Palavras de rua

Palavras de rua Felipe Saraiça

Resenhas - Palavras de rua

Bells 16/02/2022

É um livro profundo e tocante, uma montanha-russa de emoções deu pra sorrir e chorar, virar a página e se surpreender. Super recomendo!

Estela 18/09/2021

Palavras de rua
Felipe Saraiça me fez chorar duas vezes no mesmo dia. Com uma escrita impecável, ele fez com que eu me sentisse próxima de cada personagem desse livro incrível. A escrita é fluida, a história é bem construída e todos os personagens se completam. O que há de mais triste sobre o livro é saber que existem muitos ?Joãos? em nosso país, mas não com a mesma sorte do nosso protagonista. Não tenho nada de negativo a dizer sobre esta obra, Saraiça sabe usar suas palavras, sabe causar no leitor aquilo que ele quer que seja sentido, ele é certeiro. Pude rir, chorar e sorrir ao longo da leitura de ?Palavras de rua?, recomendo essa leitura para todos que estejam buscando apoiar de alguma forma a literatura nacional.

Margarida.Marcos 27/05/2021

Resenha Palavras de rua
Essa capa, mostrando um homem sentado na calçada, enquanto pessoas passam rapidamente sem sequer notá-lo, me tocou profundamente.
Sempre que vejo um morador de rua, fico me perguntando quantas histórias aquela pessoa guarda dentro de si, quantas coisas viu, ouviu.
Foi isso que senti ao ver essa capa e ler a sinopse.
Quis saber que histórias João, o protagonista da história tinha para compartilhar. Que dores, que alegrias, que aventuras viveu esse personagem que, ainda adolescente fugiu de casa para fazer das ruas sua morada.
E, garanto, ele tinha uma história linda para compartilhar.
Obrigada Felipe Saraiça, por ter feito o que poucos de nós fazem. Olhar para aqueles que são considerados invisíveis e contar suas histórias.
João representa muitos que estão por aí, apenas esperando que alguém queira conhecer suas histórias e lhes dar uma chance de recomeçar.

Aline.Sacramento 22/08/2020

Amei
"Abrigo Talvez o lar nem sempre seja um lugar Seja um alguém Uma pessoa Que te abriga e não cobra aluguel."

Não fazia idéia dos sentimentos que esse livro ia me trazer, ao mesmo tempo que me senti triste, a história também me trouxe esperança, e um olhar com muito mais empatia pra aqueles que parecem invisíveis.

Luís @l.pmiguel 20/07/2020

Grata surpresa!
Que boa surpresa, esse livro!
Bom enredo, com capítulos intercalados entre fases da vida do protagonista e, algo muito importante: tudo é crível, possível de acontecer (e, infelizmente, com certeza, acontece).
Há algumas mensagens que surgem ao longo do livro, mas, a meu ver, a principal é em relação ao fato de que "estar em situação de rua" não converte aquele ser em algo inanimado.
Vale ler!

Jessika 14/04/2020

Aquele livrão mara que todas as pessoas do planeta deveriam ler
Esse livro deveria ser lido por todas as pessoas do planeta. Deveria estar em todas as bibliotecas, públicas e particulares. Inclusive, nas escolas. Na verdade, penso que deveria ser obrigatório a leitura desse livro. É como O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, que devemos ler e reler sempre, tanto para acalentar o coração e renovar nosso espírito, quanto para não esquecermos do básico em ser humano.

Por quê? Porque Palavras de Rua, obra de Felipe Saraiça, tem uma sensibilidade imensurável e traz consigo uma grande responsabilidade social. É impossível não ser tocado pelo texto, que vai em nosso subconsciente e traz à tona coisas simples, mas importantes, que no dia a dia esquecemos e fazem muita falta. Esse livrão faz o leitor repensar seus próprios valores e suas atitudes para consigo mesmo e para com o próximo. Principalmente, a se questionar sobre a forma que ele vê e trata não somente as pessoas, mas também os animais em situação de rua e aqueles que estão a nossa volta.

É um verdadeiro tapa na cara da sociedade. Da humanidade, na verdade. O ser humano está ficando tão individualista, tão vazio que a palavra humanidade está perdendo o sentido. E Palavras de Rua mostra a importância do respeito, da compaixão, da solidariedade e que não basta reconhecer os erros, é necessário fazer algo para repará-los. Um simples ato de bondade, sem esperar nada em troca, pode fazer toda a diferença. Às vezes, apenas um “Como você está?” ou “Como foi o seu dia hoje?”, com a verdadeira intenção de saber como o outro vai, pode mudar o dia daquela pessoa e o seu também.

