Se Eu Ficar

Se Eu Ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

Regiane 01/07/2010

Uma grande lição de vida!
Mia tinha tudo para ser completamente feliz, uma família maravilhosa e moderna, um talento incrível para música, um dedicado namorado e uma melhor amiga que todo mundo sonha ter. Um dia tudo isso muda, e de repente todas alternativas para sua vida somem.

A autora trás um enredo que nos faz refletir melhor sobre tudo, valorizar cada segundo ao lado da nossa família. Eu me emocionei a cada página, me senti como se estivesse na pele da personagem, vivenciado cada momento. Também fiquei muito comovida com o amor incondicional de Adam por Mia - a ponto de me arrancar lágrimas.

Um livro triste, porém lindo, que nos leva a pensar sobre o grande valor da vida.
Rosane 24/11/2013minha estante
Aqui no skoob ta dizendo que Se eu ficar é o livro 1, então vcs sabem se é uma trilogia ou se vai ter continuação? Eu não li ainda...

Boyhood 03/06/2014minha estante
Oi, você sabe se vai ter um proximo livro?Eu ainda não li Se eu ficar e estou querendo saber se o livro vai continuar avulso

Ana Claudia Car 10/07/2014minha estante
Maravilhoso, sem mais, história, bem desenvolvida, narrativa e bem dinâmica.

Mrs. Vinícius 17/07/2014minha estante
É para ter um segundo livro (Para Onde Ela Foi),comprei (Se Eu Ficar) estou louco para que chegue logo.

monica.mendes.1 10/12/2014minha estante
Há o 2º livro chama se "Espera por mim"

Karol 14/12/2014minha estante
O segundo livro já saiu, chama-se "Para onde ela foi".

Dreza 09/08/2015minha estante
Assim como você eu também me senti na pele da Mia, me emocionei por total e não conseguia parar de ler, pois me senti envolvida a cada pagina. Chorei, chorei pra caramba e como você disse "é um livro triste, porém lindo", me fez pensar se realmente temos a chance de tomar a decisão de ficar, me fez pensar se realmente conseguimos ver nossa vida por dois lados e se eu teria coragem de ficar.

Sol 26/08/2016minha estante
A autora trás um enredo que nos faz refletir melhor sobre tudo, valorizar cada segundo ao lado da nossa família. Eu me emocionei a cada página, me senti como se estivesse na pele da personagem Mia , eu vivenciei cada momento. Louca pela continuação Pra onde ela foi.

Heloisa.Melo 28/06/2017minha estante
Sou louca para terminar de ler o livro, mas o filme nos traz uma emoção a mais. velho é muito real, historia de arrepiar.

Gi 26/02/2020minha estante
Tem o filme? Comecei ler o livro mas por alguma razão não consigo, tem algo que me impede parece que enrosca e não anda sabem?

Rosiane.Silva 22/09/2020minha estante
Como faço pra virar a página

Rosiane.Silva 22/09/2020minha estante
Não consigo

ThaAs.Midlej 06/12/2020minha estante
Eu tb!!!?

stsluciano 14/09/2014

Excelente livro
Adiei a leitura de Se Eu Ficar por um bom tempo, até que minhas expectativas com relação ao livro abaixassem. Pouco antes do lançamento que vem acompanhado por um filme também muito aguardado havia muita gente falando sobre, fazendo comparações, e dizendo o quanto as pessoas se emocionariam ao lê-lo. Queria fugir disso, então esperei.

Com o livro em mãos, a leitura fluiu sem muitos percalços: a autora nos apresenta Mia, uma garota de dezessete anos que cresceu em meio a um ambiente musical, seu pai tocava em uma banda de rock local de sucesso, então crescera ouvindo-o compor e chamando de tios o restante da banda; mas que quando crescera mostrara um interesse maior pela música clássica, o que a levou a tocar violoncelo. Seu namorado também tem uma banda de rock, mas conseguem se entender o suficiente para que respeitem a escolha musical do outro, e são felizes assim.

Até que numa manhã, após uma breve nevasca, decidem sair em família para visitar os avós de Mia, no caminho sofrem um acidente. Mia entra em coma. É esta a escolha que tem de fazer: partir ou ficar.

