Sou Fã! E Agora?

Sou Fã! E Agora? Frini Georgakopoulos

Resenhas - Sou Fã! E Agora?

1 | 2 | 3 | 4

@lendoaos30 15/04/2020

É um ótimo livro para o que se propõe. Frini é conhecida por quem acompanha eventos literários, seja em feiras, seja na Bienal do Livro, seja no Clube do Livro Saraiva, no Rio de Janeiro. Ela é declaradamente apaixonada por literatura YA, e é exatamente a esse público (mas não só) que ela se dirige neste livro. O que achei mais interessante é que acaba sendo um livro meio didático meio conversa entre amigos, e que traz, de uma forma muito simples e facilmente reconhecível e agradável para adolescentes (principalmente), a importância da leitura para a vida. Imagino meus alunos lendo esse livro e se divertindo, e curiosos para depois arriscar algumas das obras comentadas pela autora - dos quais conheço uma minoria, mas os poucos que li são muito bons - e, mais à frente, se tornarem leitores cada vez mais competentes e apaixonados. Achei apenas que algumas informações extras colocadas se tornam inacessíveis por serem de sites, livros ou vídeos em inglês, o que pode desanimar um pouco aqueles que não são familiarizados com o idioma. Mas isso não tira o mérito da obra, e, de certo modo, pode também abrir uma brecha para um interesse maior em aprender essa língua. A pergunta que gera esse livro poderia ser "Afinal, quem nunca foi fã de alguma coisa?" E ser fã é quase sinônimo de ser adolescente. Ter, então, um livro em que eles podem identificar esse sentimento, se sentirem abraçados e, melhor ainda, incentivados a ler e escrever mais e mais, só pode ser uma ótima ideia.

Ju Harue 14/04/2020

Papo de amigxs
Eu amei o livro! Parece papo de amigxs sabe? Confesso que podia ouvir perfeitamente a Frini falando ao meu lado enquanto lia, entonação, caras e bocas ?
É um mergulho não somente no universo de "fãs" mas também nos livros, narrativas, escrita, música e até mesmo filmes.
Vale muito a pena tirar um tempinho de ler a palavra de Frini ?

Nat 29/07/2019

Um livro para fãs de filmes, livros e séries elaborados por uma igualmente fã que sabe do que está falando. Uma conversa sobre porque gostamos tanto destes tópicos de lazer atuais; além disso, a autora também debate sobre esse universo de fãs, falando dos famosos e às vezes não tão queridos ships, das obras de fãs mais ardorosos como as fanfics, dos preconceitos literários que todos temos e sofremos, e de como organizar um evento literário (Fini é mediadora de eventos).

Esse livro eu peguei por pura curiosidade, gosto muito de livros que vem indicando listas de leituras e de filmes. Frini Georgakopoulos não só monta uma lista de livros, mas também discute o porquê das pessoas gostarem tanto de filmes, séries, em uma linguagem pra lá de divertida e acessível, na maioria das vezes parecia que eu estava conversando com a autora ao invés de lendo. Gostei de quando ela fala dos preconceitos literários que todo mundo tem, mas ninguém assume. Uma leitura leve e muito bem vinda para o momento. Indicado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/07/lendo-o-brasil-rio-de-janeiro-sou-fa-e.html

Elis 09/04/2019

Muito divertido e essencial para todo fã
Que livro divertido. Li o tempo todo com a voz da Frini na cabeça e dei muitas risadas. Entendi um pouco mais sobre esse mundo literário e o que nos torna tão fãs. Algumas coisas eu nunca tinha parado pra pensar! Como é bom ter um manual assim e ver que mais gente está nessa comigo.
PS: Preciso saber o título do livro capa dura na Starbucks!

Tainá Araujo 21/01/2019

Conhecendo a Si Mesmo
Comecei a ler logo depois da Bienal, mas forças maiores conhecidas como trabalho da faculdade e sono me impediram de continuar. Graças ao desafio da página do facebook Meu Querido Epílogo, dei continuidade.

O que seria da Frini sem Harry Potter? Amei o livro! As questões abordadas no livro foram feitas de uma maneira tão maravilhosa e tão didática que parece que estamos lendo uma história, nesse caso, a nossa história. Super recomendo!