Ao terminar a leitura, após toda essa reflexão, da uma tremenda vontade de fazer algo por alguém. E é importante que não fique só na vontade, que a gente ponha em prática tudo o que essa obra linda nos ensina. No caso de alguns, nos relembra. E o mais importante, passe adiante. Amor, bondade, saúde e compaixão devem ser sempre multiplicados. Sabe aquela vontade de mudar o mundo? Então, não deveria ter ficado só na vontade. Mas você ainda pode fazer algo. Nunca é tarde demais. (...)
Leia a resenha completa no blog do Portal Geeker

site: https://portalgeekers.wordpress.com/2020/04/13/resenha-palavras-de-rua-de-felipe-saraica/

Pipoca Nerd 09/10/2019

Resenha do livro Palavras de Rua de Felipe Saraiça
Saudações pipoqueiras, turuboooom com vocês?

Chegando aqui mais um daqueles livros que balança nossa alma e deixa um pouco de carinho em nossos corações. Hoje vamos falar do livro Palavras de Rua, de Felipe Saraiça e publicado pela editora Pendragon.

Quando vi essa edição, achei simples em comparação com o que temos visto da editora. Um capa limpa, menos fantasia, uma edição cru. Mas ao ler esse livro, vi que foi intencional esse desapego ao aparente. Esse livro tem tanta carga emocional que escorre pelas palavras e em nada acrescentaria mais informação em sua capa.

É um livro sobre empatia, sobre dor e sobre medo. Aquele medo que a gente tem do fracasso, da culpa, dos anseios. Aquela dor desse mesmo fracasso, dor do outro e pelo outro. Que livro maravilhoso, pessoas. Sério. Saraiça consegue trazer tanto em cada palavra que me admira que o livro seja tão curto. Acho que conversar com ele deve ser um assombro.

O livro conta a história de João, adolescente fugiu de casa com o intuito de arrumar um trabalho e tirar sua mãe dos maus tratos de casa. Partiu sem rumo e muita coisa dá errado. No final, João se vê na rua, sem expectativa, sem rosto, sem nada.

Agora morador de rua, o livro revela como a vida é difícil, como existe mais em cada rosto da rua, em cada história não contada, em cada dor. Nos faz parar para pensar que não vemos mais as histórias das pessoas. Julgamos apenas capas e cores (assim como fiz com esse livro).

E como é bom encontrar bondade, encontrar empatia, encontrar sorriso onde tem tanta luta. Eu me apaixonei por esse livro no instante que comecei e assim que terminei. Eu me apaixonei por cada braço estendido e também por cada pré conceito retirado de mim.

João parece ser apenas um rosto mas é mais. João é um pedaço de nós. Ele é aquele fracasso que nunca superamos e acaba enterrado dentro da gente, fazendo sangrar cada vez que não o resolvemos.

João é força e lindeza.

Em seu livro, Saraiça me trouxe um calor no coração e eu quero que você também tenha isso. Leia, leia e me conte. Leia e conte pro mundo. Leia e absorva com a alma. Marginalização existe e sempre vai existir. Vamos fazer a diferença a partir de agora e ver além do que parece?

“Se alguém que não tem nada tira o pouco que tem para dar um presente, essa atitude deve ser admirada…”

Até mais.

site: http://pipocanerd.com/livros/resenha-do-livro-palavras-de-rua-de-felipe-saraica/

Juliana 27/11/2016

Um livro que abre seus olhos
Palavras de Rua conta a história de João, um morador de Rua que fugiu de casa adolescente e vive uma realidade bastante ignorada pela sociedade em geral.

Infelizmente histórias semelhantes ou até piores não acontece só na ficção. Há milhares de pessoas no Brasil inteiro que vivem e morrem nessa realidade. As pessoas não se importam, mas jovens como João, por vários fatores e questões produzidos por essa sociedade dividida em classes e segregacionista, acabam numa vida que ninguém merece ter.

