Se Eu Ficar

Se Eu Ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

Regiane 01/07/2010

Uma grande lição de vida!
Mia tinha tudo para ser completamente feliz, uma família maravilhosa e moderna, um talento incrível para música, um dedicado namorado e uma melhor amiga que todo mundo sonha ter. Um dia tudo isso muda, e de repente todas alternativas para sua vida somem.

A autora trás um enredo que nos faz refletir melhor sobre tudo, valorizar cada segundo ao lado da nossa família. Eu me emocionei a cada página, me senti como se estivesse na pele da personagem, vivenciado cada momento. Também fiquei muito comovida com o amor incondicional de Adam por Mia - a ponto de me arrancar lágrimas.

Um livro triste, porém lindo, que nos leva a pensar sobre o grande valor da vida.
Rosane 24/11/2013minha estante
Aqui no skoob ta dizendo que Se eu ficar é o livro 1, então vcs sabem se é uma trilogia ou se vai ter continuação? Eu não li ainda...

Boyhood 03/06/2014minha estante
Oi, você sabe se vai ter um proximo livro?Eu ainda não li Se eu ficar e estou querendo saber se o livro vai continuar avulso

Ana Claudia Car 10/07/2014minha estante
Maravilhoso, sem mais, história, bem desenvolvida, narrativa e bem dinâmica.

Mrs. Vinícius 17/07/2014minha estante
É para ter um segundo livro (Para Onde Ela Foi),comprei (Se Eu Ficar) estou louco para que chegue logo.

monica.mendes.1 10/12/2014minha estante
Há o 2º livro chama se "Espera por mim"

Karol 14/12/2014minha estante
O segundo livro já saiu, chama-se "Para onde ela foi".

Dreza 09/08/2015minha estante
Assim como você eu também me senti na pele da Mia, me emocionei por total e não conseguia parar de ler, pois me senti envolvida a cada pagina. Chorei, chorei pra caramba e como você disse "é um livro triste, porém lindo", me fez pensar se realmente temos a chance de tomar a decisão de ficar, me fez pensar se realmente conseguimos ver nossa vida por dois lados e se eu teria coragem de ficar.

Sol 26/08/2016minha estante
A autora trás um enredo que nos faz refletir melhor sobre tudo, valorizar cada segundo ao lado da nossa família. Eu me emocionei a cada página, me senti como se estivesse na pele da personagem Mia , eu vivenciei cada momento. Louca pela continuação Pra onde ela foi.

Heloisa.Melo 28/06/2017minha estante
Sou louca para terminar de ler o livro, mas o filme nos traz uma emoção a mais. velho é muito real, historia de arrepiar.

Gi 26/02/2020minha estante
Tem o filme? Comecei ler o livro mas por alguma razão não consigo, tem algo que me impede parece que enrosca e não anda sabem?

Rosiane.Silva 22/09/2020minha estante
Como faço pra virar a página

Rosiane.Silva 22/09/2020minha estante
Não consigo

ThaAs.Midlej 06/12/2020minha estante
Eu tb!!!?

stezinhaaa 07/12/2023

?Seja lá qual for a sua escolha, vai sair ganhando. Assim como também vai sair perdendo. O que eu posso te dizer? O amor é uma merda. ?

Mih 17/02/2020

Se Eu Ficar

Título: Se Eu Ficar
Ator: Gayle Forman

O livro conta a história de Mia Hall

Mia é uma adolescente diferente, tem seus objetivos claros e se dedica a alcança-los
seus pais são da geração do rock’ n’ roll, são bem-humorados e desencanados.

Ela é apaixonada por música clássica é muito talentosa tem o gosto incomum por violoncelo.

No meio do caminho de estudo e dedicação para entrar para a Juilliard School, escola de ensino superior de música, Dança e Dramaturgia, conhece seu primeiro amor o guitarrista de uma banda em ascensão, o todo descolado Adam.

Mas nem tudo são flores na vida de Mia, então vamos ao drama

A jovem sofre um acidente de caro em uma manha de neve e toda sua família está no carro.

Mia tem uma experiência onde está fora do seu corpo e consegue ver tudo o que se passa no acidente e depois no hospital.

Tem flash dos momentos da sua vida com os pais, irmão, familiares, amigos e seu amor Adam.

Em 24 horas Mia irá ver muita coisa e terá que fazer uma difícil escolha.