Noemi 03/09/2018

DI-VI-NO
Frini nos presenteia com um verdadeiro manual de como ser fã...
Muitas vezes gostamos tanto de algo e não sabemos como externar esse amor, ninguém nos entende... Frini nos entende, tanto e tão bem, que concebeu esse lindo livro, para nos iluminar o caminho, para falar de fã para fã ( pq sim, você é um fã, e ela também!), com dicas sobre eventos onde podemos achar e interagir com pessoas que amam as mesmas coisas que nós amamos, sejam livros, filmes, desenhos, animes... tudo o que vc quiser...
Sou fã! E agora? Vai tirar todas as suas duvidas, além de fazer com que você queira conhecer e ser amiga da Frini... ela foi sensacional e imprescindível nesse livro, eu conheço a Frini pessoalmente e ler esse livro com a voz dela é quase impossível, é como se ela mesma me contasse as coisas e as histórias que ela relata...
E como não podia faltar, no final do livro tem uma listinha de indicações para que sejamos fãs de muito mais coisas ainda...
Sou ainda mais fã da Frini! E agora???

site: https://www.amazon.com.br/Sou-f%C3%A3-agora-Frini-Georgakopoulos-ebook/dp/B01LMF6RO4/ref=sr_1_fkmr0_2?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&keywords=frini+georgakopolos&qid=1551293402&s=gateway&sr=8-2-fkmr0

Mari 17/09/2017

Um dos melhores no gênero
Leitura obrigatória e esclarecedora pra quem é fã de literatura.
A escrita simples faz com que o leitor sinta vontade de interagir com o livro e se enxergue.
As dicas de leitura também são um diferencial.

larissa.rumiantzeff 30/08/2017

Fiquei fã, do livro e da autora
Gente, o livro "sou fã e agora?" é divertidíssimo. Um livro interativo, além de espaço para colocarmos coisas como as mortes mais sofridas das séries, tem informações sobre as mesmas e sobre o que é ser fã. Eu pretendo usar no mestrado. Fora que o tom leve e bem humorado da Frini da a impressão de que ela está ao seu lado batendo papo tomando cafezinho, e você não vê o tempo passar.

Carla Cássia - @contra.capa 19/05/2017

De uma apaixonada para outros.
Ao decorrer de cada parte do livro a autora vai falando sobre como os fãs se manifestam: cosplay, blogs, fandoms e muito mais. Com seus anos de experiência, Frini nos mostra tudo que aprendeu e da seus conselhos e dicas para quem quer se aventurar mais a fundo nesse mundo.

O livro também é interativo, mas para mim ficou mais um desafio de memória para conseguir responder a maioria das perguntas. Comparar as resposta, sem dúvida, fez parte da experiência (para mim), transformando tudo em uma grande diversão. Somente nessa parte da interatividade é que pecou o livro e que realmente ficou mais voltado para os fãs literários e de séries, mas de resto é para qualquer um.

Eu conheço a Frini a alguns anos, então quando eu li, vi muito dela em cada página, e sua voz estava na minha cabeça, sem duvida “Sou fã! E agora” é um pouquinho dela o que eu achei incrível de não se perder quando se faz algo escrito e para vender. Quem tiver o livro vai levar a autora para casa, o que é bem legal, e doido ao mesmo tempo.

Carol M 19/05/2017

Um livro que conversa com a gente.
Um livro maravilhoso para quem gosta de ler, porque? Porque ele conversa com a gente, parece nosso inconsciente falando! Além disso é muito didático, criativo e interativo. Li em um dia, pois ele tem uma linguagem simples e engraçada, aprendi vários detalhes técnicos com ele, que eu particularmente sabia que existiam, mas não sabia que eram tão bem organizados.

O que achei de mais diferente foi a mil referencias que a Frini (a autora) faz aos outros livros, várias indicações de sites, divulgação dos próprios projetos dela de uma forma sutil e elegante, e o mais importante, ela ensina vários passos a passo para quem quer trabalhar e entender o meio literário. Achei incrível ela dar essas dicas, já que muita gente quer fazer e acontecer, mas não tem base nenhuma, então a dica é leiam esse livro com muito carinho e deixem guardado a mão, pois ele é um verdadeiro guia para quem está começando (como eu hahah).

E claro temos que falar da arte do livro, das cores, da folha, tudo diferente e maravilhoso, a Seguinte realmente arrasou na produção e edição do livro. Apesar de ser um livro com um toque didático eu achei ele muito legal e divertido.