Confesso que apesar do texto bem escrito e da personagem reconhecidamente simpática, tive sérias dificuldades de me conectar com o dilema de Mia. E, sendo esse um livro que, boa parte de quem já o leu deve concordar, mexe com emoções, então alguma coisa não conectou para que me tocasse. E, considerando que o tio aqui é um tanto chorão, tenho que parar pra analisar seriamente o que aconteceu.

O livro é estruturado de forma inteligente: a ação em si dura cerca de vinte e quatro horas, mas a autora faz uso de lembranças e flashbacks para narrar acontecimentos anteriores ao acidente algo bastante semelhante ao visto no Graffiti Moon: um período curto de ação mas muito bem aproveitado pelas autoras que nos colocam a par da vida de Mia, sua relação com sua família, seu namorado, Adam, e Kim, sua amiga. Assim, não tive dificuldade alguma em acompanhar os acontecimentos. Mas não me emocionei tanto quanto imaginava que me emocionaria.

A história se desenrola mesmo após o acidente, com Mia em coma, através de uma experiência extra-sensorial: ela sai de seu corpo, consegue perambular por aí, ouvir o que dizem, mas não pode fazer contato com ninguém. Então é preciso primeiro não questionar isso para que o livro funcione. Pra mim, tudo bem.

Depois, acompanhamos Mia tomando consciência de sua condição, do que aconteceu para chegar ali, e o que deverá encontrar se decidir ficar. Em certa altura, alguém diz pra ela para ela em coma, não pra ela ser de luz que entende que ela já perdeu muito, e que qualquer uma das opções será uma droga. Concordo com isso e acho mesmo que desistir não seria uma opção digna de censura.

E me causa estranhamento ter compreendido tudo tão bem mas não ter me sentido mais próximo a ela. Em leituras de livros assim é inevitável o colocar-se no lugar, mas nem isso fez com que ficasse mais sensível. Alguma coisa entre nós não bateu, mas não consigo saber ao certo o quê. O que não quer dizer que não gostei do livro. Pelo contrário, ele é muito bem executado, só não me fez chorar.

Então, para quem tem interesse em sua leitura, fica uma dica: não se preparem para ler o livro, não imaginem que vão chorar horrores ou que passarão incólumes por ele. Leiam simplesmente. É bem melhor assim.
Aline 15/09/2014minha estante
Depois de ler sua resenha, não vou criar tantas expectativas assim, mas quero ler e em breve, estou bastante curiosa com relação a esse livro. :)

Line :) 15/09/2014minha estante
Sua resenha ficou incrível....adoreiiiiiii..agora queoro mais que nunca ler e ver o filme..arrasou...bjs

Saleitura 15/09/2014minha estante
Logo que vi a sua resenha corri para ler sua opinião. Terminei de ler o livro na sexta feira e gostei. Peguei o livro para ler simplesmente e só quando cheguei nos últimos capítulos teve momentos que me emocionaram e cheguei a ficar com os olhos lacrimejando, mas não tão intensamente. Foi nessa hora que me lembrei dos lencinhos que vieram no kit.
Queria fazer a resenha depois de ver o filme, mas acho que vou acabar postando antes.
Quero muito ver o filme para saber como foi a adaptação. Será que vendo o filme vou conseguir gastar os dois pacotes de lenços?
Apesar de tudo gostei da leitura.

LuizaFG 17/09/2014minha estante
bom... digamos que esse livro está me deixando louca, quero tanto ler, mas como vc... tenho medo de ler e não me encantar.... minha expectativa ainda está grande!
Mas gostei da sinopse... só não gostei da capa, pq detesto livro com capa do filme!
bjos

Sueli 25/09/2014minha estante
Li o livro e como sou fissurada no tema, gostei muito. Só preciso da continuação agora, porque fiquei com aquele gostinho de quero mais com o final. Esperando o filme chegar à minha cidade para poder comparar, mas sempre prefiro o livro.

Kris Monneska - Conversas de Alcova 02/10/2014minha estante
Gostei muito da sua resenha porque ela foi bem sincera, e ao contrário das outras não exaltou tanto as qualidades do livro.
Porque desde o inicio eu tentei me ater ao fato de que tanta repercussão se devia mais à propaganda da editora que a estória em si.
Mas ainda sim tenho muita vontade de lê-lo e tirar as minhas próprias conclusões.