É uma ótima leitura, flui muito bem.

Faz pensar sobre a força de um instante quando tudo pode mudar

"A vida é uma grande, uma gigantesca confusão. Mas essa é também a beleza dela."

site: https://comquallivroeuvou.wixsite.com/website
Cris 20/07/2020minha estante
amei a resenha

Mih 23/07/2020minha estante
Muito obg Cris ?

Wil 05/05/2023minha estante
Nossa gostei da resenha! ?? Vai ser uma das minhas próximas leituras ?

Débora 19/05/2020

Leitura estilo montanha-russa
Ler este livro foi como estar em uma montanha-russa. Muitos baixos, mas os picos foram emocionantes.

Em muitos momentos foi massante, acredito que o motivo foi a quantidade de flashbacks da protagonista. Apesar de entender o papel deles - contar a vida de Mia -, foi cansativo e por vezes desestimulante.

Eu gostei muito da história, mas acho que foi o primeiro livro com adaptação para o cinema que eu preferi a versão do longa-metragem.

Julia3848 26/05/2021

ENCHEÇÃO DE LINGUIÇA DISFARÇADA DE LIÇÃO DE VIDA
O livro tenta nos passar uma lição de vida de como ela é curta e pode virar de cabeça pra baixo em poucos segundos, mas acabou me deixando com vontade de que a minha acabasse logo só pra acabar logo meu sofrimento.
Tentei ser compreensiva com a protagonista por causa do trauma que ela sofre mas simplesmente não deu. Mia é uma personagem muito chata e sem sal e quando junta com Adam, seu interesse romântico, resulta em um casal meio forçado e sem química alguma.
O que ocorre em 208 páginas poderia ser feito em 100. Quando parece que a protagonista finalmente seguiu em frente e mudou de assunto ela volta novamente para o mesmo lenga-lenga e fica batendo na mesma tecla o tempo inteiro, dá vontade de dar um sacode nela.
Dei 2,5 estrelas pelo fato do livro te prender nas primeiras 60 páginas e você gostando ou não fica querendo saber como o livro termina e como a Mia vai resolver o dilema dela (apesar de ser tudo bem óbvio). A parte da história que envolve a família dela também é interessante diferente da parte com o namoradinho que é pura encheção de linguiça.
Não consegui me conectar com a maioria dos personagens, achei todos bem genéricos.
Por incrível que pareça esse é um dos casos que o FILME é melhor do que o LIVRO, provavelmente porque não temos que ler a narração em 1° pessoa da Mia.
Andressa 26/05/2021minha estante
Eu detesto esse livro kkkk mas amo o filme ?
E eu achei o segundo livro melhor que o primeiro... que é narrado pelo Adam.

Larissa Souza 26/05/2021minha estante
Eu amei essa resenha kkkkkk chorando de rir. Obrigada por meu poupar.

Márcia 26/05/2021minha estante
Caramba! Eu nunca tinha visto uma crítica negativa desse livro. Achava que eu era a única que tinha problemas com a história.

Márcia 26/05/2021minha estante
Kkkk bom saber que não estou sozinha...

mars 26/05/2021minha estante
simmmm eu acho o filme mil vezes melhor que o livro

Jaine.Rosa 14/05/2020

Poderia ser bom...
Neste livro conhecemos uma família que "respira" música.
Mia, nossa protagonista principal é apaixonada por música clássica e toca violoncelo, seu irmãozinho Teddy gosta de tocar bateria, já seus pais, assim como seu irmão são apaixonados por Rock.
Mia adora Bath e Bethoven, com seu vício em sintonias clássicas, além dos gostos musicais divergentes, ainda tinha a questão física, onde todos eram loiros e ela morena, fazendo-a até pensar que havia sido trocada na maternidade e se sentir inadequada.
Além do amor por sua família, Mia inesperadamente se apaixona por Adam que tambem é outro apaixonado por Rock, inclusive integrante de uma banda de punk-rock, chamada Shooting Star que começa a crescer junto ao namoro entre os dois.
A vida de Mia está OK, namorando, com uma família que a ama e apoia, amigos, realizando recitais,esperando a resposta da Julliard... e então a familia decide fazer um passeia de carro, mesmo com a neve, quando o carro é atingido por um caminhão.
No acidente seus pais acabam falecendo na hora e ela consegue ver toda a situação... seus pais, a si mesma e seu pequeno irmão.
Obra do destino ou não, Mia acaba sendo socorrida pelos médicos, juntos com seu irmão que logo vem a óbito... e somente mia vem sobrevivendo... debilitada se encontra em coma, onde vê seu corpo todo conectado a aparelhos na UTI.
Seu "espirito" vaa pelo hospital. Pensando em partir, mesmo quando ainda luta para ficar... ao ouvir e ver quem esta indo visitá-la passa a ter recordações da sua vida: relacionamento com sua família, namoro com Adam, amizade com a Kim... e a paixão pelo violoncelo, e sendo assim todo seu medo e insegurança por achar que não pertence ao mesmo mundo de Adam e sua família.