Para mais resenhas link abaixo

site: www.blogcontracapa.com.br

Romances 08/02/2017

Adoreeeeeeeeei
Sou fã! E agora? é um livro diferente de tudo que já li. Ele é uma espécie de livro interativo, que vai se conectando com o leitor por narrar todas aquelas situações que a maior parte dos leitores ávidos já passaram. Quanto mais você vai lendo mais vai batendo aquela coisa de "aiii, foi isso mesmo que aconteceu comigo naquela série..", e por aí vai.

Durante a leitura vamos até relembrando as diversas sensações que passamos ao longo de nossos anos (meses, dias?) de vida de leitor, de paixões literárias, de frustrações, de raiva daquele determinado personagem.. são inúmeros casos e que a autora consegue nos alcançar através deles, com uma linguagem moderna, divertida e direta, daquela que faz a gente ter a sensação de que ela está falando com a gente sabe? É uma leitura muito gostosa!

Além disso, esse livro pode ser bem informativo! Confesso que muita coisa que foi abordada ali - na maior parte das vezes sobre séries específicas que não li, ou não sou assim tão fã - eu não conhecia. A autora explica muitos termos e expressões utilizadas por alguns fandoms, e aliás palavras como essa que acabei de usar que para muitos novatos nesse mundo são desconhecidas.

Aliás, o livro vem com um plus de indicar dezenas de leituras, para todos os gostos e fiquei muito curiosa com pelo menos metade delas, apenas pelo jeito apaixonado com o qual a autora fala deles.

No geral, o livro é uma leitura muito rápida, envolvente e pra lá de divertida. É uma leitura bem gostosa mesmo, feita pra criar uma conexão com o leitor - o que de fato acontece. A apresentação e diagramação dele são fantásticas e devo parabenizar a editora por isso. É um livro realmente bem bacana, pra todo tipo de fã, seja de livros, games ou mangás.

site: http://www.romanceseleituras.com/2017/01/sou-fa-e-agora.html#.WJsZ9vkrKUk

Ana 18/11/2016

odo mundo é fã de alguma coisa na vida, ou pelo menos ainda vai ser. Eu mesma sou apaixonada por várias coisas: séries de livros, alguns filmes, um certo ator que irá fazer um "vilão" em Animais Fantásticos e Onde Habitam e um certo super herói em Liga da Justiça... E é verdade que amamos conversar, discutir e expor nossas paixões, não é mesmo? Sou Fã! E Agora? serve justamente para este propósito, falamos um pouco sobre aquilo que admiramos.

Como a maioria dos livros interativos, esse aqui cumpre o que promete. Possui várias atividades super divertidas e cativantes, daquele tipo que a gente quer preencher tudo de uma vez só. Além das atividades, Sou Fã! E Agora? é cheio de textos que são super válidos para quem é fã de qualquer coisa, principalmente de literatura.

É impossível não se identificar com os tópicos abordados por Frini. Se você realmente for fã de alguma coisa, vai chegar em um texto e falar: "puta merda, essa mulher tá lendo minha mente, por acaso?". Ah, por falar na autora, o modo como ela escreve é sensacional, parece que ela está conversando com a gente, sabem?

Um dos temas super importantes que Frini aborta é o preconceito literário que, infelizmente, é muito comum em nosso meio. Admito que sou super preconceituosa e é até difícil falar que eu não faço muito para mudar isso, já que deixo de ler vários livros porque "não fazem o meu estilo". O bacana é que ter lido sobre o tal do preconceito literário me fez pensar muito sobre as minhas atitudes.

Ah, um detalhe que achei super bacana foi a listinha de livros que a Frini colocou no final (todos eles foram citados no decorrer de Sou Fã! E Agora?), convidando a gente a lê-los. Por fim, Frini definitivamente conseguiu colocar em palavras, e de uma maneira muito leve e divertida, tudo o que nós fãs sentimos, e olha que isso não é tarefa fácil.

site: http://www.roendolivros.com.br/

C. Aguiar 09/11/2016

O livro conta de forma bem humorada como é ser fã de algo e vem trazendo de um modo interativo um pouco sobre o universo literário e suas curiosidades.
A autora é conhecida por mediar eventos literários, por isso ao longo da leitura vamos vendo diversas explicações sobre fandoms e afins.