Pandora 04/10/2014minha estante
Tá, me chame de temperamental, mas de repente me deu vontade de ler esse livro e de repente me deu vontade de participar do sorteio... É uma maratona participar de sorteios o skoob é só uma parte!!! :p

Tati 27/11/2014minha estante
Interessante que uma grande parte das resenhas diz a mesma coisa "gostei, mas não me conectei"....
Tenho hábito de não ler resenhas antes de ler um livro... Não quero criar expectativas nem me deixar influenciar... Mas depois que li gosto de saber as opiniões de outros leitores...
Minha nossa, eu chorei baldes!!! Mas baldes mesmo e de soluçar... Precisava parar de ler para enxugar as lágrimas!!! Mas também não me conectei... Chorava pela Mia, pela família da Mia... em nenhum momento me imaginei no lugar dela...
Quando terminei o livro me peguei pensando em como as coisas podem mudar rapidamente e como devemos valorizar e aproveitar o que temos enquanto temos... Mas ainda assim não me colocando no lugar da Mia...
DETESTEI o final... foi frustrante e não considerei um final... Quero ler o segundo livro apenas porque quero saber realmente como foi o final do primeiro, mas ainda assim desconfiada de que não descobrirei!!!

Maria Carolina 16/01/2011

Gosto é Gosto Né!! (Desculpa gente essa e minah OPINIÃO)
A Autora escreve o livro de um jeito até facil de ler mais, Vou falar a verdade, o livro não me cativou.. Não posso ser tão radical, teve momentos que eu fiquei triste com os acontecimentos com a Mia..o livro até tem uma mensagem bonita sobre familia, união, amor incondicional..E eu me apaixonei pelo irmão dela o Teddy que menino fofo.... Eu achei o Livro muitoo Parado!!! E Na hora que chegou o final ( e eu nem sabia que era o final) virei a pagina e BUM acabou o livro.. e me deixou muito decepcionada, esperava outro final....Simplesmente o livro não mexeu comigo...
Tati 27/11/2014minha estante
o final também foi minha grande decepção... não sei se a versão que vc leu tinha o primeiro capítulo da continuação, a versão que eu li, tinha... então ainda tinham diversas páginas a serem viradas, na minha cabeça... mas daí, puf! acabou!
o livro em si não me cativou tanto quanto o tema, que me fez pensar muito sobre a vida... e a morte... chorei de soluçar diversas vezes, mas a narrativa é absurdamente parada... quero ler o segundo pq estou curiosa prá saber de fato o fim do primeiro... mas ainda falta coragem... rss

Lara 01/12/2014minha estante
Gostei muito do livro, mas n entendi se ela ficou ou não

Polícia Resenha 03/12/2014minha estante
Sua resenha está com a pontuação toda errada! Aprenda a diferença entre mais e mas! Coloque vírgulas! Escreveu muitas palavras com letra maiúscula.
Revise o texto.

Kellen 30/01/2015minha estante
Tive essa mesma percepção. Eu fiquei imaginando um grande livro, mas encontrei algo que está na mesmice e em nada me acrescentou. Talvez a continuação seja melhor.

shimene.feuser 03/08/2015minha estante
Aconteceu o mesmo comigo. Virei e página e... "Agradecimentos". Como assim? kk Achei bem fraco e a parte disponível do segundo livro também, cansativa até.

Bruna 24/08/2015minha estante
Se eu pudesse dar -1 pra esse livro aqui no skoob com certeza seria a minha nota!
Livro péssimo!!

leosilva 05/01/2018minha estante
Esse livro é horrível. Chato e parado demais.

DkX- 19/11/2019minha estante
obg pela resenha;)

Isa 19/11/2019minha estante
maravilhosa resenha amei!

Maisa :)) 19/11/2019minha estante
adorei vou começar a ler:)

Isabela.Lucas 19/11/2019minha estante
Amei sua resenha !!!!!

Arthur Tosi 19/11/2019minha estante
não li a resenha mas deve ta uma bosta parabéns pela leitura

gabi :): 19/11/2019minha estante
ótima resenha!!!