MEU PARECER:
24 horas de passado e presente, do momento do acidente a sua decisão...
Para mim foi um livro difícil de ler, mesmo a escrita sendo fluída, e sendo um livro curto demorei dois dias para finalizá-lo... Não consegui me conectar com os personagens, nem mesmo com as dores, nem com o amor a música e etc...Achei um livro parado, massante, e diria até sem conteúdo
Sei que a mensagem do livro é incrível... viver o hoje, nao sabemos o que será do amanhã , valorizar o agora , demontrar amor a quem temos sentimentos, que momentos podem não ser so momentos.....!
Masssssssssss sabe quando tu cansa de uma leitura? Foi assim que me senti...
Eu entendi os medos dela.. e principalmente sua luta para ficar, primeiro pelo Teddy e apos ele ter falecido, por seus outros familiares, amigos e namorado... mas ate quando pensar nos outros? Até quando nossa dor tera de ser guardada para os outros ficarem bem? Me identifiquei com ela nessa questão sufocante, mas mesmo assim livro cansativo. Irei ler o segundo por pura obrigação e tenho uma sensação que será menos pior.

PS: SEI QUE VOU RECEBER PEDRADA, MAS OK. KKK
DEVE EXISTIR UM SER NO MUNDO QUE CONCORDE COMIGO.
Daiana 14/05/2020minha estante
Gostei tanto do filme! Queria ler o livro, mas vai ficar mais pra frente na meta de leitura rsrsrs.

Jaine.Rosa 14/05/2020minha estante
Quero ver no filme... nesse caso deve ser melhor que o livro ...

Daiana 15/05/2020minha estante
Ou não rsrsrs, talvez você não goste do filme também.

Débora 19/05/2020minha estante
Que alívio! Me senti da mesma forma que você. Foi difícil de terminar essa leitura, fui me arrastando. Mas, em alguns momentos me emocionei.

Eu gostei muito da história, mas acho que foi o primeiro livro com adaptação pro cinema que eu preferi o filme.

Júlia 15/10/2021minha estante
A continuação é péssima, na minha opinião. Puro desperdício de dinheiro

Isadora 06/08/2023

Muita desgraça, não é muito meu tipo de livro
Livro finalizado!! Gostei bastante, mesmo não sendo muito o tipo de livro que eu goste porque é muitaaa desgraça só os flashbacks da vida da Mia antes do acidente para aliviar um pouco o clima.

A história conta sobre a vida de uma adolescente de 17 anos que toca violoncelo, se dá bem com seus pais e seu irmão e tem um namorado chamado Adam. Mas, um dia tudo muda... Mia e sua família saem para um passeio e acabam sofrendo um acidente de carro, que a menina é a única sobrevivente. Enquanto ela está internada no hospital, seu espírito está vagando pelo hospital também.
A maior dúvida dela após descobrir como espírito tudo que ocorreu com sua família é: será que vale a pena ficar? E no final do livro descobrimos se ela ficou ou não...

Depois de finalizar a parte da Mia, tivemos um capítulo extra contando o começo do romance de seus pais e aprendemos que o amor nos torna imortais!

Não é o meu tipo de livro para favoritar, mas recomendaria sim! Vale a pena a reflexão ???