O livro é interativo, por isso está cheio de referências, partes onde o leitor pode escrever e diversas explicações sobre verbetes que alguns não conhecem, mas que valem muito a pena dar uma olhada. Inclusive os textos explicativos são como se fosse uma conversa com um conhecido, quem sabe até um amigo, o que torna a leitura bastante agradável!
Quem nunca leu ou até mesmo escreveu uma fanfic sobre aquele seu personagem preferido? Ou ficou muito irritada com aquele triângulo amoroso? Esse livro é para esse tipo de leitor, que adora um bom clichê, mas ao mesmo tempo não. Afinal, ser fã é aquele sentimento entre "amor e ódio" que só a gente sabe lidar.

A edição está maravilhosa, a editora está de parabéns pelo trabalho feito no livro. Adorei a diagramação e os tons de verde e roxo presente no livro me fizeram amar cada vez mais a leitura.
Não encontrei qualquer erro no livro e foi uma leitura rápida. Com certeza é um livro que vale a pena dar uma conferida.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

PorEssasPáginas 07/11/2016

Não tem como não começar essa resenha sem falar da autora – porque mais do que nunca, ela realmente representa a alma do seu livro. “Sou fã!E agora?”, como o título já sugere, nos leva ao mundo de ser fã e eu já era fã de Frini Georgakopoulos desde muito antes desse livro ser escrito.

A Frini foi uma das pioneiras na realização de grandes eventos para fãs de livros aqui no Rio de Janeiro. Eu a conheci no Potter Rio 3, que se eu não estou enganada, aconteceu logo antes do lançamento do sexto livro da série Harry Potter (façam as contas e descubram quantos anos atrás, eu tenho medo de descobrir). Eu adorei o evento, foi muito divertido e eu nunca me esqueci de uma palestra que ela fez sobre o Harry. Na época, todo mundo ficava falando sobre como o Harry era chato (por causa da sua fase de adolescente rebelde em Harry Potter e a Ordem da Fênix) e ela fez praticamente um estudo sobre o personagem. Eu não me lembro exatamente o que ela disse, mas o sentimento permanece até hoje. Ela agora é a responsável pelos Clube do Livro da Saraiva aqui no Rio, e eu já perdi as contas de quantos outros eventos de editoras ou fã clubes que ela já participou e/ou organizou. Mas não importava sobre o que ela estava falando, ela sempre demonstrava o que era ser fã. Ser fã é não ter vergonha, é gostar de carteirinha daquele livro/série/filme. É não ligar para o que os outros falam, é sofrer por causa de um triângulo amoroso, é gostar tanto de um personagem que ele parece até ser real.

***Leia resenha completa no blog***

site: http://poressaspaginas.com/resenha-sou-fa-e-agora

Meu Vício em Livros 13/10/2016

Concordo com tudo!! maravilhoso!
Estes últimos dias eu li alguns livros maravilhosos que mostraram que sim, eu sou normal. Totalmente viciada em livros, mas normal. Quem disse que tantas manias não são uma coisa boa? Este livro é dedicado especialmente para quem ama ler. Não é só isso, na página 90 "o seu livro" tem um recado importante e verdadeiro para dar para vocês. Li até em voz alta porque achei sensacional. Bom, eu não me considero fã, estou mais para viciada, mas creio que o mesmo problema que eu tenho de não ter com quem falar sobre o assunto, muita gente está familiarizado.

O fato de eu ser tão viciada em livros faz com que eu me sinta deslocada na maioria das vezes. Tirando o meu convívio nas redes sociais, ninguém da minha vida real gosta de ler. Acredite! Sou a única nerd da família e fico totalmente sem assunto com estes seres. Como assim não gosta ler? Não consigo entender uma coisa desta. Assim como muita gente não consegue entender como eu leio tanto, qual a graça que eu vejo nisto e tal.
"Há algum tempo, ser fã significava ser fanático. Ser nerd também era sinônimo de ser antissocial, esquisito e pateta. Hoje, ser fã é quase que padrão, e ser nerd é DEMAIS" LEIA A RESENHA COMPLETA EM www.meuvicioemlivros.com

site: http://www.meuvicioemlivros.com/2016/10/resenha-sou-fa-e-agora-de-frini.html

1 | 2 | 3 | 4