Renan 19/11/2019minha estante
NAUUUUUMMM LEIAMM

Julia3848 26/05/2021

ENCHEÇÃO DE LINGUIÇA DISFARÇADA DE LIÇÃO DE VIDA
O livro tenta nos passar uma lição de vida de como ela é curta e pode virar de cabeça pra baixo em poucos segundos, mas acabou me deixando com vontade de que a minha acabasse logo só pra acabar logo meu sofrimento.
Tentei ser compreensiva com a protagonista por causa do trauma que ela sofre mas simplesmente não deu. Mia é uma personagem muito chata e sem sal e quando junta com Adam, seu interesse romântico, resulta em um casal meio forçado e sem química alguma.
O que ocorre em 208 páginas poderia ser feito em 100. Quando parece que a protagonista finalmente seguiu em frente e mudou de assunto ela volta novamente para o mesmo lenga-lenga e fica batendo na mesma tecla o tempo inteiro, dá vontade de dar um sacode nela.
Dei 2,5 estrelas pelo fato do livro te prender nas primeiras 60 páginas e você gostando ou não fica querendo saber como o livro termina e como a Mia vai resolver o dilema dela (apesar de ser tudo bem óbvio). A parte da história que envolve a família dela também é interessante diferente da parte com o namoradinho que é pura encheção de linguiça.
Não consegui me conectar com a maioria dos personagens, achei todos bem genéricos.
Por incrível que pareça esse é um dos casos que o FILME é melhor do que o LIVRO, provavelmente porque não temos que ler a narração em 1° pessoa da Mia.
Andressa 26/05/2021minha estante
Eu detesto esse livro kkkk mas amo o filme ?
E eu achei o segundo livro melhor que o primeiro... que é narrado pelo Adam.

Larissa Souza 26/05/2021minha estante
Eu amei essa resenha kkkkkk chorando de rir. Obrigada por meu poupar.

Márcia 26/05/2021minha estante
Caramba! Eu nunca tinha visto uma crítica negativa desse livro. Achava que eu era a única que tinha problemas com a história.

Márcia 26/05/2021minha estante
Kkkk bom saber que não estou sozinha...

mars 26/05/2021minha estante
simmmm eu acho o filme mil vezes melhor que o livro

lavinia 30/03/2024

Uma leitura fluída e, bastante emocionante com o dilema entre a vida e a morte. apesar de ter um enredo bom, certas partes parecem um fanfic clichê pra mim, contudo, não é completamente algo que faça o livro detestável, mas sim com diferentes perspectivas das decisões de mia
contudo

jornalista

resenhuda

duda 30/03/2024minha estante
fiquei ate com vontade de ler

??????

Jéssica 01/02/2023minha estante
Eu adorei esse livro quando li.

Bru Coelho 01/02/2023minha estante
Já que você curtiu, leia a continuação. Noooossa! É tão bom quanto.

Aurrany . Malfoy 01/02/2023minha estante
Eu também achei a mesma coisa do começo por tanto que abandonei 2 vezes o coitada kkkkk,mas 3 maravilhoso chorei horrores ??

Lahis 01/02/2023minha estante
Muito bom mesmo!

Mi 07/08/2017

"Adam começa a murmurar alguma coisa. Com voz bem baixa. Ele não para de repetir: por favor. Por favor, por favor (...). Por fim, ele para e olha bem para o meu rosto: - Por favor, Mia - Implora - Não me faça escrever uma música"
Mia, uma violoncelista em ascensão, tem uma vida não perfeita, porém muito feliz.
Uma família amorosa, um namorado músico ,que está cada vez mais ganhando reconhecimento pelo seu trabalho , e uma admissão, praticamente certa, para
Juilliard.
A vida de Mia sofre uma grande reviravolta, quando num passeio a família o carro em que estavam sofre um grande impacto com um caminhão.

"E há muito barulho. Uma sinfonia estridente, um coro de estalos, uma ária de explosões, e por fim, a triste ovação do metal pesado sobre as árvores macias. E então, o silêncio, exceto por uma coisa: a Sonata para violoncelo nº 3 de Beethoven continua tocando. De alguma maneira, o rádio do carro continua ligado, então, Beethoven ainda toca nesta manhã agora novamente tranquila de fevereiro. "

Depois do acidente, algo estranho acontece com Mia. Ela vê seus pais recebendo cuidados médicos, vê tudo em sua volta nitidamente, todavia ela não consegue se comunicar com ninguém.
Seu corpo mesmo, esta na sua frente, num estado lastimável.
Era como se ela fosse espectadora de um filme Terror.

