Se Eu Ficar

Se Eu Ficar Gayle Forman

Resenhas - Se Eu Ficar

Regiane 01/07/2010

Uma grande lição de vida!
Mia tinha tudo para ser completamente feliz, uma família maravilhosa e moderna, um talento incrível para música, um dedicado namorado e uma melhor amiga que todo mundo sonha ter. Um dia tudo isso muda, e de repente todas alternativas para sua vida somem.

A autora trás um enredo que nos faz refletir melhor sobre tudo, valorizar cada segundo ao lado da nossa família. Eu me emocionei a cada página, me senti como se estivesse na pele da personagem, vivenciado cada momento. Também fiquei muito comovida com o amor incondicional de Adam por Mia - a ponto de me arrancar lágrimas.

Um livro triste, porém lindo, que nos leva a pensar sobre o grande valor da vida.
Rosane 24/11/2013minha estante
Aqui no skoob ta dizendo que Se eu ficar é o livro 1, então vcs sabem se é uma trilogia ou se vai ter continuação? Eu não li ainda...

Duda 03/06/2014minha estante
Oi, você sabe se vai ter um proximo livro?Eu ainda não li Se eu ficar e estou querendo saber se o livro vai continuar avulso

Ana Claudia Car 10/07/2014minha estante
Maravilhoso, sem mais, história, bem desenvolvida, narrativa e bem dinâmica.

Mrs. Vinícius 17/07/2014minha estante
É para ter um segundo livro (Para Onde Ela Foi),comprei (Se Eu Ficar) estou louco para que chegue logo.

monica.mendes.1 10/12/2014minha estante
Há o 2º livro chama se "Espera por mim"

Karol 14/12/2014minha estante
O segundo livro já saiu, chama-se "Para onde ela foi".

Dreza 09/08/2015minha estante
Assim como você eu também me senti na pele da Mia, me emocionei por total e não conseguia parar de ler, pois me senti envolvida a cada pagina. Chorei, chorei pra caramba e como você disse "é um livro triste, porém lindo", me fez pensar se realmente temos a chance de tomar a decisão de ficar, me fez pensar se realmente conseguimos ver nossa vida por dois lados e se eu teria coragem de ficar.

Sol 26/08/2016minha estante
A autora trás um enredo que nos faz refletir melhor sobre tudo, valorizar cada segundo ao lado da nossa família. Eu me emocionei a cada página, me senti como se estivesse na pele da personagem Mia , eu vivenciei cada momento. Louca pela continuação Pra onde ela foi.

Heloisa.Melo 28/06/2017minha estante
Sou louca para terminar de ler o livro, mas o filme nos traz uma emoção a mais. velho é muito real, historia de arrepiar.

Gi 26/02/2020minha estante
Tem o filme? Comecei ler o livro mas por alguma razão não consigo, tem algo que me impede parece que enrosca e não anda sabem?

Rosiane.Silva 22/09/2020minha estante
Como faço pra virar a página

Rosiane.Silva 22/09/2020minha estante

Se Eu Ficar

Título: Se Eu Ficar
Ator: Gayle Forman

O livro conta a história de Mia Hall

Mia é uma adolescente diferente, tem seus objetivos claros e se dedica a alcança-los
seus pais são da geração do rock’ n’ roll, são bem-humorados e desencanados.

Ela é apaixonada por música clássica é muito talentosa tem o gosto incomum por violoncelo.

No meio do caminho de estudo e dedicação para entrar para a Juilliard School, escola de ensino superior de música, Dança e Dramaturgia, conhece seu primeiro amor o guitarrista de uma banda em ascensão, o todo descolado Adam.

Mas nem tudo são flores na vida de Mia, então vamos ao drama

A jovem sofre um acidente de caro em uma manha de neve e toda sua família está no carro.

Mia tem uma experiência onde está fora do seu corpo e consegue ver tudo o que se passa no acidente e depois no hospital.

Tem flash dos momentos da sua vida com os pais, irmão, familiares, amigos e seu amor Adam.