Bruno Rodrigues 18/11/2022

Um dos melhores romances que eu já li
Se eu ficar conta a história de Mia, uma violoncelista apaixonada por música clássica, ela mora com seu irmão, Ted, sua mãe, Kat, e sei pai Denny. A família de Mia sempre deu suporte para sua carreira na música, mesmo sendo completamente diferentes de Mia no contexto musical, pois seu pai era membro de uma banda de rock e tanto sua mãe quanto seu irmão são roqueiros natos, como se não bastasse, Mia se apaixona por Adam, o vocalista de uma banda de rock da cidade. Enquanto Mia esperava a resposta da famosa escola de música Juilliard, ela sofre um terrível acidente, que mudará sua vida por completo e a deixara a beira da morte. Enquanto está em coma, Mia vive uma experiência fora do corpo, vê todo caos que está acontecendo em seu entorno e um feedback de toda sua vida, então Mia tem que tomar uma difícil decisão, partir ou ficar.

Sou suspeito pra resenhar sobre esse livro pois sou completamente apaixonado por ele, é um dos melhores romances que eu já li e está na minha prateleira de melhores livros. A história tem música clássica, rock roll, drama, romance? Amei o contexto musical da história, junto a todo drama que a envolve, deixou a história mais leve quanto a ser muito romântica.

Well 24/04/2022

"Não sei mais se pertenço a este mundo"
Nessa delicada história, a autora nos faz refletir não apenas sobre a vida, mas também sobre a morte.
É uma trama comovante e escrita clara e sensível, a questões muito profundas sobre o sentido da vida e existência pessoal. Do tipo porquê existimos? Não a humanidade como um todo, mas qual a importância da vida de cada indivíduo?
O livro continua tão emocionante como foi quando o li primeira vez. Novamente, foi uma leitura, que conquista desde o início.
A narrativa é em primeira pessoa, por Mia, e se alterna entre presente e o passado.
O presente segue linha cronológica organizada, com a duração de exatamente um dia.
O passado, por outro lado, segue uma ordem psicológica, ou seja, cronológicamente caótica.
É uma trama de linguagem simples, mas de uma carga emocional e sensibilidade grande. Mostra que não importa a complexidade do enredo, uma boa história sempre conquista, mesmo com abordagem acessível. E ainda assim, as reflexões podem ser inúmeras e profundas.
Um dos pontos mais interessantes do livro, é que existe inversão do padrão narrativo. O clímax da história já acontece no começo, não no final. Então o leitor mergulha com Mia em seus conflitos e o clímax é pausado, aguardando a solução. É instigante e diferente.
A história é melancólica e doce. A obra traz reflexões sobre amor, família e razão de ser viver.
O conto extra é uma história simples, sobre o passado dos pais da protagonista, ou seja é antes de Se Eu Ficar. Porém é gostosinha de ler.
Kessya 30/04/2022minha estante
Como abrir pra ler

Well 30/04/2022minha estante
Ler o livro?

Welliton.Moreira 21/08/2023

Harmonia entre Amor e Perda
No tocante romance "Se Eu Ficar" da renomada autora Gayle Forman, somos envolvidos em uma narrativa comovente que explora os limites do amor e da perda. Com uma abordagem sensível e profundamente emocional, Forman nos guia pela jornada de uma jovem diante de uma decisão que pode alterar toda a sua existência.

A trama nos apresenta a Mia, uma talentosa violoncelista que vê sua vida virar de cabeça para baixo após um trágico acidente de carro. Em meio a um estado de coma, ela se vê confrontada com uma escolha impossível: seguir em frente para o desconhecido ou lutar por uma vida que se despedaçou. O leitor é imerso nas memórias, sonhos e reflexões de Mia, formando uma conexão profunda com a protagonista.

Gayle Forman mergulha habilmente nas emoções da protagonista, revelando seus relacionamentos e desejos através de flashbacks bem colocados. As nuances da família, amizades e um romance florescente são exploradas com ternura, pintando um quadro vívido da vida de Mia antes do acidente. Forman captura a essência das experiências da juventude, o que torna a jornada de Mia ainda mais tocante.

A dualidade entre a vida e a morte, o amor e a dor, é habilmente explorada ao longo do livro. Forman nos desafia a pensar sobre a fragilidade da vida e a importância de cada momento. As escolhas que Mia enfrenta não são apenas pessoais, mas também nos fazem questionar o que valorizamos em nossas próprias vidas.

A prosa de Forman é como uma melodia delicada que nos envolve, expressando as complexidades emocionais de Mia de maneira crua e poética. O leitor é convidado a sentir o turbilhão de emoções da protagonista, desde a alegria até o luto profundo. A narração em primeira pessoa nos conecta profundamente com Mia, permitindo-nos experimentar cada pensamento e sentimento como se fossem nossos próprios.