Esse livro vai fazer o leitor enxergar esse mundo e refletir sobre. Felipe Saraiça nos conta essa história com muita sensibilidade e nos faz pensar em como somos alheios ao que acontecem ao nosso redor e isso nos torna intolerantes e violentos.

É uma leitura rápida, suave e cativante. Traz uma reflexão que fica na mente do leitor, se ele se abrir pra ela. Parabéns Felipe!
Felipe Saraiça 27/11/2016minha estante
Juliana, que grande surpresa essa resenha. Fico feliz que tenha gostado e espero que ela te faça conhecer outras histórias que estão nas ruas e não são contadas.

Léo 23/10/2016

Muito reflexivo, ótimo livro
A ideia de Felipe Saraiça reconhecida no livro ''Palavras de Rua'', diga-se de passagem, muito original e, acima de tudo, humana, é sem dúvida o ponto chave dessa obra tão bem escrita e apresentada ao leitor. Os sentimentos mais humanos não passam desapercebidos na narrativa e, percebe-se muito mais que inspiração no autor para compor a história e retratar problemas individuais, sociais e familiares. A necessidade de expor tais experiências — mesmo que não vividas pelo mesmo — é uma algema ainda fechada para muitos que, diferente deste jovem autor, preferem não olhar com zelo e atenção para o outro lado da sociedade em que vive.

''Caminhei pela estrada e entrei numa rua sem cor ou luzes natalinas. Ali diversas pessoas se reuniam com o mesmo objetivo: Encontrar em desconhecidos o afeto que a família deixou de dar.''

O enredo de ''Palavras de Rua'' é cheio de sentimento e verdade, e isto é logo enxergado quando as primeiras páginas são folheadas. Felipe Saraiça exprime com genialidade o lado mais humano dos seres humanos, seja este lado bom ou ruim, e triangula essências fundamentais do comportamento individual. O psicológico entra em tese mediante ao confronto das experiências vividas pelo protagonista. ''Palavras de Ruas'' é um livro cheio de valores, sentimentos e de uma escrita simples mas profunda, objetiva e capaz de mostrar problemas familiares e sociais ainda rejeitados por muitos.

O personagem principal retém o foco das atenções mas não desencadeia um dos alvos mais reflexivos no livro. Além disso, ele não vive apenas as suas desgraças do dia a dia, mas representa outros tantos ''Joãos'' que, assim como ele, passam desapercebidos e tratados como lixos da sociedade, isso quando não diretamente chamados de poluidores das ruas. Entretanto, muitos desses possuem habilidades extraordinárias e, às vezes, escondidas. Aquele que lê ''Palavras de Rua'' se depara com um misto comum de reflexões que cada vez mais se torna descomunal no meio social. Os desencontros desencadeiam encontros inesperados para João, protagonista simples porém marcante.

''Diversas coisas passaram pela minha cabeça quando saí de casa e decidi tentar a sorte nas ruas, mas o que eu nunca poderia imaginar é que a primeira coisa que iria me chocar seria a imagem de um pai e um filho brincando de forma tão natural''

O momento é de dor e sofrimento. Os olhos de João expressam toda a sua angústia e medo do desconhecido, aliás, da desconhecida, a RUA, figura importante no livro que às vezes chega a ser mais aterrorizante que um verdadeiro filme de horror. Nela, o exímio artista apresentado pelo autor passeia sem direção mas com um propósito belo e próprio. Diante de todas as possibilidades, encontra no meio dos mais variados revés, sentidos, talentos e valores antes não percebidos.

A temática do autor induz o leitor a vivenciar com facilidade a trajetória de João e sentir o cheiro das ruas enquanto se observa os olhares ferozes daqueles que de longe ou perto rejeitam e destratam os moradores das ruas. Com uma escrita objetiva que transmite muito sentimento e verdade, ao estilo de clássicos da nossa literatura como Graciliano Ramos e José Mauro de Vasconcelos, o autor pode ser caracterizado por essa facilidade na escrita e expressão e pela habilidade de prender o leitor e deixá-lo como parte viva de todo o contexto gerado. O enredo triste — em sua maior parte — mas real e de finalidade admirável, é desenvolvido e conduzido perfeitamente por Felipe Saraiça, que não se retém em exibir personagens singulares e um protagonista que evolui em razão de todos os problemas em sua jornada pelas ruas.