Em 24 horas Mia irá ver muita coisa e terá que fazer uma difícil escolha.

É uma ótima leitura, flui muito bem.

Faz pensar sobre a força de um instante quando tudo pode mudar

"A vida é uma grande, uma gigantesca confusão. Mas essa é também a beleza dela."

site: https://comquallivroeuvou.wixsite.com/website
Cris.Pimentel 20/07/2020minha estante
amei a resenha

Mih 23/07/2020minha estante
Muito obg Cris ?

Débora 19/05/2020

Leitura estilo montanha-russa
Ler este livro foi como estar em uma montanha-russa. Muitos baixos, mas os picos foram emocionantes.

Em muitos momentos foi massante, acredito que o motivo foi a quantidade de flashbacks da protagonista. Apesar de entender o papel deles - contar a vida de Mia -, foi cansativo e por vezes desestimulante.

Eu gostei muito da história, mas acho que foi o primeiro livro com adaptação para o cinema que eu preferi a versão do longa-metragem.

Jaine.Rosa 14/05/2020

Poderia ser bom...
Neste livro conhecemos uma família que "respira" música.
Mia, nossa protagonista principal é apaixonada por música clássica e toca violoncelo, seu irmãozinho Teddy gosta de tocar bateria, já seus pais, assim como seu irmão são apaixonados por Rock.
Mia adora Bath e Bethoven, com seu vício em sintonias clássicas, além dos gostos musicais divergentes, ainda tinha a questão física, onde todos eram loiros e ela morena, fazendo-a até pensar que havia sido trocada na maternidade e se sentir inadequada.
Além do amor por sua família, Mia inesperadamente se apaixona por Adam que tambem é outro apaixonado por Rock, inclusive integrante de uma banda de punk-rock, chamada Shooting Star que começa a crescer junto ao namoro entre os dois.
A vida de Mia está OK, namorando, com uma família que a ama e apoia, amigos, realizando recitais,esperando a resposta da Julliard... e então a familia decide fazer um passeia de carro, mesmo com a neve, quando o carro é atingido por um caminhão.
No acidente seus pais acabam falecendo na hora e ela consegue ver toda a situação... seus pais, a si mesma e seu pequeno irmão.
Obra do destino ou não, Mia acaba sendo socorrida pelos médicos, juntos com seu irmão que logo vem a óbito... e somente mia vem sobrevivendo... debilitada se encontra em coma, onde vê seu corpo todo conectado a aparelhos na UTI.
Seu "espirito" vaa pelo hospital. Pensando em partir, mesmo quando ainda luta para ficar... ao ouvir e ver quem esta indo visitá-la passa a ter recordações da sua vida: relacionamento com sua família, namoro com Adam, amizade com a Kim... e a paixão pelo violoncelo, e sendo assim todo seu medo e insegurança por achar que não pertence ao mesmo mundo de Adam e sua família.

MEU PARECER:
24 horas de passado e presente, do momento do acidente a sua decisão...
Para mim foi um livro difícil de ler, mesmo a escrita sendo fluída, e sendo um livro curto demorei dois dias para finalizá-lo... Não consegui me conectar com os personagens, nem mesmo com as dores, nem com o amor a música e etc...Achei um livro parado, massante, e diria até sem conteúdo
Sei que a mensagem do livro é incrível... viver o hoje, nao sabemos o que será do amanhã , valorizar o agora , demontrar amor a quem temos sentimentos, que momentos podem não ser so momentos.....!
Masssssssssss sabe quando tu cansa de uma leitura? Foi assim que me senti...
Eu entendi os medos dela.. e principalmente sua luta para ficar, primeiro pelo Teddy e apos ele ter falecido, por seus outros familiares, amigos e namorado... mas ate quando pensar nos outros? Até quando nossa dor tera de ser guardada para os outros ficarem bem? Me identifiquei com ela nessa questão sufocante, mas mesmo assim livro cansativo. Irei ler o segundo por pura obrigação e tenho uma sensação que será menos pior.