"Se Eu Ficar" é um mergulho profundo nas emoções humanas, uma jornada de autodescoberta em meio à adversidade. Gayle Forman nos presenteia com uma história que não apenas nos faz refletir sobre a vida e a morte, mas também nos lembra da resiliência do espírito humano diante das tragédias. Com uma prosa sensível e uma narrativa envolvente, este livro é uma lembrança de que o amor e a esperança podem florescer mesmo nas situações mais difíceis.

Luma Santana 13/03/2021

A leitura foi bem maçante, a forma como a autora escreve não gostei, mas apesar disso é um livro que faz você refletir sobre a vida e como ela muda em segundos. Eu achei que me emocionaria mais por conta da história, da tragédia mas não foi o que ocorreu, e comparando o livro com o filme, eu prefiro muito mais o filme.
Kah 24/04/2021minha estante
Quando eu li, sentia uma bad e a leitura não fluía muito. Se arrastava muito. Terminei de ler só de raiva pra ver até onde aquilo ia dar rs. E confesso que o livro me fez até perder a vontade de ver o filme. Até hoje, nunca me interessei. De repente, qualquer dia desses eu dê uma chance a mais pra essa história, talvez o filme seja melhor mesmo rs.

felipe1096 01/02/2022

Pftooo
O livro é muio bom!!! Eu tenho algumas críticas mas maioria são bobas ou pessoais, mas é fluido de ler e rapidinho, gostei bastante. Infelizmente não é o meu tipo de história e meio clichê mas no fim consegui aproveitar bem a leitura

Fefa 18/07/2010

[Só para avisar, há pegadas de spoilers aqui]

É. Não é nada fácil lidar com a morte. Você simplesmente não tem como descobrir quais serão seus últimos momentos de felicidade, aqueles que antecedem uma tragédia ou uma descoberta aterradora. Enfim. Se eu Ficar me lembrou dois outros livros que também utilizam a temática de morte como pano de fundo para seus enredos. São eles Antes de morrer, da Jenny Downham, e E se fosse verdade, do Marc Levy. A principal diferença é que o romance da Gayle Forman não tem a profundidade do primeiro nem a dinâmica narrativa do segundo. Corre, no geral, como mais um livro pra fazer você chorar e refletir sobre a maneira pela qual está levando a vida.

Eu percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil.

Mas vamos pôr os pingos nos is.
Mia é uma atípica protagonista: nerd, violoncelista e não vive a procura de um amor... até ele aparecer. Ela leva uma vida pacata com os pais e o irmão menor, mas essa situação muda depois do fatídico acidente que a deixa em estado de coma e exige dela uma escolha: ficar ou partir? É dentro de uma experiência extracorpórea que Mia vai visitar seu passado, avaliar o presente e tomar a difícil decisão.

Eu diria que o livro é de momentos. Tem um texto leve, porém lento, que oscila entre os flashbacks e o desenrolar dos acontecimentos no presente; entre partes desgastantes e passagens comoventes. Há diálogos inteligentes e sólidos, entretanto o único clímax do livro é o próprio acidente descrito no início e que, diga-se de passagem, é uma das partes mais legais. Dá pra você imaginar a cena em câmera lenta e, o melhor de tudo, ao som de Beethoven. Aliás, aí está um dos pontos altos: as referências musicais.

Acredito que a história perde alguns pontos porque Mia assume um papel passivo no livro, é apenas uma expectadora de sua própria vida e qualquer movimento ou situação é suficiente para fazer as lembranças emergirem, o que em alguns casos soa forçado na narração. Aparentemente na há um pretexto consistente para o fato dela estar ali, fora do corpo, [além de ter que fazer sua escolha] como seria no caso dela ter assuntos inacabados, por exemplo. - De qualquer forma este é um ponto irrelevante já que se trata de um contexto tão mais amplo e complexo, e não está em questão aqui.

Se eu ficar é bonitinho, não é piegas, mas não passa de bom. Embora eu tenha me emocionado diversas vezes, não consegui sentir a intensidade das circunstâncias vividas pela Mia, nem dos sentimentos apresentados por ela. Reservei três estrelinhas e meia para este romance.

Maikê 04/07/2021

Não foi dessa vez
Não sei dizer se li esse livro da forma "errada", mas não me impactou. Nunca havia lido nada da autora. Achei a escrita dela muito boa, mas a história em si, não bateu.