''Eu não acho que tenho talento, longe disso, mas conheci diversos artistas que fazem das calçadas o seu palco e são tão bons - e até melhores - do que muitos famosos. A diferença é que eles se apresentam pra ter o que comer. Eu escrevo para que os gritos da minha cabeça não me enlouqueçam e isso parece suficiente.''

Os curtos capítulos narram de forma respectiva, o percurso de João e a série de problemas que Maria, sua mãe, conhece junto a seu pai. O leitor sente-se tranquilo ao encontrar objetividade na narrativa deste lado já conhecido do cenário brasileiro. Os poemas que o personagem escreve enquanto jornadeia pelas ruas do Rio de Janeiro, dizem tudo o que a alma ainda não conseguia exprimir através da boca. Essa verdade nas expressões permanece viva até o final da obra e é, com certeza, um dos pontos mais chamativos do enredo.

Por falar em poesias, senti falta delas no enredo. Talvez, algumas poesias a mais durante a história, abrilhantasse e desse ainda mais harmonia ao enredo e vida ao personagem principal. Mas ''Palavras de Rua'' não está somente ligado as poesias, sim a todo o comportamento e vida, além das palavras e gestos vistos nas ruas, na maioria das vezes ofensivos. A retratação de um indivíduo do bem e perdido entre seus próprios passos por razões bem destacadas, é perfeita. O percurso completamente desconhecido também traz suas surpresas boas, assim como acontece na vida de qualquer pessoa, e João, jovem forte e corajoso mostra que sabe aproveitar as chances que a vida lhe dá.

Facilmente lembrei-me por instantes, de pessoas como João, que permanecem invisíveis nas ruas enquanto uns e outros passam aos seus lados. A obra certamente causa uma reflexão profunda no leitor. Colocar-me no lugar de João parecia não ser difícil, porém não foi fácil quando tentei imaginar a vivência de todo o caos físico e psicológico que ele passa. O cansaço e toda a fragilidade é algo que mexe muito com o leitor.

O desfecho de ''Palavras de Rua'' é impressionante, inesperado e revelador, além de contornar uma outra realidade também muito questionada e conhecida. O autor aproxima-se da perfeição com esta obra que trabalha muitos aspectos sociais e individuais. Apesar da realidade explícita em todo o enredo deste Young Adult, o drama apresentado não é excessivo, o que torna a leitura ainda mais agradável. Certamente é um livro que merece cinco estrelas e muitas indicações. A Editora PenDragon e todos os envolvidos na publicação do mesmo merecem aplausos pelo belo trabalho apresentado ao leitor.

site: www.marcasliterarias.com.br
Felipe Saraiça 27/11/2016minha estante
Muito obrigado, Leo. Fico feliz pelo que sentiu com o livro. Espero que a história vá além das páginas. Muito sucesso para nós.

Mey 17/10/2016

Vale a pena ler
O livro aborda de maneira clara, fluída o cotidiano e vida de João. Um jovem que encontrou muito cedo um lar nas ruas. Mostrando ao leitor uma vida em volta de violência, abandono e descaso. Mesmo sendo uma história fictícia a realidade é mostrada de maneira dura, real, o livro trás uma verosemelhancia surpreendente. O que faz com o que o leitor assimile acontecimentos do seu dia a dia e até repensar suas próprias atitudes.

Apesar de serem curtos, os capitulos, são interessantes, carregados de emoções no misto de passado e presente e poesia prendendo o leitor do inicio ao fim. As personangens são marcantes,mesmo aquelas que aparecem em um único capitulo, o que nos leva a querer saber mais sobre elas.

Palavras de Rua é um livro emocionante. Se fosse um crime com toda certeza seria passinal. Ele sem dúvidas trabalha com as emoções e percepções do leitor.

Aos leitores emotivos aconselho preparar os lencinhos. E aos leitores que não gostam tanto de drama o livro não é apelativo, é leve e contém boas pitadas de humor.

Acredito que o livro é bem educativo, podendo estar em escolas, faculdades trazendo reflexão e debate a respeito dos temas abordados no livros.
Acho que o autor fez um bom trabalho em seu primeiro livro e espero que continue publicando e trazendo histórias que nos faça ter empatia e acima de tudo refletir sobre a vida e a sociedade.
Felipe Saraiça 27/11/2016minha estante
Obrigado por tudo. Você é parte do meu livro e nada seria igual sem você.