PS: SEI QUE VOU RECEBER PEDRADA, MAS OK. KKK
DEVE EXISTIR UM SER NO MUNDO QUE CONCORDE COMIGO.
Daiana 14/05/2020minha estante
Gostei tanto do filme! Queria ler o livro, mas vai ficar mais pra frente na meta de leitura rsrsrs.

Jaine.Rosa 14/05/2020minha estante
Quero ver no filme... nesse caso deve ser melhor que o livro ...

Daiana 15/05/2020minha estante
Ou não rsrsrs, talvez você não goste do filme também.

Débora 19/05/2020minha estante
Que alívio! Me senti da mesma forma que você. Foi difícil de terminar essa leitura, fui me arrastando. Mas, em alguns momentos me emocionei.

Eu gostei muito da história, mas acho que foi o primeiro livro com adaptação pro cinema que eu preferi o filme.

Júlia 15/10/2021minha estante
A continuação é péssima, na minha opinião. Puro desperdício de dinheiro

Julia 26/05/2021

ENCHEÇÃO DE LINGUIÇA DISFARÇADA DE LIÇÃO DE VIDA
O livro tenta nos passar uma lição de vida de como ela é curta e pode virar de cabeça pra baixo em poucos segundos, mas acabou me deixando com vontade de que a minha acabasse logo só pra acabar logo meu sofrimento.
Tentei ser compreensiva com a protagonista por causa do trauma que ela sofre mas simplesmente não deu. Mia é uma personagem muito chata e sem sal e quando junta com Adam, seu interesse romântico, resulta em um casal meio forçado e sem química alguma.
O que ocorre em 208 páginas poderia ser feito em 100. Quando parece que a protagonista finalmente seguiu em frente e mudou de assunto ela volta novamente para o mesmo lenga-lenga e fica batendo na mesma tecla o tempo inteiro, dá vontade de dar um sacode nela.
Dei 2,5 estrelas pelo fato do livro te prender nas primeiras 60 páginas e você gostando ou não fica querendo saber como o livro termina e como a Mia vai resolver o dilema dela (apesar de ser tudo bem óbvio). A parte da história que envolve a família dela também é interessante diferente da parte com o namoradinho que é pura encheção de linguiça.
Não consegui me conectar com a maioria dos personagens, achei todos bem genéricos.
Por incrível que pareça esse é um dos casos que o FILME é melhor do que o LIVRO, provavelmente porque não temos que ler a narração em 1° pessoa da Mia.
Andressa 26/05/2021minha estante
Eu detesto esse livro kkkk mas amo o filme ?
E eu achei o segundo livro melhor que o primeiro... que é narrado pelo Adam.

Morticia Spellman 26/05/2021minha estante
Eu amei essa resenha kkkkkk chorando de rir. Obrigada por meu poupar.

Márcia 26/05/2021minha estante
Caramba! Eu nunca tinha visto uma crítica negativa desse livro. Achava que eu era a única que tinha problemas com a história.

Márcia 26/05/2021minha estante
Kkkk bom saber que não estou sozinha...

mars 26/05/2021minha estante
simmmm eu acho o filme mil vezes melhor que o livro

Luma Santana 13/03/2021

A leitura foi bem maçante, a forma como a autora escreve não gostei, mas apesar disso é um livro que faz você refletir sobre a vida e como ela muda em segundos. Eu achei que me emocionaria mais por conta da história, da tragédia mas não foi o que ocorreu, e comparando o livro com o filme, eu prefiro muito mais o filme.
Kah 24/04/2021minha estante
Quando eu li, sentia uma bad e a leitura não fluía muito. Se arrastava muito. Terminei de ler só de raiva pra ver até onde aquilo ia dar rs. E confesso que o livro me fez até perder a vontade de ver o filme. Até hoje, nunca me interessei. De repente, qualquer dia desses eu dê uma chance a mais pra essa história, talvez o filme seja melhor mesmo rs.

Maikê 04/07/2021

Não foi dessa vez
Não sei dizer se li esse livro da forma "errada", mas não me impactou. Nunca havia lido nada da autora. Achei a escrita dela muito boa, mas a história em si, não bateu.