"Começo a desviar a minha atenção e a me questionar sobre qual é o meu estado. Se não estou morta - e o monitor que acompanha os batimentos cardíaco continua apitando, então suponho que não morri - ,mas não sou eu quem está no meu corpo, então, será que posso ir para outro lugar? Sou um fantasma?"

A partir do resgate de Mia, a história se desenvolve dessa forma: Ora se passa no presente, ora no passado - os famosos flashes da vida de Mia - mostrando sua relação com seus pais, o Adam, como conheceu Kim, o nascimento de seu irmão mais novo, enfim...os momentos importantes da vida dela.
Por mais que seja um livro pequeno, e não seja muito longo os momentos, eu meio que ficava entediada com esses flashebacks ( vamos ser sinceros, eu achava chato mesmo kkkk no começo nem tanto, só que uma eu fique de saco cheio kkkkk )
Porém, os momentos dela com o Adam ( tanto no passado e presente ), fizeram que a leitura desse livro não tenha sido uma perda de tempo.
E nas últimas páginas, admito que derramei uma lágrima ( ou talvez duas kkk ).

"Se você ficar, vou fazer tudo o que você quiser. Vou sair da banda e vou para Nova York com você. Mas se quiser que eu saia da sua vida, vou fazer isso também. Estava conversando com a Liz e ela disse que, talvez, voltar para a sua antiga vida fosse doloroso demais, e que talvez seja mais fácil para você simplesmente apagar todos nós da sua vida. Vai ser uma barra pesada para mim, mas posso aguentar. Aceito perder você desse jeito, se eu não perdê-la hoje. Vou deixá-la livre. Se você ficar. "
Fabi129 07/08/2017minha estante
vai ler a continuaçao?

Mi 07/08/2017minha estante
ai....é outros quinhentos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tu sabe como eu sou kkk nunca sei se vou ler ou não kkkkkkkkkkk

Fabi129 09/08/2017minha estante
hahaha o tempo dirá =)

Mi 10/08/2017minha estante
kkkk né ? kkkkkkkk

Scaldini 16/12/2022

o filme é melhor
nossa, tinha lido em 2016 e sempre amei o filme, fui reler há pouco tempo e meus Deus que troço ruim, a história tem tudo para ser boa, tanto que acho o filme legal, mas a escrita é tao pobrinha que só Jesus
Raquel1706 16/12/2022minha estante
Sempre achei a capa linda, mas de tanto as pessoas falarem que é ruim, eu desisti skskskkssk

Scaldini 16/12/2022minha estante
Vê o filme que a experiência vai ser bem melhor kkkkkkkkk

Paola477 16/12/2022minha estante
mds eu li a muito tempo e achei muito bom ?

Scaldini 16/12/2022minha estante
@Pah Eu achava bom até reler kkkkkk

Jaine.Rosa 14/05/2020

Poderia ser bom...
Neste livro conhecemos uma família que "respira" música.
Mia, nossa protagonista principal é apaixonada por música clássica e toca violoncelo, seu irmãozinho Teddy gosta de tocar bateria, já seus pais, assim como seu irmão são apaixonados por Rock.
Mia adora Bath e Bethoven, com seu vício em sintonias clássicas, além dos gostos musicais divergentes, ainda tinha a questão física, onde todos eram loiros e ela morena, fazendo-a até pensar que havia sido trocada na maternidade e se sentir inadequada.
Além do amor por sua família, Mia inesperadamente se apaixona por Adam que tambem é outro apaixonado por Rock, inclusive integrante de uma banda de punk-rock, chamada Shooting Star que começa a crescer junto ao namoro entre os dois.
A vida de Mia está OK, namorando, com uma família que a ama e apoia, amigos, realizando recitais,esperando a resposta da Julliard... e então a familia decide fazer um passeia de carro, mesmo com a neve, quando o carro é atingido por um caminhão.
No acidente seus pais acabam falecendo na hora e ela consegue ver toda a situação... seus pais, a si mesma e seu pequeno irmão.
Obra do destino ou não, Mia acaba sendo socorrida pelos médicos, juntos com seu irmão que logo vem a óbito... e somente mia vem sobrevivendo... debilitada se encontra em coma, onde vê seu corpo todo conectado a aparelhos na UTI.
Seu "espirito" vaa pelo hospital. Pensando em partir, mesmo quando ainda luta para ficar... ao ouvir e ver quem esta indo visitá-la passa a ter recordações da sua vida: relacionamento com sua família, namoro com Adam, amizade com a Kim... e a paixão pelo violoncelo, e sendo assim todo seu medo e insegurança por achar que não pertence ao mesmo mundo de Adam e sua família.

