia , eu aconselho. E se você ama romances assim como eu vai amar esse também.

"Às vezes você faz escolhas na vida e às vezes as escolhas fazem você."

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2016/05/resenha-se-eu-ficar-gayle-forman.html

érika.j 06/03/2017

O livro que tem uma história longa sem ter sentido
Peço desculpa para quem gostou, mas não consegui achar nada. É aquele tipo de livro que você espera, espera, espera e nada acontece. Numa determinada parte até me animei, mas continuou sem acontecer nada. rs
Tem um início, um meeeeeeeeeeeeeeeeeio e um fim sem graça. Nada igual aqueles livros que te prendem antes da página 20.

Ninna 01/03/2017

Se Eu Ficar
Assisti o filme há bastante tempo, amei! E só agora fui ler o livro, vi que ficou bem fiel. Gostei demaiss! Não dei cinco estrelas não sei bem porque rsrs, mas com certeza entrou na lista dos meu favoritos!

"Às vezes você faz escolhas na vida, e às vezes as escolhas fazem você."

Giann Carla 05/02/2017

O livro me prendeu...
Assisti o filme e achei um pouco fraco, mas sempre soube que os livros são bem mais interessantes e então resolvi ler. De fato, não tive vontade de parar um minuto. O livro prende a atenção do começo ao fim e é difícil deixá-lo sem a intenção de terminar logo a leitura. Vale a pena. Uma história cheia de surpresas.