Fefa 18/07/2010

[Só para avisar, há pegadas de spoilers aqui]

É. Não é nada fácil lidar com a morte. Você simplesmente não tem como descobrir quais serão seus últimos momentos de felicidade, aqueles que antecedem uma tragédia ou uma descoberta aterradora. Enfim. Se eu Ficar me lembrou dois outros livros que também utilizam a temática de morte como pano de fundo para seus enredos. São eles Antes de morrer, da Jenny Downham, e E se fosse verdade, do Marc Levy. A principal diferença é que o romance da Gayle Forman não tem a profundidade do primeiro nem a dinâmica narrativa do segundo. Corre, no geral, como mais um livro pra fazer você chorar e refletir sobre a maneira pela qual está levando a vida.

Eu percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil.

Mas vamos pôr os pingos nos is.
Mia é uma atípica protagonista: nerd, violoncelista e não vive a procura de um amor... até ele aparecer. Ela leva uma vida pacata com os pais e o irmão menor, mas essa situação muda depois do fatídico acidente que a deixa em estado de coma e exige dela uma escolha: ficar ou partir? É dentro de uma experiência extracorpórea que Mia vai visitar seu passado, avaliar o presente e tomar a difícil decisão.

Eu diria que o livro é de momentos. Tem um texto leve, porém lento, que oscila entre os flashbacks e o desenrolar dos acontecimentos no presente; entre partes desgastantes e passagens comoventes. Há diálogos inteligentes e sólidos, entretanto o único clímax do livro é o próprio acidente descrito no início e que, diga-se de passagem, é uma das partes mais legais. Dá pra você imaginar a cena em câmera lenta e, o melhor de tudo, ao som de Beethoven. Aliás, aí está um dos pontos altos: as referências musicais.

Acredito que a história perde alguns pontos porque Mia assume um papel passivo no livro, é apenas uma expectadora de sua própria vida e qualquer movimento ou situação é suficiente para fazer as lembranças emergirem, o que em alguns casos soa forçado na narração. Aparentemente na há um pretexto consistente para o fato dela estar ali, fora do corpo, [além de ter que fazer sua escolha] como seria no caso dela ter assuntos inacabados, por exemplo. - De qualquer forma este é um ponto irrelevante já que se trata de um contexto tão mais amplo e complexo, e não está em questão aqui.

Se eu ficar é bonitinho, não é piegas, mas não passa de bom. Embora eu tenha me emocionado diversas vezes, não consegui sentir a intensidade das circunstâncias vividas pela Mia, nem dos sentimentos apresentados por ela. Reservei três estrelinhas e meia para este romance.

Kauanny 26/08/2021

Triste e lindo!
Eu fiquei encantada com o livro! Me emocionei a cada página, é como se tivéssemos na pele da personagem. A autora escreveu de um forma que faz a gente refletir sobre muitos momentos de nossa vida, a relação com nossos pais, sonhos, relacionamento.
Mia é uma personagem fofa, sensível e encantadora. Eu gostei bastante da música ter sido tão mostrada no livro e de uma forma muito natural. É uma história triste, porém muito linda!
kika 26/08/2021minha estante
eu gosto tanto dessa duologia ???

Gabi 27/06/2021

Se eu ficar
Sinceramente, me decepcionei. No começo eu estava curiosa para saber o que iria acontecer, porém, a história não se desenvolveu. Criei muita expectativa e me frustrei.

Raissa 19/01/2021

não sei pq levei 5 anos para terminar de ler esse livro
"Se eu ficar" é um livro que ouvi muitas pessoas falarem muito bem sobre ele. Ouvi muitas pessoas falando que é um livro que te surpreende, te prende e que você não quer parar de ler... Como eu disse no título passei 5 anos com o livro na mesma página sempre reiniciava a leitura e parava na mesma página. Acontece que não me prendeu tanto e também não senti vontade de 'devorar' o livro, mas a história é linda e vale muito a pena ler (mesmo que demore para concluir).