MEU PARECER:
24 horas de passado e presente, do momento do acidente a sua decisão...
Para mim foi um livro difícil de ler, mesmo a escrita sendo fluída, e sendo um livro curto demorei dois dias para finalizá-lo... Não consegui me conectar com os personagens, nem mesmo com as dores, nem com o amor a música e etc...Achei um livro parado, massante, e diria até sem conteúdo
Sei que a mensagem do livro é incrível... viver o hoje, nao sabemos o que será do amanhã , valorizar o agora , demontrar amor a quem temos sentimentos, que momentos podem não ser so momentos.....!
Masssssssssss sabe quando tu cansa de uma leitura? Foi assim que me senti...
Eu entendi os medos dela.. e principalmente sua luta para ficar, primeiro pelo Teddy e apos ele ter falecido, por seus outros familiares, amigos e namorado... mas ate quando pensar nos outros? Até quando nossa dor tera de ser guardada para os outros ficarem bem? Me identifiquei com ela nessa questão sufocante, mas mesmo assim livro cansativo. Irei ler o segundo por pura obrigação e tenho uma sensação que será menos pior.

PS: SEI QUE VOU RECEBER PEDRADA, MAS OK. KKK
DEVE EXISTIR UM SER NO MUNDO QUE CONCORDE COMIGO.
Daiana 14/05/2020minha estante
Gostei tanto do filme! Queria ler o livro, mas vai ficar mais pra frente na meta de leitura rsrsrs.

Jaine.Rosa 14/05/2020minha estante
Quero ver no filme... nesse caso deve ser melhor que o livro ...

Daiana 15/05/2020minha estante
Ou não rsrsrs, talvez você não goste do filme também.

Débora 19/05/2020minha estante
Que alívio! Me senti da mesma forma que você. Foi difícil de terminar essa leitura, fui me arrastando. Mas, em alguns momentos me emocionei.

Eu gostei muito da história, mas acho que foi o primeiro livro com adaptação pro cinema que eu preferi o filme.

Bia 14/05/2020

Muito bom o livro. Te prende muito por intercalar os capítulos entre memórias dela e acontecimentos ?atuais?. Muito emocionante
Débora 19/05/2020minha estante
Que interessante! Comigo foi ao contrário, os flashbacks da memória da Mia dispersava minha mente.

Bia 19/05/2020minha estante
Eu gostei demais!!! Sério
Me prendeu muito
Eu li os dois livros em 3 dias

Débora 19/05/2020minha estante
Caramba, que doido. Engraçado como a mente das pessoas funcionam de forma diferente e que legal!

Débora 19/05/2020minha estante
Eu quase desisti de ler umas 7472728 vezes, mas me arrastei pra terminar. Estou começando a ler o segundo, vamos ver se algo vai mudar. ?

Mih 17/02/2020

Se Eu Ficar

Título: Se Eu Ficar
Ator: Gayle Forman

O livro conta a história de Mia Hall

Mia é uma adolescente diferente, tem seus objetivos claros e se dedica a alcança-los
seus pais são da geração do rock’ n’ roll, são bem-humorados e desencanados.

Ela é apaixonada por música clássica é muito talentosa tem o gosto incomum por violoncelo.

No meio do caminho de estudo e dedicação para entrar para a Juilliard School, escola de ensino superior de música, Dança e Dramaturgia, conhece seu primeiro amor o guitarrista de uma banda em ascensão, o todo descolado Adam.

Mas nem tudo são flores na vida de Mia, então vamos ao drama

A jovem sofre um acidente de caro em uma manha de neve e toda sua família está no carro.

Mia tem uma experiência onde está fora do seu corpo e consegue ver tudo o que se passa no acidente e depois no hospital.

Tem flash dos momentos da sua vida com os pais, irmão, familiares, amigos e seu amor Adam.