O livro de fato tem uma situação inesperada e surpreendente, te cativa totalmente com o amor e submissão que Adam tem pela Mia (e faz você desejar encontrar alguém assim), te faz repensar nos momentos que você teve com sua família e também consertar todos os problemas que você teve com os mesmos -até pq não sabemos o que pode acontecer daqui a alguns minutos.
Gisele.Arruda 19/01/2021minha estante
eu amo demais a continuação! nem perde tempo e já vai atrás da continuação que é mt boa

Raissa 19/01/2021minha estante
Já tô indo iniciar o livro 2 kkkk comprei o box em 2016 toda empolgada kkkk

WildHope 20/01/2021

Se eu ficar
Não tenho muito o que falar sobre o livro. Demorei pra me apegar a ele, mas quando apeguei deslanchei a leitura até o fim. Gostei bastante, é uma leitura bem triste, mas te faz refletir sobre muita coisa, então, acho que nessa resenha, só vou deixar minhas frases favoritas aqui:

"Seja qual for sua escolha, vai sair ganhando. Assim como também vai sair perdendo. O que eu posso dizer? O amor é uma merda."

"As vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você."

"Então, eu só queria dizer que entendo se você decidir partir. Tudo bem se tiver de nos deixar. Tudo bem se você decidir parar de lutar."

Bia 09/11/2020

A história é muito emocionante, chorei horrores. Recomendo esse livro demais
Thais 09/11/2020minha estante
Com certeza esse livro é o meu preferido da vida!! Uma pena que no filme só focaram no romance... É tão linda a relação familiar deles que, mesmo com as diferenças, mostram amor nas pequenas coisas.chorei demaiiiis tbm

Maria Carolina 16/01/2011

Gosto é Gosto Né!! (Desculpa gente essa e minah OPINIÃO)
A Autora escreve o livro de um jeito até facil de ler mais, Vou falar a verdade, o livro não me cativou.. Não posso ser tão radical, teve momentos que eu fiquei triste com os acontecimentos com a Mia..o livro até tem uma mensagem bonita sobre familia, união, amor incondicional..E eu me apaixonei pelo irmão dela o Teddy que menino fofo.... Eu achei o Livro muitoo Parado!!! E Na hora que chegou o final ( e eu nem sabia que era o final) virei a pagina e BUM acabou o livro.. e me deixou muito decepcionada, esperava outro final....Simplesmente o livro não mexeu comigo...
Tati 27/11/2014minha estante
o final também foi minha grande decepção... não sei se a versão que vc leu tinha o primeiro capítulo da continuação, a versão que eu li, tinha... então ainda tinham diversas páginas a serem viradas, na minha cabeça... mas daí, puf! acabou!
o livro em si não me cativou tanto quanto o tema, que me fez pensar muito sobre a vida... e a morte... chorei de soluçar diversas vezes, mas a narrativa é absurdamente parada... quero ler o segundo pq estou curiosa prá saber de fato o fim do primeiro... mas ainda falta coragem... rss

Lara 01/12/2014minha estante
Gostei muito do livro, mas n entendi se ela ficou ou não

Polícia Resenha 03/12/2014minha estante
Sua resenha está com a pontuação toda errada! Aprenda a diferença entre mais e mas! Coloque vírgulas! Escreveu muitas palavras com letra maiúscula.
Revise o texto.

Kellen 30/01/2015minha estante
Tive essa mesma percepção. Eu fiquei imaginando um grande livro, mas encontrei algo que está na mesmice e em nada me acrescentou. Talvez a continuação seja melhor.

shimene.feuser 03/08/2015minha estante
Aconteceu o mesmo comigo. Virei e página e... "Agradecimentos". Como assim? kk Achei bem fraco e a parte disponível do segundo livro também, cansativa até.

Bruna 24/08/2015minha estante
Se eu pudesse dar -1 pra esse livro aqui no skoob com certeza seria a minha nota!
Livro péssimo!!

leosilva 05/01/2018minha estante
Esse livro é horrível. Chato e parado demais.