Em 24 horas Mia irá ver muita coisa e terá que fazer uma difícil escolha.

É uma ótima leitura, flui muito bem.

Faz pensar sobre a força de um instante quando tudo pode mudar

"A vida é uma grande, uma gigantesca confusão. Mas essa é também a beleza dela."

site: https://comquallivroeuvou.wixsite.com/website
Cris 20/07/2020minha estante
amei a resenha

Mih 23/07/2020minha estante
Muito obg Cris ?

Wil 05/05/2023minha estante
Nossa gostei da resenha! ?? Vai ser uma das minhas próximas leituras ?

Renata 28/02/2015

Se Eu Ficar - Gayle Forman
Mia tem 17 anos e é uma violoncelista muito talentosa. Seus pais são carinhosos, seu irmão mais novo – Teddy – é um doce, sua melhor amiga – Kim – é bastante fiel e seu lindo namorado – Adam – extremamente apaixonado.

Sua vida não tinha necessariamente nada de especial, mas era bastante boa, com planos e expectativas de um futuro brilhante. Só que tudo isso é interrompido quando, ao sair com a família, o carro em que estão sofre um terrível acidente.

Quando acha que tudo vai ficar bem, Mia descobre que está extremamente machucada, seus pais estão em situação ainda pior, e seu irmãozinho precisa de socorro urgente. Só que a parte mais esquisita é que ela não está sentindo nada… Simplesmente porque está acompanhando tudo o que aconteceu do lado de fora. Fora de seu corpo.

Anestesiada e suspensa entre a vida e a morte, tentando entender o que está acontecendo ao seu redor, Mia tem algumas horas para reavaliar sua vida, considerar seu futuro e decidir se quer desistir de tudo ou lutar para continuar viva.

Com delicadeza e sensibilidade, Gayle Forman nos conduz pela vida de Mia, com flashbacks que nos mostram seu dia a dia e todos os fatos relevantes que ajudaram-na a ser a pessoa que é.

Intercalado ao passado, temos o relato do doloroso presente. Descobrimos a amplitude do sofrimento da família e dos amigos e da própria protagonista, dividida entre sobreviver ou desistir. É uma decisão difícil, quase impossível, e talvez ninguém devesse ter que tomá-la.

Descobrimos que a paixão de Mia pela música pode levá-la à Juilliard, mas que isso pode ser um problema para seu relacionamento, já que Adam é músico e sua banda está começando a fazer sucesso o suficiente para mantê-lo ocupado. Com o coração dividido, a jovem está determinada a seguir seu sonho, mas não consegue se imaginar abrindo mão de viver esse amor.

Na verdade, esse é o maior conflito na vida de Mia antes do acidente. Sua família não era perfeita, mas muito unida e amorosa. Tudo o mais parece bastante bom, inclusive os momentos de muita interação com sua melhor amiga – que, por pouco, não havia se tornado sua maior inimiga.

Além de Adam e Kim, vovô e vovó também são personagens determinantes para a escolha de Mia. Cada um a sua maneira expressa seu amor e carinho pela menina, ajudando-a ou tornando ainda mais difícil decidir. Apesar disso, no fim, ela está sozinha. Ela precisa escolher sozinha.

O problema com a história é que ela é superficial. O tema explorado é complexo e abrangente demais para menos de 200 páginas, o que acabou me decepcionando. Fiquei bastante tocada com o drama da protagonista e muitas cenas – especialmente as que envolvem vovô – deixaram meus olhos cheios d’água.

Acho que se o livro fosse mais longo seria mais envolvente. Apesar disso, considerei uma leitura bacana. Acho que poderia, inclusive, ser feita em escolas para tratar de um tema pesado de forma interessante – mais ou menos como Os 13 Porquês, apesar de ser um assunto totalmente diferente.

Apesar disso, estou muito curiosa para ler Para onde ela foi, que é a versão do fofo do Adam para tudo o que aconteceu, mas focando no que veio depois da decisão de Mia. Espero poder matar a curiosidade em breve.

É um livro que fala de morte e escolhas de forma não muito profunda, mas com clareza o suficiente para nos tocar.
Fernanda3166 28/02/2015minha estante
Gostei muito da resenha! Parece ser um ótimo livro.

Renata 28/02/2015minha estante
Fico feliz que tenha gostado, eu super recomendo esse livro a leitura é leve e é emocionante :)

Isabelle 30/04/2016minha estante
Eu fiquei com a mesma impressão que você, foi meio superficial, que talvez com mais páginas a Gayle poderia ter se aprofundado mais. E também achei o final um pouco abrupto, não houve um ~encaminhamento~ pro final, ao meu ver.

bellaamarals 03/11/2015

Como vai seu emocional?
Semana que vem fará exato um ano desde que ganhei esse livro, e na ânsia pela leitura eu queria começar a lê-lo no instante em que ganhei. Não vou mentir: a leitura estava desgostosa pra mim, não ia pra frente e eu tentei muito mesmo prosseguir, mas só se tornava mais maçante e mais cansativo. Dei um tempo pra mim. Não me forcei a ler Se Eu Ficar, mas permaneci lendo outros (muitos, muitos outros, na verdade) e ele continuava na estante sem nem sair de lá. Após todo esse tempo, finalmente dei uma chance ao livro e peguei-o semana passada para ler e olha, foi um bom momento para mim.
A leitura foi rápida, divertida em alguns pontos e em outros deixava meu peito apertado, como se algo faltava. Perdi as contas de quantas vezes fiquei sem ar durante a leitura. Ver a dor que os familiares dela sentiram, que Kim sentiu, que Adam sentiu... Doeu. As partes que mais me deixaram com o coração na mão foram quando ela citava momentos com a sua família. Ela passa algo tão reconfortante, como se eles fossem a rocha dela e ela a deles, e isso de certo modo me atingiu e cheio, pois minha família pode ser considerada igual à dela em muitos aspectos – na cumplicidade principalmente.
Ver o tanto que a personagem amadureceu durante o livro foi muito bom e quando ela finalmente se sente à vontade para se entregar é lindo. A maneira como ela e Adam se comunicam através da música é de dar inveja. Depois de toda a minha experiência com a história, deduzi que antes, quando a leitura não fluía, eu não estava nem um pouco preparada para todas essas emoções.
Se você ainda não leu, certifique-se de estar preparado (a) emocionalmente, pois esse livro te arrancará muitos suspiros e testará sua fragilidade.
Fran 03/11/2015minha estante
Já aconteceu isso comigo tb, de tentar "forçar" a leitura e no fim não levar à lugar nenhum, só deixar aquele sentimento frustrante no peito. Acredito que livros têm sim um momento certo de leitura, tanto que qdo algum me deixa de ressaca, eu leio um gênero totalmente diferente pra sair da deprê, pq se for do mesmo tema, parece que piora. Estou curiosa por Se Eu Ficar, mas ainda não posso ler! rsrs

bellaamarals 03/11/2015minha estante
Realmente, é muito frustrante quando isso acontece. Ficava mal toda vez que olhava pro livro e não conseguia gostar dele! Também acho isso, talvez naquela época eu não estava pronta pra ser destroçada emocionalmente, rs, mas eu ? finalmente ? consegui ler hahaha. Espero que você possa ler logo, pois com certeza não se decepcionará!

Patrícia 04/11/2015minha estante
Gostei do que você escreveu, principalmente sobre ser preciso estar preparado emocionalmente para ler um livro como esse! Também tenho que concordar com a Fran, quando ela diz que livros têm sim um momento certo de leitura. Isso me deixa com uma grande vontade de retomar os livros que abandonei, pois me fez pensar que, na época, não estava preparada para lê-los.

Boku_thiago 15/02/2021

Um pouco arrastado.
O livro é bem triste ? no começo tá tudo bem mas, do nada...CRASHHHhhh!!
Acontece uma pá de coisa.
O Livro é um pouco lento ele não vai totalmente direto ao ponto.
E também ele tem alguns flashbacks desnecessários.
Muita das vezes quando a história tá se aprofundando aparece um flashback no meio...
Mas tirando isso é muito legal e emocionante ?.
@Ju 17/02/2021minha estante
É legal? Tipo já vi algumas pessoas falando sobre ele porém fiquei com um pé atrás.!!

Boku_thiago 17/02/2021minha estante
Sim.

Boku_thiago 17/02/2021minha estante
Ele só é um pouco lento.